MESTRE BONSAI

Paciência é quando respiramos com o mesmo ritmo do bonsai.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.126 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 717,396 _ Desde 10/2010
  • Janeiro 2009
    S T Q Q S S D
    « Dez   Fev »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

AZALEA – Rhododendron Indica…

Posted by mestrebonsai em Janeiro 20, 2009

Ultima actualização: 24/7/2011

AZALEA
Rhododendron Indica (alguns conhecem por “Indicium” mas tal nao existe)
Rhododendron, Evergreen Azalea, Southern Indica Hybrid, 'Alphonse Anderson' Rhododendron indicum/Azalea
Mais imagens de Bonsai Azalea no National Bonsai Fundation
 
Rhododendron (do Grego rhodos, “rosa”, e dendron, “árvore”)
Tem mais de 1000 espécies dentro da família e a maior parte dá flor vistosa. Algumas espécies não crescem mais de 10cm e outras atingem mais de 30 metros. A sua longevidade pode ir às centenas de anos se lhe forem fornecidas as condições exigentes à espécie.
Regra geral as folhas estao cobertas por uma penugem ou escamas do lado inferior.
.
Toxicidade
Algumas espécies são venenosas para pequenos animais e ligeiramente alucinogenico para outros.
As Azaleas são tóxicas quando ingeridas, causam dores abdominais e problemas cardiovasculares, mas raramente matam. Não se aconselha o consumo das flores.
.
Solo
As AZALEAS preferem solos ácidos, de PH 4,5 a 5,5. Algumas espécies requerem misturas identicas às das orquídeas, pois são quase epífitas. Mas a maior parte agradece uma mistura de humus com algo que torne a terra mais ácida, por exemplo a Kanuma ou utilizar uma pequena porção de borra de café.
As raízes são fibrosas e gostam de solos bem drenados.
.
Água

Pela minha experiencia preferem a “humidade-pano-torcido”  do que solos molhados. Nunca se deve deixar secar o solo por completo, pelo que se perde uma grande quantidade de pequenas raízes.

Para crescimento abundante e mais rápido, misturo casca de pinheiro e bastante matéria orgânica bem decomposta e planto em vaso grande, estando a planta elevada acima do bordo do vaso. Tendo sempre cuidado com o grau de humidade.
Convém ter muito cuidado com as raízes que se cortam durante o transplante. Só aconselho fazer transplante quase fim de inverno / inicio primavera e se a azalea nao tiver flores. Caso tenha, aconselho a corta-las uma semana antes do transplante.
.
Doenças
Doenças mais comuns incluem agentes infecciosos (fungos), insectos infestantes, deficiências de nutrição.  Regra geral notam-se  indicações dos problemas e consegue-se ir resolvendo.
As principais causa de morte da azalea tem a ver com um transplante mal feito, pouca drenagem, raízes sempre encharcadas (preferem húmidas),  demasiado fertilizante, casca que parte devido a frio extremo (que geralmente só se nota depois, no tempo mais quente).
Existem espécies de insectos e lagartas que prejudicam bastante as Azaleas. Desde comerem as raízes a comerem as folhas. Em termos de fungos podem ser atacadas pelo apodrecimento das raízes.
.
Floração
A floração depende da sub-espécie e algumas florescem numa época do ano enquanto que outras florescem noutras épocas. As flores podem durar de 1 semana a 2 semanas. Algumas sub-espécies florescem apenas uma vez por ano enquanto que outras podem faze-lo 2 vezes por ano.
Existem muitos factores que influenciam o aparecimento e/ou a abundância de flores.
Começa pela herança genética, basicamente se os antepassados davam muita flor, a descendente tem optimas probabilidades de dar flor, se tinham pouca também terá. Pelo que existem as de floração abundante e as de floração “tímida”. A floração do ano seguinte começa logo após a floração do ano anterior.
Se é uma espécie de floração abundante e não o está a fazer, pode ser uma ou mais das razões:
* Podar depois dos rebentos se formarem, o que elimina a floração do ano seguinte.
* Em algumas sub-espécies os rebentos podem ser mais sensíveis ao frio e queimarem com este, tornando-os acastanhados não abrem mais.
* Falta de humidade ou terra seca logo após a Primavera e Verão reduz a formação de novos rebentos. Solo que retenha humidade ou até uma cobertura para o solo, ajuda a evitar desidratação excessiva rápida.
* Precisam de MUITA LUMINOSIDADE para formar novos rebentos.
* Deficiência em fósforo no solo torna as folhas num verde-acinzentado e ficam avermelhadas debaixo da folha, isto também reduz a quantidade de rebentos.
* Solos demasiado alcalinos também influenciam. Preferem solos mais ácidos, mas sem exageros.
.
Propagação
A forma mais eficiente de propagar azaleas é por estaquia, geralmente usa-se um crescimento de topo com um pouco de ramo em solo esterilizado completo, que é mantido bastante húmido até ter raízes viáveis.
.
Folhas cortadas ou danificadas
Quando as folhas aparecem cortadas em áreas semi-circulares, é geralmente a indicação de presença de lagartas. Pode apanha-las procurando-as muito bem uma vez que se alongam nos ramos para se camuflar, ou usar um insecticida eficiente para lagartas. Porém algumas vespas podem provocar o mesmo tipo de danos, uma vez que usam as folhas na construção de ninhos.
Folhas com uma cor amarelo-esbranquiçadas com pequenos pontos pretos espalhados pode ser causado por um áfido alado que devora a parte inferior da folha retirando a clorofila como alimento. Use um insecticida para o efeito.
Folhas com pontas castanhas ou metade da folha castanha é geralmente a indicação de falta de água, água a mais, demasiado fertilizante ou raízes com problemas.
.
Fertilização
As azaleas preferem solos completos a fertilizações posteriores.  Um solo rico em humus e uma percentagem de solo mais ácido, como a Kanuma são mais do que suficientes.
Se pretende mesmo assim aplicar fertilizante, deve-se usar de preferência um orgânico ou então um químico, líquido mas em quantidades muito diluídas, inclusive os que têm indicação de serem próprios para azaleas.
.
Festivais da Azalea
Guangzhou Azalea festival Festival da Azalea Guizhoué um evento anual na aldeia de Jinpo em Qianxi County, China. De 8 a 25 Abril. http://www.chinahighlights.com/travelguide/festivals/azalea-festival.htm
 Festival da Azalea de 3 a 5 Maia no Japao
 Festival da Azalea de 24 Maio a 8 Junho no Japao
 
Informações diversas sobre Azaleas (Ingles): http://azaleas.org/index.pl/faq.html
.
Se me quiserem ajudar a manter o site basta clicar aqui e na janela que abre clicar no anuncio Uma Vez. Depois é só fechar. Obrigado
Advertisements

2 Respostas to “AZALEA – Rhododendron Indica…”

  1. Paulo Brandão said

    Olá Pedro, parabéns, gostei bastante de ver as diferentes fichas ténicas. Sugeria também que colocasse no site as fichas detalhadas de pinheiros, carvalhos, sobreiros, bétulas pendulas… que são espécies que se encontram facilmente em Portugal para yamadori e que nem sempre é facil encontrar informação detalhada (solos, melhores adubos, fungos…) sobre elas em função do clima do nosso país (principalmente para a zona norte). Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s