MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube
  • It is a lame translation, but it is a translation :-)
  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 2.391 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 340,105 _ Desde 10/2010
  • Outubro 2008
    S T Q Q S S D
    « Set   Nov »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

CUIDADOS A TER COM OS BONSAI

Publicado por Mestre Bonsai em Outubro 2, 2008

VALE A PENA LER
 
São muito importantes os cuidados que se deve ter com os bonsai. Infelizmente hortos, floristas e afins dizem muitas asneiras Triste.
Nos últimos 10 anos ouço coisas do estilo:
“Um bonsai só dura 2 anos” ou “Este bonsai morre, compro outro” ou “Para regar, mergulhe o vaso bonsai por 15min” ou a variante, “Mergulhe o vaso bonsai até deixar de fazer bolhinhas” Sarcástico
MAS QUE É ISTO? Este pessoal deve estar a brincar!!! Ameaçador
 
 
No Mestre Bonsai aconselhamos CORRECTAMENTE:  :nod:
 
:nod: Um bonsai DEVE e PODE durar centenas de anos. Um bonsai deve ser uma herança que passe de pais para filhos e para os filhos destes …
 
:nod: Se o bonsai morreu, descubra porque, informe-se. Rega mal feita? Doença? Nós aconselhamos e diagnosticamos GRATUITAMENTE. Não deixe o bonsai chegar a esse extremo! Venha até cá, envie um email… mas tente salva-lo.
 
Se mergulhar o vaso bonsai, mata-o em 2 anos (maximo 5 para algumas especies). As folhas ficam amarelas e caem. Se não faz isso com mais nenhuma planta, porque o faz com um bonsai? Se voce mergulhar até deixar de fazer “bolhinhas” morre afogado, certo? A planta tambem, apesar de mais resistentes.
Sim, diz em livros, traduções mal feitas e feitas por pessoas que nem sabem regar um cacto, quanto maisa um bonsai! Floristas e Hortos nem se informam, para eles tempo é dinheiro, é mais rápido dizer mergulhe, do que explicar como fazemos no Mestre Bonsai.
:nod: Regue POR CIMA DA TERRA, evite borrifar as folhas, só algumas espécies o permitem quando no interior.
:nod: Nao use pauzinhos, coloque o dedo na terra, está seco, regue abundantemente e deixe escorrer, o prato não é um reservatório. Serve apenas para a água não manchar os móveis. Se está pouco húmida, no calor convem ter cuidado e regar mais um pouco. Senão nao regue.
 
O que dizem as etiquetas que acompanham os bonsai do Mestre Bonsai:
 
Rega:
Verão:  Regar abundantemente na terra, deixar quase secar antes de regar novamente. NUNCA regar mergulhando o vaso bonsai.
Inverno: Regar pouco e deixar a terra secar antes de regar novamente.
Localização: Interior: Local com muita luz; evitar o sol directo entre as 10hs e as 18hs. Evitar fontes de calor e/ou frio.
Exterior: Meia sombra; evitar sol directo entre as 10hs e as 18hs. Evitar exposição ao frio extremo.
Fertilizar: Uma vez por semana na Primavera e inicio de Outono. Uma vez por mês no verão. Parar no Inverno.
Vitaminar: Sempre que se faz um transplante. Para recuperar vitalidade da planta.
Transplante: Vasos até 20cm de 2 em 2 anos, maiores de 4 em 4 anos. Sempre na Primavera para folhosas, mal se observem os primeiros rebentos. Sempre nos dias mais frios do Inverno para Coníferas (pinheiros, juniperus, etc). Cortar um mínimo de 1cm das raízes aos transplantar.
Poda: Sempre que houver crescimento, quando necessário dar forma. Com tesoura as folhosas, com os dedos as coníferas.
 
Em dúvida, escreve-nos, pergunta, vem à loja, pode nem ser preciso comprar químicos. Vamos respeitar um pouco mais as plantas.
Os cursos da loja são GRATUÍTOS, venham até cá, nem que seja pelo convívio.  Rosa vermelha
 

Se me quiserem ajudar a manter o site GRATUITAMENTE basta clicar aqui e na janela que abre clicar no anuncio Uma Vez. Depois é só fechar. Obrigado

About these ads

292 Respostas para “CUIDADOS A TER COM OS BONSAI”

  1. Vanessa disse

    Mestre, a regra do sol (não ter sol directo) também é válida para os bonsais Podocarpus?

    Obrigado pela ajuda!

    • mestrebonsai disse

      Sim é sim. Muita luminosidade mas nada de sol directo.
      A diferença é que em vaso a planta não tem como ir buscar água e a terra estiver seca… em principio na natureza teve tempo de estender raízes fundo o suficiente para conseguir compensar a evaporação.

  2. Camila Ignácio disse

    Comprei uma Tuia e tenho regado todo dia quando está muito quente e de dois em dois dias qndo a temperatura está amena. Coloquei ele numa soleira que pega sol apenas algumas horas por dia. Li que ele gosta de sol nas folhas, mas não muito.Em fevereiro, coloquei adubo específico e em março farinha de osso, conforme uma pesquisa que fiz pela internet. Acontece que acertei ele com inseticida sem querer pois não percebi que ele estava atrás da janela. :(. Por coincidência ou não, as folhas começaram a amarelar um bom tempo depois do acontecido e não sei o q fazer. Preciso de ajuda!! Grata!

  3. Boa noite Mestre tenho um Ulmeiro e gostava de saber a openiaõ de um profissional com respeito as fertilizações, quantas vezes por mes e em que epoca, obrigado…

  4. Flavia disse

    Ola, tenho um bonsai de primavera, estava lindo e florido,nao sabia coloquei adubo, depois de 8dias as flore e folhas murchram e secaram. Tem como recuperar?

  5. Camila disse

    Olá, Comprei um bonsai jasmin anão com 3 anos há cerca de 6 meses atrás, ele está com as folhas amareladas, pouco muchas, e algumas estão secando. Moro em salvador, e clima está quente, me mudei para outro apartamento há 3 semanas, mas eu rego todos os dias, molho a terra até sair água por baixo do vaso. Já coloquei ele na janela, já tirei da janela, já coloquei ele em outra janela e nada. O que devo fazer? Vocês sabem de algum hospital de bonsai aqui em salvador?

    Ele só colocou uma flor até hoje…. É normal?

    Detalhe: Eu comprei uma feira de plantas e a mulher que me vendeu colocou suporte com fertilizante na terra, ele deve permanecer o tempo todo com o fertilizante???

  6. Cristina Martins disse

    Boa tarde! Tenho um Bonsai Zelkova desde o final do Verão do ano passado e depois de perder as folhas quase todas está agora a ter as novas folhas e recebi a dois dias um outro bonsai que penso ser um ligustrum como aprender a cuidar deles de forma correta! já li muita coisa mas com informações contraditorias, pode ajudar-me?

  7. […] CUIDADOS A TER COM OS BONSAI […]

  8. webert disse

    Comprei um bonsai mas nao sei o nome dele mas ele parece com um pinheiro eu deixei ele no meu quarto e la tem ventilacao e luz e sombra mais as folhas dele estao ficando castanhas e eu tinhq esta pensado q ele estava morrendo mas nao esta oq sera que esta acontecendo????

  9. Lucio disse

    Tenho um Bonsai Tuia Ouro e ele está cheio de pontos brancos e um bichinhos bem pequenos e brancos também, algumas folhas estao secas, ficando marrom,. Não deixo ele sob insolação direta e dou agua todos os dias. O que pode ser o problema?

  10. Henriqueta disse

    Bom dia!
    Trouxe o Bonsai de minha mãe para minha casa, estou tentando revivê-lo, uma vez que ele está totalmente seco e sem qualquer folha. Tenho regado bastante, pois estamos no verão (sou brasileira), porém o Bonsai ainda continua seco, sem vida. Coloquei, por cima da raiz, algumas cascas de cenoura, cascas de ovos e pó de café. Não sei se isso realmente funciona, mas estou tentando de tudo para ressuscitá-lo. Se puder me orientar, serei extremamente grata.
    Abraços cordiais,
    Henriqueta

  11. Camila disse

    Boa noite, ganhei um Bonsai de Romã, ele estava lindo florescendo, mas achei que estava na hora de mudá-lo de vaso, pois a raiz dele já estava ficando exposta no vaso anterior, mas alguns dias depois da mudança de vaso, todas as flores e folhas dele caíram, tem alguma maneira de salvá-lo?

  12. Carlos Eduardo disse

    Comprei um buxos para trabalhar um bonsai , ai vi que se eu plantar ele em um escorredor de arros consigo engrossar sua raiz , pra que ele tenha um belo nebari , por tanto gostaria de saber qual estilo de bonsai , e tmb gostaria de saber se consigo salvar um pinheiro de aproximadamente 2 metros ele esta seco so tem bem dizer o tronco ? Obrigado

    • mestrebonsai disse

      o escorredor só funciona se depois o colocar em cima do solo do jardim. uma das raízes ulytapassa-o para o solo em baixo e isso faz com que se desenvolva. Ao fim de 2 a 4 anos corta-se essa raíz e tenta-se salvar as que estão no escorredor durante um transplante para vaso.
      O formato depende do tronco ou do que pode ainda obter da planta, a maior parte das vezes a imaginação e a arte são o limite ;-)

      O pinheiro sem agulhas estrá morto :-(
      Risque o tronco com a unha junto à terra, está verde debaixo? Existe uma hipotese de recuperação. Está castanho? (Marron). Se sim em principio estará morto. Mas não desista, continue regando

      Como Regar:
      Mantenha a terra húmida. Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco. Rega-se por cima da terra e nunca se mergulha o vaso
      http://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/

      Não tenha o bonsai ao sol. Muita luminosidade mas nada de sol directo.
      http://mestrebonsai.wordpress.com/2008/10/02/cuidados-a-ter-com-os-bonsai/

  13. Leonardo disse

    Boa tarde, eu tenho um bonsai desde setembro e queria saber que cuidados básicos devo ter. Ele já esteve muito bonito com uma flor branca inclusive mas agora tem umas folhas secas porque o tirei da janela onde apanhava sol mas já o voltei a por no mesmo sitio e em principio deve recuperar. Outras coisa é a rega, eu rego-o mas a agua não entra na terra então ponho-o de baixo da torneira(que já li aqui que não é a água mais indicada e irei mudar) até a terra fica molhada. Estou a fazê-lo bem ou devo deixar de o fazer? Outra dúvida é quanto á fertilização, não sei onde nem qual o melhor adubo que posso usar no meu bonsai, desde que o tenho ainda não lhe dei nada para além de água devia ter fertilizado? Como e com quê? Não têm um mail para onde possa fazer outras perguntas diretamente? Seria-me mais fácil.
    Obrigado

  14. vitor santos disse

    a respeito do bonsai gold ele tá com as folhas baixas como se estivessem secas e caídas por favor me ajude!!!

  15. Bianca disse

    Tenho um bonsai carmona que comprei há cerca de dois Meses , ontem reparei que as folhas estavam a ficar castanhas mas não secas. Tenho regado bem, penso que seja do frio pelo qual Portugal está . Passar há algo que possa fazer?

  16. Bruna disse

    Olá, sempre fui apaixonada por bonsai e hoje comprei dois, segundo suas caixas uma tuia anã que parece um pinheiro redondo e uma tuia nana que é cheia de folhas, bem magrinho o pezinho! Ainda na floricultura percebi que o primeiro, em forma de pinheiro bolinha, apresentava algumas folhas marrons, parecendo mortos, mas como eu decidi os amar, acredito que posso ajudá-lo a viver, como devo proceder??? Aguardo ansiosamente para cuida-los com muito mais amor!!

  17. Noemi de Jesus Deliesposti disse

    Ganhei de meu marido um bonsai lindo,tipo pinheiro,com a copa bem cheia,cuidei como o aconselhado,sol diário sem exposição direta e aguando sempre que a terra não estava úmida,mais suas folhas estão secando e ficando marrons o que eu faço?

  18. Renata disse

    Comprei um bonsai fícus carica e ele está com folhas marrons parecendo ferrugem.Vi um vídeo ensinando a fazer calda bordalesa (acho que era esse o nome). Gostaria de saber se existe algum produto pronto para aplicar porque moro em apartamento. Atenciosamente, Renata.

    • mestrebonsai disse

      As folhas têm um pó alaranjado?
      Folhas marrons indica que está a passar sede, mas pode realmente ser um fungo a provocar o mesmo!
      Como Regar:
      Mantenha a terra húmida. Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco. Rega-se por cima da terra e nunca se mergulha o vaso
      http://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/
      Reparo que está no Brasil, não conheço os produtos fitoquimicos daí, mas… se for a uma casa que venda fungicida, deve ter.

      Sim, Calda bordalesa: Sulfato de Cobre ( 1 medida) + Cal (1/4 medida) + enxofre (1/10 medida)
      Misturar bem com água e borrifar as folhas.

      Mas sim, existem Fungicidas prontos. Tenha atenção à distância de aplicação… e não coloque tanto fungicida que “molhe” as folhas, aplique uma “borrifadela” de cada lado do bonsai e mais duas por debaixo das folhas.

  19. Camila disse

    Oi, tenho uma tuia de 10 anos e um bonsai de azaléia… a minha tuia está ficando com as folhas marrons e a azaléia está escurecendo os brotos das flores. O que faço? Como devo cuidar dos dois?
    Obrigada!

  20. Karina disse

    Olá, ganhei um Ligustrum há um mês. Moro em uma cidade que faz muito calor, mas conforme me orientaram, molho o bonsai de 2 em 2 dias. Ultimamente ele está ficando com as folhas amarelas, depois secam e caem (até mesmo as que estão nascendo). No início achei que fosse normal, mas agora está me preocupando, pois está caindo muito. Ele fica dentro do apartamento, com muita luz, mas nunca em contato direto com o sol. É normal isso? O que pode ser?

  21. Flávio Bazante disse

    Bom dia, ganhei um bonsai de Tuia anã e tenho uma duvida em relação a exposição de sol, qual seria o melhor horário? pois tenho colocar a planta em exposição direta a hora q for de melhor aproveitamento

  22. gabriela disse

    Olá, comprei um bonsai de Romã, ainda to pegando a prática de como cuidar, por enquanto estou indo bem, porém o tempo está chuvoso de um dia pra cá, tenho medo de que essa mudança de tempo afete o meu bonsai, como me aconselharia a cuidar dele nesses dias de tempo chuvoso?

  23. Larissa disse

    olá, estou cuidando de um bonsai mini jacaré juniperus, é do meu chefe, mas como ele não estava cuidando direito decidi tomar conta pra ver se conseguimos recuperá-lo e preciso de ajuda!!
    Ele fica em ambiente interno, uma sala com ar condicionado forte. Deixei perto da janela, mas mesmo assim as folhas estão muito secas e amareladas.
    Realizo a rega quando a terra está seca, colocando água até vazar pelo furo de baixo do vaso e também tenho pulverizado as folhas com água, mas mesmo assim não está adiantando.
    Ultimamente tenho percebido também como se fosse um pozinho branco na terra, perto das raízes, será algum tipo de fungo?
    Nunca cuidei de um bonsai, estou tentando tudo o possível… Por favor, ajudem para evitar que ele morra. =(

  24. rodrigo disse

    Bom dia…comprei uma tuia ana…queria saber como molda-la…se amarro arame…sou inexperiente…obrigado

  25. Karoline disse

    oi, comprei um bonsai tuia nana mas nao sei cuidar… gostaria de saber cuidados específicos com essa planta… moro em apartamento e nao tenho como deixá-la diretamente ao sol… o que faço para ela nao morrer?

  26. Laís A. disse

    Boa tarde, tenho um Bonsai Tuia Ouro, ganhei ele a cerca de 13 dias, ele começou a murchar e escurecer as folhas, não sei o que fazer, afinal, é o primeiro. Gostaria de instruções precisas a respeito dele. Me ajudaria muito. Desde já, obrigada.

  27. Tagianne disse

    Olá.
    Eu tenho um bonsai de tuia limão (ou holandesa), e pelo que li nos artigos aparece nela bichos do algodão que eu tiro e eles aparecem de novo, mas o problema maior é que mais da metade dela as folhas ficaram meio cinzas. Eu adubei uma terra nova e troquei, e podo os galhos muito secos. Mas não sei mais o que fazer

  28. Claudia disse

    Ola boa tarde fazem 15 dias comprei dois bonsai um ulmus e outro nao sei a especie… Acontece que ambos estao com folhas secas o ulmus amareladas e marronsmas nao caem e o outro verdes mas totalmente secas tambem nao caem…hoje coloquei um pouco de terra universal e fertilizante para bonsai spray nas folhas a terra me parece seca e arenosa.. Sera que estao mortos o que posso fazer?estavam perto de uma janela sem sol direto agora coloquei no salao em cma da mesa. Ajude me por favor. Adoro essas arvorezinhas. Obrigada

  29. Ari Quio disse

    Ola!
    Gostaria de tirar uma dúvida!
    Comprei um bonsai Erica… e quando cheguei em casa reparei que ele está com uns bichinhos, são bem pequenos e verdinhos, e ficam no tronco dele… Isso é algum tipo de praga? É ruim ou bom para o bonsai? Como eliminá-los?

    • mestrebonsai disse

      Sim, são afídeos
      Vá retirando, se vir que quer usar um método natural… se o fizer todos os dias… acabam por desaparecer…
      mas se está a fugir do controle ou prefere usar algo mais rápido, use um insecticida. Tenha atenção e obedeça à distancia de segurança do fabricante

      • Ari Quio disse

        Olá! Obrigado pelo retorno! O que percebi é que os bichinhos eram do musgo que tinha em volta, acabei retirando o musgo, e eles sumiram! Acho melhor cuidar do jeito natural mesmo, o uso de inseticida deixaria só para ultimo caso!
        Obrigada”

  30. Tamires disse

    Olá, como vai?
    Comprei um bonsai de Gabiroba recentemente, como é o primeiro bonsai que adquiro, gostaria de tirar algumas dúvidas, para que ele não venha a morrer.
    Devo aguar diariamente? A incidência solar deve ser direta ou indireta? Pretendo deixá-lo no jardim de inverno, onde a incidêcia não é muito grande.
    Como deve ser a poda? Devo cortar os galhos ou as folhas? Há uma época propícia para isso?
    O transplante de vasos tem uma idade certa?

    Desde já, obrigada!

  31. Joaquim Pinto disse

    Joaquim Pinto
    boa tarde:
    tenho um bonsai que tem um aspecto muito bom no entanto nascem novos ramos mas com as folhas com o triplo de tamanho das outras verdes e mais finas Como devo proceder
    desde ja muito obrigado

  32. jacqueline dos santos andritson disse

    Comprei um bonsai tuia ana. Ja pesquisei algumas dicas aqui com vcs. Infelizmente aqui na minha cidade nao temos pessoas especializadas neste assunto. Por isso com certeza irei escrever para vcs quando eu tiver duvidas. Agradeço as dicas que aprendi no seu site.

  33. adelia maria guerreiro disse

    Boa tarde Mestre
    Me ofereceram um Bonsai FICUS GINSEHG, gostava de receber alguns conselhos de como tratá-lo :)
    Muito obrigada
    adelia

  34. Maria disse

    Bom dia ! Tenho um bonsai à um ano, Carmona 5 anos, que foi sobrevivendo cá em casa! Rego quando a terra está seca ou pouco húmida. Viveu num sitio com muita luz mas pouco sol direto; mudei para perto de uma janela com luz direta e sol e ele perdeu todas as folhas que ficaram completamente castanhas e os ramos, parecem-me muito secos! Que fazer?

  35. isabela disse

    meu bonsai esta com o tronco por dentro branco :(
    ele esta morrendo ? me ajudem por favor …
    não quero q ele morra , cuido dele todos os dias , molho ele , o coloco no sol antes das 10 ou depois das 16:00 hs
    me ajudem o mais rapido possivel ela começou a ficar branquinha por dentro faz 2 ou 3 dias !! por favor me ajudem !! obrigado

  36. Daniel Jorge disse

    Mestre, tenho um bonsai de cerejeira, mas não sei oque está acontecendo com ela. Pois houve um imprevisto há algumas semanas atrás. Choveu muito aqui na minha ,cidade e eu havia viajado, e por ironia do destino, esqueci minha planta do lado de fora de casa, então pegou mta chuva e o solo ficou muito encharcado, quando eu cheguei o vazinho dela estava transbordando, então oque eu fiz, mudei de solo, só q eu não sabia qual o solo específico pra quele tipo de bonsai, então fui ao site “especialista” e vi um solo 100% caqueira, que segundo eles, eh muito bom para o desenvolvimento das raízes eh tal.. Só que a minha mimi tá definhando, às folhas nem secas estão, e já caíram uma maioria, me ajuda mestre, preciso urgente mente dos seus ensinamentos.

  37. Paulo disse

    Boa tarde,
    Ofereceram-me um Bonsai, mas nem sei o tipo dele.
    Como posso fazer para saber o tipo dele e como tratá-lo.

  38. […] CUIDADOS A TER COM OS BONSAI […]

  39. Marina disse

    Olá, boa noite!

    Ganhei um Bonsai há cerca de um mês, o papelzinho que o acompanhava dizia que era da espécie Cerissa e dizia para regar diariamente. Fiz isso, mas ele vivia dentro da minha kitnet, sem receber luz solar. Há cerca de uma semana suas folhas e caule começaram a secar e cair, será que ele está morrendo??? Não tenho como deixar ele pegar luminosidade pois está chovendo muito, o que devo fazer??? Agradeço muito a ajuda, pois ele é muito importante para mim!!! Obrigada!

  40. pedro vieira disse

    gostava de saber se posso usar 100 % Kanuma numa azalea e como manter o solo acido depois :)

    • mestrebonsai disse

      Sim pode usar kanuma numa azalea, até agradece :-) duas maneiras baratas de acidificar o solo… com borra de café em pequenas quantidades, ou de preferência regar com “cha” de borra de cafe (basicamente é um carioca ;-) ); outro método é misturar musgo esfagno e agulhas de pinheiro secas cortados em bocador com não mais que 1cm, mistura-se com a kanuma.

  41. Maria Ester disse

    Muito ótimo o site!!! Tenho uma planta Azaleia com flores rosa clara, linda d+…depois que ela floriu começou a muxar…agora ela esta seca sem flores e algumas folhas só que seca seca, o que faço para recuperá-la? Onde comprei a mulher falou para regar 2x ao dia…fiz isso, só que depois vi que a terra estava encharcada d+ só que já era tarde a palnta já estava seca. ela fica no meu pátio com sombra, agora rego um dia sim e outro não. troquei o adubo, pois o anterior tava úmido d+. Moro em Marabá/Pará….temperatura quente e com umidade. Desde ja agradeço

  42. Larissa disse

    Ganhei um Bonsai Shimpanku e suas folhas estão secando, estou desesperada, o que devo fazer?

  43. Pedro disse

    Boa Tarde
    tenho uma cerejeira que esta com mais ou menos 10 anos, era um Bonsai, no qual minha irma, tranplanto para uma vaso maior e ele foi crescendo, mas agora ele veio ficar comigo e esta morrendo, as folhas estão secando mas o caule esta verde, o que posso fazer para salvar, pois troquei um poco a terra e estou borrifando água nas folhas e molhando um pouco a terra, mas ainda assim não parou de secar as folhas. por favor preciso de ajuda e saber como salvar, não quero desistir dela.

  44. clleo pires disse

    Ganhei uma tuia anã,quero fazer com que ela dure e fique bem bonita,o que devo fazer ?

    obrigada

  45. Alice Andrade disse

    Minha mae ganhou um bonsai pinheiro e ele esta secando as folhas como se estivesse morrendo, o que devo Minha mae ganhou um bonsai pinheiro e ele esta secando as folhas como se estivesse morrendo, o que devo Minha mae ganhou um bonsai pinheiro e ele esta secando as folhas como se estivesse morrendo, o que devo Minha mae ganhou um bonsai pinheiro e ele esta secando as folhas como se estivesse morrendo, o que devo fazer???

  46. joana santos disse

    Boa noite, recebi à pouco tempo um bonsai ficus microcarpa, e visto que vivo num apartamento que cuidados especiais devo ter? :)

  47. Renan Camiran disse

    Boa Noite. Eu tenho um bonsai tuia Jacaré há um ano, este mes ele teve as primeiras brotações que foram poucas. Logo mais as folhas antigas começaram a secar e cair e parou de brotar novas. Resultado: As antigas estão morrendo e as folhas novas estão adquirindo uma cor de verde morto e murchando. Eu adubo sempre com um a base de fosforo, potassio, fosfito e nitrogênio. E este mes coloquei até adubo de soja pra ver se ajudava ele nao apresenta melhoras. Houve um periodo muito grande de chuvas e ele pegou certa huminade mas nunca deixei- o enxarcar. Por favor me ajude. Aguardo resposta por e-mail.

  48. Raquel disse

    Tenho um kioto bonsai à uns 2 meses mas alguns ramos estão secos (estão castanhos e não crescem folhas) enquanto outros estão verdes e dão folhas bonitas, grandes e verdes. o que hei-de fazer em relação aos ramos secos? obrigada

  49. Paulo Paganini disse

    Boa tarde.
    Há 6 dias eu ganhei um bonsai ulmus chinês de 4 anos e hoje percebi umas quatro folhas amarelas nele. Estou em Londrina (Paraná, Brasil) e nesses 6 dias tem feito tempo chuvoso na cidade, porém com temperatura em torno de 25º durante o dia e em torno de 22º durante a madrugada.
    Molhei meu bonsai uma vez ao dia todos os dias da semana, de forma moderada (sem exagero), e eu não uso prato com água e não chegou a escorrer água pela parte inferior do vaso. Moro em apartamento e deixo meu bonsai próximo à janela. Mantive ele por 5 dias em local com luz indireta e 1 dias em local para receber apenas a luz da manhã.
    Me informei na floricultura e este bonsai recebeu farinha de osso há 30 dias e me recomendaram a troca de vaso em 2 anos e a troca da terra em 1 ano.

    Essas folhas amarelas são normais? Devo cortá-las? Essas recomendações estão corretas?

  50. Regiane Cavalca disse

    Bom dia, tenho um bonsai de uns 5 anos, sai de ferias e minha funcionária deixou ele secar. Dei uma podada nos galhos secos, e vi que ainda estava verde. Parecia que ia se recuperar mostrando umas mini folhinhas, mas parou e parece que voltou a secar. O que posso fazer para recuperá-lo? O tronco principal ainda esta verde, já conferi.

  51. [...] CUIDADOS A TER COM OS BONSAI [...]

  52. ramon disse

    boa noite,

    Meu nome é ramon, comprei um shipanku a três meses e comecei a regalo normalmente. Passou um mês eu passe o fio de cobre nele para molda-lo, fiz uma poda normal e continuei regando.

    Infelizmente começou a aparecer folhas ressecadas amareladas. oque devo fazer?

  53. Jane disse

    Ganhei um bonsai de pitangueira em novembro de 2010, tudo ia bem até este ano quando começou a perder a folhas em demasia. Então resolvi podar os ramos e raizes e trocar a terra… daí em diante não formou mais nenhuma folhinha nova até hoje!!!! Porém quebrei um galhinho bem na ponta e ainda está verdinho dentro… Será que pode me auxiliar?? Desde já obrigada!

  54. Olá!
    Comprei um bonsai falso cipreste (tuia anã) e logo na compra o vendedor me recomendou que trocasse o vaso em que ele estava, pois era muito pequeno e adicionasse adubo e assim o fiz: coloquei bastante adubo de minhoca na mesma terra em que ele estava e o coloquei em um vaso maior. Permaneci com o sol umas 4 horas por dia (antes das 10:00 ou depois das 16:00) e regando conforme a terra ia ficando seca.
    Porém, dias depois, ele começou a perder aquela cor verde forte e agora está bem seco e com uma tonalidade verde bem claro. Sua folhas estão caindo e começo a notar uma totalidade marrom subindo em direção as folhas, como se elas fossem realmente morrer definitivamente.

    O que devo fazer? Que tipo de adubo devo usar? Em caso de nova adubação eu posso, mesmo ele estando nesse estado, trocar de terra?

    Desde já agradeço.

  55. maciel disse

    ola tudo bem ? comprei uma tuia anã e veio escrito que ela se desenvolve melhor em um clima frio ,mas onde moro e bem quente por favor pode me orientar os cuidados que devo ter …. desde ja muito obrigado

  56. pedro disse

    bom dia tenho uma carmona que da flor costantemente é muito gira mas nao da aquele fruto avermelhado porque pelo que sei nao esta polonizada…sera que há alguma forma de polonizar a carmona artificialmente ? gostava muito de a ver dar aqueles frutinhos :)

  57. FLAVIA MARIA C DE A PASCHOAL disse

    Adorei o site e gostaria de saber mais sobre os cuidados específicos para Bonsai Serrisa.

  58. Rita disse

    Boa tarde, a minha mãe ofereceu-me agora um bonsai ficus ginseng :) mas não sei muito bem como cuidar dele, gostava muito que me ajudassem. Pois adoro-o! Preciso de saber exactamente o que fazer, visto que em cada site que abro dizem coisas diferentes. Preciso de saber também qual o fertilizante e vitaminas a usar e como usar. E se é necessário mais alguma coisa. Obrigada pela ajuda!

  59. Idalina Xavier disse

    Bom dia,
    sempre gostei de bonsais mas tenho sempre receio que morram por eu não saber cuidadr deles. ofereceram-me um bonsai Carmona está cheio de flor e frutos é lindo tem 5 anos e queria saber se for possivel que cuidados devo ter com este bonsai e se existe algum livro ou alguma fonte fidedigna que explique como cuidar detalhadamente. Gostava muito de aprender mas vivo nos Açores e não tenho conhecimento de que exista formações cá.
    obrigada pela atenção

    • mestrebonsai disse

      Ficha técnica da Carmona
      http://mestrebonsai.wordpress.com/2009/09/17/carmona/

      Leia a INFORMAÇÃO deste site (link ali do lado esquerdo)

      Pergunte-me o que possa ter dúvida, aqui ou pelo email ali debaixo do simbolo

      • Idalina disse

        Muito obrigada pela informação. Aconselha a retirar o musgo da terra do bonsai ou este não prejudica o bonsai? noto que é chato para a rega pois quase que fica uma camada impremiavel. Sei que alguns bonsais gostam de ser borrifados é o caso da Carmona? Indicaram-me adubo liquido Fertiberia para bonsais sabe dizer-me se realmente é o indicado? Desde já obrigada pela atenção

      • mestrebonsai disse

        Não prejudica se permitir que se consiga regar o bonsai e a água chegue às raízes.
        Quando se torna problematico, ou se retira… ou se borrifa primeiro o musgo e depois rega-se abundantemente.
        Ou então retira-se partes do musgo de modo a que a água consiga chegar às raizes de igual modo.

        NENHUM bonsai deve ser borrifado nas folhas. As Carmonas ficam com fungos e afídeos quando se dá esse tratamento.
        Pode usar o Fertilizante, mas em quantidades muito pequenas. 5 a 10 gotas por cada 1/2 litro

      • Rodrigo Borchardt disse

        mestrebonsai, com a espécie shimpaku, tem que ter alguns cuidados especias?
        todas as suas regras se aplicam nele?

      • mestrebonsai disse

        É um Juniperus. Sim as regras aplicam-se na ordem das resinosas

  60. Karinne disse

    Ola Mestre!
    Tenho um bonsai de mini romã, tenho ele a quase 1 ano, só que ele estava com fungos (brancos, que parecem espuminhas) então comprei um fungicida e passei por uns 8 dias durante a noite somente, logo depois começou as folhas a secarem, ficando amareladas e outras ficando escuras, agora meu mini romã está praticamente sem folhas… o que eu fiz para tentar melhorar e não deixar ela morrer já que ainda não é a época de transplantar, eu fiz o seguinte troquei um pouco do adubo e coloquei por cima um fertilizante para bonsai, eu agi certo? Senão me ajuda a salvar meu bonsai, por favor!
    * E também quando vou molhar a aguá ta demorando para descer.
    Moro em Brasília, e aqui nessa época é extremamente seco, a úmida ta em torno de 20%.
    Grata!

    • mestrebonsai disse

      As “espuminhas” são bicho-de-algodão, é um afídeo. COnvém retirar e se forem muitos e/ou dificil aplicar insecticida por debaixo e por cima das folhas.
      As folhas secaram/ficaram escuras… etc porque aproximou demasiado a aplicação do fungicida. Deve-se aplicar a um mínimo de 30cm
      Depois de transplantar NUNCA se fertiliza. Tem que se esperar 1 mês no mínimo.

      Não fertilizar mais. Manter a terra humida-pano-torcido. Lavar as folha UMA VEZ pela manha com chuveiro para retirar excesso de insecticida.
      Leia os vários artigos no meu blog

  61. susana m disse

    Bom dia:
    tenho um bonsai com 7 anos de que gosto muito, que infelizmente neste momento está gravemente desidratado. as folhas continuam verdes mas têm um aspecto muito ressequido, será que a minha planta ainda está viva? Como poderei tentar salva-la?
    eu costumo rega-la por cima do substrato ate sair agua pelos buracos do vaso, mas estive 3 dias fora e a planta secou toda pois fez muito calor, em desespero de causa mergulhei o vaso em agua alguns minutos e voltei a coloca-la no sitio. Será que fiz bem?
    Pode dar-me uma ajuda para saber como ou se será possível salvar a minha planta?
    muito obrigada

    • mestrebonsai disse

      Tem de regar bastante, nem que seja todos os dias, mas sem prato com água debaixo. E quando digo bastante quero dizer que a terra tem de ficar completamente encharcada POR TODO.
      Às vezes a àgua sai pelos buracos de drenagem mas apenas molha a superficie… e se isso acontece quer dizer que é preciso transplantar
      Sim, nesse caso o mergulhar pode ter ajudado um pouco, tem de continuar a regar sem deixar a terrab secar

  62. Sérgio disse

    Boa noite, comprei um bonsai acrescentei-lhe alguma terra que tinha aki em casa e de um momento para o outro as folhas swcaram quase cairam todas e o tronco ficou com um po verde a cobri-lo, que faço? Esta ávore é mto importante para mim.

  63. Beatriz disse

    Olá Mestre, sou portuguesa e comprei hoje um bonsai mas tenho dúvidas em relação a ele. É um ulmus, tem 5 anos e como comprei na loja, quando cheguei a casa vi que existiam algumas folhas amarelas e pareciam ligeiramente queimadas. Existiam também algumas folhas verdes mas que não estavam inteiras, tinham sido cortadas a meio. Arranquei essas folhas, tanto as amarelas como as que estavam cortadas. Fiz isso porque li em vários sítios na net que para podar não cortam as folhas ao meio mas sim os galhos. Isso é verdade ? Fiz bem ao retirar essas folhas? Espero uma resposta até porque tenho muito medo que o meu bonsai morra!

    • Beatriz disse

      Ah depois de tirar todas as folhas estragadas podei ligeiramente o bonsai porque haviam alguns galhos que estavam muito grandes e a sair do formato da copa. Depois disso deixei algum tempo ao sol, cerca de umas 2/3 horas. Só que estamos no Verão e o sol é um bocado forte , espero não ter feito mal ! Agora já sei que é para deixar o bonsai num lugar luminoso e fresco e não num lugar que esteja exposto ao sol forte. Antes de jantar, por volta das 7 da tarde reguei o bonsai pois a terra estava seca. Verifiquei também que não saiu água pelos buracos no fundo do vaso o que me deixou preocupada. Será que as raízes estão muito grandes? Se sim devo transplantar, no entanto não estamos na altura do ano que se deve transplantar o ulmus, como faço?

      • mestrebonsai disse

        Se não saiu água pelos buracos do fundo quer dizer que tem de regar muito mais. Para o ano em final de Março tem de o transplantar para terra nova.

    • mestrebonsai disse

      Comprou um típico bonsai comercial. Ou seja… para ser mais rápido cortam a direito para manter o formato do bonsai.
      Ligeiramen te queimadas pode ser muita coisa, desde fertilizante a mais até exposição ao sol ou até mesmo queimadas pelo frio de vir em arca frigorifica.
      Vá cuidando dele, é natural que caiam folhas… é de folha caduca no inverno por isso prepare-se que no Inverno vai perder mais.
      Dê-lhe um local com muita luminosidade mas nao sol directo. Regue por cima da terra e nunca deixe água no prato.

      Sim, poda-se nos ramos, nao nas folhas

      • Beatriz disse

        Muito obrigada ! Olhe eu hoje quando reguei não pingou pelos buracos mas toquei na terra e estava molhada, por isso é sinal que a água chegou lá certo? Pois esses bonsai comerciais são sempre a mesma coisa, lá não cuidam bem deles, depois quando uma pessoa os compra é sempre um castigo ! Já agora hoje reparei em dois bichinhos pretos, muito pequeninos no tronco do meu bonsai. Vou ter que os eliminar claro ! Queria era saber se posso colocar o produto ao mesmo tempo que vou adubando o bonsai porque sei que agora no mês de Setembro tenho de adubar. Outra coisa que reparei hoje, foram duas ou três folhinhas que estavam ligeiramente esbranquiçadas, parecia um pó branco. Isso é fungo certo?

  64. Vicente Lima disse

    Olá mestre,

    Comprei a uns dias em um mercado um pré bonsai (Tuia-Ouro),
    cuidei dele, como o recomendado em um site, sou principiante e não sei se fiz certo.

    Em dias quentes reguei uma porção pequena, diária.
    Em dias frios, regei uma vez para 2 dias.
    Deixei ele num local onde ele levou sol, não diretamente mas próximo, a luminosidade.

    Mas de uns tempos para cá, fui percebendo que suas folhas internas estavam com uma coloração
    queimada, fiquei muito nervoso, e pesquisei em tópicos, mas li que isso era comum…
    e era para remover essas folhinhas.. então foi oque eu fiz..

    Então os dias se passaram e a folhagem dele está cada vez mais amarelada D:
    … estou muito deprimido, morrendo de medo que ele não sobreviva..
    por favor mestre, me ajude a salva-lo, me diga oque fazer que seguirei seus concelhos :(
    e me diga o modo certo de cuidar dele.. por favor.

    Grato, desde já..

  65. Cláudia Braga disse

    Boa noite! Moro no Rio de Janeiro (Brasil), e mais ou menos há 2 mêses ganhei um Bonsai “Tuia Aurea”. Lindo! Chegou verdinho! Comecei a pesquisar na internet como deveria cuidar dele, e cuidei de acordo com o que li em alguns sites. E pelo que li nas suas respostas aos e-mails que você recebe, já percebi que estava fazendo tudo errado, pois, regava ele em dias alternados, borrifava as folhas e coloquei ele numa varanda onde bate sol. Resultado: ele está “secando”. Será que ainda consigo recuperar ele, pois ele está ficando com uma cor desbotada. :(
    Desde já agradeço sua atenção.

    • mestrebonsai disse

      Comece por o colocar num local com muita luminosidade mas sem sol directo, não coloque prato com água debaixo mas mantenha a terra humida. Não borrife as folhas.
      Bebe chá? Verde ou Preto? Regue com chá à temperatura ambiente de vez em quando, para ir ajudando.

  66. Teresa disse

    Boa tarde!
    Ofereceram-me um bonsai Ficus Ginseng no mês de julho e também não tive nenhuma informação sobre os cuidados a ter…
    Nos primeiros dias coloquei-o num local na sala e verifiquei que algumas folhas caíram ainda verdinhas… Mudei o meu bonsai de local, próximo da janela, mas sem sol direto. O local parece-me o ideal por ter muita luz. Agora surgem outras dúvidas… Qual a frequência da rega e quantidade? Que tipo de cuidados adicionais tenho que ter (podar; mudar de terra, fertilizar…)? Muito obrigada

  67. F. Nunes disse

    Bom dia. Mestre, acabo de ganhar um bonsai (tuia aurea), o dono da loja disse que ela tem uns 2 anos de vida. Tenho colocado-a no sol durante a manhã (antes das 10 horas) e a tarde coloco novamente (depois das 4). Moro no Nordeste, onde o sol é muito forte. A planta já veio com algumas folhas amareladas… retirei as de baixo (as que estavam mais secas). Tenho regado todos os dias, no inicio da noite e a deixo em local ventilado durante todo o dia. Porém, apesar desses cuidados, tenho percebido que as folhas de cima estão começando a ficar amareladas e secas. O que estou fazendo de errado? Como posso reverter essa situação?

    Agradeço desde já mestre.

    • mestrebonsai disse

      Obrigado pela descrição do local e do tempo :-)
      Tem prato com água debaixo do vaso? Não pode.
      Sol a mais queima. Principalmente porque está dentro de um vaso. A ideia é dar o máximo de luminosidade mas nada de sol directo.
      Nos Juniperos não se consegue reverter folhas amarelas ou até as semi-secas de volta a ficarem verdes. Se tiver a certeza que está morto o ramo, pode retira-lo. Mas aconselho só a tirar as folhas mortas e deixar o ramo…

      • F. Nunes disse

        Tinha entendido que essa planta necessitava de sol direto nas folhas. Nesse caso, posso deixá-lo apenas sob o reflexo do sol? Ou sob o sol fraquinho da manhã? Isso não afetará no seu crescimento, correto? Uma outra dúvida… acho que o que o vazinho está pequeno, as suas raízes estão saltando para fora da terra já. Isso seria um indicativo?

      • mestrebonsai disse

        Digamos que o sol dá na mesa que até está perto da janela. Afaste a mesa uns centímetros até o sol não bater nem nas folhas nem no vaso. Ou seja existe muita luminosodade mas nada de sol directo.
        De inverno… pode dar sol que é fraco.

        o “truque” é pensar: Tratar o bonsai como um bébé
        Neste tempo… deixa um bebé ao sol? Não? então não deixa o bonsai.
        No Inverno deixa o bebé ao sol? Ás tantas sim… com cuidado, talvez um chapéu? Então pode deixar o bonsai… mas regue.
        Raízes de fora quer dizer que precisa ser transplantado

      • F. Nunes disse

        Certo Mestre, muito obrigada pelas dicas. Vou cuida-lo bem a partir de agora, tomar muito cuidado.

        Abraço.

      • F. Nunes disse

        Bom dia Mestre. Preciso transplantar meu Bonsai.. as raízes estão grandes. Gostaria de saber algumas dicas para que ele fique saudável. Penso em colocar em terra preta (a única que encontro minha cidade para adubação). Aqui não se vendem essas misturas para solo, o que posso fazer? Tem algum tipo de vaso especial para eles? Posso colocar em vaso de plástico, assim como o que ele já veio?

        Agradeço imensamente.

  68. Joana Castro disse

    Boa Noite Mestre Bonsai, comprei um Ficus Ginseng muito bonito no Ikea mas como deve imaginar ninguem me soube informar quais os cuidados a ter, vim pesquisar à Net e descobri a sua página:) No entanto, continuo com uma dúvida e precisava da sua ajuda…o Ficus Ginseng tem 25cm, comprei-o há 1 semana, será que devo retirar a terra e colocar uma nova?Se sim, existe algum tipo de terra indicada para este tipo de planta? devo colocar algum quimico, nesta fase, para ajudar no seu crescimento? Muito obrigada, Joana.

    • mestrebonsai disse

      Sim, ainda vai a tempo de transplantar o ficus. Não pode cortar raízes, evite danifica-las. Use humus, se conseguir 1/4 de akadama.
      Se não conseguir, apenas humus. NÂO FERTILIZE até prefazer 2 meses. Regue e mantenha a terra húmida mas sem prato com água debaixo. Não o mude de local

  69. Rô Gravinora disse

    BOA TARDE !!EU SOU APAIXONADA POR IPÊ E COMO NÃO TENHO UMA ÁREA PRA PLANTAR ESTOU FAZENDO BONSAI COM AS MUDAS QUE GANHEI TENHO UM QUE JÁ É UMA ARVOREZINHA LINDA ,MAS GOSTARIA DE CONSELHOS PRA MANTE-LOS VIVOS E SADIOS.JÁ ESTOU FAZENDO OUTRO. AGRADEÇO DESDE JÁ

  70. pedro vieira disse

    bom dia fiz um bonsai de azalea a cerca de 3 semana tenho lido algumas coisas sobre adubacao gostava de saber qual o adubo mais indicado…tenho lisido sobre ums que tem NPK 10-10-10 outros mais baixos mas nao sei o ideal poderia me ajudar?

    • mestrebonsai disse

      o NPK com valor equilibrado, como esse 10-10-10 é o ideal… ou 7-7-7 ou 6-6-6 etc

      • pedro vieira disse

        encontrei numa loja um fertelizante que diz ser para bonsai com um valor NPK 4-5-6…posso usar usando o seu metodo 5 a 10 gotas em meio litro de agua e usar sempre que rego?

        desde ja muito obrigado por me ajudar :)

  71. pedro disse

    boa tarde moro em portugal e tenho um bonsai de azalea gostava de saber qual o melhor adubo para ele qual o valor NPK mais indicado sou principiante :)

  72. David disse

    Boa noite. Estou escrevendo pois possuo um bonsai Ulmus Chinês, possui 6 anos. Todas as folhas caíram, ja faz uns dois meses, sua aparência esta horrível, mas ainda esta vivo. Gostaria de saber como proceder para salva-lo. Tenho ele faz um ano e não foi adubado, seria esse o motivo?

    • mestrebonsai disse

      Deduzo que esteja no Brasil!
      Se assim fôr, não é Inverno aí? Se for e estiver frio… o Ulmus é de folha caduca/semi-caduca dependendo da localização/temperatura.
      Transplante na Primavera vegetativa, evite cortes de raízes raicais.
      Não pulverize as folhas. Não tenha prato com água debaixo do vaso

      • David disse

        Obrigado!Sim estou no Brasil mais e realmente é inverno,mais em uma região bastante de baixas temperaturas e muito vento (abaixo da linha do Equador),então é normal a queda das folhas?

  73. patricia carreira disse

    ola boa noite estou a contactar porque resgatei 2 ficus ginseng do lixo elesestão no faso pequeno teem pouca terra e agora estão a perder as folhas e não sei o que deva fazer posso mudar para outro vaso ? que tipo de vitaminas lhe dou

    • mestrebonsai disse

      SIm, pode transplantar sem cortar raízes e sem as ferir. Mantenha a terra sempre húmida mas sem prato com água debaixo.
      Escolha um local com muita luminosidade mas sem sol directo.
      Se transplantar não pode fertilizar durante 2 meses.

      • patricia disse

        obrigado pela ajuda para transplantar uso um vaso um pouquinho maior ou pode ser muito grande ? daqui a 2 meses uso fertilizante ou vitamina ?

      • mestrebonsai disse

        Um vaso maior tem a vantagem de acomodar melhor as raízes e permitir desenvolver melhor o bonsai. Daqui por 2 meses use fertilizante.
        Vitamina pode usar em pequenas quantidades a qualquer momento, inclusívé após transplante… aqui a palavra chave é… pouca

      • patricia disse

        obrigado pela sua ajuda irei tentar salvar estas riquezas são lindos só mais uma questão uso aquelas pedras que servem para por no fundo do vaso para drenar?

      • mestrebonsai disse

        Não aconselho, de nada serve, coloque a rede para a terra não passar os furos de drenagem.
        Se não tiver água dentro do prato e este debaixo do vaso, não precisa das pedras.

  74. Bryan Mayer disse

    Boa Tarde, Eu moro no Norte do Brasil e tive um bonsai de cerejeira, em certa ocasiao tive q viajar e deixei minha esposa para regar ele duas vezes ao dia pela manha e pela tarde que era o suficiente para o mesmo, mas ela esqueceu e deixou de regar ele por uns 3 dias o calor do norte do brasil acabou fazendo o bonsai secar e morrer, hoje em dia tenho as raizes e o tronco dele ainda, e gostaria de saber se tem como “reviver” o meu bonsai. grato.

    • mestrebonsai disse

      Lamento a perda da cerejeira. O método que utilizo, chamei-lhe “Método Lázaro” porque se obtem um bonsai a partir do que morreu com ajuda de uma estaca enraizada.
      A ideia é encostar e amarrar uma estaca enraizada ao tronco morto e ir guiando a estaca ao longo deste. A ideia é acompanhar cada ramo com os crescimentos da estaca até que se obtenha um “bonsai” novo. Um dia muito mais tarde a decisão vai ser manter o novo bonsai ou deixa-lo acompanhar o tronco :-)

  75. Paulo disse

    Estou com um Ficus transsado de oito anos
    Neste inicio ele esta bem diferente .
    Na duvida coloquei fertilizante liquido na raiz
    Foi correto
    Paulo

    • mestrebonsai disse

      Fertilizante com água? Espero que sim. Ferilizante puro queima as raízes podendo matar o bonsai. Num acidente deste estilo rega-se abundantemente todos os dias durante uma semana e não se coloca fertilizante durante um ano.

  76. Vitor disse

    Olá mestre, muito bom ter uma pessoa que se prontifica em ajudar muitas pessoas, iniciantes como eu que Deus continue te dando sabedoria e muita paciência com todos nós. Mas vamos lá :
    Comprei um Junipero Chinensis a cerca de 01 mês ele deve ter no máximo 03 anos de idade e as suas folhas começaram a secar e ficar de cor amarronzada tipo ferrugem só de um lado não na copa mais ja esta indo para a copa e para o outro lado também tenho tomado os devidos cuidados com ele rego só quando a terra esta quase seca, mais o que realmente me intrigou aqui foi ao saber que ele não pode ficar no sol direto pois tenho lido que essa especie gosta muito de sol apino direto nas suas agulhas veja abaixo esse material segundo um site especializado o que diz sobre essa especie:
    Insolação:
    Escolher lugares frescos que possibilitem que o Juniperus tome muito sol diretamente em suas agulhas. Poupá-lo do sol forte do verão, pois poderá queimar muitas folhas. No verão necessita de um local com cerca de 4 horas de insolação direta, devemos colocá-lo em local onde o mesmo possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte (antes das 10:00Hs e depois das 16:00Hs). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura ou sob outras árvores. Já em outras estações o Juniperus pode ser colocado a pleno sol desde que seu solo esteja sempre úmido.
    O que o senhor acha disso? Pois eu estava deixando ele no sol:
    Poxa to muito triste pois não queria que ele morresse comprei um bom substrato um vaso, fertilizantes, não quis trocar ele de vaso por que ele começou a ficar assim.
    Sei que é muito difícil recuperar essa especie mas belisquei o tronco dele e está verde ainda será que conseguimos reverter esse quadro por favor te peço alguma
    ajuda ? Me desculpa por esse monte de coisa que escrevi mas é simplesmente de uma pessoa aflita que não sabe o que fazer e que não queria deixar ele morrer.

    • Vitor disse

      Estou no Brasil, e não tem prato debaixo dele.

    • mestrebonsai disse

      A terra não pode ficar “quase seca”, tem de chegar à “humidade-pano-torcido” e ser regada novamente. http://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/
      A espécie gosta de sol, quando plantada na natureza, em que o vaso dela é o planeta. Quando se transplanta para um vaso… o mundo dela é pequeno, aquece rápido…
      O castanho é queimado/desidratado. Deve coloca-lo num local com muita luminosidade mas nada de sol directo.
      Corte as partes castanhas/marron, para que não sejam infectadas por fungos.
      Continue regando, mantenha a terra húmida

      • Vitor disse

        Mestre muito obrigado pela sua atenção,vou fazer da forma que o senhor está falando, mas como eu falei no email anterior eu comprei vaso de cerâmica substrato drenante fertilizantes, ai eu muito triste e com medo de perder ele fui ao horto aqui da cidade e comprei outro, estou pensando em transferir ele para o vaso, queria esta mostrando para o senhor algumas fotos dele para o senhor dar uma analisada e tirando algumas duvidas, posso fazer isso mandando para o email do senhor que esta aqui do lado? Ele é da mesma especie que o outro pois sou apaixonado por essa especie mesmo sabendo que não é indicada para iniciantes como eu, mais eu acho que consigo cuidar dela sim.
        No que está doente, hoje eu vi uma pequena teia de aranha nele e logo depois vi a aranha subindo no tronco dele era bem pequena e de cor avermelhada será que tem alguma coisa a ver com o problema dele?
        Ai eu comprei um repelente que se chama óleo neem o senhor conhece? Pois la no horto me falaram que eu posso usar para prevenir fungos, ácaros, pulgão,cochonilhas entre outros, posso usar isso na prevenção? E de quanto em quanto tempo eu posso está borrifando ele nos Juniperos para evitar que der esses tipos de pragas?

      • Vitor disse

        Mestre, não me deixa sem resposta não sei que o senhor tem muito trabalho para fazer mais eu preciso da ajuda do senhor por favor!

      • vitor disse

        Mestre o senhor não sabe da maior acabei de chegar do trabalho, fiz o teste da folha a4 encontrei um monte de bichinhos andando na folha, sei não mais já deve até ter passado para o novo que eu comprei, sei que numa medida desesperada minha, amanha de manha to indo no horto aqui comprar um produto que se chama dimy pronto será que vai resolver o senhor conhece? Se não me ensina um para acabar com eles e para prevenir, me ensina como aplicar também tanto para acabar com eles e depois para evitar eles por favor me ajuda.

  77. Keyla Rame Galgaro disse

    Olá!

    Um bonsai tem como morre com o esseço de água?

    Obrigada

    • mestrebonsai disse

      Sim, os bonsai morrem por excesso de água, não são plantas aquáticas, são árvores/arbustos que se adaptaram ao longo de milhões de anos a viver em terra, pelo que o excesso de água entope os respiros das raízes que começam a apodrecer e a morrer, geralmente as folhas ficam amarelas, sinal do intoxicamento.

  78. Keyla Rame Galgaro disse

    Me ajuda meu bonsai esta secando o que devo fazer?

  79. s. disse

    Olá Mestre Bonsai
    A cerca de um mes e meio ofereceram-me uma serissa foetida com 5 anos, confesso que é a minha primeira experiencia com bonsais, mas quando a recebi vinha viçosa e verdinha.~
    No entanto de dia para dia as folhas vao ficando mais moles e amarelas, sei que o problema é a falta de cuidado correctos, mas toda e informacao que li so serviu para me confundir.
    Tentei nao colocar ao sol mas numa zona com bastante luz, mas nem assim ela parece reavivar.
    O que poderá estar a acontecer com o meu bonsai.

    Obrigada pela ajuda
    S.

  80. Leliana disse

    Ola bom dia, iniciei me nesta area do cultivo do bonsai tenho dois pequenino e desconheço a idade e familia. Tens aproximadamente entre 15 e 20 cm a descriçao que vinha nele é bonsai mix klok p15/p20 e um bonsai bossage. Tenho lido muitos sites e sao tantas informaçoes que nao se sabe bem em que recorrer. E o que me chamou atençao agora foi ler isto :

    ” Procure sempre que possível saber a idade, nome comum e científico da planta adquirida. Toda informação é importante, se é uma planta que pode ficar direto ao sol, qual o tipo de terra, que tipo de adubação usar, como se propaga, precisa de muita ou pouca água, etc…”

    Pra tanta infomaçao como posso saber sobre a poda e rega dos meus. Se possiver ajude me. Obrigada e parabens pelo site informativo que tens.

    • mestrebonsai disse

      Se conseguir enviar-me para o email (ali do lado esquerdo, debaixo do logotipo) uma foto nítida das folhas, talvez consiga identificar.
      A idade, é mais dificil, sabe-se aproximadamente vendo as raízes e tronco, assim como pela formação de ramos.

  81. Fábio Teles Fernandes disse

    Boa tarde.

    Iniciei-me à pouco tempo na arte da bonsai, comecei com 3 bonsai, um Fícus, uma Sageretia e um Ulmus, para além do Ulmus pareciam-me saudáveis quando as comprei, o Ulmus estava um pouco mal tratado, visto que estavam ao monte num supermercado, sõa plantas com 5/6 anos.
    Comecei por pô-las na cozinha sem luz directa, ao lado de uma porta, apesar de ter claridade, já as adubei com adubo liquido, rego-as sempre que a terra seca, ou seja, tem acontecido todos os dias com a excepção do Fícus, ainda estão em vasos pequenos, mas parece-me que mal cabem lá dentro, as raízes parece-me que já querem sair prlo único orifício no fundo, a Sageretia parece-me saudável, com a maioria das folhas bonitas, mas algumas secas nas estremidades, a Fícus estava linda, entretanto algumas folhas começaram a amarelar e a cair, o Ulmus, esse está de rastos, perdeu quase todas as folhas, e as que sobraram caiem ao toque, entretanto mudei-as de sítio, estão em frente a uma porta de vidro com muita luz, apesar dos dias cinzentos. Tenho feito as podas, de folhas, pequenos galhos, etc, tenho lido muito e tentado fazer tudo correcto, mas pelos vistos algo está mal, o quê?

    Cordialmente: Fábio Teles Fernandes

  82. Maria disse

    Boa tarde!
    comprei um bonsai a poucos dias, pela altura do dia de ramos, por enquanto esta tudo bem com ele mas estive a ver aqui na net que existem varias especies que eu nao conhecia, e por pensar nisso nao conheço a especie que comprei e ja estive a ver em varios sites e nao encontro igual ou parecido, ele e pequeno e tem 3 raizes duas juntas parecem cenouras :D e uma que nao esta pegada, as folhas sao muito verdes de um verde escuro e bicudas. ele parece uma cenoura com rama.
    NAO e uma cenoura, eu sei o que e uma cenoura xD
    em questao ao baso, ele esta num baso de 10 cm de altura pode estar??

  83. ana achando disse

    ola eu comprei um bonsai, sera que devo muda-lo de vaso?

    • mestrebonsai disse

      Sim, por regra deve-se mudar na primavera vegetativa. Isyo porque o vaso em que vem é um vaso de transporte e por isso com pouco espaço e a terra em que vem é geralmente empobrecida

  84. marcos welbe silva disse

    esse bonsai tem 5 anos !!! estou com ele fas 8 meses….será que poudo ou mudo de vaso a ele e regado um dia sim outro não!!!!! oque faço????

  85. marcos welbe silva disse

    olá gostaria muito da sua ajuda eu tenho um bonsai shimpaku em 3 meses pra cá ele esta com as folhas amarelas!!!! oque devo fazer ele fica debaixo da lavanderia e leva sol durante atarde!!! oque faço?

    • mestrebonsai disse

      Penso que é da espécie Juniperus, certo? Não é normal ter as folhas amarelas. Tem prato com água debaixo?
      Será que estão castanhas, secas?
      Retire o prato debaixo do vaso.

      • marcos welbe silva disse

        sim e da especie junipero. não tem prato debaixo do vaso!! também não estão secas totalmente. estão amarelas e caindo aos poucos !!!! oque acha que pode ser ???

      • mestrebonsai disse

        Geralmente é indicação de problemas a nível das raízes. Água em excesso ou água a menos. Também pode ser um fungo. Essa espécie apesar de bonita não é a mais indicada para quem começa a aprender.
        Não o exponha ao sol. Apenas luminosidade e nada de sol directo. Mantenha a terra húmida sem nunca secar

      • marcos welbe silva disse

        muito obrigado pela ajuda!!! muito bom esse site continue assim .. nota 1000

  86. william disse

    olá mestre legal seu site tenho um bonsai de jabuticaba toma sol 3 horas por dia mais ou menos isso anoite molho até sair por baixo e borrifo as folhas todos os dias pois é verão no brasil sou daqui mais algumas folhas estão com cor de ferrugem que começa bem no meio e vai se estendendo. aonde que estou errando me ajuda por favor obrigado to no aguardo.

    Submitted on 2012/02/09 at 21:05
    mestre esqueci de acrecentar que adubo de quinze é quinze dias mais só botei uma vez foi no dia primeiro dese mês obrigado.

    • mestrebonsai disse

      Nunca regue/pulverise as folhas com água, costuma ajudar ao aprecimento de fungos.
      Essa “ferrugem” é uma espécie de pó? Se for é um fungo. Será preciso comprar um fungicida e aplicar. Existem alguns específicos para isso. No brasil os nomes dos fungicidas variam, por isso veja numa num local de venda e compre fungicida para o fungo da ferrugem.
      Existe algo que pode aplicar de 4 em 4 meses e ajuda a evitar esses problemas: Calda Bordalesa
      O Fertilizante, pode colocar, com cuidado e muito diluído.

  87. Ana Melo disse

    Mestre, acabei de te enviar um e-mail!
    Se não for pedir demais, poderia responder em breve?
    Não quero ser intransigente, mas meu bonsai tá morrendo, preciso muito de ajuda!

    Obrigada!

    • mestrebonsai disse

      Lamento não conseguir responder tão depressa como gostaria
      http://mestrebonsai.wordpress.com/2012/01/18/demasiados-emails/

      • Ana Melo disse

        Mestre, muito obrigada pela atenção!

        Não conhecia esse site, gostei muito dele em todos os sentidos.
        Na preocupação que vocês tem com quem cultiva bonsais e na ajuda com artigos interessantes e que, de fato, explicam muita coisa!
        Triste por saber que talvez ele não se recupere, me apaixonei por ele assim que o vi em uma feira de plantas :( mas se isso vier a ocorrer, quando eu adquirir outro – sim, não quero deixar de cultivar um bonsai – me informarei sempre por aqui!

  88. Ana Melo disse

    Olá boa noite!
    Comprei um bonsai ha uns 2 meses. É um junípero e tem apenas 1 ano :(
    Acontece que ele começou a murchar mesmo com a rega feita conforme pesquisei em sites especializados. Como moro em apartamento, não tem como ele levar as 4 horas de sol necessárias, no máximo 2 horas.
    Agora ele está todo seco, tanto as folhas quanto o tronco – que não está mais tão verdinho…
    Fiz a troca de vaso e comprei um fertilizante. Mesmo assim, não noto muita melhoria nele…
    Não quero perder meu bonsai :(
    Por favor, me ajudem!!!

    • mestrebonsai disse

      Infelizmente devia escrever-se “sites especializados” entre aspas… são muito comerciais e não fazem nada a favor da planta… e é muito mau.
      Se leu este site… NADA de sol direto. Muita luminosidade, nada de sol direto.
      A planta estava em stress e provavelmente faltava água, mudou a terra e foi mais um stress. Nunca se fertiliza após um transplante… também tem artigo aqui sobre o assunto.
      Por ser um juníperus, não é provável que recupere. Mas tente regar e manter a terra humida sem secar e sem ter prato debaixo do vaso

  89. Mandei um e-mail para vocês, por favor,me respondam o mais rápido que puderem, desde já agradeço :)
    Att. Cristiane

  90. Ricardo disse

    Olá Mestre , comprei um bonsai Tuia Anã , e no ato da compra estava verdinho , verde escuro , porém no dia seguinte após ler em alguns sites que os bonsais precisam de sol , deixei o mesmo por cerca de tres horas no sol , no dia seguinte ele começou a amarelar e secar as folhas de cima na copa , e no terceiro dia começaram a cair, e caíram todas que amarelaram . O que devo fazer ? Será que vai morrer ?

    • mestrebonsai disse

      Pois… infelizmente o problema foi esse mesmo… apanhou sol e não aguentou. Eu sei que dizem por aí… mas se reparar… no meu site eu digo: muita luminosidade e nada de sol directo
      Regue bastante. Não coloque ao sol, apenas luz indirecta (luminosidade)

  91. Tosh disse

    Boas!! comprei um Bonsai pseudolarix em maio, nunca lhe fiz a poda por não saber, mas algum dia vou ter que fazer. Podia dar-me algumas dicas, ou mandar um site que explique tudo sobre o bonsai, para que o possa tratar sem erros.

  92. williane disse

    oi mestre! gostaria que vc me ajudasse com meu bonsai, tenho um bonsai de romã, no inicio do ano ele estava lindo com as folhinhas verdes e flores, mas quando começou o mês de novembro as flozinhas sumiram e as folhas começaram a ficar com as pontas amareladas e depois secas, rego ele todos os dias pela manhã ele fica na janela de minha sala não leva sol diretamente mas leva claridade dia inteiro, também quando rego ele borrifo nas suas folhas também, adubo de 3 em 3 meses com farinha de osso e torta de mamona, o’que pode ser esses probleminhas com as folhas.
    obrigada desde já!

    • mestrebonsai disse

      A romazeira é de folha caduca… ou seca, cai no outono/inverno. E é isso que está a acontecer… se for inverno e estiver mais frio aí.
      Borrifar as folha é prejudicial e acelera o que está a acontecer. Fertilizante a mais mata e não resolve… só a época do ano correcta resolve. Continue a regar correctamente e na primavera ela volta em força

  93. Ola ofereceram-me um bonsai ficus ginseng. Tenho muitas duvidas em relaçao a rega, como sei os anos que tem e o que fazer gostaria de esclarecimentos pois gostaria do melhor para o meu bonsai. Já vi várias pagina na internet mas fico sempre na duvida. Espero por uma resposta esclarecedora brevemente.

  94. Tenho um bonsai de cerejeira, eu tirei ela do vaso para cortar as raizes e ela estar muchando, oq devo fazer, espero resposta urgente.Obrigado

  95. Melina Azevedo disse

    Olá!!!
    Espero que possam me ajudar…Tenho um bonsai de jabuticabeira. Nas ultimas semanas, notei que as pontas das folhas estão ficando amareladas, tipo como se fossem queimadas… utilizo o adubo NPK de 2 em 2 meses e rego todos os dias. A planta toma sol a manha inteira, ate troquei de lugar colocando mais na sombra imaginando que seria por causa do sol, mas continua da mesma forma. Não sei identificar do que se trata e do que ela precisa.
    Agradeço a atenção e ajuda se puder!

    • mestrebonsai disse

      Tem prato com agua debaixo? Nao pode
      A terra mantem-se encharcada a maior parte do dia? Mantenha humida se conseguir. Nao coloque ao sol, mas coloque num local com muita luminosidade, mas sombra nao. Nao fertilize para ja.

  96. Paulo Afonso disse

    ola
    comprei um bonsai de folhas verdes
    tenho regado quando ele precisa de agua
    mas a pouco tempo começou a cair muitas fonhas está quase sem folhas
    as folhas caem mesmo verdes e notei que tambem já tem folhas novas a vir
    isto é normal?? é da estação ??? o que foi isto afinal ???
    cpms,,, obrigado

  97. Susana disse

    Olá! Tenho um Ficus Microcarpa Ginseng e gostaria de saber que tipo de terra ou mistura devo utilizar quando o quiser transplantar, e devo manter a terra antiga ou “despir” completamente as raizes?
    Obrigada!

    • mestrebonsai disse

      Uma terra constituida na maior parte por humus e em menor quantidade por terra barrenta, por ex: 3 medidas de humus e 1 de terra barrenta.
      Deve ser retirada a terra antiga de modo a não ferir as raízes mais finas.
      Tal transplante só deve ser efectuado no início da Primavera vegetativa, geralmente em Março (em Portugal).

  98. Fernando Galvão disse

    Ola,
    Bom dia.

    Bem adquiri o meu primeiro bonsai, quando o comprei me informaram que ele tinha 10 anos e ele é um tuia.
    Sou extremamente leigo no assunto. Gostaria de tirar as seguintes duvidas:

    Fiz a amarração de arrames, quanto tempo devem permanecer?
    Fiz a poda no mesmo dia da amarração? Isso é certo? A poda foi feita com uma tesoura afiada, pode ser?
    Me informaram que esse bonsai morre de dentro para fora, como posso saber se ele esta realmente vivo?
    Ele ainda fará uma semana comigo.
    Quando podei alguns galhos, vi que a parte interna esta seca e suas folhas verdes. Isso esta ok?
    Me falaram que esse tipo de bonsai pode `sangrar` (seiva), se ele tem seiva tão presente porque meus galhos qdo foram cortados não apresentaram nenhuma gotejamento? Será que ela morreu? As folhas estão verdes e boitas, apenas um único galho esta com o verde opaco.

    Obrigado , desde já por sua atenção e espero poder responder todas as minhas dúvidas

    • mestrebonsai disse

      Os arames devem permanecer apenas até começarem a apertar muito ligeiramente o tronco/ramo, caso contrário deixam marca. Se acontecer rápido, retira-se o arame e volta-se a colocar no sentido oposto.
      Não tem mal nenhum fazer poda e aramação no mesmo dia. Até ajuda a ver melhor onde colocar o arame.
      Sim, pode usar uma tesoura bem afiada.
      O nome da planta em Latim é THUJA. Não, não morre do interior para o exterior. Mas se não for bem tratada demora-se a saber, uma vez que é uma conífera.
      Por isso convem não colocar ao sol e regar correctamente.
      Quando podou viu uma parte escura dentro, é o cerne, e é assim mesmo. As folhas veredes é boa notícia.
      Deitar seiva é normal, se não deitou passados 1 a 2 dias, pode ser falta de água! Mas em ramos pequenos pode nem deitar.
      O ramo verde opaco pode estar morto, belisque o ramo com a unha num pouquinho pequeno e veja se debaixo da casca está verde. Se estiver, deve estar bem, senão corte-o.

  99. Carlos Pinheiro disse

    Boa Noite;

    Ofereceram-me um Bonsai Microcarpa Gingseng, e gostava de mantê-lo por muitos anos, mas tenho várias dúvidas relativas ao Bonsai (idade – o bonsai tem de altura da raiz que esta no topo do vaso até à folha mais alta aproximadamente 75 cm e de perímetro de tronco quando sai da terra de 35 cm e está num vaso com 35cm de altura e de perímetro 90cm) e quais os tratamentos necessários.
    Para além da idade, também tenho dúvidas acerca do tipo de água a utilizar, vi comentários que o ideal é utilizar água da chuva, ou em caso de água de torneira é conveniente deixa-la repousar pelo período de quarenta e oito horas antes de usa-la como rega. Será isto verdade?
    Tendo em conta a minha ignorância e não querendo ser inoportuno gostaria que o Mestre Bonsai me informa-se a quantidade e o tipo de adubo que devemos fertilizar uma vez por semana na Primavera e inicio de Outono e uma vez por mês no Verão.
    E já agora como se processa a poda?
    Muito Obrigado!

    • mestrebonsai disse

      Ficus microcarpa “ginseng”: http://mestrebonsai.wordpress.com/2009/01/28/ficus-ginseng/
      A altura não indica a idade, nem o tamanho nem a grossura, isto porque uma planta que cresce em campo cresce muito rapido e em vaso mais lento. Quando se faz transplantes à tanto tempo como eu, começa-se a conseguir distinguir em que ambiente a planta cresceu e/ou desenvolveu. Mas só vendo consigo saber.
      Mas pelo que me diz, parece um ficus comercial, geralmente são estacas entrançadas e até podemos seguir o percurso de cada uma apesar de estarem unidas. É uma “batota” comercial para que pareça mais velho do que é. Se for, geralmente têm não mais de 5 anos como bonsai, e cerca de 10 anos como planta (primeiros 5 anos em campo)
      Tratamentos indicados para a espécie no link aqui em cima.
      Água da chuva não tem calcário, pelo que é muito boa. A água da torneira tem, o que é preocupante passados uns anos. O facto da água da torneira repousar é um mito e não serve para nada. É como dizer para mergulhar o vaso para regar o bonsai! (O que está hiper-errado)
      Fertilização, tudo depende do bonsai, espécie, época do ano e tipo de fertilizante. Eu sou apologista da fertilização contínua muito fraca. Ou seja, 5 gotas de fertilizante para meio litro de água… sempre que se regar. Fertilizante sólido, apenas se coloca em cima da terra e deixa-se ficar. Rega-se por cima e ao longo de 1 a 3 meses vai-se dissolvendo lentamente.
      No Inverno para-se por completo, só se rega com água.
      A poda… sempre que houver crescimento pode-se podar, não havendo, não se poda.

  100. joao nobre disse

    olá estive aqui a dar umas voltinhas pela net e descobri o vosso site adorei .sobre o Bonsai Gemengd gostaria de saber qual os cuidados que devo ter com ele na rega e em geral é que me foi oferecido mas nao me sabem dizer como o tratar obrigado e parabens mais uma vez pelo vosso site.
    abraço

  101. Claris disse

    Olá! Comprei um Bonsai da espécie Mini Jacaré – 4 anos, a alguns meses, na loja me disseram que os bonsais adoram água e que eu poderia até deixá-los mergulhado em água, depois de um tempo fazendo isso percebi que as folhas estavam secando, ficando amareladas, então não deixei mais o vaso mergulhado. e agora que li o o seu site vejo que posso ter matado meu bonsai fazendo isso, existe alguma coisa que eu possa fazer para salvá-lo? agora estou regando uma vez ao dia quando vejo que a terra já esta um pouco seca e deixo-o num lugar aberto, ele pega sol o dia todo, estou certa ao fazer isso?
    espero que você possa me ajudar

    • mestrebonsai disse

      Um bom exemplo dos disparates que se dizem por aí com desconhecimento TOTAL do funcionamento botânico!
      Os Brasileiros chamam Jacaré a uma das sub-espécies de Juníperus. Os juníperus não suportam nem solos encharcados nem solos secos. Preferem uma humidade “pano-torcido” constante.
      Infelizmente a recuperação desta espécie depende da força da planta, se existem áreas vivas, hidratação e ausencia de fungos. A ideia é não desistir e ir verificando.
      Para se saber se está vivo ou provavelmente não: belisca-se um bocadinho o tronco numa área muito próxima da terra. Se debaixo está verde, as hipoteses de recuperação são maiores, se está acastanhado (escuro ou claro) as hipoteses estão reduzidas a quase zero.
      Sol directo é outro dos problemas. As plantas querem muita LUMINOSIDADE, nada de sol directo. É preciso aperceber-mo-nos que uma planta em vaso passa a ter reacções completamente diferentes em comparação às que estão plantadas directamente no jardim.

      Uma EXPERIENCIA que aconselho vivamente. Colocar num vaso parecido com o do bonsai alguma terra, regar como se rega uma planta e colocar um termómetro espetado na terra. Coloque ao sol.
      Verifique a temperatura a cada 15 min e depois diga algo. Deixe até 1h e espante-se.
      CUIDADO, verifique com um pano ou luvas, evitará algumas surpresas.

  102. Ana disse

    Olá,

    Tenho uma Carmona que estava lindíssima, mas ultimamente está com as folhas murchas e ficando amarelas, faço a rega conforme na loja me explicaram, ou seja, fazendo a rega com a imersão do vaso. Penso que está a morrer. Que posso fazer para recupera-lo? se ainda for possível.

    Obrigada!

    • mestrebonsai disse

      As folhas amarelas é sinal de intoxicação por excesso de água a nível de raízes. A carmona é particularmente sensível a isso, principalmente quando a terra ainda é de origem e não permite as raízes respirarem correctamente.
      Rega por imersão MATA o bonsai, nunca se faz… até porque o problema dela é exactamente o descrito.
      Deduzo que esteja em Portugal, certo?
      Faça um transplante de emergencia, ou seja, arranje um vaso maior e transplante-a para lá, deve porém retirar cerca de 1cm ou pouco mais a toda a volta da terra (com um pequeno jacto de água é mais fácil), depois coloca no vaso e preenche em volta com terra.
      Após isso é IMPORTANTE verificar a humidade sempre na terra antiga, a terra antiga nunca pode secar. Na próxima época de transplante correcta (Primavera vegetativa – quando as plantas começam a “despertar” após o inverno) deve fazer um transplante correcto e com uma mistura adequada à espécie.

  103. Vanderly disse

    Ola, comprei um bonsai ha 3 semanas ( ficus microcarpa ginseng e rego ela quando vejo que a terra em cima esta seca, mas ha uns dois dias percebi que as folhas verdes estao a cairem , mas mesmo assim vejo bastante brotinhos nas pontinhas, isso eh normal? Moro em Londres, estamos no verão mas a temperatura em sempre meio frio hj por exemplo esta 22 graus. Gostaria de ter um aconselhamento por favor de como cuidar e o que poderá estar acontecendo?
    Obrigada
    Vanderly

    • mestrebonsai disse

      Os ficus são árvores de clima tropical húmido, ou seja, a terra nunca seca. Por isso devemos imitar o que se passa na natureza e manter a terra sempre húmida.
      O que também provoca a queda de folhas é a mudança de local nessa espécie. Sempre que se muda perde folhas. É uma evolução adaptativa da espécie, mas se exagerarmos nesse stress acaba por não ter força para reagir. No seu caso foi porque à 3 semanas ele estava num local e agora está noutro diferente.
      Mantenha a terra húmida e escolha um local com muita luminosidade. De verão NÃO Dê sol directo, mas de inverno não tem problema se o sol for fraco. Fertilize de modo muito diluído, 5 gotas de fertilizante para 1lt água e pode aplicar em todas as regas, se cumprir o que o fabricante diz, só pode fertilizar ao ritmo indicado no rótulo. Aconselho mais o meu método das 5 gotas ;-)
      Cumprimentos

  104. Cristiane de Lima Vitaliano disse

    Olá Mestre Bonsai,
    meu marido adquiriu um bonsai Ulmus Chinês, estávamos no litoral catarinense em janeiro. Era um mimo: copa bem cheia e verdinha. Acontece que moramos numa região extremamente fria no Paráná, durante o inverno é devastador à qualquer planta; embora eu acredite que esteja numa área protegida – todavia externa. Agora tem poucas folhas, e as que restaram estão amareladas. As regas são feitas sempre que a terra demonstra necessidade, não a fazemos todos os dias. Meu marido é exigente; e se o bonsai vier a morrer sei que vou levar a culpa; pois ele ama plantas e animais – mas os cuidados ficam por minha conta.
    Tenho esperança que as folhas retornem na primavera, mas ele não tem paciência para esperar.
    Por favor, qualquer conselho é bem vindo.
    Obrigada, Cristiane

    • mestrebonsai disse

      O ULMUS é de folha caduca no Inverno, principalmente se estiver exposto ao frio. Se estiver num interior moderado: 10 a 20 graus centígrados, apenas perde até metade das folhas, mais até por causa da luz estar mais fraca. Se estiver num local a baixo dos 10 graus, começa a ficar com muitas folhas amarelas e caem. Na primavera voltam a aparecer em força :-) por isso ele que espere ;-)
      Cuidado com aquecedores, não podem estar próximos. Coloque na Janela até começar a ficar mais quente, quando o sol for mais forte não o deixe ao sol, apenas dê luminosidade. A terra nunca pode secar por completo, tem de estar húmida, ou agora no seu Inverno até estar só ligeiramente húmida e volta a regar. Qualquer dúvida basta dizer… aqui ou no email ali do lado esquerdo debaixo do logotipo.

  105. Erivaldo disse

    Boa noite!
    Eu comprei um bonsai de tuia a aproximadamente um mês e no ato da compra estava verde e muito bonito.
    Eu moro em apartamento, porém o tenho molhado constantemente e deixado tomar o sol da mannhã, mas ele hoje se apresenta opaco e sem vida. Possível recuperar? O que fazer?

    • mestrebonsai disse

      Infelizmente dizem-se muitas asneiras no mercado das plantas :-(
      O Problema foi o de ter apanhado sol directo. Aparentemente desidratou!
      Quando diz “tem molhado”, quer dizer regado ou molhado as folhas? Não se molha as folhas, provoca o aparecimento de fungos.

      Continue a regar, não o tenha ao sol e não molhe as folhas… mas infelizmente parece estar muito mal. Mas não desista, continue a tentar. Se quiser pode enviar-me uma foto nítida que tento perceber melhor… envie para o email ali do lado esquerdo debaixo do logotipo

  106. ana aguiar disse

    tenho um bonsai focus gisengue e queria saber se devo burifar as folhas e troncos, sou novata enao queria que ele morre-se

    • mestrebonsai disse

      Os ficus são mais resistentes a esse tratamento de “borrifar”… mas não aconselho NADA. O mais certo é começar a ter problemas de fungos e bicho de algodão.
      Se o fizer de verão e de manha… até dá para o ir fazendo… mas de inverno nunca. Mas como eu disse: Não aconselho nada.

  107. Simone disse

    Olá Mestre
    Estou com uma duvida, fiz o plantio de um bonsai de um pé de Manacà, so que obeservei que algumas folhinhas estao com umas pintinhas amarelas, o que poderia ser? Posso trocar a terra para adubar uma vez que esqueci de colocar britas no fundo do vaso. Este pé de Manacá era um mudinha que tinha na casa de minha mãe, resolvi tentar fazer esse bonsai.

    • mestrebonsai disse

      As pintinhas amarelas podem ser várias coisas.
      Pode ser um fungo, parecido com o “fungo da ferrugem”, em que um fungicida pode resolver.
      Pode estar “semi-queimado” por algum agente quimico, spray…!
      A brita no fundo do vaso nao serve para nada. Isso é algo que não tem razão de se fazer. Eu sei que se diz por aí… mas nem sabem explicar a vantagem de se fazer isso… porque nao tem.
      Terra normal (humus) e um pouco de terra barrenta misturada é suficiente.

      Tem prato com água debaixo do vaso? Não pode.
      Borrifa as folhas com água? Não pode.

      • mestrebonsai disse

        Esqueci-me de dizer que em princípio o seu Manacá tem o nome científico: Brunfelsia uniflora
        Dá jeito saber para pesquisas na net :-)

  108. Cristina disse

    Boa Tarde,

    Comprei o meu 1ºBonsai em Outubro de 2010, a paixão é tanta que hoje tenho 17 Bonsai e como sou novata nesta arte, venho muito aqui e confesso que encontro informação, esclareço as duvidas e aprendo!
    Parabens ao Mestre Bonsai!!!!

    Obrigada

    Cristina

  109. Simone disse

    Oi Mestre, sobre o bonsai que te falei abaixo, era um pinheiro mesmo.

  110. Simone disse

    Olá Mestre, gostaria de recuperar um bonsai que morreu, na verdade nao sei que tipo de arvore que é, mais pelo detalhe dos trocos parece que tem umas folhinhas secas de pinheiro, estava na casa de minha mae, esta sem folhas nenhumas, somente o tronco e ums galhinhos, aterra esta dura , mais meio umida, na terra tambem existe umas graminhas poucas, nao sei bem o nome acho que uma garminha aveludada, ma ajude a salvar o bonsai….

    • mestrebonsai disse

      Sem saber a espécie é mais difícil, pode enviar foto das agulhas secas e tronco para o email ali do lado esquerdo debaixo do logotipo.
      Se for mesmo Pinheiro as hipóteses são muito reduzidas, mas se for um Pseudolarix (Larix dourado) pode ter as folhas a cair com aproximação do Outono (!).
      Regue bastante a terra e volte a regar quando estiver apenas humida, nunca deixe secar completamente. Deduzo que esteja no Brasil, que epoca do ano se aproxima aí? A Graminha… será musgo?

  111. Sara Lopes disse

    Olá
    Acabei de comprar um Bonsai, designado por Carmona.
    Gostaria que me indicasse a melhor forma de efectuar a rega desta espécie.

    Obrigada

  112. Bruna Rânelly disse

    Olá Mestre, me ajudee.. Ganhei um bonsai de Romã no Natal de 2010 e eu queria muiito um.. Sendo que nao sabia muito como cuidar vim as fontes da internet e coloquei meu bonsai na area, onde horas estar com um pouco de sol , mas na maior parte do dia estar sombra! Estava lindo ate eu viajar e deixar de regar-lo .. agora ele estar morrendo, com folhas amarelas , mas o troco ainda estar verde por dentro :/ me ajudeee!!! tenho muito sentimento por ele :( desde ja obrigada

    • mestrebonsai disse

      Bruna, parece-me ser Brasileira pelo “sotaque” na escrita :-) Estou correcto? Está no Brasil? Onde se encontra está frio? Calor? Que época se aproxima? De frio ou de calor?
      Como rega? Tem prato com água debaixo do vaso?
      As Romazeiras são árvores de folha caduca, quando começa a ficar frio perdem a folha. Quando chega a Primavera começam a brotar de novo.

      Aconselho a dar o máximo de luminusidade e regar bastante quando tem de regar, quando a terra fica apenas com “humidade-pano-torcido” volte a regar.
      NUNCA pulverise as folhas.
      Responda-me às perguntas em cima e a partir daí resolvemos.

  113. Patrícia de Ávila disse

    Bom dia MestreBonzai,

    Preciso muito da sua ajuda. Já nem sei oq fazer… h vou levar minha bonzai para ver se ele morreu de vez.. ou se ha alguma esperança :´(
    As folhas estão todas secas a quase um mês. ja coloquei fertilizantes, ja a replantei, troquei a mesma de ambiente diversas vezes. estou perdida… Esta arvore e meu xodó. a tenho a 2 anos e 8 meses e isso ja aconteu :(
    Me ajude por favor oq faço???

    • mestrebonsai disse

      Ola.
      Peço desculpa corrigir, mas é BonSai. Não existe BonZai… quem costuma escrever assim são os espanhois que devem estar a confundiz com banzai (que quer dizer “10 mil anos” e era o que gritavam os kamikaze.
      Vem aqui à loja?
      Sabe a espécie do bonsai?
      Verificar se está morto: belisque a casca do tronco perto da terra um pouquinho, verifique se está verde debaixo. Se sim, está vivo, se não, pode estar morto, mas continue a regar e espere pela primavera.
      Quando um bonsai está a perder as folhas, NUNCA se fertiliza. Pode ser exactamente pelo excesso de fertilizante que se está a matar o bonsai!
      Trocar o ambiente é um stress para o bonsai, quantas mais vezes se mudar pior, estamos a enfraquecer a árvore.
      Pode contactar-me directamente no email ali do lado esquerdo debaixo do logotipo.

  114. [...] manter as plantas de casa/escritório vivas.Como matar caracois e lesmas :-)BONSAI – IMPORTANTECUIDADOS A TER COM OS BONSAIRecuperar o BonsaiComo apanhar um rato sem ratoeiraBonsai – Natal 2008Como se livrar das toupeirasOs [...]

  115. Chakras disse

    Thank you ever so for you blog article.Thanks Again. Cool.

  116. mitch disse

    hey!! eu comprei um bomsai a pouco tempo. ele esta sempre no interior e questumo regar 2 a 3 vezes por dia, pois a terra questuma estar húmida. mas hoje reparei que esta a ficar com a folhagem murcha, o que faço? nao sei qual o nome do bonsai, tem uma folhagem simples. peço ajuda sff

    • mestrebonsai disse

      Saber a espécie é essencial, pois as regas dependem disso… entre outros factores.
      Se quiseres/puderes envia uma foto para o email ali ao lado debaixo do simbolo, ajuda.
      Rega bastante mesmo, entretando deduzo que estejas no Brasil (por causa de estar quente :-) ), transplanta o bonsai para nova terra, mas evita partir as raízes, depois rega bastante, mas não fertilizes até ao próximo ano.
      Folhas murchas é sinal de estar num sítio quente ou ao sol. Coloca num local com muita luminusidade mas sem sol directo.

  117. [...] e lesmas :-)BONSAI – IMPORTANTEComo se livrar das toupeirasFicus GinsengFICUS a perda de folhasCUIDADOS A TER COM OS BONSAIRecuperar o BonsaiPresepios pintados – Antes e DepoisComo apanhar um rato sem ratoeiraNovas Montras [...]

  118. Fernando Barros disse

    Boa tarde, um Amigo comprou uma ficus Microcarpa Ginseng, gostaria de alguma informação sobre o tratamento mais adquado para ele, será o mesmo da ficus retusa?
    Obrigado por estar sempre pronto para ajudar

  119. Mestre disse

    Ola Carolina, Flores ou folhas? Sabes a espécie do bonsai?Sem ver o bonsai a terra, etc é mais dificil, mas pode ser a rega, água a mais provoca isso, pode ser um problema de fungos nas raízes, ou até solo inadequado! Estas coisas todas depende também do sítio onde se compra.Basta enviar-me email com fotos e detalhes que ajudo mais. (Ver na pag principal lado esquerdo debaixo da morada)

  120. carolina disse

    comprei um bonsai ontem, mas hoje reparei que as flores estão amarelas e a cair. será que o bonsai esta a morrer ?

  121. Mestre disse

    É sim.Protege-o do frio, mantem a terra humida mas sem ser encharcada. Se estiver num interior mais quente é menos perigoso.

  122. Sérgio disse

    tenho um bonsai ( ficus),com seis anos,mudei de vaso dois dias antes do inverno: É PERIGOSO ?

  123. Mestre disse

    Tens muita informação aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/JabuticabaContudo acho que não é de folha caduca! Se caíram amarelas isso quer dizer que estava com água constante nas raízes!Tem de dar mais detalhes de que cor caiu a folha, clima local, como regou, se está em vaso ou no solo, etc

  124. jamile disse

    POR QUE MINHA JABUTICABEIRA ESTA SEM FOLHAS? CAIRAM TODAS É NORMAL? POR CONTA DA ESTAÇÃO??

  125. Douglas disse

    obrigado pelo esclarecimento do convivio com um bonsai, mas ainda tenho duvidas, quanto a especie e cuidados que devo ter com ele.

  126. Cristina disse

    li atentamente.e vou seguir os conselhos.e quando tiver alguma dúvida envio um mail.obrigado

  127. Magda disse

    obrigada :D

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.391 outros seguidores