MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,069 _ Desde 10/2010
  • Janeiro 2009
    M T W T F S S
    « Dez   Fev »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

FICUS

Posted by mestrebonsai em Janeiro 28, 2009

FICUS Ginseng (nome comercial)     –     Ficus retusa / Ficus microcarpa (nomes técnicos)
Tambem conhecido como Ficus de Taiwan
 bonsai no porto,  cuidados a ter bonsai,  preparar a terra de bonsai, fotos e imagem bonsai, porto bonsai, bonsai cuidado, sos bonsai, boneco vaso bonsai, como preparar e cuidar de bonsai, bonsai fic ginseng cuidados

ideias natal, peluxes, montra de natal, presentes baratos, prendas baratas; bonsai porto; ficus bonsai
Este ficus possui raízes fortes que “engordam” facilmente quando expostas à humidade e solo adequados. No Bonsai mais comercial é habitual deixarem as raízes desenvolverem-se, depois cortam o tronco e enxertam no corte ramos para baixar a altura da planta. Os ramos que são enxertados são geralmente da espécie Ficus microcarpa. Ao transplantar deixam a maior parte das raízes expostas dando-lhe um aspecto interessante.
O nome tem origem comercial e apenas porque as raízes se assemelham às do rizoma do Ginseng. Não tendo portanto qualquer relacionamento para além do aspecto.

Espécie de crescimento lento-medio que depende da sua localização.

CUIDADOS: Esta espécie como a de muitos Ficus, tolera níveis de luz baixos, mas como todas as plantas, morre se estiver no escuro.
Nao se deve deixar secar o solo completamente e nunca se deve manter a terra enxarcada por longos periodos. O ideal é ao que chamo “humidade pano torcido”. Se molharmos um pano e o torcermos bem, fica um nivel de humidade bastante bom. Tal permite que a planta tenha água suficiente e ao mesmo tempo deixa as raízes respirarem. De inverno é muito imporante. De verão essa humidade deve ser um pouco maior tendo o cuidado de se verificar diariamente a necessidade de água.

Como muitas espécies de Ficus, possui um mecanismo de perda de folhas quando se o muda de local. Aproximadamente 1/10 das folhas ficam amareladas e caem. Que torna a recuperar se as condições do novo local o permitir.
Como todos os bonsai, evitar colocar ao sol directo, mas quanto mais luz melhor.

Deve-se fertilizar levemente durante toda a época de crescimento com intervalos de 2 semanas (basicamente fertiliza-se e só 2 semanas depois se volta a faze-lo).

Deve-se transplantar de 2 em 2 anos para que a planta obtenha novo alimento. Sempre no início da Primavera.

PODA: Após um transplante, se quisermos mais ramificação, deve-se reduzir o tamanho dos ramos até 1 folha ou duas mais saudáveis, mais proxima do tronco.

REPRODUÇÃO: A reprodução é relaticamente fácil. As estacas cortadas devem ter apenas 1 a 2 folhas saudáveis (retirando-se as outras) e devem ser plantadas numa mistura de 50% terra e 25% areia e 25% akadama (ou terra barrenta)  que deve ser mantida humida. Numa estação de crescimento já se obtem uma boa quantidade de raízes.

Regra geral é muito facil de cuidar e resistente, desde que não haja exageros.

 

138 Respostas to “FICUS”

  1. Olá… Tenho um ficus trançado, com duas bolas… Quando comprei estava lindo, bem cheio, agora está com poucas folhas e tem umas coisinhas brancas no caule, mas apenas na parte de baixo… A parte de cima dá até flor! Já passei fumo mas não adiantou, o que pode ser isso e o que posso fazer para que ele fique cheio novamente?

  2. André Pimenta said

    Boa tarde Mestre Bonsai,

    Antes de mais parabéns pelo site que é excelente.
    Comprei um Ficus em Novembro de 2015 que me parece estar em óptimo depois deste inverno, ao ler o seu site fiquei com a ideia que será esta a altura para o transladar estou correcto? Tenho algumas duvidas sobre este processo e tenho medo que ao fazê-lo ponha risco o meu Bonsai. Quais os principais cuidados que devo ter?

    Obrigado pela atenção e mais uma vez parabéns pelo site.

  3. Isabel said

    Olá. Tenho um ficus retusa de 5 anos que recebi pelo Natal de 2015 e quando for a altura da poda não sei como proceder porque ele tem o tronco principal cortado e vários ramos da mesma espessura em torno dele muito juntos e junto ao corte. Gostaria que ele crescesse para cima mas com tanto ramos à volta não sei. Terei de deixar só um para cima, que irá fazer a continuação do tronco? Obrigada

  4. olá, tenho uma ficus retusa e uma ficus benjamina, na quais fiz uma enxertia. Os ramos que usei nos bonsais foram ramos das próprias árvores que cortei para mudarem de posição. A minha dúvida é quanto tempo devo deixar os ramos sarar para retirar o material que usei para fixar esses mesmos ramos. obrigado.

    • Geralmente deixo por um ano e ao fim disso eu retiro esse material com cuidado e coloco pasta cicatrizante.
      Se por alguma razão parecer frágil a ligação deve voltar a amarrar durante 6 meses a 1 ano

  5. Sofia Pinheiro said

    Boa noite!
    Parabéns pela sua página e prlos seus conselhos que,pelo k percebi,já salvaram muitos bonsais.
    Tenho um Ficus Ginseng com 20 anos e com cerca de 1m a carca de 2 meses. há cerca de 1 semana reparei k estava com conchonilhas e algumas flores e hoje cortei as folhinhas mais afectadas e pulverizei com kb polinsect.Quando devo repetir a aplicaçao?
    Reparei hoje k a terra e as zonas do tronco junto a terra têm uma espécie de pó amarelo,olhando de perto parece fungo (envio foto).O k devo fazer?

    Muito obrigada e continuaçao de um excelente trabalho!

    • Boa noite. Sim
      A uma distancia de um braço aplica-se uma borrifadela a cada um dos 4 lados, POR DEBAIXO das folhas. Depois à mesma distância uma única borrifadela de topo.
      Nada em demasia nem demasiado perto que estraga a planta.
      E não termina aqui. É OBRIGATÓRIO repetir 3 a maximo 4 dias depois. Isto porque alguns dos bichos estavam ainda em ovo e não receberam o insecticida… fazendo correcto funciona bem.

      Como eu respondi no email, é um fungo. Qualquer duvida, basta dizer.

  6. Filipe Rosa said

    Boa tarde.
    Desde já os meus parabéns pela sua pagina pois está acessível e tem bastante e boa informação.

    Eu adquiri um Ficus à cerca de 1 mês e tenho umas duvidas que gostava de esclarecer.

    Existe algum tipo de vitamina ou fertilizante que eu possa usar para ele crescer saudável? e onde o posso comprar?
    Pelo que li no seu blog a frequência da rega depende da humidade que se encontra presente na terra. correto?
    Eu transplantei o meu Ficus para um vazo maior e como moro numa moradia usei terra que tinha no canteiro, acontece que começaram a nascer umas relvinhas e uns trevos. Deverei retirar essas ervas? Farão mal ao bonsai? Pessoalmente gosto do visual que fica mas se for necessário retiro-as.

    Cumprimentos e obrigado

    FR

  7. Olá, adoro seu site. Com as dicas consegui salvar o bonsai de minha cunhada 😊
    Mas o meu deixou de crescer e apareceram bichinhos pretos na terra, eu troquei o vaso e a terra fazem dois meses. Por favor como posso me livrar desses bichos? Muito obrigada

  8. Bom dia. Comprei um ficus ginseng há duas semanas e está dentro de casa num local com luz. Acontece que desde que o comprei os troncos parecem húmidos, o que me leva a pensar que irá haver desenvolvimento de fungos. Como as temperaturas estão muito baixas tenho mantido o ambiente quente, mas mesmo assim considero que o solo se mantém bastante húmido. É o primeiro bonsai que tenho e não queria de todo perdê-lo. Será que me pode auxiliar de alguma forma? Muito obrigada.

    • É normal… e sendo o ficus de clima tropical humido a casca evoluiu no sentido de absorver humidade. Apenasa tenha cuidado e não regue o tronco… fungos mudam a cor da area afectada, geralmente branco… preto… ou laranja.

      • Orquidea Jorge said

        Muito obrigada. Por enquanto não tenho nenhum desses sinais. A transplantação poderá minimizar problemas fitossanitários (fungos e amarelecimento das folhas)? Gostava de substituir o vaso e o substrato, mas não sei se poderei fazê-lo nesta época.

      • Se estiver em Portugal, espere por Março
        Se estiver no Brasil deve fazer o quanto antes

  9. bruno said

    Olá tenho um bonsai ficus ginseng que comprei num viveiro muito lindo e verde mas só agora reparei que tem algumas raízes do tronco secas mas ele tem as folhas completamente verdes muito lindas e ainda não caíram acha que ele pode começar a morrer por causa disso?
    O que devo fazer responda o mais rápido possível pff.

  10. Luciana Ribeiro said

    Boa noite,
    Tenho um Ficus (do Ikea) com cerca de 3 anos.
    À cerca de 1 ano começou a perder as folhas e nunca mais recuperou… as folhas nascem mas depois não desenvolvem… Já transplantamos, já fertilizamos e nada…
    Será que me pode ajudar?
    Se calhar passo aí num fim de semana para que possa vê-lo.

    Obrigada

  11. catarina figueiras said

    Olá! Comprei ontem um Ficus Ginseng após estudar um bocadinho sobre eles e tenho algumas duvidas:
    1: com que frequência o devo regar? 2vezes por semana?
    2: devo borrifa-lo com água?
    3:Ele tem umas folhas que estão meias torcidas..não em rolinhas, mas assim com altos e baixos. tem duas ou tres assim. é normal?
    4:Tem tambem uma folha com umas manchas brancasao longo da linha central da folha, posso limpa-la como aconselhou no caso de ser calcário ou é fungo?
    5: como deve ser feita a poda e que utensilios preciso?

    Muito obrigada!
    Catarina

  12. Maria Isabel Rola Pereira said

    Bom dia
    Acabei de receber um Bonsai Ficus (ontem). Gostava de saber se tenho que mudar de vaso ou não? Estou completamente a 0 no tratamento dos bonsai

  13. Frederico Ferreira said

    Olá um Tenho um ficus ginseng que acho que está com fungo … e queria saber como posso curar … o fungo é brango e está aggarado ao trunco eu ja “curtei” e até saiu um liquido branco… que posso fazer para alem de a por ao sol … eu acho que foi excesso de agua

  14. Brigite Silva said

    Olá, boa tarde,

    Tenho um ficus ginseng já há uns bons 5 anos. Agora há coisa de umas duas semanas começou a ficar com as folhas amareladas e a cairem. reparei há uns dias que as folhas estão cheias de pintinhas pretas. Parece mesmo doente. O que aconselha?
    Tenho também umas suculentas que também estão com uma praga de cochonilas que está a passar a uma oliveira que tenho no interior de casa!😦😦 Tenho as minhas plantinhas todas a serem devoradas por pragas! Pode ajudar-me?
    Obrigada.
    Brigite Silva

    • As pintas pretas aparenta ser um fungo, convém aplicar um fungicida. KB Fungys costuma funcionar muito bem
      A uma distancia de um braço aplica-se uma borrifadela a cada um dos 4 lados, POR DEBAIXO das folhas. Depois à mesma distância uma única borrifadela de topo. Voltar a repetir uma semana depois. Nada em demasia nem demasiado perto que queima a planta.
      Como Regar:
      Mantenha a terra húmida. Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco. Rega-se por cima da terra e nunca se mergulha o vaso
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/

      Não tenha o bonsai ao sol. Muita luminosidade mas nada de sol directo.
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2008/10/02/cuidados-a-ter-com-os-bonsai/

      As conchonilhas aplique um insecticida, o KB Polysect funciona muito bem, faça como com o insecticida, mas é OBRIGATÓRIO repetir 3 a maximo 4 dias depois. Isto porque alguns dos bichos estavam ainda em ovo e não receberam o insecticida… fazendo correcto funciona bem.

  15. Liliana said

    Ola!
    Bom dia.
    Estou a tentar salvar uma ficus microcarpa ginseng, duma pessoa amiga. Tem um tronco de cerca de 90 cm, não tem folhas e a terra está cheia de pequenos cogumelos, o tronco apresenta algum bolor. Será que ainda dá para fazer alguma coisa. A planta estava dentro de casa junto a uma janela, mas não apanha sol direto. O que faço? Obrigada

    • Risque o tronco com a unha junto à terra, está verde debaixo? Existe uma hipotese de recuperação. Está castanho? (Marron). Se sim em principio estará morto. Mas não desista, continue regando, mas NÃO BORRIFE O TRONCO/FOLHAS

  16. Luanda said

    OI! tenho um ficus ginseng desde maio que tirei do terraço porque veio o inverno e acreditei que ele ia preferir ficar na sala quentinha… mas ai ele foi jogado no chão e talvez isso o salvou pq veio muita água de dentro do vazo( que é sem furo embaixo) e percebi que estava encharcado…enfim tive que muda-lo para um lugar mais seguro e fiquei um tempo sem regar pra secar um pouco o solo…me preocupa que mesmo assim o solo esta com cheiro de mofo e as folhas estão caindo… queria que ele ficasse lindo como no terraço mas a temperatura agora ta quase negativa! por favor aconselhe-me!🙂

  17. Dário Freitas said

    Bom dia!

    Tenho um Ficus Ginseng com cerca de 80 cm de altura… Até há 2 semanas atrás tudo corria às mil maravilhas!! Não alterei nada no meu comportamento, continuo a regar como antes, a utilizar o fertilizante BioBonsai 2 vezes por mês, esporadicamente utilizo ampolas rainbow…Nunca o mudei de sítio, tem luz indirecta o dia todo.

    Mas de há 2 semanas para cá as folhas teem vindo a cair, no tronco começaram a aparecer umas redes tipo musgo, e agora partes do tronco estão a ficar pretas, como se estivesse a apodrecer… hoje já não tenho quase folhas nenhumas, já raspei com a unha na base do tronco, e está verde escuro por dentro… mas na parte superior do tronco está preto…😦 Sinceramente não sei o que fazer…disseram-me que podia ser o bicho do algodão e para utilizar o Garbol diluído… já experimentei mas não resultou…

    Que poderei fazer?

  18. veronika said

    boa tarde. eu tenho um bonsai (calamondin) ele de a cerca um mês começou a perder folhas e as ”laranjas” eu não liguei pensei ser normal, mas a uma semana +/- notei que alguns ramos parecem secos e a outra parte das folhas caíram subitamente. o tronco esta verde mas metade dos ramos estão castanhos e não tem nem uma única folha. ps: as folhas caíram verdes, não secaram… o que sera? eu já lhe mudei a terra, lavei lhe as raízes… não sei mais o que fazer. pode me ajudar?

  19. Sílvia said

    Olá, tenho um ficus cá em casa há ver a de 3 anos. Tem vindo a perder a folhagem lentamente e este verão acaba com meia dúzia de folhas… Resultado, um bonsai com troncos muito compridos e umas folhinhas nas pontas… Dá vontade de cortar tudo a ver se cresce novo!!! Nunca cortei nem nunca fertilizei… Nem sei como sobrevive!!! Este verão quente e ter mudado para sítio mais quente da casa é q está a ser fatal! Posso colocar de volta onde estava e dar um grande corte?

  20. Maria helena Valério said

    Boa tarde.

    Gostaria de saber qual o tipo de vaso que devo de usar na mudança do meu fico, Como devo fazer essa mudança
    Peço também que me informem como devo fazer a rega com o fertilizante e quantas vezes
    obrigado

  21. Luísa said

    Boa tarde tenho um ficus ginseng, no interior junto á janela, no exterior tem varanda, pelo que só ao fim da tarde lhe da sol, será que esse sol faz-lhe mal?, devo mudar de sitio? Tenho receio que com a mudança de local comecem a cair as folhas.

    • Coloque um termómetro na terra no local onde apanha sol. Se a temperatura for superior a 27 graus centígrados é prejudicial e deve recuar o bonsai. Se for inferior apenas regue e mantenha a terra humida

  22. Marcos schaaf said

    Aonde compro um exemplar de Ficus ginseng perto de Piracicaba?

  23. maria said

    Bom dia tenho o meu bonsai ficus ginseng no interior junto a uma janela, do lado de fora ainda tem uma varanda coberta, pelo que o sol incide nele apenas do meio tarde em diante, este sol faz-lhe mal? devo mudá-lo de sitio?

  24. Elisa said

    Boa tarde mestre. Acabei de comprar um ficus microcarpa ginseng, tem alguma altura e achei mto bonito. Agora já estou a informar-me sobre tudo o que a planta precisa.🙂 Li aqui que a planta não pode estar exposta ao sol. No entanto, estou a pensar colocá-la na varanda pois apenas apanha sol no início da manhã (até as 10.30h sensivelmente). Acha que a planta irá se dar bem na varanda? A varanda é coberta. Obrigada desde já.

  25. so agora me dei conta que tenho um bonsai…
    e descobri ao procurar informação de como tratar do meu ginseng …
    ora, ja o tenho ha alguns anos e era pequenito, pus num vaso maior (tradicional para plantas normais) com mais terra do que o usual para os bonsai. e tem uns ramos enormes e como não crescem para cima, esta a ocupar bastante espaço, dai a minha pesquisa para saber se posso podar e como se faz e o que acontece …
    gostaria de saber se posso enviar imagens dele para ver se me pode dizer oq ue posso fazer para tornar o meu bonsai mais bonito e se devo ou nao cortar as galhas… se devo colocar num vaso mais pequeno…
    fiquei toda contente pois ja tinha comprado um bonsai, mas sem saber como cuida-lo acabou por morrer😦
    e agora sem querer tenho um bem saudavel, so que nao sei tratar dele na mesma … hihi

    • Sim, pode enviar imagens para o email ali do lado esquerdo debaixo do logotipo: mestrebonsai@hotmail.com
      O tamanho do vaso deve ser proporcional à planta, tudo depensde das dimensões desta. Vasos grandes são optimos para desenvolvimento e evolução, vasos pequenos são um stress extra para a planta.
      Vendo as fotos eu aconselho mais correctamente. Diga-me onde vive (zona do país), que ajuda a aconselhar

  26. clarinda said

    Boa tarde tenho um ficus ginseng reparei que algumas folhas tem coisinhas brancas muito pequeninas, e na terra tem tipo umas pedrinhas também brancas, não sei o que se passa. O que poderá ser e como tratar se fôr caso disso?

    • Os pontinhos brancos estão igualmente espaçados e são simétricos nas folhas? Pertence à especie e é assim
      O que fala é como se fosse pedacinhos de algodão? É bicho de algodão e deve retirar. Se conseguir encontrar um fungicida que combata afídeos e principalmente o bicho de algodão, aplique.
      Na terra pode ser calcário, mas também pode ser da terra, é terra adubada?

  27. beetlemummy said

    Boa Tarde, tenho um bonsai ficus ginseng desde Dezembro de 2011.
    Desde a altura do Natal de 2012 que começaram a cair mais folhas do que o habitual, algumas delas nem cairam, mas secaram por completo.
    Entretanto actualmente tenho o bonsai sem quaisquer folhas e, no tronco principal surgiu uma espécie de penugem preta (tipo bolor).
    A minha planta ainda tem salvação? Podem ajudar-me? Nunca mudei de vaso, nem de terra.
    Obrigada
    Tânia Torre

    • Ficus Ginseng… como está a terra? Os ficus gostam da terra humida.
      Onde estava? Alguma lareira/aquecedor/desumificador perto?
      Fertilizou?

      Bonsai sem folhas. A penugem é um fungo e não é boa noticia
      Risque o tronco com a unha junto à terra, está verde debaixo? Existe uma hipotese de recuperação. Está castanho? (Marron). Se sim em principio estará morto. Mas não desista, continue regando

  28. maria said

    Não cortei raízes, apenas retirei o bonsai do vaso com a terra e coloquei noutro vaso acrescentando mais terra. durante quanto tempo é normal perder folhas ?

  29. maria said

    Boa tarde
    comprei um bonsai Ficus ginseng, mudei-o de vaso e juntei-lhe terra comprada em saco, tenho regado, não deixo agua no prato, mas as folhas começaram a cair á cerca de 1 mês caem poucas mas ainda não pararam de caír. O que se passará? O que devo fazer?

  30. miguel said

    Boa tarde,

    Tenho um FICUS MICROCARPA GINSENG, que comprei vai fazer um mês.
    Quando chegou a casa o primeiro que fiz foi coloca-lo num vaso novo e acrescentar-lhe substracto especial de bonzai (saco branco comprado num horto).
    O que acontece é que passados uns dias começaram a cair folhas do bonzai, hoje terá apenas 25% da folhagem que tinha inicialmente.
    Pensei que fosse falta de agua pelo que comecei a regar não só a terra como a borrifar os ramos e folhar também.
    Julgo que não deu bom resultado já que, os ramos junto as folhas começaram a ganhar uns elementos brancos (parecem microorganismos de algodão) e começam a propagar-se.
    Pelo que vi nos comentários não devo rborrifar os ramos e folhas, devo apenas regar a terra para que permaneça sobre terra humida.
    A minha questão é nó sentido de saber se é normal o aparecimento de tais microorganismos e como os posso combater casos sejam nocivos para a planta.
    Gostaria de ter conselhos no sentido de que tipo de adubos e/ou fertilizantes a utilizar e quais os procedimentos a seguir.
    Denoto que o FICUS começa a ganhar agora algumas folhitas agora mas tenho medo de estar a fazer algo de errado e os microorganismos arrasarem com a nova folhagem que começa a aparecer.

    Agradeço a toda a atenção,
    Miguel

    • O Stress do transplante provoca queda de folha. Deve tentar compensar a humidade, nunca deixando a terra secarm, a terra deve ser mantida humida (não encharcada) durante o primeiro mês após transplante.
      NUNCA se borrifa as folhas, passa a ser um microclima ideal para fungos e afídeos (elemento branco = bicho de algodão).
      O facto de ter apanhado bicho de algodão teve origem no borrifar as folhas… trate o bonsai com fungicida que trate o bicho de algodão.
      Sim, são MUITO nocivos para a planta, chegando a mata-las nos casos mais extremos.
      Fertilizar: https://mestrebonsai.wordpress.com/2011/10/04/fertilizantes-adubos/
      Regar e manter a terra humida, pode ter prato debaixo mas não pode ter água. Não borrifar as folhas… a partir de agora já o pode ter ao sol… o nosso sol de inverno é fraco.

  31. sandra said

    olá! tenho um bonsai ha 2 dias e ja tem ums bixinhos pequeninos brancos na terra… que devo fazer?
    Ainda nao lhe fiz nada, só tenho regado a terra até ficar húmida e só uma vez por dia..

  32. jorge gonçalves said

    Qual é o tipo de fertilizante que devo utilizar no bonsai ficus ginseng?
    Obrigado

  33. MARIA HELENA VALERIO said

    BOA TARDE

    COMPREI UM FICUS GINSENG E PRECISO DE O MUDAR DE VASO TENHO DUVIDAS RELATIVAMENTE A TERRA E AREIA QUE DEVO USAR.
    aGRADEÇO QUE ME ESCLARECA.
    PODE SER A AREIA MUITO FINA ?

  34. Bárbara said

    Olá boa tarde, eu tenho um bonsai ficus giseng. Ele ainda está pequeno tenho-o há pouco tempo, mas tem muito bom aspecto. Está na altura de o fertilizar mas nao sei o que se deve usar . Gostaria que me dissessem .Obrigada

  35. tiago said

    minha FICUS MICROCARPA GINSENG esta cheia de larvras na terra alguem me pode ajudar?

  36. Gilda said

    Boa noite!
    Hoje adquiri um bonsai ginseng em aparente mau estado… desconheço a idade…tem algumas folhinhas verdes e rebentos,mas tambem tem raminhos secos….a terra é escura mas estava seca…já lhe dei agua. è a 1ª vez que arrisco com um bonsai, mas adoro plantas e não suporto ve-las mal tratadas…e quero muito que esta fique linda!!! Corto os raminhos secos? Adubo? Obrigado

  37. paula oliveira said

    Olá boa tarde

    a empresa onde trabalho vende plantas e esta semana sugeriram ao colaboradores “adotarem” uma plata e “ressuscita-la”, trouxe comigo um bonsai ficus microcarpa ginseng. o problema é que está completamente sem folhagem e a terra está totalmente seca e com mau aspecto.
    estive a ler atentamente os conselhos que deu mas fiquei com algumas dúvidas! será que devo trocar já a terra ou esperar que o bonsai recupere a folhagem? como devo fazer com a rega? e a fertilização devo utilizar já? de que tipo?

    obrigada

    paula oliveira

    • Ele está vivo? Belisque um pouco da casca com a unha, no tronco, perto da terra, está verde debaixo?
      Como está a terra? Seca? parece acinzentada? Então convém transplantar
      Ou é preta e parece boa? então pode permanecer até recuperar
      Hidrate, não corte raízes. Regue sem manter prato com água debaixo e mantenha a terra sempre húmida sem nunca secar.
      Não deve fertilizar porque a planta se encontra em stress.

      • paula oliveira said

        sim ele está vivo, a terra é meia acinzentada, vou transplanta-lo. ele tem uma raiz fora da terra, devo tapa-la quando o transplantar? ou deixo ficar como está?

        muito obrigada pela disponibilidade

      • A terra acinzentada quer dizer que é de fraca qualidade ou está “gasta”, se o bonsai está de boa saúde convém transplantar tendo cuidado com as raízes.
        Se acha que a raiz está mal à superficie, enterre-a no próximo transplante, é uma questão estética e de gosto pessoal.

      • paula oliveira said

        Olá boa tarde…
        o bonsai já nem parece o mesmo, em tão pouco tempo já espontou todo… está cheio de folhas novas, mas na parte de trás das folhas tem algu branco que parece algodão, não sei se é normal das folhas novas ou se é alguma doença…

        podia ajudar-me por favor?

      • Algodão ou pó? Se parecer algodão é o bicho de algodão, tem de o eliminar, retire manualmente ou com ajuda de cotonete. Se for dificil pode usar um insecticida próprio para o bicho de algodão.
        Se for pó, com um pano humedecido passe nas folhas.

  38. Maria João Neves said

    Olá:
    Deram-me ontem um Ficus Ginseng. Já li vários dos seus artigos mas fiquei com uma dúvida. Devo mudar a terra agora ou espero pela primavera?. Obrigado

  39. Sara said

    Ola boa noite…
    Eu tenho um Ficus Microcarpa Ginseng há cerca de 1 ano e meio. Quando o comprei, como não tinha quaisquer conhecimentos acerca desta “planta”, mudeio-o logo de vaso. Começou logo a cair a folha, até que ficou quase “despido”. Depois de algum tempo e de ter começado a colocar-lhe fertilizante, começaram a nascer novas folhas e hoje ele está lindissimo ainda mais do que quando o comprei. No entanto, a semana passada apercebi-me que algumas folhas estão a ficar “enrugadas”, verdinhas e bonitas como todas as outras, mas enrugadas/engelhadas. Gostava de saber se é normal, ou se é algum tipo de doença que eu possa tratar de imediato.
    Obrigada

  40. Goncalo said

    Bom dia comprei uma FICUS MICROCARPA GINSENG à certa de 15 dias e coloquei-o na sala, local com uma quantidade de luz considerável, o sól só lá bate durante a manhã e a planta não está directamente ao sol. Contudo reparo que passados 3 dias depois de a comprar começaram-lhe a cair muitas folhas (cerca de 20 por dia). Pelo que pude ler aqui que esta planta deve ser regada todos os 2 contudo eu não o tenho feito pois reparo que a terra ainda se mantém humida de um dia para o outro. Que indicações me poderiam?
    Obrigado ´

    Gonçalo

    • O ficus está a tentar reagir à mudança. Manter a terra mais que húmida durante a ambientação. Vai demorar um mês até reagir com crescimento novo.
      Coloque 3 a 5 gotas de fertilizante para cada 1/2 Lt de água

    • Goncalo said

      Desde já agradeço o seu esclarecimento e dica. Sim ele realmente na ultima semana tem apresentado algum folhas novas contudo o numero que caem é largamente superior às que nascem. Ja agora tem algum fertilizante que aconselhe?

      Cumprimentos

  41. fabio pires said

    Caro amigo, eu tenho um Ficus Ginseng… ta simplesmente espectacular!!! Tenho muito cuidado com a rega dele e ja o mudei de vaso uma vez e apos a muda iniciei o processo de adubação e teve imensos rebentos!! Mas o que eu pretendia era saber como começar a educar lhe o tronco para o poder curvar e fazer dele um bonsai lindissimo semelhante ao da imagem acima mostrado. Fico a espera da sua resposta.
    CUmprimentos
    Fábio Pires

    • Para educar o bonsai deve usar ou uma estaca ou arame e ir torcendo lentamente os ramos de modo a obter esse efeito. Pode também obter o mesmo efeito por poda, demorando este mais tempo.

      • fabio pires said

        ha algum arame que seja adequado ao efeito?

      • Arame de cobre ou de alumínio são os mais indicados, de ferro não que a ferrugem acaba por marcar o tronco/ramos

      • fabio pires said

        outra questao que me deixou um pouco preocupado… um destes dias cortei um ramo sem folhas que tinha o meu Ginseng pois parecia que estava a apodrecer… o que será isso? agua a mais?

      • Estava amarelo? Estava escurecido? Seco? O que viu que o leva a dizer que parece apodrecido?
        Borrifa as folhas do “Ginseng”?

      • fabio pires said

        o ramo que cortei estava ligeiramente amarelo… Sim borrifo… em dias de mais calor… Mas consultei uma florista e ela disse me que ela faz isso todos os dias aos ginsengs que vende na loja e que nunca teve problema…

      • Não deve borrifar as folhas, engana os seus olhos mas não engana a planta. Tem é de regar mais abundantemente por cima da terra, por toda a terra.
        Borrifar faz com que os fungos que existem a nível de folhas, tronco e ramos consigam ter um micro-clima ideal para se espalharem e atacarem a planta.
        “Não tem problema” porque ela passa o problema para as mãos de quem comprar a planta.
        Florista faz ramos de flores MORTAS muito bonitos, mas não percebem nada de plantas com raíz. Claro que não são todas… mas pelo que vejo dos conselhos, não é o caso.

    • fabio pires said

      entao aconcelha me só a borrifar a terra? com que frequencia? todos os dias?
      obrigado

      • NAO. NÂO aconselho a só borrifar a terra. Aconselho a REGAR verdadeiramente a terra. Sempre que a planta precisa, sem deixar a terra secar.

      • fabio pires said

        Primeiro tem de falar em condições sem ligar o Caps Lock!!! Porque não intimida ninguém nem fala assim pra ninguém! Para isso é que há especialistas na matéria e se o senhor tem esta página é para tirar duvidas as pessoas não entendidas no assunto… seja quantas questões forem!!!Porque se o senhor não está para responder a tantas perguntas feche o raio da página e dideque-se a outras coisas!

  42. Ana Amorim said

    Bom dia, eu comprei um Ficus microcarpa ginseng e apesar da minha falta de experiência, ele tem-se aguentado bem. As dicas aqui no site foram muito úteis. Hoje reparei que o Ficus tem uma infestação de minúsculos insectos verdes-esbranquiçados que parecem produzir algo semelhante a fios de algodão. Gostaria de saber a sua opinião sobre como tratar esta infestação. Obrigado,

    Ana Amorim

    • São afídeos. Os “fios” são para se esconderem dos predadores… uma espécie de disfarce. Se conseguir, um insecticida que mate bicho de algodão… mata quase todos os afídeos🙂
      Um que gosto… e passo a publicidade… é o KB Kiros, tem uma grande vantagem… mesmo que se encharque a folha, não a queima. Aconselho aplicação debaixo da folha e por cima da folha. Passados 3 dias repete-se… e não se vêm por muito tempo… a não ser que existam plantas infectadas em redor.
      Compra-se em hipermercados ou lojas da especialidade (leia-se plantas vivas), floristas não me parece😉.

  43. Dália said

    Olá Mestre Bonsai e olá a todos!🙂
    Quero comprar um Ficus Ginseng Verde, é assim mesmo que o nome indica.
    Este é um bonsai Ficus Ginseng normal como o que falam aqui?
    A origem diz: Holanda
    Gostaria de saber exactamente o que vou comprar, para saber como cuidá-lo.
    Li atentamente aqui como cuidar dele, que precisa de muita luz, mas não de sol directo, só mesmo no inverno quando está fraco. Que quer um solo húmido, nunca se deve deixar secar completamente, não se pode colocar pratinho com água, utilizar água engarrafada de preferência, não pode estar nas correntes de ar e fertilizar (ainda não sei com que fertlizante).

    Peço orientação e ajuda para o meu novo Ficus🙂
    Obrigada.

    • Eu não gosto dos “bonsai” de hipermercado, principalmente porque vêm quase junto com a comida em arcas frigoríficas. Chegam verdinhos, mas como são ficus, demoram um pouco mais a reagir e duas semanas depois mostram os primeiros sinais de stress intenso, começa por cair a folha… etc. Não quer dizer que possa ter sorte e até conseguir um que seja bastante resistente e com os cuidados adequados consiga reagir mais rápido e “stressar” pouco.
      35cm deve ser com o vaso, certo?
      Não existe a espécie ficus Ginseng, ginseng é o nome comercial que dão. É uma raíz de ficus retusa onde são enxertadas estacas de ficus macrocarpa ou microcarpa. Vê-se sempre o local do enxerto entre uma espécie e outra.
      O facto de lhe chamarem verde… continua a ser comercial… aliás é um truque de marketing… hoje em dia é tudo “verde” para ser mais “ecológico”! Mas se pensar-mos… se não fosse “verde”, era artificial ou estava morto. Quanto à côr da planta, só existem ficus verdes, não existe de mais cor nenhuma o que torna o nome ainda mais ridículo para botânicos😉
      Sim, os cuidados são como os que indico. Acrescento que prato debaixo do vaso só serve para não se molhar os móveis e não para reservatório, senão acaba por afogar as raízes, uma vez que o ficus não é uma planta aquática.
      Sim, deve-se mudar pelo menos a terra. A minha experiencia dessas árvores de hiper-mercado que me são trazidas por clientes nunca é positiva. Desde plástico à volta das raízes a pilhas a bocados de tijolo e cimento… em casos menos graves vem em fibra de côco que não tem qualquer nutriente útil. Mesmo que venha em humus, deve-se transplantar, seja que planta for, na primeira época correcta correcta mais próxima. Uma vez que a primavera vegetativa já começou deve-se transplantar agora para folhosas… resinosas já é demasiado tarde.

      Vitabonsai não é fertilizante, são vitaminas para ajudar a planta a resistir a stresses diversos.
      Fertilizante é por exemplo o Keiko.

      Qualquer dúvida, basta perguntar

      • Dália said

        Obrigada por tudo.😉
        Sou capaz de ir ver os Ficus ginseng, mas já não irei comprar nenhum, prefiro ir ver, (ainda não sei onde) algumas espécies de Bonsai que adorei e são elas:
        -Serissa foetida (Adorei as flores e saber que se chama a Árvore das mil estrelas)
        -Carmona (Adorei os frutos vermelhos, não sei se irão dar no interior)
        -Sageretia (Tb as flores brancas)

        Talvez também Ulmeiro, mas só mesmo vendo saberei por qual me apaixonarei :)!

        Todos os Bonsai que referi acima são em interior correcto?
        Já agora Mestre Bonsai, uma vez que tenho que mudar de vaso e terra logo após a compra, que mistura de terra devo usar? Agradecia uma marca especifica, pois não conheço.

        Gostei de algumas de exterior, mas a varanda que tenho Sol o dia todo é fechada, logo não dá…
        São elas:

        A Oliveira e a Figueira.

        Obrigada mais uma vez.

      • As serissa costumam ser bonitas quando em flor. Convém ter cuidado com o sol.
        Carmona é interessante, mas não muito aconselhável. Ficam muito fragilizadas no nosso clima.
        A Sageretia é interessante por dar muitas folhas que sao geralmente pequenas

        Ulmus e Ligustrum são boas apostas, são dos que mais vendo.
        Cada espécie tem misturas diferentes, veja na ficha técnica de cada, se não tiver, envie-me mensagem que eu completo/digo.

        Nunca coloque uma oliveira no interior, são frágeis e não resistem por muito tempo. As figueiras consegue-se mas precisam de muita luz.

  44. zazu said

    boa tarde, ola a todos comprei um Ficus Retusa tambem ja o mudei para um vaso maior a terra é bvb mas não fiz mistura com areia, ele estava seco a terra para que mudei estava meio humida mas na mesma dei agua com um produto chamado root juice , {Root Juice
    – Dinamização de sistemas radiculares microbiológica ambiente que favoreça um crescimento explosivo da mesma .- Acelera a ingestão de nutrientes.
    – A resistência maior contra valores elevados CE.
    – Uma planta mais forte e mais resistente a pragas e doenças.
    – Disponível em garrafas de 250ml, 1L e 5L.
    APLICAÇÃO
    Como um aditivo para o nutriente regular ou de água da planta. A ser utilizados até o início do período de floração. E incentiva microorganismos vivos ativos ao redor das raízes. Gera um crescimento luxuriante das raízes. Apropriado para todos os tipos de mídia e substratos.
    DOSE
    2-5 ml por litro de água para irrigação} Agora nao sei se estou a fazer uma sena correta ja o usei em outras plantas i da bom resultado estimula mesmo as raizes agradecia uma resposta… Obrigada

  45. Lénia Coelhas said

    Boa tarde.
    Estou a iniciar-me no mundo dos Bonsai.
    Adquiri hoje um ficus ginseng, não percebo nada de bonsais.
    Será que qe podem dar umas dicas se faz favor, principalmente acerca de luz e quantas vezes por semana se deve regar??
    Muito obrigada.

    • Como eu digo em: https://mestrebonsai.wordpress.com/2011/01/17/deram-mecomprei-um-bonsai-e-agora/

      Muita LUMINOSIDADE mas NADA DE SOL DIRECTO.

      Sobre a água, como eu digo no artigo do link em cima:
      “NUNCA se molha as folhas, mas deve-se regar a terra abundantemente até a água sair pelo furo de drenagem (por baixo).”
      Volta-se a regar quando a terra está apenas ligeiramente húmida. E NUNCA se deixa a terra secar completamente.
      “NUNCA se rega com água destilada dessa que se compra por aí. É prejudicial à planta.
      Porém pode regar-se com água da chuva, água engarrafada e na falta das anteriores a água da torneira.”
      Pelo que, não existem dias da semana para regar, rega-se quando tem de ser. Se alguém lhe disser que tem dias certos de rega é porque não percebe nada de plantas, dê meia volta e ignore essa pessoa.

      Luz, como também digo no artigo do link
      “Exposição solar?
      De Inverno o sol não faz mal, o sol é muito fraco, mas de verão queima, convém ter muito cuidado, no Verão muita luz mas nada de sol directo.”

  46. Lénia Coelhas said

    Boa tarde.
    Adquiri hoje um bonsai ficus ginseng. Preciso de umas dicas de como tratar dele é que nunca tinha tido nenhum e não percebo mesmo nada.
    Agradecia umas dicas se faz favor.
    Obrigada
    Lénia Coelhas

  47. Sérgio Silva said

    tenho um Ficus Ginseng, adquirio a pouco tempo gosto imenso do aspecto mas nao tenho o minimo de orientaçao sobre qual o fertilizante a adquirir e como o usar, se me poder ajudar agradeço imenso, se existir algum livro sobre como tratar este belo exemplar agradecia que me informa-se.
    ass: Sérgio Silva

    • Eu prefiro sempre fertilizante líquido ao sólido, uma vez que a absorção é mais eficiente. Quanto mais completo melhor, um dos meu favoritos é o Keiko.
      Os sólidos são bons quando não temos muito tempo… apenas se coloca e vai sendo libertado conforme as regas… eu uso o Biogold com bastante sucesso.

  48. adelio castro said

    ola
    tenho um ficus microcarpa no jardim no exterior
    dei uma poda nele em outubro, so que em novembro e dezembro caiu muita geada e ele secou a maior parte das folhas e tambem alguns ramos .
    será que me poderia dar algumas dicas como recuperar o bonsai ?
    e será que ele pode estar no exterior ou vou ter de guardar dentro de casa?
    a poda em outubro foi cedo ou teria que podar so em abril?
    moro em barcelos , portugal
    obrigado

    • Os Ficus são de clima temperado-húmido, ou seja, não evoluíram na presença de neve e frios extremos. Como tal, queimam com a geada. Deve-se proteger no inverno ou de preferência trazer para o interior.
      Durante o tempo quente regue bastante, mesmo que todos os dias, mas não mantenha prato debaixo.
      Alguma vez foi transplantado?
      Pode podar em qualquer altura do ano, desde que exista crescimento.
      Pode fertilizar de modo MUITO DILUÍDO em todas as regas, estilo 2 a 5 gotas de fertilizante para 1/2 Lt de água.

      • adelio castro said

        ola!
        desde já agradeço a sua resposta.
        o bonsai num horto estava em vaso e foi comprado e posto no jardim, ele tem cerca de 1,5 mt a 2 mt de altura
        obrigado pela atençao

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s