MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

Como matar caracois e lesmas :-)

Publicado por Mestre Bonsai em Fevereiro 18, 2009

Ultima actualização: 10/12/2013 (Actualizações pequenas)

Pois… estes animaizinhos tiram-nos do sério Sorriso
Como nos podemos livrar deles? “Humanamente”… ou não Piscadela

  1. Melhor altura para as caçar é de noite. As lesmas e os caracóis têm hábitos nocturnos.
  2. O melhor método de se livrar deles “humanamente”, é apanha-los e deita-los para uma mata, longe de casa prefiro lixeiras, ajudam a processar o nosso lixo Piscadela. Um bom método para não sermos nós a fazer é pôr os filhos(as) e/ou sobrinhos(as) a faze-lo por nós com um pagamento simbólico… 1 centimo por caracol? 1 rebuçado por caracol, ou 10 caracóis? Usem a imaginação.
  3. É um animal sensível à desidratação, e morre se colocar-mos sal sobre eles.
  4. Com cerveja: cortar uma garrafa de plástico ao meio, e enterrar de cabeça para baixo (com a tampa). Colocar a cerveja, os caracóis e as lesmas não conseguem resistir. acabam por morrer afogadas.
  5. Isca de casca de batatas: Colocar o prato próximo às plantas infestadas, em pontos estratégicos. No dia seguinte matar os animalitos com sal de cozinha.
  6. Outro alimento que não conseguem resistir é a laranja. Por isso, pode-se colocar uma laranja aberta e esperar que elas a invadam para mandar sal para cima delas (cuidado que o sal na terra torna a terra inútil para as plantas)
  7. Esmagá-las com os pés. (único processo com 100% de eficácia.)
  8. Colocar cascas de ovos esmagadas ou cascas de caracóis, conchas partidas ou cinzas nos vasos. Pode usar também borra de café. Para além de adubar os vasos, as lesmas não gostam de deslizar sobre estas superfícies (será que lhes lembra um mini cemitério da sua família?).
  9. Outra barreira popular é a cal, mas cuidado com as plantas.
  10. As lesmas detestam as seguintes plantas que podem agir com preventivo: calendula, cosmos, equinácea, papoila, e alfazema.
  11. Besouros e passarinhos são seus predadores naturais. As galinhas podem ser uma boa opção.
  12. “O “Jornal Horticolo-Agricola” de Outubro de 1904, citando o “Bulletin de la Société d’Horticulture de Genève”, sugere ainda mais uma técnica para tentar acabar com estas pragas. Um horticultor colocou à tarde a um canto da sua horta umas poucas de cenouras; de manhã cedo quando as ia buscar, verificou em volta delas, grande quantidade de lesmas e caracóis. Repetiu a experiência, espalhando pequenos montes de cenouras em vários pontos da horta. Calculou que no espaço de dois dias matava 460 caracóis e lesmas no espaço de um metro quadrado” In.
  13. Evitar regar à noite, e as acumulações de àgua.
  14. NOVO:  Colocar um pequeno recipiente com alimento sexo de cão/gato e borrifar essa comida apenas um pouco, colocar um vaso por cima mas de modo a que os caracóis/lesmas entrem. Durante a noite eles vão lá comer, no dia seguinte, ou durante a noite, apanha-los e deitar fora (bem longe)/matar.
  15. PREDADORES NATURAIS: Galinhas, Patos, tartarugas, ratos, cobras, ouriço cacheiro, Licranços (existe um mito que diz que mata pessoas mas é mentira, é um lagarto ápode (sem pernas) e não faz mal nenhum).

Tambem usei alguma informação dos sites: Mãos à terra e Quinta do Sargaçal

PARA APENAS OS EVITAR/USAR

a) Colocar uma barra/fita de cobre a toda a volta do vaso. Os caracois não passam a fita/barra.

b) Se tiver um compostor fechado, coloque-os lá dentro, ajuda-lo-ão a decompor/transformar o conteúdo.

c) Usar uma barreira de cobre: Os caracois/lesmas não gostam
do contacto com este metal, por causa do sulfato de cobre

.

.

.

.

.

.

About these ads

69 Respostas para “Como matar caracois e lesmas :-)”

  1. Thalita disse

    Gente comprei uma isca de lesma, de cor azul granulados LESMAX, PAGUEI 7 REAIS NUM SACO QUE SO USEI 2 COLHERES E MATOU TUDO. MUITO BOM RECOMNEDO.

  2. iza raquel lopes disse

    eu quero saber de algum remédio eficaz para matar as lesmas elas estão acabando com minha orta, me fale um nome por favor!

  3. paulo ferrais disse

    acho que vou passar cantida quiboa , ou pulverizar gazolina , nao sei o que fasso mais

  4. ROSA MARIA disse

    gostei da casca do ovo e da borra de café vou fazer.

  5. marta disse

    na minha cs esta cheio de lesmas e elas ficam a maior parte do tempo no umido

  6. Alessandra disse

    Parabéns pelo site. Essa troca de conhecimento que a internet permite é fantástica. Vou testar as orientações e volto para dar meu testemunho. Obrigada Alessandra

  7. Daiany disse

    Faz algum tempo que as lesmas começaram a aparecer aqui em casa de noite quando me levanto e vou à cozinha tem lesmas no chão na parede quero saber se existe algum veneno para mata-las eu tenho medo de usar esses venenos porque eu tenho um gato o que eu faço são lesmas gigantes as vezes encontro até três juntas as vezes sinto fome a noite e quando vou a cozinha comer algo sempre tem lesmas e assim eu acabo não comendo sempre tenho que tomar cuidado para não pisar em cima delas ou tocar nelas quando vou ligar a lampada ela ficam até mesmo na torneira estou cansada disso coisa nojenta.Em cima da pia tem uma planta com um vaso

  8. inezia rabisquim disse

    Eu so quero saber, se o cal expanta as lesmas ou so mata, e se tem um veneno para afasta, essa praga de dentro de casa?

  9. gabrielle victoria fernandes pereira disse

    o caracol é capaz de sobreviver quando cai de um muro meio que pequeno

  10. AI EU ODEIO LESMAS E CARACOL, E QUERO ESTERMINAR COM ELAS DA MINHA CASA QUE NOJO ESTE BICHOS TRAZ DOENÇAS GRAVES AS PESSOAS. há quantos filhotes pode colocar uma lesma e o caracol….

    • mestrebonsai disse

      De 10 a 50 ovos de cada vez. A grande maior parte pode sobreviver. A ideia é ir eliminando… use as varias técnicas que são referidas. Nunca os deixe vivos num terreno ao lado… deite fora mesmo longe, ou mate.

  11. Rogério Paiva disse

    Olá, boa noite. Meu jardim está cheio de caracóis idênticos ao da primeira foto desta pagina. Tenho medo que sejam hospedeiros de algum parasita que nos faça mal. Você sabe alguma coisa a respeito? Abraços

    • mestrebonsai disse

      Todos os caracois têm parasitas. Na maior parte dos países não tem problema, porém em alguns países podem infectar humanos se comidos… geralmente tal é referido pelo ministério da saúde local ou do próprio país… Africa, regra geral, são algo perigosos como alimento e devem ser BEM cozinhados

    • ivone disse

      deixe ferramol no local acaba tudo e não é prejudicial a crianças e nem a cães

      • mestrebonsai disse

        Para quem não sabe, Ferramol é um composto químico. Existe uma marca com esse mesmo nome e existem outras marcas que o usam na composição.

  12. Fabiana Favoretto disse

    Olá boa noite!!! Tenho um bonsai q observei que está com camujos/caracois sei lá e como faço para me livrar deles.

  13. antonio carlos panerari disse

    compro um veneno chamado lesmicida e cultivo minha horta tranquilo ele mata tudo desda menorzinha ate a mas grande

  14. Carlos Gonçalves disse

    Quer as lesmas quer os caracóis comem farinhas e daí é perfeitamente normal que tentem alimentar-se das rações de outros animais como acontece com o caso das rações para cães, gatos, pássaros, etc…

    A teoria da cerveja é na minha opinião bastante falível e a melhor solução não destrutiva/mortal para os caracóis e lesmas, é o uso de borra de café que afasta cria uma real barreira aos caracóis.

  15. mari disse

    Pessoal,descobri uma maneira eficaz contra as lesmas e caracois nojentos.éclaro que vcs terão que ficar a noite de prontidão,de preferência quando for dia chuvoso é a hora que elas aparecem é só jogar cal virgem,porque além de mata-las desecam todas até aquele maldito caramujo africano que dizem ser transmissor de varias doenças,aqui em casa não falta mais cal virgem ele mata todas as bactérias existentes nelas e não é como o sal que deixa aquela gosma.
    Bjs e façam o texte.

  16. luana disse

    Mestrebonsai eu amei o site ficou bem montado. É minha primeira vez no site, e estou tentando se informar do que tem.
    Já vi que voce trabalha com bonsais né? Eu amo bonsais e meu padrinho me emprestou um livro sobre bonsais mais eu devolvi. =)

  17. elton disse

    me ajuda ae encontrei na racao do meu cachorro um monte de lesma, e perdi uma cachorra ja sera que ela morreu por comer lesma ? e a outra cachorra ta ficando igual, magra…. to achando q ela vai morrer.

    • mestrebonsai disse

      Será que pôs remédio para matar as lesmas em algum lugar que as cadelas pudessem ir comer?

      Geralmente as lesmas não são venenosas. Eu investigaria o que possa estar acontecento em outros locais… comida, água…

  18. Daniela Andrade disse

    Eu tenho lesmas no meu quintal também e fiz experiência jogando um spray a base de fumo de corda em cima delas e funcionou, morreram todas.

  19. Endreo disse

    Meu patio tem muitos caracois qual a maneira mais eficaz de combate-los

  20. Hélida disse

    Boa Tarde, estou precisando muito de ajuda, as lesma estão tomando conta da minha casa, quando me levando de manhã, tem lesma por toda minha cozinha, não sei mais o que fazer, que nojoooo… n posso deixar nada em cima da pia q elas veem… Por favor alguma solução pra isso??? Desde jah obg.

  21. minica lima disse

    ola mestre li me ajude minhas plantas estao cheias de lesma e eu vou escavoca e tambem vejo os seus ovos como faso pra acaba com essas pragas …

  22. leticia disse

    as lesmas , estao na ração do meu cachorro eu tiro elas de la e elas voltam ! o canil dele tem vários objetos guardados sera que é isso ?
    tem algo que eu possa colocar em volta para elas sumirem ?

    • mestrebonsai disse

      Não. É mesmo para comer a ração do cachorro. Coloque um prato razo (Tabuleiro) com água debaixo do prato de ração. As lesmas não gostam de nadar :-)
      Tem varias ideias aqui nos comentarios e no artigo sobre Caracois

  23. karla disse

    que faço para matar e acabar com as lesmas elas invadem minha casa toda noite

  24. carine disse

    Oi!! Olha, estou numa briga desenfreada contra lesmas e caracóis. Aqui em casa, eles devoraram da noite pro dia minha horta. Há duas noites atrás, fui no local onde fica minha pequena plantacao e fiquei apavorada com a quantidade e o tamanho desses bichos. Sem pensar muito, coloquei sal e, embora nojento, funcionou. Mas eu vou ter que cacar lesmas todas as noites?? Porque agora que quase nao tem mais o que comer na horta, elas partiram pras flores. E como moro na Inglaterra, com esse tempo murrinha, que é pura umidade, estou meio desorientada…

    • mestrebonsai disse

      Entendo perfeitamente a preocupação. Sua horta tem muro em redor? Era boa ideia conseguir predadores de lesmas e caracois e mantê-los por aí ;-)
      Se não é possível e são mesmo muitos, começa a ser necessário usar algum tipo de veneno p+ara lesmas/caracois.
      Mas sim, um bom método é sair todas as noites 15min/30 min e caçar os bichos, mas depois mata-los ou deitar fora longe, senao voltam. Fazer isso durante algum tempo acabam por ficar em números muito reduzidos.
      Depois é mais fácil usar as armadilhas tradicionais ;-)

  25. lucelia disse

    as lesma invadirão minha casa o que eu faço

  26. Mary disse

    Mary

    Coloco sal durante o período da noite e elas realmente desaparecem.

  27. Rosa disse

    A melhor maneira que encontrei para acabar com as lemas nas minhas plantas foi ferver agua e jogar nelas sem custo algum, não encontrei outra forma.

  28. sara disse

    oi li os comentarios

    e o que n pressebi foi po que quiseram dizer de cal…???

    o que entendo por cal e o que havia antigamente de tinta e isso ???que se desemvolvia em agua ???

    espero resposta

  29. bel disse

    incrivel; mas elas ficam em baixo da terra.

    • mestrebonsai disse

      Sim, caracóis e lesmas escondem-se debaixo da terra em tempo frio. De verão, depende da sub-espécie. Algumas enterram-se outras escondem-se debaixo de pedras, plantas etc.
      Também é o local onde poem ovos… e conseguem escavar uns 10cm sem dificuldade para depositar os ovos.

  30. Norma Scheer da Silva disse

    Li os comentarios e receitas de como eliminar os caracois e lesmas, ja fiz de tudo mas são tantas que é impossivel colher alcuma couve ou flor na horta e jardim.
    Agora vou esperimentar dar ceveja a elas, foi a única coisa que faltava.

  31. Sonia Machado Wanderley disse

    Plantei 4 pés de cerejas e para minha surpresa os caracois deram cabo de cerejas de 2 pés e os outros 2 tivemos que colher ainda verde, pois se deixassemos já não tinha nada, pois os pés tem 3 anos ainda e agora que começou dar frutos. Gostaria de saber o que fazer para acabar com estes bichinhos que odeio, na proxima safra?

    • mestrebonsai disse

      Em árvores é um pouco mais fácil e “simples” :-)
      Sem exageros, fazer uma mistura de
      3 partes de cal
      1/2 de sulfato de ferro
      e 1/4 de sulfato de cobre . Pincela-se um anel no tronco da árvore pelo menos 30cm.
      APENAS SE APLICA UMA VEZ de 6 em 6 meses no máximo. Se possível apenas uma vez por ano.
      Apenas porque a cal é agressiva e apesar de ser na casca é sempre absorvida pela planta, e nem todas gostam.

      Se estivessempos a falar de um citrino (laranjeira/limoeiro…) A medida de sulfato de ferro passa para 1 parte para 3 de cal, o sulfato de cobre mantém a medida 1/4. Neste caso não é para os caracois, mas para as formigas.
      Neste pode ser aplicado 2 vezes por ano, sem problemas

  32. Mestre disse

    +—————————————————————————————————————-+| IMPORTANTE: Cuidado com comentarios repetidos muitas vezes, a Microsoft bloqueia o perfil ..|+—————————————————————————————————————-+

  33. Mestre disse

    Ola RobertaEu prefiro o método mais natural: a) Adopte um animal que coma as lesmas. No meu jardim eu tenho 1 ouriço que adoptou o meu jardim, sapos, e as mais trabalhadoras, as tartarugas. b) Todos os dias, na hora que anoitece, mas fica mais fresco, apanhe um mínimo de 20/dia… :-) Se tem filhos, ponha eles a fazer isso ;-) Faça um concurso… adeus bicharocos.Tem muito mais lá em cima.

  34. roberta disse

    A NOITE MINHA CASA É INFESTADA DE LESMAS.OQUE POSSO FAZER?(QUANDO ACORDAMOS TEM GOSMA POR TUDO)

  35. Mestre disse

    Alguém perguntou: "veneno de caracois exposto ao tempo durante uma semana pode matar caes?"SIM, MAS… depende de vários factores.a) Veneno (que tipo é: ver embalagem e cuidados)b) Tamanho do animalc) Quantidade Ingeridad) Tempo que fez durante a exposição. (Chuva? Sol?)e) Como estava espalhado o veneno. (Agrupado ou disperso)Em qualquer caso deve-se ler rótulos, ter cuidado com o que lá é referido e dispersar o veneno, mesmo assim… todo o cuidado é pouco.

  36. Mestre disse

    A brincar… Existem povos que comem lesmas… caracóis não é preciso ir muito longe. Os Lisboetas aqui em Portugal adoram :-)Experimentei uma vez, não gostei, parecia que estava a comer borracha!

  37. Danilo disse

    Coma elas

  38. Olga disse

    Muito útil a informação sobre os caracois, e já agora será que há remédio natural para as formigas, e para as topeiras (estas são terriveis a fazer tuneis pelo jardim fora…)??? :)

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.391 outros seguidores