Ultima actualização: 18/1/2012
Ulmus (ou Ulmeiro à boa Portuguesa)
Ulmaceae: Zelkova, Planera, Celtis, parviflora e muitos hibridos
Existem cerca de 30 a 40 espécies de Ulmus, mas existem cerca de 300 cultivars (criados pelo homem).
É uma árvore de folha caduca ou semi-caduca. Possuem folhas alternas, dentadas, plissadas, com a base não equilátera. É uma especie de origem Asiàtica onde é mais diversificado e abundante, tendo-se espalhado pelo mundo à muitos milhares de anos.
São árvores ermafroditas, ou seja com os dois sexos. As flores, diminutas, que aparecem depois dos 10 anos de idade, são maioritariamente polinizadas pelo vento e não têm pétalas. As sementes resultantes são aladas.
São tolerantes a uma vasta gama de níveis de PH no solo e algo resistentes a diversos níveis de humidade. O Ulmeiro Branco Europeu é uma excepção que exige solos bem drenados, ou morre com o excesso de água.
São chamativos para determinadas larvas de borboletas diurnas e nocturnas, que vao saboreando as folhas deixando buracos.
Alguns escaravelhos deliciam-se com casca e madeira, pelo que teem de ser eliminados, pois geralmente são portadores de fungos.
Sensível a alguns fungos de folha e de tronco, que quando não tratados levam à morte da planta.
Como Bonsai devem ser protegidos do sol directo no Verão. A folha é sensível e queima facilmente. No Inverno deve ser protegido de temperaturas inferiores a 1 grau centígrado, época em que perde muitas folhas.
Muita luz, sem sol directo e bem ventilado.
Pela minha experiência, quando podado em época de crescimento, brota novamente em cerca de uma semana. Obtenho melhores resultados se a humidade do solo for mantida em “humidade pano torcido”, porém em dias mais ventosos e quentes rego mais. De Inverno deixo quase secar antes de regar novamente.
Fungos nas folhas, simplesmente removo as folhas afectadas. Se após 1 mês não observo uma redução drástica de folhas afectadas uso um fungicida.
No Inverno coloco num local mais exposto ao sol o que ajuda a eliminar alguns ácaros do solo.
São um bom abrigo para as minhas aranhas cooperantes 🙂 (1) (2) (3)
Transplante
Gostam de solos ricos em Húmus, porém tiram partido de vários minerais e nutrientes de solos ricos em barro. Pelo que misturas de 3 (húmus) para 1 (barro/akadama) são aconselháveis. Pode-se aplicar medidas de 3/2 ou mesmo 3/3, mas desaconselho medidas mais ricas em barro que húmus.
Dina said
Ola mestre …estou em portugal e tenho um ulmeiro de 8 anos e actualmente, ele tem estado com bom aspecto e com muitas folhas novas a brotarem. contudo, ha uns dias começou a perder algumas folhas e queria saber se é normal? E se agora no inverno o posso por na rua em dias de frio? fico a aguardar uma resposta sua. obrigado.
Diogo said
Boas, gostava de saber se não tens mais informação sobre o Ulmeiro?
Abraço
mestrebonsai said
Desculpa a demora
Para já só esta: https://mestrebonsai.wordpress.com/2008/12/31/ulmus-ulmeiro/
Que pretendias saber?