MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube
  • It is a lame translation, but it is a translation :-)
  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 2.418 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 406,138 _ Desde 10/2010
  • Julho 2009
    S T Q Q S S D
    « Jun   Ago »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

MANJERICOS

Posted by mestrebonsai em Julho 1, 2009

MANJERICOS
COMO MANTER VIVO O MANJERICO
WIKIPEDIA: O manjerico (Ocimum minimum L.) pertence, tal como o seu parente mais próximo – o Manjericão (Ocimum basilicum L.) – à família de plantas Lamiaceae.
Em Portugal, o manjerico é uma planta bastante associada com as festas de Santo António e de São João, realizadas em 13 de Junho e 24 de Junho, respectivamente, em vários municípios. Na tradição popular das festas em honra de Santo António em Lisboa, por exemplo, é costume os rapazes comprarem um manjerico num pequeno vaso, para oferecer à namorada, o qual traz uma bandeirinha com uma quadra popular, por vezes brejeira ou jocosa.
Aromática de folhas ovaladas e ponteagudas e verdes, flores pequenas, brancas e com cheiro, em cacho florescendo entre Julho e Setembro.

Conselhos:

1. Podar as flores mal comecem a nascer para prolongar a vida do manjerico. Porém se queremos plantar os nossos próprios manjericos manter pelo menos algumas para que se obtenham sementes mais tarde.
2. Deve ser transplantado para vasos de barro com uma drenagem excelente para que as raízes respirem e não haja acumulação de fungos.
3. Tem de estar exposto a muita luz, se exposto a sol, até e apenas até 10h e/ou depois das 18hs. Estando exposto ao sol TEM de estar bem regado.
4. Colocar prato com água debaixo do vaso ajuda a manter a humidade nas horas de maior calor. Alguns conhecidos retiram a água à noite obtendo melhores resultados no prolongamento da vida da planta. Evitar deixar secar a terra.
5. A mistura de terra ideal é de 1/3 de humus e 2/3 de argila.
6. Propagação: Em tabuleiro de propagação por semente, em Janeiro/Fevereiro (em estufas) ou Junho/Julho. A mistura deve ser o oposto da usada para a planta adulta. 2/3 Humus e 1/3 argila. Deve-se manter a mistura bem humida. A planta aparece em 2 semanas aproximadamente, em poucos dias ganha folhas e força e pode ser transplantada em grupos de 3 a 4 para vasos individuais, onde são tratadas como planta adultas.
É uma planta anual, pelo que é difícil manter de um ano para o outro, mas não impossível. Tudo depende da temperatura do local onde se encontra que não convem ser inferior aos 10 graus centígrados. Geralmente guardam-se as sementes para o plantio da época seguinte.
Mangerico, S.João, Santo António, S.Pedro, Porto, aromatica
Mitos e verdades: “Deve-se tocar no mangerico com a palma da mao e cheirar a mão, pois cheirar directamente mata a planta”. De modo nenhum é um mito interessante, mas não é verídico. Contudo o manjerico reaje muito mal à proximidade de alcool e de alho… talvez álitos “mais invulgares” tenham fortalecido o mito ;-).
.
Se me quiserem ajudar a manter o site basta clicar aqui e na janela que abre clicar no anuncio Uma Vez. Depois é só fechar. Obrigado
About these ads

Uma resposta to “MANJERICOS”

  1. Miguel Parro said

    Tenho um desde Junho e esta grande e bonito!
    Planta maravilhosa.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.418 outros seguidores