MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube
  • It is a lame translation, but it is a translation :-)
  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 2.418 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 405,873 _ Desde 10/2010
  • Dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « Nov   Jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

Recuperar o Bonsai

Posted by mestrebonsai em Dezembro 29, 2009

Ultima actualização: 13/3/2014

Ver imagem em tamanho realComo Recuperar o Bonsai
ou O que fazer quando o bonsai está doente
Este deve ser sem dúvida um dos temas mais procurados da net em relação ao bonsai!
Em primeiro lugar tem de se aperceber de algo. Cada espécie de planta com que se forma o bonsai (ligustrum, carmona, ulmeiro, etc) tem necessidades particulares devido à sua evolução genética em relação à sua origem geográfica. Foram milhares de anos a evoluir no sentido de ter mais ou menos sol, mais ou menos água, exposição a insectos, etc, etc.
Por isso A ESPÉCIE É MUITO IMPORTANTE. Vejam algumas fichas tecnicas aqui.
Vamos aos pontos mais comuns que quase todos me perguntam:
* Bonsai morreu?  Risque o tronco com a unha junto à terra, está verde debaixo? Existe uma hipotese de recuperação. Está castanho? (Marron). Se sim em principio estará morto. Mas não desista, continue regando.
* Não tenha o bonsai ao sol. Muita luminosidade mas nada de sol directo.

http://mestrebonsai.wordpress.com/2008/10/02/cuidados-a-ter-com-os-bonsai/

* Como Regar CORRECTAMENTE?  Mantenha a terra húmida. Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco.  Rega-se por cima da terra e nunca se mergulha o vaso.

http://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/

* Não se fertilizam bonsai doentes a não ser que a doença seja falta de um componente na alimentação. Se não sabe, não fertilize.

http://mestrebonsai.wordpress.com/2011/10/04/fertilizantes-adubos/

* Insectos? Opte pelo metodo mais natural em primeiro lugar. Vá retirando… se o fizer todos os dias… acabam por desaparecer…mas se está a fugir do controle ou prefere usar algo mais rápido, use um insecticida. Tenha atenção e obedeça à distancia de segurança do fabricante

* Juniperus / Thuha (Tuia) / Cupressus / Pinus: a ficar cinzento ou a secar (marron)
Retire todas as areas secas. Não borrife as folhas que vai provocar o aparecimento de fungos que matam a planta. O local onde está pode ser quente e/ou ventoso o que obriga a uma desidratação mais rápida. Não fertilize.
Já leu este artigo? http://mestrebonsai.wordpress.com/2013/06/16/juniperus-comprado-no-brasil/

Existem outros pontos que tornei importante em: http://mestrebonsai.wordpress.com/2009/08/20/bonsai-importante/
e este documento que costuma seguir com todos os bonsai da loja, mas em versão melhorada: http://mestrebonsai.wordpress.com/2008/10/02/cuidados-a-ter-com-os-bonsai/
mas um documento chave aqui colocado é sem dúvida o: http://mestrebonsai.wordpress.com/2009/04/22/ajuda-tecnica/
A recuperação do bonsai tem de ser feita mediante os sintomas apresentados, pelo que se só está a ler esta linha Piscadela veja o link já referido: http://mestrebonsai.wordpress.com/2009/04/22/ajuda-tecnica/
O Mais importante é capaz de ser este: CUIDADOS GERAIS  http://mestrebonsai.wordpress.com/2012/10/16/resumo-de-cuidados/
Em dúvida fale comigo Correio electrónico: mestrebonsai@hotmail.com
Por último, se estiver aflito e precisar da opinião de um especialista, passe pela loja Mestre Bonsai:
terei todo o gosto em fazer um diagnóstico GRATUÍTO assim como o devido aconselhamento para manter o bonsai vivo. MESMO QUE NÃO TENHA COMPRADO O BONSAI CÁ. A sério PiscadelaBoca aberta
About these ads

233 Respostas to “Recuperar o Bonsai”

  1. bruno moraes said

    oi boa tarde, estou com um bonsai de amora mais ele ta crescendo para fora do vaso posso poda ela e também não esta tando fruto o que posso fazer ?

  2. Rita de Cassia Cognac Carelli said

    Tenho uma serissa, ela ficou bem desidratada, então fiz a hidratação, deixando-a numa bacia com água durante algum tempo (não lembro agora, mas segui o que li na internet), depois de um tempo, transplantei-a, sem podar raízes, para um vaso maior e continuei regando, nasceram folhas, mas só de um lado, o outro lado está com galhos sem folhas já há alguns meses, ela está bonita, mas só de um lado. O que faço, corto estes galhos ou podo as raízes e a coloco no antigo vaso de bonsai? Obrigada. Aguardo ansiosa a resposta.

    • O outro lado pode estar morto… após um stress desses não se cortam raízes.

      Risque o ramo com a unha, está verde debaixo? Existe uma hipotese de recuperação. Está castanho? (Marron). Se sim em principio estará morto.

  3. Olá ,ganhei um bonsai(Amora) já replantei em um vaso um pouco maior só que as folhas estão amarelando faço a rega um dia sim e um dia não. Onde ele fica pega o sol da manhã. o que fazer?

  4. Nicole said

    Oi meu bonsai ficus boni esta ficando com as folhas amarelas e caindo? Ele esta em um vaso pequeno devo fazer a transplantação e a adubaçao ?
    Brigado desde ja !

  5. Monique said

    Olá boa noite,

    Ganhei um bonsai há duas semanas, e agora as folha estão ficando amarelas e secas nas pontas e caindo!! Reparei que na superfície das folhas apresenta uma camada fina de pó. Isso seria fungos? Como posso resolver este problema?

    Obrigada

  6. larissa said

    Ola, meu bonsai de romã esta ficando sem folhas, o que eu faço?

  7. Daniel said

    Olá Mestre

    Comprei um bonsai Carmona 5 anos ainda não fez uma semana no Leroy.
    Mal cheguei a casa fiz uma transplantação para um vaso maior de acordo com o seu artigo sobre este assunto, as raizes ocupavam praticamente o vaso todo (era pequeno)! Coloquei o substrato para bonsai q tem terra e aquelas pedrinhas para facilitar a drenagem.
    Agora tenho a sensação que as folhas têm passado de verde escuro a verde mais claro, será q irão para amarelo?
    Tem estado junto a uma janela q dá sol durante a tarde mas tenho uma cortina blackout o que não dá a mesma intensidade do sol. Em relação à rega tem sido uma vez por dia..
    Que acha?
    Obrigado

  8. Dina said

    Ola! Ofereceram.me um bonsai ulmeiro com 8 anos. Esta em minha casa, ha uma semana e começou a ganhar umas folhas amarelas e qd passamos com a mao elas caiem todas. Todos os dias apanha 2/3h de sol directo, so n percebo se estou a fazer a rega correctamente. Agradeço se me puder ajudar!

  9. ivana schafer said

    Olá. Comprei um bonsai Erica Japonica. Gostaria de saber qual a melhor estação pra se fazer o transplante? E o que devo utilizar para fazer a “terra” dele de novo?

    Obrigada!

  10. Bom Dia,
    Tenho um Bonsai de cerejeira, ele tem idade aproximadamente 5 anos, fui fazer a troca de vaso, coloquei adubo( se a troca foi certa ou não não sei lhe dizer ), mas após feita essa troca de vaso meu bonsai começou a ficar com o tronco preto e as folhas que estavam brotando acabaram caindo hoje ele se encontra preto sem folha, não desisti dele, gostaria de ajuda. estou recando ele acada dois dias.
    Poderia me ajudar ?

  11. Fábio said

    Boa tarde, tenho um bonsai cerejeira e ela parece estar com fungos , pois no começo do tronco estacon um pó branco, e estou preocupado, e também as folhas dela estão secando nas pontas sendo que cuido dela e rego, estão secando do começo adiante, por favor me ajude a resolver o problema estou muito preocupado

  12. Fábio said

    Boa tarde, tenho um bonsai cerejeira e ela parece estar com fungos , pois no começo do tronco esta branco, e estou preocupado, e também as folhas dela estão secando sendo que cuido dela e rego, estão secando do começo adiante, por favor me ajude a resolver o problema estou muito preocupado 😓

    • Acho que respondi no email… é calcário. Experimente escovar com uma escova de dentes velha e veja se consegue remover.
      Se a cada 6 meses escovar o que se acumula, não terá problemas. A cada 2 anos deve-se transplantar o bonsai e se conseguir, escovar o que houver do calcário com uma escova de arame (latão) mais durinha.

  13. Vivian Lima said

    Comprei um bonsai de azaleia que veio com muitas flores brancas e rosadas, mas com aparência de quase murchas…Chegando em casa coloquei-o embaixo da janela no quintal, onde pega sol pela manhã e fica ao abrigo do sol o resto do dia, todas as outras plantas que tenho ali estão lindas e floridas…mas ele, em 3 dias ali, murchou completamente. Deu uma podada retirando todas as flores murchas e algumas folhas secas e coloquei em um vaso maior completando com um pouco de terra nova. No entanto ainda está com aparência de seco e morto. O que eu faço??? :(

  14. Reginaldo De França Lima said

    Olá bom dia tenho um bonsai shimpaku e ele esta ficando marrom o que devo fazer pra não deixar morre, aprecio muito os bonsai mas o tempo que tem pra ele é só a tarde porque passo o dia todo fora. Preciso de ajuda pra não deixar morre….

  15. henrique said

    ola, tenho uma tuia ouro quando comprei tava bem verdinha, agora as folhas estão meio marrom do caule para as pontas, oque sera que ta acontecendo, eu molho um dia sim outro nao , ponho para tomar sol da manha, e coloquei vitamina , pode me dar alguma informação sobre isso

  16. Thamyres said

    Olá, tenho um bonsai do tipo Erica Japonica, ela estava linda, toda florida, mas não sei o que aconteceu com ela, ela começou a cair todas as folhas, isso é normal? se nao, o que posso fazer para ela voltar a dar flores e folhas? como posso recuperar?

  17. Thaynara Tavares said

    Olá, possuo um bonsai tamarindo de 6 anos, como moro em apartamento eu saio durante o dia colocando ele nas áreas que batem sol, mas esse final de semana viajei e fiquei fora por 4 dias, quando voltei notei que suas folhas estão amarelando e caindo com muita facilidade, qualquer vento leve faz com que caia várias folhas, estou preocupada o que posso fazer?

  18. Rita de Cassia Jorgetto said

    Boa tarde
    Comprei um bonsai na ultima exposição que teve no Instituto Botanico, uma aroeira, que inclusive precisou ser replantada, na exposição mesmo foi passada para um vaso maior, faz 2 meses, chegou até a ficar as pimentas avermelhadas, mas do nada começou a secar as folhas e cair, caiu todas é normal isso ou ela morreu? O que posso fazer para salvá-la??
    Obrigado
    Rita de Cássia

  19. Ana Rebeka Melo said

    Tenho um bonsai de jabuticaba com cerca de 3 anos de idade. Mês passado coloquei adubo químico, porém em pouca quantidade. A uns 15 dias ele vem secando as folhas e caindo, hoje está praticamente pelado. As duas folhas que ainda existem estão secas e preste a cair. Rego todos os dias e toma sol diariamente também.
    Riscando o caule com a unha dá pra ver que está vivo, porém os galhos mais finos estão secos. O que devo fazer para meu bonsai de jabuticaba voltar a ter folhas saudáveis como antes?

  20. bia said

    o meu bonsai ta castanho e sem folhas já mudei a terra mas também pos fertilizante não sei o que fazer obrigada

  21. Aryanne said

    ola, bom dia
    Comprei uma tuia ouro a uma semana, mas a dois dias tenho reparado que ela esta com a parte interna seca, o que devo fazer?? aqui onde moro o tempo esta frio somente a noite, e estou regando somente quando vejo que esta seca, ou seja, dia sim dia nao e deixo em um ambiente aberto mas sem pegar sol , quero muito saber o que esta acontecendo e o que devo fazer.

  22. Stephanne said

    Olá! Tenho uma Tuia-azul à algumas semanas. Como aonde moro está meio frio, tenho molhado dia sim dia não e as manhãs tenho deixado ao sol bem fraco. Porém, os “espinhos” do meio (bem próximos ao tronco) estão amarelando e secando. Seria o caso de um transplante?

  23. Carol said

    Tenho dois bonsais um de Azaléia e outro de Amora, estamos numa época de muito calor, as molho todos os dias.

    O de Azaléia estava com 4 flores lindas e vários botões, assim que as flores murcharam as retirei, após isso todos os botões e folhas secaram, e a meses não nascem ramos nem folhas novas.

    O de Amora estava dando frutos, folhas e ramos novos.
    Porém os frutos secavam antes de crescerem.
    Um mês depois parou de dar frutos, as folhas novas e velhas secaram, murcharam e cairam, aconteceu o mesmo com os ramos novos.
    Agora ela está apenas com galhos.

    Após isso apliquei uma pequena quantidade (uma colher de sopa) do Fertilizante 4-14-8 nos dois bonsais. Mas nada mudou.

    Por favor, o que eu faço para que fiquem saldáveis novamente?

  24. dougfrzanatodoglaszanato said

    Ola, compreo um bonsai no mercado a juniperos tuia jacare, porem percebi que ela esta com umas folhas amarelas e secas mas ainda tem crescimento de novas folhas mas acredito que esteja doente, estou certo ou nao? se sim gostaria de saber o que posso fazer para que ela nao morra? nao quero isso pois ja me apeguei demais nela. Me ajude por favor nao sei mais o que fazer. Obrigado

  25. isadora said

    Tenho um cotoneaster de 4 anos, depois que o fertilizei ele começou a secar. Ainda restam algumas folhas verdes, tirei todo o fertilizante que havia colocado e troquei a terra. Irá melhorar? o que devo fazer?

  26. Douglas said

    Tenho um bonsai de 20 anos desses tradicional ele ficou por um tempo 3 meses ne um lugar muito abafado e secou 98% das folhas rego ele todos os dias e fertilizo uma ves por mes urgente por favor

  27. meyryenne said

    tenho um bonsai jabuticabeira e as folhas dele estao murchando e caindo.ele fica em um local com bastante luminosidade e eu nao decho ele ficar sem agua,eu ja risquei o tronco dele e ta verde eu naosei o que ta acontecendo com ele .por favor me ajude

  28. Ana Mira said

    boa tarde! eu tenho um bonsai, carmona! e neste momento tem as folhas murchas e secas! e eu nao sei porque… eu tenho regado de forma correta dia sim e dia nao! apanha sol, e nao esta no exterior! podem ajudar me? pf
    atenciosamente Ana mira

    • Pode não estar a conseguir absorver água. Provavelmente nunca foi transplantado e a terra pode estar demasiado compacta. Tem de regar muito, muito bem, mas não pode colocar ao sol directo.
      Convinha fazer uns transplante em condições.

  29. meiriene said

    tenho um bonsai jabuticabeira a 1 ano,e estou pretendendo viajar e nao tem ninguem com que eu possa deixar ele,como eu faço para que ele nao fique sem agua?

    • Durante quanto tempo?
      2 dias a 4 dias. Encha uma bacia com água, dobe toalhas e coloque dentro até ultrapassarem a altura da agua, regue o bonsai e coloque-o em cima da toalha.
      Mais de 4 dias. era bom um sistema de conta gotas: uma garrafa dependurada de ponta cabeça e um furo muito pequeno na rolha.. 1 gota a cada 15min era optimo. O bonsai não pode ficar ao sol. Só num local com luminosidade

  30. Boa tarde,

    Tenho um Bonsai Tuia Ouro. E um dia pedi minha mãe para deixar por uma hora no sol, e ela esqueceu por um tempinho a mais e algumas folhas secaram, estão bem amarela…e com o passar dos dias estou vendo o seu “verde” que era bem forte ficar apagado e. Estou com medo de ele secar. Como faço para salvar meu Bonsai??? Me ajuda por favor?!?!?!

  31. Thais Cruz said

    Boa tarde Mestre,

    A quatro dias ganhei um bonsai Cryptomelia Pipo de 08 anos, ele veio do Rio Grande do Sul e eu moro no Rio de Janeiro. Desde que chegou estou notando que a pontinha das folhas estão secando e agora ele não parece estar tão verde quanto chegou. Como aqui está fazendo muuuuuito calor, rego a terra 2 vezes aos dia (manhã e tarde), borrifo água nas folhas, no caule e no musgo de 3 a 4 vezes ao dia, e não estou deixando pegar diretamente o raio do sol, deixo apenas na varanda que é bem iluminada, mas ainda assim, parece que a cada dia que passa tem mais folhas sequinhas, não sei mais o que fazer, você teria alguma sugestão para me ajudar?
    Muito obrigada pela atenção!
    Att, Thais Cruz

  32. Renata said

    ola comprei um bonsai desse tipo http://mestrebonsai.files.wordpress.com/2012/11/thuja-standishii2.jpg troquei a terra mas mas folhas estão secando e quanto pega quebra os galhosinhos. Poderia me ajudar? obrigada

  33. Alessandra said

    Ola boa tarde,gostaria de uma ajuda se poder ;tenho um bonsai tuia chimpako e tenho observado que ela esta ficando com as folhas marrom;estou com medo dela morrer,pois não sei se é algum tipo de praga ou se esta secando,pois tem galhos com metade marrom e metade verde

  34. Hugo said

    Bom dia Tenho um Bonsai de Jabuticabeira, aramei ele a umas tres semanas, e transplantei a uma semana, agora as folhar estão caindo ainda verdes, o tronco quando passo a unha é verde, o que faço? é normal? E outra dúvida, quanto tempo depois de transplantar posso adubar?
    Agradeço

  35. Viviane said

    Bom dia!
    Preciso de ajuda.
    Comprei um bonsai numa feirinha típica de flores aqui em Recife/Pe, onde moro, o mesmo já possui 20 anos, e estava totalmente saudável, e já está há 03 meses comigo, e está morrendo, as folhas estão marrons e secas, mas o tronco e a raiz estão verdinhas, a questão é que ele ainda se encontra no vaso de plástico, e também continua com a mesma terra, o que devo fazer para salvar o meu bonsai, me ajude!

  36. Valerie Firmo Silva said

    Obrigada mestre,cairam muitas folhas ,mas hoje pela manhã quando fui rega-lo notei q. estão nascendo folhas novas .Graças a deus.Muito obrigada mesmopela ajuda..Um forte abraço e fica bem.

  37. Valerie Firmo Silva said

    Olá mestre! Tenho um bonsai de pitanga,faço suas regas todos os dias um dia só q. não reguei amanheceu comas folhas secas nodia seguinte cairam ficandoapenas 5 folhas ,seu caule continua verde. oq.fazer? por favor? Obrigada e umabraço.
    Valerie.

  38. Giovanna Almeida said

    Olá! Comprei um bonsai pinheiro, de 10 anos, há 2 meses. Ele veio de Holambra, São Paulo – Brasil, mas eu moro em Olinda, Nordeste do Brasil, que é uma região mais quente. O meu bonsai estava todo verdinho quando comprei, agora quase todas as suas folhas estão secas. Será que foi a mudança de clima? O que devo fazer?
    Grata desde já.

  39. Laryssa said

    Olá mestre! Eu tenho um Bonsai há um ano,comprei ele era um “bonsai baby” ..confesso que fiquei muitos dias sem rega-lo com o passar de alguns meses,mas as vezes eu molhava,delicadamente.Eu mantenho ele dentro do meu quarto,ao lado da minha janela,com ventinho e as vezes sol,moro no litoral.E ele está seco,todo marronzinho as folhas e raiz um pouco seca…o que eu faço? Muito obrigada!!

  40. Daniela said

    olá!
    recentemente adquiri uma tuia anã, é o primeiro bonsai que pego para criar..

    as folhas dele estão ressecando, como se estivessem enferrujando.. estou tendo o cuidado para que tenha sol e a irrigação adequada, mas acabei de ler em uma de suas respostas, que não se pode molhar as folhas, pois criam fungos.

    como faço para reverter esse quadro?
    hoje adquiri mais um, não sei a espécie, são duas em um vaso, e não quero cometer os mesmos erros.

    obrigada! e parabéns pela iniciativa!

  41. Macgyver said

    preciso de ajuda, minha tuia prata esta murchando, estou regando corretamente e ela tem pego sol diariamente mas não diretamente, devo retirar os galhos secos? regar mais de uma vez por dia? Vou tentar coloca-la no sol diretamente com exceção do horário de 10h-14h, isso ajuda? por favor o que fazer?

  42. Veronica Cunha said

    Já agora vivo em Portugal e o minha Carmona fica no hall de entrada. Tem luz moderada, a terra está sempre húmida pois rego todos os dias, como sempre fiz, ela floriu varaias vezes. Oh meu Deus nao a quero perder, por favor ajude me. Um abraço

  43. Veronica Cunha said

    Olá boa noite mestre,
    Estou muito aflita porque meu bonsai Carmona de 8 anos está a morrer. Tenho este bonsai há quase 3 anos e fiz o transplante dele para um vaso maior pois estava muito pequeno o vaso em que estava. Após o transplante a Carmona ficou bem , mas o vaso tinha um prato e minha filha sem saber o regou e deixou a agua lá parada. As folhas murcharam e estão a secar, todas da arvore. Estou aflitissima pois amo muito meu bonsai. Já reguei corretamente, e no desespero acabei por adubar para dar força, acho que deve ser o golpe fatal. Por favor me ajude, preciso saber o que fazer.
    Muito obrigada, desde já agradeço qualquer orientação para salvar o meu pequenino.

  44. Mirella Bacco said

    Boa noite! Tenho uma caliandra de 6 anos e notei a presença de alguns bichinhos minúsculos. Comprei um inseticida para jardinagem iniciante e o vendedor me assegurou de que este seria ideal e não traria problemas ao bonsai, mas aparentemente trouxe. Ele está com as folhinhas secas e costumavam fechar de noite e reabrir de manha. Agora não faz mais nada, apenas alguns ramos que parecem não ter sofrido. Algumas folhinhas estão caindo. Já lavei para tirar o inseticida. Deixo ao sol pelo menos 3 horas ao dia como de costume e rego quando a terra está seca (atualmente está frio então rego um dia sim outro não.). Não deixo a terra encharcada. O que mais poderia fazer? Estou cada dia mais preocupada. Sou de São Paulo, Brasil. Obrigada pela atenção.

  45. Maria eduarda said

    Olá Mestre, minha tuia prata esta escura mas as pontas estão verde. Raspei um pouco e ela esta com a cor branca, estou aguando dia sim, dia não .
    A terra esta úmida mas não sei se é falta de água.
    Aguardo resposta com urgência.

  46. isabela said

    Olá mestre …
    tenho um bonsai tuia azul faz 2 meses …
    passei a unha no seu tronco e ele esta meio esbranquissado , e suas folhas estão comessando a secar …
    não sei oque eu faço , não quero deixa-lo morrer !
    molho ele todos os dias até sair agua por baixo , e mantenho ele no sol de dia e de noite coloco ele em um lugar coberto !
    oque devo fazer para que ele seja eterno ??
    Obrigada . Atenciosamente Isabela Rodrigues

  47. Raphaela said

    Boa tarde! Tudo bom?
    Moro no Paraná. Tenho um bonsai serissa. Eu coloco água a cada 2 ou 3 dias e deixo-o pegando sol durante a manhã. Mas parece que ele está morrendo pois as folhas estão escurecendo e caindo. O que posso fazer? Muito obrigada!

  48. vanusa neves said

    oi Mestre, tenho um bonsai jovem que ganhei do dia das mães, e notei que ele está ficando meio murchinho, vi no seu site que não pode borrifar as folhas apenas molhar a terra, mas como sou novata e fazendo o que minha filha disse (a florista que recomendou) estava borrifando a folhas e colocando colheradas de agua na terra será que foi por isso que ele esta tão murchinho?

  49. SANAILDO said

    Ola no trabalho tem um Bonsai e não sei mas parece que ele morreu.
    quando eu dei conta que tinha um Bonsai logo tentei tratar adubei com farinha de osso, completei o vaso com terra preta adubada rego todos os dias e sempre fico de olho, mas não vejo melhoras, oque faço.
    ps: ah tem um galho ja grande saindo do pé dela sera que faz parte dela ou é outra planta que se apossou da rais dela ? eu ouvi falar que acontece.
    aguardo ansioso por respostas pois gostaria de salvá-la

  50. Francisco Souza said

    Olá. Tenho uma tuiá anã e ela está muito mal. Há umas três semanas atrás, percebi que as folhas estavam amarelando. Essa semana, a maioria delas ficou seca e está caindo. O que posso fazer para recuperar o bonsai?

  51. Diana said

    Bom dia! Tenho uma questão a colocar e estou desesperada por uma resposta pois nao encontro solução. O meu bonsai tem as folhas completamente murchas e estão a fica castanhas, eu realizei o transplante deste dia 6 de Abril e passado uma semana começou a ficar assim? pode ter sido do transplante? o que posso fazer para o recuperar? Obrigada

  52. Daiana Ferreira said

    Ó comprei um bonsai junior tuiu nana e o coloquei em cima do murinho entre cozinha e sala entre as portas, tem claridade e tem vento, mas as folhas estão ficando meia amareladas ou rosadas, rego diariamente não coloquei nada e não troquei de vaso nem coloquei mais terra. O que devo fazer para recuperar ele? Me ajude por favor! Daiana.

  53. Cecilia said

    Olá. Moro em Curitiba, tenho um bonsai de jabuticaba, com aproximadamente uns 2 anos, viajei por uma semana e ele ficou dentro de casa, próximo a janela com o sol da tarde. Quando voltei ele estava completamente seco. Isso já ocorreu a uns 2 meses, não o deixo exposto ao sol apenas pegando luminosidade e rego todos os dias, porem ele está com todas as folhas secas que caem lentamente, sem sinal de folhas novas. O que devo fazer? Ainda há recuperação? Obrigada.

    • Risque o tronco com a unha junto à terra, está verde debaixo? Existe uma hipotese de recuperação. Está castanho? (Marron). Se sim em principio estará morto. Mas não desista, continue regando

  54. Dayana said

    Oi…comprei dois bonsai ´tuia ouro estavão lindos quando comprei a duas semanas atrás, coloquei uma colher de chá de fertilizante e rego todos os dias até sair a água pelos furinhos…não mantenho água debaixo do vaso e as folhas amarelarão…eu podei as folhas amareladas, coloquei mais fertilizante, os deixo na luminosidade dentro de casa diante de uma porta de vidro na cozinha. Ainda há algumas folhas verdes, mas o tronco tá marronzinho…o que devo fazer pra não perder meus bonsais? ..Dayana dos Santos

  55. Ana said

    Olá.

    Tenho um bonsai carmona à cerca de 1 ano e meio. Até ao outono esteve saudável e com novos rebentos de folhas e flores, até que com a chegada do inverno e com a paragem do adubo (que diz no rótulo para parar nos meses de dezembro e janeiro) ele ficou murcho e com muitas folhas a amarelarem e a cairem, nem parece o mesmo. Voltei a dar o adubo agora no mês de fevereiro, mas não melhorou. Estou preocupada pois já tive outros bonsais de outras espécies e todos morreram. O que devo fazer?
    Agradeço a ajuda.

    Cumprimentos

    Ana

    • Acho que já respondi por email, mas aqui fica.
      Ficha técnica da Carmona: http://mestrebonsai.wordpress.com/2009/09/17/carmona/
      As carmonas não gostam de demasiada água… nem falta. No inverno ficam com folhas amarelas porque não gostam mesmo nada do nosso frio.
      Se a terra estiver apertada ainda é pior, pelo que o transplante a cada 2 anos é obrigatório. De inverno deve ficar num local mais aconchegado longe de correntes de ar e nunca exposto ao gelo/geadas…
      Não adubar/fertilizar de Inverno, mas quando a Primavera vegetativa começa sim, pode-se… desde que não tenha sido feito um transplante.

      • Ana said

        Agradeço a resposta. Espero que recupere. Transplantei-o em Setembro, faz este ano 2 anos. Costumava pô-lo na rua durante o dia, e penso que terá apanhado frio. Já o coloquei num espaço com mais luz e não o volto a colocar na rua até o tempo melhorar e ficar mais quentinho. Acho que também adubei demais, ainda por cima o adubo que lhe coloquei é químico… irei comprar um adubo líquido orgânico, pois sólido já tenho. Acho que agora é aguardar que melhore.

        Obrigada

  56. simone@jmasimoes.com.br said

    Boa noite mestre, meu nome é Simone, eu tenho dois bonsais, um é de azaléia e o outro é de tamarindo. Acontece que viajei no carnaval e os dois secaram completamente, estavam lindos antes de viajar, só que no Rio fez muito calor e a água não foi o suficiente, será que ainda tenho chance de recuperá-los. Agradeço uma resposta.
    Um abraço
    Simone
    simone@*******.***.br

  57. Davi said

    Meu Bonsai é uma tuia(Anã), ela ficou um bom tempo sem ser adubada, pois o adubo estava em falta mas eu ja adubei, só que suas folhas cairam. Ela pode morrer?

  58. Fernanda said

    Olá boa tarde! Sou do Brasil e adorei o seu site!! Acabei de ganhar uma tuia jacaré e estou muito preocupada. Muitos ramos estão cor de palha na base e vão esverdiando para a ponta. Devo podar tudo. São muitos assim!! Obrigada! Aguardo resposta!

  59. Ana Cavalcanti said

    Olá Mestre!

    Há 2 meses adquiri um bonsai do tipo juniperus. Deixava na minha sala com boa claridade e sol bem cedo. Regava sempre e agora ele está ficando todo marron. Será que está morrendo? Já pensei em trocar o vaso. já passei a unha no tronco e está marron, mas com cheiro forte de planta viva. o que faço? desde já agradeço a atenção. Ana Cavalcanti – Recife/PE

  60. izabela said

    Tenho uma tuia jacaré,mas há dois meses viajei por 3 dias e quando voltei a terra do vasinho estava completamente seca e a parte do topo do bonsai estava seco,depois de alguns dias ele secou por completo!Será q tem como salvá-lo ainda?raspei uma parte do tronco e ele está meio que branco,vou mandar umas fotos por email…

  61. antonio said

    OSS: Mestre, Gostaria de sua orientacão, tenho varios bonsais de ficus,porêm não estou conseguindo mante-los. Meus ficus estavam lindos quando comprei,agora estão sem vida,morrendo galhos, folhas amareladas.Mestre amo meus bonsais,estão plantados em 50% de substrato, 30% de areia lavada, 20% tijolo triturado, estão debaixo de sombrite sendo regado todo dia adubado a cada 30 dias com n-p-k 10-10-10. Mestre onde estou errando? Por favor me ajude.

  62. deise said

    boa tarde tenho uma bonsai da especie shimpaku so q di uns dias p casa as folhas delas estao secando ficando amareladas o q faço para reverter isso. grata

  63. Icaro said

    Mestre, lhe enviei um e-mail informando minha situação, ele esta bem seco, espero q não seja tarde, preciso urgentemente de ajuda!
    Agradeço desde já mestre!

  64. Marlon said

    Boa tarde!
    Tenho uma bonzai de jaboticaba e aproximadamente 2 meses atrás, podei um pouco suas raízes e coloquei novo substrato e a cada dia seus galhos ficam secos e suas folhas murchas. O que posso fazer para recuperá-lo?( OBS: quando corto o galho, a maioria deles estão com a parte interna verde). Desde já agradeço a atenção.

  65. Mel said

    Olá,

    Tenho um bonsai Carmona de quase 5 anos que agora está praticamente sem folhas e com tufinhos marrons nas pontas dos galhos (o que acredito ser fungo). Frequentemente também aparecem alguns pulgões, mas eu os retiro na mão (nunca apliquei remédio). Até pouco tempo ele estava dentro de casa, mas agora o coloquei na varanda, onde bate bastante sol para ver se melhora. Acredito que ainda esteja vivo, pois podei alguns galhos outro dia para ver como ele reagia e pude notar que a maioria ainda está verdinho por dentro. O que posso fazer?

    Obrigada!!

    • Os tufos fazem parte da planta. É aí que nascem as folhas e nao devem ser removidos.
      Os pulgões devem ser combatidos com insecticida proprio se começarem a ser um problema.
      Sol directo MATA quando a planta está dentro de um vaso.

  66. fabiane said

    Olá…ganhei um bonsai não sei lhe dizer a especie, ele esta em um vaso que me parece pequeno pois suas raizes estão saindo para fora e caio todas suas folhas gostaria muito de recupera-lo o que faço por favor!!!!!

  67. Olá Mestre…
    Eu conheci seu site hoje, e eu me senti seguro de poder te pedir uma ajuda, já que em outros sites de bonsai não senti confiança em perguntar…
    Eu tenho um pré bonsai de pinheiro, ele tem um palmo mais ou menos de altura…
    De um mês pra cá, ele está secando drasticamente, eu fui a revendedora pedir ajuda, mas de nada adiantou…
    Ela pega sol das 07:00 as 8:00, rego mais ou menos em dia sim e dia não…
    as folhas secaram todas e algumas poucas caem se eu toco…
    Vou enviar fotos amanhã.

    Tem salvação??? Socoooooorro!!!

    • Reparo que escreve do Brasil, é mesmo um Pinheiro ou uma Tuia ou um Juniperus?
      Se bem que o tratamento é quase igual nos três. Deve-se evitar sol directo. Dá-se muita luminosidade mas nada de sol directo. Deve regar sempre que for preciso. Nunca se deve deixar a terra secar completamente. Pode ter prato debaixo do vaso mas nunca pode ter água nele.
      Regue bastante e não o tenha ao sol.
      Estas espécies gostam de climas frios, ao sol só mesmo os plantados nos campos ou jardins. Em vaso nunca devem estar ao sol directo se o vaso aquece.

  68. Déborah said

    Olá,
    Comprei um bonsai de Tuia jacaré há um mês, suas folhas estavam bem verdes. Eu rego todos os dias, mas não sabia em qual lugar o deixar, então procurando na internet li em alguns artigos que essa espécie gosta de sol 6 h por dia. Qdo o coloquei sob o sol, suas folhas amarelaram e tem algumas secas. Já troquei de lugar e agora ele não pega sol direto em nenhum momento, mas não há nenhuma melhora em suas folhas. Você tem um sugestão do que eu possa fazer?
    Obrigada

    • Não pode apanhar sol directo, principalmente porque está dentro de um vaso.
      A terra nunca pode secar. Deve-se dar muita luminosidade mas nada de sol directo. Não borrifar as folhas. Cortar as folhas secas.

  69. Larissa said

    Olá, tenho um bonsai jovem (Tuia) moro no nordeste. Quando ganhei a minha planta ela estava bem verde, agora está com galhos e folhas secas, mas no topo ainda está verde e macio. Queria saber o q está acontecendo, estou com medo que meu bonsai morra, não sei se estou regando direito ou colocando no sol por muito tempo. O que devo fazer?

    • Não o deixe ao sol directo, mas dê muita luminosidade. Dê água sem nunca deixar a terra secar, mas sem prato com água debaixo.
      Corte/retire as folhas secas. Não borrifar as folhas.

  70. Elis Regiane dos Santos Machado said

    ola mestre meu bonsai esta com as folhas secas a terra td seca………estou molhando e conversando com ele…..a terra dele saiu td com uma chuva forte coloquei outra mas acho q ele nao gostou dessa terra oq devo fazer colocar a terra preta…………..por favor me ajude ele era da minha mae………

  71. Kátia said

    Olá Mestre,

    Tenho um Bonsai de jabuticaba, ganhei a aproximadamente 1 ano. Ele esta muito lindo, lindo cheio de folinhas verdes… Todos que o viam, elogiavam…
    POrém fui viajar, durante um final de semana, e deixei ele na cozinha de casa, como o tempo esta bastante seco em Sao Paulo, acho que foi isso. Todas as folhas cairam, e não estao nascendo mais… Mudei ele de lugar, agora estou deixando na parte externa da casa, onde pega o sol da tarde.

    Como faço para recupera-lo???
    Costumava rega-lo de 2 em 2 dias….

  72. Daniel Oliveira said

    Olá, mestre. Por favor, me ajude. Meu bonsai de jabuticaba está com as folhas secas, mesmo as pequenas ficam completamente secas e caem. Rego duas vezes ao dia, ele fica ao sol apenas pela manhã. Se for problema na terra? Como resolver?

  73. Jorge Alex said

    Saudações mestre!
    Preciso de ajuda. Sou de Lisboa, entretanto estive 1 semana fora e quando regressei deparei-me com o meu junipero muito seco. A terra estava completamente seca e a folhagem bastante mirrada e mole, nem parecem espinhas mas sim folhas, em termos de volume de matéria verde estava irreconhecível, mas ainda com espinhas, apenas muito mirradas. Mantém-se verde mas muito flácido, não está seco mas mole. Eu rego-o sempre de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias e nunca pensei que acontecesse isto numa semana. Ele está virado para nascente mas com um muro na frente, pelo que só recebe sol direto das 10h às 14h, sempre se deu bem e estava a rebentar em pleno após a ultima vez que o despontei há sensivelmente 1 mês e meio. A minha questão é… será que se irá salvar? Terei morto o bonsai por falta de água? Sendo a espécie himalaia suponho que esteja preparada para ambientes secos, mas o estado em que o encontrei assusta-me. Necessito urgentemente de recomendações afim de salvar o meu juni! Desde já obrigado por qualquer ajuda. Abraço.

    • Jorge Alex said

      De novo mestre.
      Ainda ontem reguei abundantemente e vaporizei a folhagem, hoje já se apresenta mais vivaço mas ainda assim com as espinhas muito fechadas. O que mais noto é que ganhou “firmeza”, os galhos estão mais firmes e mesmo o brilho ficou mais notório. Com estas melhorias será indicio de que ainda está vivo? Espero que sim, mas aguardo indicações sobre o que mais posso fazer. Obrigado.

      • Evite vaporizar as folhas… ganham fungos. No caso do Juníperus chega a ficar cinza e infecta toda a árvore matando-a.
        Sim, deve ter reagido à rega e não ao borrifar. Não deixe a terra secar.
        Só o tempo dirá… os juniperus são de reacção lenta e só mais para a frente dará para nos apercebermos do resultado.

    • É por isso que eu digo que é errado e ridículo ensinar às pessoas que se deve regar de X em X dias… ou colocar X tempo ao sol! Isso não tem lógica… é apenas uma regra fácil de florista!

      Regue bastante, não deixe a terra secar. Não fertilize.
      NÃO o deixe ao sol… é por isso que está assim. Dê-lhe MUITA luminosidade mas nada de sol directo.

      Não, não está preparado para secas extremas. Na natureza existem raízes que vão mais fundas e retiram humidade do sub-solo. Evitando assim a desidratação excessiva.

      • Jorge Alex said

        Não mestre, eu não uso regras preconcebidas em nada! Tenho aquas há mais de 20 anos e aprendi muito com eles em questão de adaptação, passando esses conhecimentos depois para as plantas e mais recentemente aos meus projetos de bonsai. Eu observo e busco sempre as melhores condições de adaptação e resposta em tudo o que crio, por essa razão e só mesmo por ter consciência de que tinha as condições para desenvolver os junis é que adquiri outro nestes dias, um squamata blue que encontrei num fornecedor e que envasei logo, estando ainda à espera que se adapte minimamente para aramar e despontar de seguida. A regra de regar de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 dias tem a ver com o que verifico constantemente, em virtude das necessidades dele. Eu não referi, mas ele encontra-se ainda em formação num vaso plastico de 2 litros sensivelmente, com substrato de dolomita, areia grossa e terra, pelo que estando a desenvolver-se perfeitamente com essa regularidade de regas, e tendo regado por dois dias seguidos antes de sair, tomei como seguro que ele aguentaria perfeitamente 6 dias sem rega, que foi o período que estive fora. Foi realmente um choque pois a diferença do que vi quando o deixei para o estado em que estava quando regressei era assombrosa. Ele estava a desenvolver-se muito bem e como disse estava repleto de novos brotos. Agora os brotos continuam lá, mas as agulhas mirraram para a espessura dos próprios brotos, quando antes estavam muito mais “cheios”, praticamente da espessura deste que adquiri agora.
        Vou agora mesmo tirar umas fotos para que possa comprovar e quem sabe dar-me a sua opinião quanto à salvação dele. Vou fazer isso agora e enviar por email. Já o deveria ter feito ontem.

      • As plantas não se “adptam” como os animais. As plantas demoraram milhões de anos a obter características relativamente à região geográfica de crescimento… pelo que ou a condição ou é igual ou melhor para a espécie para sobreviver, caso contrario ou morre ou nunca será saudável.
        A dolomita deixa a terra mais solta mas não tem vantagens nutritivas. A areia grossa ajuda na drenagem (em climas secos deixa de ter utilidade) mas tambem não tem vantagens nutritivas

      • Jorge Alex said

        Enviei as fotos mestre. O meu mail é o freddy25. aguardo a sua opinião, por favor.
        Se porventura me disser que é provável que sobreviva, vou precisar também dos seus conselhos para a tutorização dele e a possibilidade de execução das ideias que tenho imaginadas para ele. Mas também não quero abusar da sua ajuda nem ser chato lol
        Uma coisa de cada vez, por isso apenas peço a sua sincera e conhecedora opinião… estará o meu juni condenado, ou haverá possibilidade de o salvar? E que melhores condições lhe posso oferecer para que recupere melhor?
        Eu sempre o mantive no mesmo local. Quando o adquiri ele tinha bastante mais vegetação e com os caules muito longos. Eu apenas aproveitei o que tinha e criei uma estética imaginária para ele. A partir do início tive algumas intervenções com ele mas sempre espaçadas, aramamento feito apenas em duas ocasiões e despontagem por outras duas vezes, sempre alternadas, pois ele sempre manteve vigor, tanto em cor como em crescimento ativo, muito mais desde o fim do inverno. Eu pretendo fazer um jhin no caule mais ativo, por isso o ter aramado mais firme sem muita estética (por enquanto), do tronco oposto a ideia será fazer cascata com varios troncos pequenos dispostos horizontalmente em varios niveis. Ele sempre respondeu bem e sempre teve uma cor escura, quando cheguei ele estava assim, claro e mole, embora hoje já esteja um pouco “menos mal” do que ontem quando o vi… :(
        Em relação à questão da nebulização, eu raramente o faço, até porque acho que suja o juni, mas tinha a ideia de que todas as coníferas tinham a capacidade de absorver humidade pelas suas folhas/espinhas e que poderia auxiliar em dias mais quentes, sempre pela manhã ou ao fim da tarde mas em pouca quantidade sempre.
        Quanto aos fungos, neste exemplar nunca vi, mas no novo que adquiri, observei que alguns ramos inferiores estavam cobertos por uma “substancia” negra e oleosa. Pensei mesmo que tivesse sido encostada a algum tipo de oleo pois cheirava parecido a isso, pelo que eliminei todos os troncos que estavam assim, todos eles inferiores e no mesmo lado. Será isso um indício de que, em vez de qualquer óleo, ele está sim a sofrer com fungos?? Se sim, poderei usar canela também nos junis para prevenir o aparecimento de mais fungos, sobretudo do lado que apareceu “oleado”?
        Peço desculpa por ser mesmo chato :p
        Mas a verdade é que estou bastante preocupado, não descarto a infíma possibilidade que haja para o recuperar. Não me lembro de estar assim por causa de uma planta desde que uma vez o meu cerus monstruosos criado desde que era uma sementinha caiu do 2º andar! Nesse dia desci a escada a chorar hehehe
        …mas a verdade é que devido a esse episódio, consegui criar várias estacas e ainda hoje tenho duas delas comigo, espero que este acidente com o meu juni seja tão auspicioso quanto o do cereus XD
        Mais uma vez, a minha gratidão por toda a ajuda. Abraço.

      • Não é nada chato. Respondi ao email.
        Sim existem possibilidades de o salvar, não deixe a terra secar completamente, mantenha-a humida (muito importante em tempo quente) e como eu disse não borrife as folhas mas… pode borrifar com uma solução de Calda-Bordalesa que ajudará a evitar complicações.
        Faça o Jin apenas quando estiver saudável, senão o risco de perda de ramos é muito grande.
        Sim, os Juníperus também apanham fungos, até mesmo míldeo quando são jovens. Fungos pretos são preocupantes e deve ser tratado quimicamente. Ferrujem (fungo alaranjado) é mau… mas se borrifar os juniperus com solução de calda-bordalesa geralmente evita isso tudo.
        Canela é interessante para cactos ou plantas não lenhosas ou semi-lenhosas. Para juníperus ajuda pouco. Mas mal nao faz.

        Não é o único a “chorar” por uma planta… eu quase faço isso sempre que vendo um bonsai que até gostei e uns meses depois a trazem seca a dizer que não sabem como aconteceu… e até se ve claramente que foi falta de água.
        Os meu não vendo… e não tenho comprados, se bem que ás vezes me apaixono por um ou outro bonsai mais interessante, mas com tantos não tenho tempo… bom isso são outras historias :-)

      • Jorge Alex said

        Obrigado mestre!! ;)
        Era tudo o que eu queria ouvir. De facto noto algumas melhorias, o meu juni já está mais hirto, espero que tudo não tenha passado de um susto. Perdoe-me o alarmismo, mas não sou capaz de ficar a olhar sem saber o que posso fazer para o salvar, daí o ter bombardeado com todas estas preocupações. O meu obrigado e as minhas desculpas pela necessidade de atenção que exigi de si.
        Realmente é um problema quando navegamos na internet e nos deparamos com tantas opiniões diferentes. Na maioria dos sítios o que leio é para deixar os junis a pleno sol e para utilizar substrato pobre arenoso, bem como providenciar muita humidade à folhagem, o facto de eu ter utilizado esta mistura foi por uma questão de qualidade, sei bem que a dolomita e o areao não contém nutrientes, mas a dolomita é um pouco alcalina e os junis preferem o solo um pouco calcário, uma vez que eu reciclo a água das TPA dos meus aquas nas plantas e a mesma tem sempre um ph proximo de 6,9 ou 7 devido aos substratos que utilizo, achei que poderia ser uma boa alternativa para evitar a acidificação demasiada do solo. Também utilizei tanto a dolomita como o areão para que a terra não compacte muito e mais ainda em vaso de plástico como está penso que seja bom para evitar a estagnação do solo no interior.
        Com a sua resposta surgiu no entanto outra preocupação… no meu juni novo, notei que apresenta algumas pontas cinzentas! Retirei tudo o que consegui ver e confirma-se que está do mesmo lado em que apresentava aquela oleosidade inicial. Já coloquei um pouco de canela mas não sendo o mais indicado talvez tenha de recorrer à calda-bordalesa. O problema é que eu desconheço o que isso é ou onde a posso adquirir. O mestre tem algum espaço físico ou loja aqui na região de Lisboa? Onde poderei encontrar a calda-bordalesa e porque outra designação se encontra no comércio? Agradecia imenso essa nformação. E se fosse caso de ter atelier ou loja eu poderia mesmo levar os meus “meninos” para que pudesse observar in-loco e me aconselhar melhor.
        Eu também não compro bonsais mestre. O único que comprei foi este juni novo, apenas porque foi o primeiro squamata blue que vi à venda e porque já tinha o meu velhote a desenvolver-se em condições. Tudo o que tenho sou eu que crio. O meu juni já desenvolvido retirei de um jardim público (ops, não devia dizer isto lool) onde estava quase na passagem pedonal desse jardim, pisado de um lado e acompanhado de presentes caninos por todos os outros, estava estiolado com galhos grandes mas em notórias dificuldades, eu vi a planta, pesquisei na net o que era e depois de ver o que era e as condições que poderia oferecer fui lá “adoptá-lo” ;)
        Apesar de ainda estar em pré-bonsai, já está comigo há mais de 1 ano.
        Quanto ao resto estou neste momento a fazer estacaria de scheffleras pois não tenho muito espaço no exterior, como tenho uma schefflera em casa há uns 4 anos sem problemas decidi tentar amestrar umas estacas para bonsai de inetrior. Se eu tivesse mais condições teria certamente mais exemplares, mas com os meus catos e com as orquídeas da esposa não dá para mais heheh
        Apenas para constatar resultados, mais daqui a pouco vou tirar mais umas fotos e envio-lhe. Após a sua resposta e com as poucas mas visíveis melhorias, estou um pouco mais tranquilo ;)
        Mais uma vez, muito obrigado mestre.

      • Sem problema, sempre que precisar. E não é alarmismo… algumas espécies tem que se actuar de imediato ou pode ser tarde demais.
        Infelizmente na Internet toda a gente sabe fazer copiar/colar ou então copiar/traduzir mal. Os casos têm de ser adaptados ao país e à zona geografica neste. A minha preocupação é sempre que me descrevam o local onde está o bonsai e os sintomas.
        Ao apenas traduzir-se sites e colocar noutro (isto é plágio e muitos não se apercebem) estamos a usar a experiencia daquela pessoa com aquela espécie Naquele local geográfico.
        Ou seja se o site é Ingles a planta está habituada a um clima mais frio e o sol é quase sempre demasiado fraco e equipara-se ao nosso sol de Inverno. Ali as plantas raramente queimam. Em Portugal se dermos as mesmas instruções para por exemplo uma planta no Algarve, matamo-la no mesmo dia, basta não ter água suficiente.
        Depois tem algo que se chama Experiência… e muita gente, incluindo floristas, dão informações sem sequer entenderem o mais básico dos básicos.
        Calda bordalesa é sulfato de cobre + cal viva + água. É uma mistura em que se deve ter cuidado com as concentrações.
        Em Lisboa não tenho, só no Porto. Mas existem drogarias em Lisboa? À moda antiga? pergunte ;-) Pergunte em algum horto se lhe conseguem o produto. Os Grémios vendem também.
        Em geral são se encontra com outro nome, mas uma ou outra superfície de hipermercado de vez em quando vendem o “Sulfato de Cobre para aplicação hortícula”, não tem tudo mas serve perfeitamente.
        Futuramente tentarei “passar” uns dias em diversas partes do país e ajudar um pouco mais e inclusivè dar alguma formação. Para já ainda não consigo.

      • Jorge Alex said

        Boa noite mestre.
        Estava deserto para picar as mãos, por isso decidi dar uns mimos aos meus amigos junis ;)
        Tanto no que secou, que tinha muitas espinhas que não apresentavam crescimento, como no novo em que suspeito que tenha fungos, pensei que uma deponta poderia ser útil. Aproveitei e fiz mais correções estéticas do que de folhagem, ainda assim espero que não tenha sido nada forçado para eles.
        Enviei mail com algumas fotos que tirei. Sei que são algumas mas estão em sequencia, pelo que retrata cronologicamente as alterações que fiz.
        Qual a sua opinião mestre? Abusei da sorte, foram alterações benéficas ou nem por isso? Que mais me recomenda fazer?
        Grande abraço e muito obrigado por tudo.

        p.s.- reparou nas duas “pinhas” que surgem nas imagens mestre? Presumo que será bom sinal de adaptação, ou é natural em todos os espécimes, mesmo envasados?

        p.s.2- eu apenas utilizo a desponta manual, com a ponta dos dedos, não utilizo tesoura nos junis. No entanto, poderei utilizar tesoura para as raízes, ou mantém-se a regra de não utilizar ferramentas de corte?

      • As alterações parecem boas, não foram demasiado drásticas pelo que está no bom caminho. A ideia é começar a dar-lhe forma devagar e sem pressas. Com o tempo o bonsai fica “à maneira” ;-)
        Pinhas? Não encontrei, mas sim, todas as espécies a partir de uma determinada idade amadurecem e fazem o percurso natural de uma grande árvore na natureza, desde que tenham nutrientes e condições para tal.
        Sim, a desponta manual é melhos para os juniperus, não deixa marcas de oxidação, mas quando são novinhos e ainda em formação não é preciso ter demasiada preocupação. Só quando se começa a ter um bonsai mais estável é que fica “feio” mostra-lo com áreas de corte castanhas ;-)
        Sim, raízes pode cortar com tesoura… cuidado é para não cortar em demasia.

  74. nuno mendes said

    Boa noite,
    Tenho um bonsai com 1,20m de altura quando mo ofereceram eles tinha as folhas verdes mas agora as folhas tem caido e tem vindo umas folhas mais clarinhas e algumas estão amarelas. O que estou a fazer mal? Agradecia ajuda pf pois nunca tive nenhum bonsai

  75. Andreia said

    Olá, Tenho um bonsai amoreira de 12 anos nos Açores. Ele estava muito bonito cheio de folhas, e estava no exterior e protegido da chuva, pensava eu. Deu muita chuva à dois dias e acabou por apanhar o bonsai, as folhas ficaram meladas, praticamente podres da chuva toda, e as folhas hoje estão completamente secas e a cairem todas. O que posso fazer?

    • Não pode ter prato com água debaixo do vaso. O vaso TEM de ter furos de drenagem. Transplante para um vaso com terra nova (NÂO adubada) e mantenha a terra húmida, nem água a mais nem seca

  76. daniela said

    Olá boa tarde, tenho um ulmeiro com 7 anos. ele começou a deixar cair as folhas, depois voltou a renovar mas desta vez as folhas nao cairam, secaram mesmo. várias vezes as folhas cairam e rebentaram de novo e o meu ulmeiro estava bonito, mas desta ultima vez o musgo murchou e eu decidi transplantar ate porque estava na altura. Nao sei o que faça, as folhas esmurcharam, ele esta a secar e nao tem musgo no solo!
    me ajuda

    • Se secaram quer dizer que não conseguiu absorver humidade. Regou? Faltaram regas?
      Após transplante a terra nunca pode secar, tem de estar sempre húmida mas sem ter prato com água debaixo do vaso.
      Regue bastante sempre que regar, mesmo que para manter a terra húmida seja preciso regar todos os dias ou varias vezes ao dia.

  77. ester maria said

    ganhei um bonsai tuia de prata,comprada em super mercado,dois meses estava lindo.depois disso começou secar as folhas.e as raizes ja estava passando pra fora do vaso.fui instruida a poda-lo as folhas raizes e transplanta-lo,com nova terra.e assim fiz .ja tem vinte dias.dei uma raspadinha com a unha o tronco esta marronziinho.estou mergulhando ele na bacia,de dois em dois dias.o que devo fazer para recupera-lo.sera que ele esta morrendo ou ainda tenho esperança de recupera-lo.por favor me ajude.obrigado.

    • Não pode estar ao sol directo. Muita luminosidade mas nada de sol directo.
      Mantém-se a terra sempre húmida, nunca pode secar totalmente.

      Podar as raízes durante o transplante… foi à sorte? é que se podarmos sem pensar podemos matar a única forma que a planta tem de absorver humidade.

      O marron no tronco não é bom sinal, em principio é tarde demais. Regue e mantenha a terra humida mas sem prato com água debaixo… as plantas às vezes surpreendem.

  78. joseane said

    ola boa noite meu bonsai secou completamente as folhas estao caindo esta muito seco sera q ainda tenho a chance de recupera lo? nao sei sua especie moro em um lugar muito seco e quente sempre preferi molha lo a noite ou pela manha e coloquei no sol na parte da manha q posso fazer gosto tanto da minha plantinha socorro me ajude..

  79. Ana Luísa said

    Boa Noite! Tenho um Bonsai Carmona de 5 anos há uns meses. Tem estado bem até há umas semanas que o comecei a por a apanhar no exterior (abrigado) durante umas horas, e quando dei conta estava infestado de formigas. Pus pouco insecitida de plantas (o unico que tinha e estava em panico) e desde então as folhas começaram a secar e a cair, Não o voltei a por no exterior. Mas já quase não tem folha nenhuma. Que devo fazer? :( :( :(

    • Os insecticidas são muito violentos, principalmente quando não são próprios para plantas.
      Casos destes deve-se colocar o insecticida apenas à volta do vaso ou nas paredes do vaso, nunca na terra.
      Regue e mantenha a terra humida. Deixe-a no local onde sempre foi bonita. Esperar pela recuperação que pode ser de 1 a 2 meses dependendo do stress.

      • Ana Luísa said

        Olá e obrigada pelo conselho. Entretanto já tinha posto de volta o vaso no exterior, com muita luz mas debaixo de um abrigo. Acho que gosta do sítio porque passados dois dias começou a rebentar e as poucas folhas que tinham voltaram a ganhar cor.

  80. Rita said

    Boa tarde! Há alguns meses tenho notado que algumas das folhas do meu bonsai vão ficando amareladas e essas acabam por cair (as mais pequenas caem apenas ao toque). Outras folhas mantêm-se verdes mas a ponta fica seca e outras (a maior parte) parecem-me saudáveis. Mas o maior problema são mesmo as folhas amarelecidas…julguei que poderia ser por estar a apanhar muita claridade e então coloquei-o num lugar com menos exposição solar mas o problema manteve-se, apesar de eu ir tirando as folhas amarelecidas (também são sei se é isso que se deve fazer). Qual será o problema? Até agora nunca lhe apliquei nenhum produto, só rego com água…

    Muito obrigada! Rita

    • Rita said

      Esqueci-me só de referir que se trata de um Ligustrum…Obrigada mais uma vez! Rita

    • Qual é a espécie do bonsai?
      As folhas amarelas representam geralmente um problema a nível de raízes, tal facto pode ser acelerado com a falta de luz adequada.
      Dito isto… tem prato debaixo do vaso? O prato tem água?
      Folhas amarelas… faz-se exactamente o oposto do que fez: Dá-se mais luminosidade, mas evita-se sol directo no verão. E não se pode ter prato com água debaixo do vaso.
      Pontinha das folhas castanhas, quer dizer que o ambiente é seco e desidrata essa área muito rapidamente apesar da água a nível das raízes. Quem tem Acer sabe como é ;-)
      Regar adequadamente e quando a planta precisa, nem deixar a terra secar. Veja aqui: http://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/

      • Rita said

        Tenho prato debaixo do vaso e geralmente deixo um pouco de água no prato sim…achei que era melhor mas pelos vistos estava mesmo enganada…Então devo colocar o bonsai num sítio com mais luminosidade e sem luz directa e regá-lo só de forma a manter a terra húmida e mantendo o prato seco, é isto?

        Quanto à água, segundo esse link que colocou, o melhor será recolher água da chuva/regar com água engarrafada, deixando de parte a água da torneira, para esta espécie de bonsai também, certo? E já agora, nestes casos é necessário aplicar algum produto simultaneamente ou só faço estas mudanças e aguardo melhorias?

        Muito obrigada, Rita Costa

      • Rita said

        E já agora, eu costumo borrifar a terra e as folhas, devo continuar a fazê-lo ou não é benéfico? Obrigada mais uma vez, Rita

  81. Maria said

    Oi! Tenho um ligustrum há já mais de dois anos e tenho cuidado muito bem dele, sigo todas as indicações que me foram dadas e ele tem-se portado muito bem! Mas há uns 15 dias esteve um dia de muito sol e calor. Eu tinha-o regado no dia anterior e como nesse dia de manhã a terra ainda estava húmida, não voltei a regar. Quando cheguei a casa, à noite, as folhas estavam todas secas. Fui regando estes dias, mas as folhas cairam todas, só resta mesmo o tronco, Já raspei um bocadinho a meio do tronco principal e ainda está verde, mais em cima está mais amarelado… Não sei o que hei-de fazer mais…algum conselho? Era mesmo importante para mim recuperar este meu amigo…
    Obrigada!

  82. Laura Müller said

    Ola!!
    Tenho dois Bonsais à mais ou menos uns 5 anos, porem um deles esta morrendo com as folhas quase todas secas, não sao árvores furtíferas, são como ciprestes , o que posso fazer para salva-lo???
    Att Laura

    • Pode ser um cupressus ou um juniperus, não?
      Gostam de ambientes frescos com muita luminusidade mas sem sol directo. Corte as áreas secas, não borrife as folhas e mantenha a terra sempre humida sem nunca secar.

  83. Angel said

    Olá! ganhei um bonsai tuia prata (comprada no supermercado) procurei na internet sobre a planta e sua espécie. Estava tomando todos os cuidados devidos, mas quando viajei por 4 dias deixei a terra bem úmida, quando voltei o bonsai estava em perfeito estado. Em dois dias, ele começou a secar, podei, as folhas secas, mas continua secando por inteira.
    Não sei se é pela época de outono/inverno, rego ela quando a terra está devidamente seca.
    Preciso de ajuda, gosto muito da planta e queria achar uma forma de ela voltar o normal.
    Atenciosamente .

    • A terra nunca pode secar. Deve-se manter a terra húmida. São árvores/arbustos e não são cactos, pelo que a falta de água é um problema extremo que pode levar à morte da planta.
      Como é uma resinosa não se vê logo os resultados… demora algum tempo.
      Não se deve colocar directamente exposta ao sol quando num vaso…. mas deve estar num local com muita luminosidade.
      Experimente regar e manter a terra húmida… mas essas espécies não são indicadas para bonsai de quem inicia e infelizmente no brasil estão-se a matar centenas dessas espécies que são vendidas como bonsai (e a maior parte não é) e pior… como planta de interior… sem os cuidados adequados morrem.

  84. BOM DIA, MEU NOME É FABIO E ACABO DE IR A LOJA DE UM AMIGO MEU, E VI DOIS BANZAI TOTALMENTE SECO, COM ATERRA SECA, SEM AGUA AS FOLHAS SECAS ENFIM, ESTA COK CARA DE MORTO, MAIS ACREDITO QUE HA RECUPERAÇÃO ( QUERO ACREDITAR), POREM NUNCA TIVE UM, E QUERIA SABER COMO EU FAÇO PARA RECUPERAR-LO, QD VI VOU TE DIZER ALGO QUASE CHEREI…..
    ME AJUDE PELO AMOR DE DEUS, PRECISO FAZE-LOS VOLTAR A FLORIR….

    • Nunca se deve comprar um bonsai nessas condições.
      Sabe a espécie?
      Tente manter a terra húmida sem nunca secar, mas ATENÇÃO, não tenha um prato com água debaixo do vaso… ia acabar por apodrecer as raízes. A ideia é regar bem, sempre que for preciso, varias vezes ao dia se a terra passar a apenas um pouco húmida.
      NÂO FERTILIZE. NÂO coloque em sol directo. Apenas muita Luminosidade mas NADA de sol directo.

      • infelismente nao sei a especie, mais eu cheguei e aguei ele, e o deixei em um lugar claro arejado porem nao em contato com o sol , quero saber se devo trocar a terra, pois ele estava muito seco e a terra entao nem se fala, e eu nao comprei, eu tomei do meu amigo, pois ele deixou chegar a tal ponto….
        me ajude
        nunca tive um bonzai, se vc poder me dizer os nomes dos existentes no brsil para eu pesquisar e te dizer o nome ra vc me orientar melhor eu faço isso….
        obrigado

      • Como são as folhas? Agulhas como os pinheiros? Folha? A folha é recortada? Uma foto bem nítida ajuda… se conseguir pode enviar para o email ali do lado que eu respondo.
        A troca de terra pode ser feita, mas NÃO PODE cortar raízes, e deve retirar a terra que está com água. Coloque apenas terra preta NÂO ADUBADA. Para recuperar tem de ser.
        É muito importante que a terra não seque e não seja fertilizada nos 2 meses a seguir ao transplante.
        Não sei qu especies vendem aí, mas têm me dado nomes como: Jacaré; Tuia; Juniperus;
        Outros mais comuns: Ficus; Ulmus (ou ulmeiro); Ligustrum; Sageretia; Acer; Carmona…

    • OLA BOA NOITE, OLHA PELA PESQUISA QUE FIZ, ELE SE PARECE MAIS COM O BANZAI JACARÉ, ELE TEM FOLHAS FINAS E PONTUDAS COMO UM PINHEIRO. HOJE TIVE MAIS OUTRA SURPRESA, UM OUTRO AMIGO MEU VEIO EM MINHA CASA E VIU OS BANZAI QUE EU TENHO AQUI, E ME DISSE QUE O DELE ESTAVA IGUAL, PEDI PARA ELE E FUI BUSCAR, E A ESPOSA DELE DISSE QUE FAZIA UNS 2 MESES QUE ELES JA TINHAM O BANZAI MAIS ELES TINHAM DEIXADO UM PRATO DEBAIXO DELE COM AGUA E REGAVA TDS OS DIAS…
      CHEGUEI EM CASA E TIREI TD AQUELA TERRA ANXARCADA DE AGUA E COLOQUEI TERRA ORGANICA, COM MUITO CUIDADO COM AS RAIZES É CLARO.
      QUERIA ORIENTAÇÕES SOBRE ESTAS DUAS CITUAÇÕES… UMA TEM MUITA AGUA OUTRA NAO TINHA AGUA NENHUMA, ESTAVA SECA ESTURRICADA…
      NAO SEI CORTAR AS FOLHAS, ENFIM… COMO EU FAÇO… OQUE DEVO FAZER…
      VOU TE ENVIAR FOTO DELAS PARA SEU E-MAIL.
      DESDE JA TE AGRADEÇO MUITO MESMO PELA ATENÇÃO
      QUE DEUS O ABENÇOE POR HORA…

      • Esse Bonsai deve ser uma espécie de Juniperus/Cupressus… em qualquer dos casos uma resinosa.
        Os bonsai não são plantas aquáticas pelo que um prato com água debaixo do vaso leva a que as raízes apodreçam, matando o bonsai.
        Deve regar sempre por cima da terra e sempre de modo a enxarcar a terra. Depois deixa-se pingar o excesso de água e coloca-se em cima do prato seco. (O prato serve apenas para que as gotas que ainda possam caír não estraguem o móvel).
        Mas sim… muitas vezes é preciso regar todos os dias… mas o prato não pode ter água… e rega-se sempre por cima da terra.
        Segure entre 2 dedos uma ponta desses ramos, com a outra mão tente retirar apenas o topo. Conseguiu? É assim que se poda essa espécie :-)
        Pode usar tesoura, mas as áreas cortadas oxidam e ficam um pouco marrons.

  85. Fernando Ribeiro said

    Ola amigo eu tenho um juniperu, Eu nao sei o que esta acontecendo com ele, Eu ganhei ele a 1 ano, Mas agora ele comesou a secar as agulhas e algus galhos que ficam embaixo dele eu estou regando normalmente, E ele recebe o sol das 4 as 6 da tarde o que esta acontecendo com ele ? Grato,,,, Eu moro no MATO GROSSO …

    • Não é facil… não é uma espécie de interior… não se pode ter ao sol directo quando em vaso, apenas muita luminosidade. Não se pode borrifar. A terra deve ser mantida húmida. Os juniperus não gostam de ambientes quentes.

  86. claudio souza said

    Prezados amigos: tenho uma amiguinha bonsai do rio de janeiro, que é da especie romã com fruta(apesar de ela nunca ter completado a fruta completamente, tem 3 anos. Bom aconteceu um problema e ela ficou dentro da casa por uma semana sem água, quando a encontrei ela estava completamente sem folha, estou com medo que ela tenha morrido! pode me dar informações do que preciso fazer, mesmo com medo ainda tenho esperança. Aguardo ajuda? Claudio souza

    • Regue e mantenha a terra húmida. Não tenha prato com água debaixo do vaso, mas mantenha a terra húmida. Não coloque ao sol, apenas muita luminosidade, nada de sol direto. Não fertilize até que dê algum início de estar ok.

  87. Júnior said

    Bom dia, estou passando por um problema com meu bonsai de aroeira.
    Tenho ele desde quando era uma mudinha e hj esta com mais de um ano, logo estou percebendo que suas folhas murcharam e com os galhos novos moles, mas estão verdes.
    Nunca fiz troca alguma do vazo e o composto que uso é: areia, terra preta, cascalho de telha quebrada em pequenos pedaços. Essa aroeira fica na minha varanda onde recebe sol logo cedo de umas quatro horas por dia. Sempre coloco áqua pela manhã(uma vez ao dia, normalmente), numa quantidade que esta saia pelos furos, deixando a terra toda molhada, nunca deixo a terra ficar seca. Então, não sei o que esta ocorrendo com a minha aoreira. Gostaria de algumas oritenações sobre o que pode está causando isso.

    • Folhas murcham… ficam caídas (para baixo) e encurrilhadas? Estão secas? Quebradiças?
      Que época do ano é aí agora Verão? Talvez fosse boa ideia transplantar antes do Outono, e manter a terra molhada sem nunca secar. Mas não colocar prato com água debaixo.
      O que pode estar a causar isso é a água não estar a chegar em quantidade suficiente às raízes… quando se rega deve-se regar BEM. E deixar sair o excesso pelos furos de drenagem.
      Por curiusidade, aqui em portugal chamam a essa espécie Lentisco.

      • Júnior said

        Antes de mais nada, obrigado pela atenção!
        As folhas não estão secas, estão verdes, murchas e com aparência de úmidas.
        Acredito que não seja falta de água por colocar como vc me falou.
        Coloco água até ela sair pelos furos, pois o substrato(terra) sempre está úmido.

    • Então talvez seja bom fazer um transplante e mudar a terra. Depois continuar a manter a terra humida.

  88. Josieli Honorato said

    Meu bonsai é um cipestre, ele estava bem bonito e saudadel e eu regava ele bem, mas regava as folhas tambem, derrepente ele começou secar as folhas, e agora secou todas so tem uns 2 galhinhos que estao verdes ainda, entao eu podei todas as folhas secas deixei apenas os galhos, e troquei um pouco a terra não mechi nas raizes, não sei o que faço para recupera-lo. me ajude … Josieli Honorato

    • Ciprestes, Juniperus, Chamaecyparis… “jacaré” como alguns chamam aí no brasil, são espécies que não gostam de sol direto quando estão em vaso, não gostam de estar dentro de casa e não gostam que lhes borrifem “as folhas”/agulhas.
      Quando uma planta está doente, evita-se stresses desnecessários, como sol directo, mergulhar em água, borrifar folhas.
      Muita luminosidade nada de sol directo, rega-se só nas raízes e abundantmente, não pode ter prato com água debaixo.
      Retire toda a “folhagem” morta, o que vai ajudar a folhagem ainda verde a não ser infetada pelo fungo.

  89. rita silva said

    Boa tarde,

    foi-me oferecido um bonsai sageteria em fevereiro (como foi oferecido nao sei que idade terá). Esteve até há uma semana com folhas verdes e com muito muito bom aspecto:)
    Desde então, notei que as folhas começavam a ficar mais encurrilhadas e aumentei a hidratação da planta. Sem sucesso. Há três dias notei que a base do tronco estava a adquirir uma coloração branca e então com o auxilio de uma escova tentei remover (o que quer que fosse) – sem sucesso. As folhas começaram a cair de forma fácil (apenas ao toque)e numa ultima tentativa retirei o bonsai do vaso e transplantei-o, mas mantive a mesma terra.
    Não quero mesmo desistir do meu bonsai. O que poderei fazer para ajuda-lo?
    Obrigada!

    • Antes de mais, ficha técnica da Sageretia: http://mestrebonsai.wordpress.com/2011/02/18/sageretia-theezans/
      Sageretia gosta de terra bem mais húmida. Não se pode ter ao sol. Estava ao sol?
      Regue-a bastante, nunca deixe a terra secar… a ver se consegue recupera-la. Não a tenha ao sol… muita luminusidade nada de sol directo.

      Pó branco é calcário. Deduzo que regue com água da torneira. É daí que provém. Não mata a curto prazo, mas sim ao fim de 1 ano ou mais. Não é por isto que estão a cair as folhas. O método da escova é eficiente para remover a maior parte, pelo que fez bem.
      O Transplante de emergencia foi arriscado, mas se não mexeu nas raízes, tudo bem. PORÉM agora tem um tipo de terra em volta da antiga que humedece rápido, mas a original deve estar seca! Verifique com o dedo se é o caso… engana-nos a nós mas não a planta.
      Regue mais, tire do sol, mas dê luz. Qualquer coisa, pode contactar-me aqui ou para o email ali do lado esquerdo debaixo do símbolo.

  90. lilian said

    olá, preciso que me ajude… o meu bonsai está com as folhas amarelas e caindo o que devo fazer.

  91. Marta Nazario said

    Boa tarde, ando completamente desesperada, tenho um bonsai à sensivelmente 5 anos SERISSA FOETIDA – SERISSA VARIEGATA (pela descrição é o que mais se assemelha,e à duas semanas para cá, as folha começaram a ficar murchas, ainda não caíram mas estão a ficar murcha, já lhe dei vitaminas e o sitio que está é efectivamente o mesmo desde sempre. Custumo levá-lo ao sítio onde o comprei, mas como é bastante cara a estadia da planta que tenho evitado. Necessito de alguns conselhos.
    Obrigada

    • Boa noite. Por curiosidade, refere-se à Luso-Bonsai? É de Lisboa?
      As folhas estão caídas como que a perder a vitalidade? Daí o murcho? É falta de água. Regue muito, muito mesmo e imediatamente. Pare apenas quando sair muita água por debaixo, pelo furo de drenagem… e mesmo assim, esta primeira rega a serio aconselho a continuar a regar durante o dia… por ex na banca.
      Depois mantenha a terra húmida. Aparentemente, se nunca foi transplantada, a terra (barro) original está a seca-la, tem de ser transplantada quando recuperar e apenas quando recuperar.
      A ideia é regar SEMPRE que a planta precisa. Esqueça dias ou datas marcadas como se ensina por aí… e NUNCA deixe a terra secar… como também se diz por aí. Se reparar e por sua própria experiência… dá mau resultado.
      Sempre que precisar… aqui ou no email ali ao lado esquerdo debaixo do símbolo.

  92. Olá boa tarde

    Tenho uma ficus bejamin de mais ou menos 5 anos, pela primeira vez eu fiz a desfolha total da planta em janeiro deste ano ( foi a epoca recomendada eu espero) ela esta demorando muito pra se recupera, ela soltou folhas novas mas não esta as segurando, a folha nasce mas logo cai, eu pensei qu poderia ser o vazo e troquei ela para um vazo bem maior sem fazer a poda das raizes ( ja que a planta esta debilitada ) eu usei adubo organico e terra preta para encher o vazo novo, a uma boa drenagem na terra e a agua não está acumulando, a planta é de meia sombra (recebe luz de manha menos das 10 as 14 horas )e a tardezinha, gostaria de saber se há algo mais que eu possa fazer para ela voltar a criar e segurar mais folhas.

    Desde ja muito obrigado

    • Não entendo porque o aconselharam a fazer desfolha! A época é realmente a mais aconselhada.
      Em que parte do país se encontra? Está frio? Ou começou a ficar mais quente?
      Se as folhas caem verdes quer dizer que ou o está a mudar de sítio ou está a por água a menos! Quando se rega, rega a sério. Prato com água debaixo não. Rega-se por cima e NUNCA se mergulha para regar.
      Folhas amarelas é água a mais ou prato com água ou está a mergulhar.

      SE TRANSPLANTOU e não está a manter a terra molhada ou no mínimo “humidade-pano-torcido” é um stress por faltta de água. Pós transplante NAO PODE estar ao sol e NÂO SE PODE deixar a terra secar.
      NUNCA se fertiliza após um transplante durante um mínimo de 1 mês, eu aconselho dois.

      Tirar do sol e regar adequadamente e em modo suficiente corrige alguns desses problemas.

      • ola boa tarde.

        fiz a desfolha pois as folhas estavam grandes e desiguais a aparecia da planta não estava muito bonita com folhas muito grandes ou muito pequenas por isso me acoselhram a fazer a desfolha.

        moro no brasil numa das cidades mais quentes em ribeirão preto, mas ultimamente aqui tem chovido muito acho que deve ser excesso de agua mesmo, vou fazer a experiencia e vou regar ela com menos frequencia, a planta esta ao ar livre e talvez ela esteja tomando chuva demais

        muito obrigado pela ajuda.

      • A não ser que o bonsai seja para exposição ou tenha alguma vantagem de saúde para o bonsai,a desfolha não é algo que eu aconselhe de ânimo leve.

        Ok, está a chover, a temperatura baixou (geralmente a baixo de 10 graus centigrados)? Se sim também influencia.
        Tinha prato debaixo do vaso? Se está no exterior, retire-o.

      • sim ele esta no exterior ja coloquei ele em uma area coberta, a temperatura abaixou um pouco também, e sim é um bonsai de exposição por isso minha preocupação com a planta.

        agora é so esperar pelos resultados ? ou haveria algo a mais que poderia ser feito ?

        Muito obrigado novamente

      • Sim, agora deve esperar. A época que se avizinha aí não é o Outono?
        É que só se deve fazer desfolhação no início da primavera vegetativa. E lembrei-me agora que no Brasil a época do ano muda em relação a Portugal! Ou não é assim?

        Mesmo assim, agora vai ter de esperar.

      • Então não sei se a epóca do ano aqui muda em relação a de vocês fico te devendo essa.

        Mas sim estamos no outono aqui, logo chega o inverno que aqui no Brasil é muito seco, este ano choveu muito e ja era pra ter parado de chover, geralmente elas começam em setembro e terminam em março mas ate agora ainda esta chovendo muito por aqui.

    • Muda sim. Aqui estamos na Primavera e aproxima-se o verão.

      Basicamente a desfolha devia ter sido feita apenas no início da Primavera vegetativa (quando as árvores começam a despontar). Mantenha o ficus num local mais aquecido até à proxima Primavera e redobre os cuidados, assim evitará perde-lo, principalmente se o Inverno for frio!

  93. Daniela said

    Ola
    > A cerca de 4 meses atrás as folhas ficaram todas castanhas e cairam e como
    >achei que era do tempo resolvi podar as pontas e por um fertilizante proprio
    >para plantas verdes porque ele só dava umas folhinhas pequeninas verdinhas.

    E antes disso, ele apanhava sol?
    Fertilizava antes disso ou só depois?

    >Mas desde entao que não floresce mais e por esta altura ja costuma
    >estar com muitas folhinhas.Os ramos por dentro nao parece que estao secos
    >mas vejo que também nao estao bem verdinhos,

    Belisque com a unha o tronco, imediatamente acima da terra, apenas um pouquinho, está verde debaixo da casca?

    >estao de um branco com um ligeiro toque verde, e por fora ta castanhinho
    >mas com uma capa branca por cima.A raiz parece que ta bem pagadinha.

    A capa branca será uma espécie de pó? Pode ser calcário. Rega com água da torneira? Em que zona do país está?

    >mas esta protegido e tem alturas em que apanha sol e sombra regularmente

    Sol de verão seca e mata. De inverno se for fraco não tem tanto problema, mas por exemplo agora já não aconselho, já está a ficar quente.

    > e as vezes até o ponho a apanhar agua da chuva porque dizem que
    > lhes faz bem por ter mais minerais e nutrientes para o bonzai.

    A água da chuva NÃO contém qualquer mineral nem nutriente para além da água em si. O que até é uma vantagem. Durante as primeiras 2 semanas (mais ou menos) após o verão ainda existem algumas poeiras no ar e até pode ter uma quantidade muito mínima, mas após isso é “quase” água destilada (ATENÇÃO, NUNCA USAR ÁGUA DESTILADA para regar)

    Vá dizendo coisas e envie-me email se preferir (ver ali ao lado esquerdo debaixo do nosso logotipo)

  94. Mestre said

    Oi Viviane Aparentemente é uma Serissa.Aqui o problema foi o sol directo. Deve-se dar muita claridade mas nunca sol directo. Em tempo de mais calor rega-se nem que seja todos os dias. Recuperar:- Regue, regue bastante. Este é um dos poucos casos em que se deve mergulhar o vaso em uma bacia com água durante uns 45min a 1h. Depois retire e dê uma rega por cima da terra só para assentar os nutrientes.- NUNCA fertilize enquanto ele estiver assim, apenas água.- Retire do sol. Lhe dê muita claridade mas nada de sol directo. Verificar:- Para verificar se está vivo, com a unha beliscar um pouquinho o tronco quase perto da terra. Está verde? Tem boas hipóteses de recuperar, se está castanho claro as hipóteses são poucas.Mas não desista, faça o que disse em cima. Tempo:- O bonsai vai demorar a recuperar, pelo menos 1 mes a 2 meses. Ele tem de se auto-hidratar e depois usar as energias para dar rebentos (brotos) novos.- Se ao fim de 4 meses não teve qualquer reacção, é porque não conseguiu.A terra tem de ser mantida sempre húmida (mas não completamente encharcada ) durante os 2 meses

  95. Viviane said

    Estou desesperada em busca de uma ajuda e acredito que será através desse contato que conseguirei resgatar meu bonsai.Fiquei ausente por uma semana e ao retornar para minha residência encontrei meu bonsai totalmente com as folhas secas, murchas e sem vida. Quando eu saí por uma semana ele estava totalmente saudável. O que devo fazer para recuperá-lo a forma saudável, pois acredito que ele não MORREU!Esse bonsai já tenho algum meses e sempre ficou em uma jardineira da sala do lado de fora, onde sempre pegou sol, chuva, vento, claridade natural de dia e noite. Como estava totalmente saudável, nunca troquei de lugar. Sempre reguei a noite com água potável.Segue algumas fotos de como ele está.Aguardo anciosamente um retorno, nesse momento estou deixando ele sobre a mesa da sala de jantar, onde pega claridade de dia. Moro no Brasil em Santo André – São Paulon – SPObrigada até o momento por toda atenção prestada.Atenciosamente,Viviane Santos

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 2.418 outros seguidores