MESTRE BONSAI

Paciência é quando respiramos com o mesmo ritmo do bonsai.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.135 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 757,007 _ Desde 10/2010
  • Março 2009
    S T Q Q S S D
    « Fev   Abr »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

Como manter as plantas de casa/escritório vivas.

Posted by mestrebonsai em Março 10, 2009

Como manter as plantas de casa/escritório vivas.
 
Apesar dos esforços de muita gente, algumas plantas parecem apenas desistir… mas então que se passa?
 
  Em primeiro lugar quase ninguém tenta saber as condições de origem (na natureza) da planta. É mais do que hábito regar os cactos até “melarem”, ou deixar os Spathiphillum (Lirios da paz) morrerem à sede. Eu sei, foi a florista que disse. Se repararem elas sabem CORTAR flores e metelas numa jarra, mas não fazem a menor ideia de como tratar plantas em vaso! (Perguntem como se rega um bonsai… dizem logo para o mergulhar 😉  ).
  Estamos na era da informação, em dúvida… internet 😉  …vamos ao que interessa.
 
As plantas precisam de água em quantidade moderada, luz (não precisa ser exposição ao sol, mas só a luz indirecta)
 
  3 Plantas resistentes para escritório / casa
  SANSEVIERIA TRIFASCIATA (Espada de S. Jorge)
 

É uma planta interessante. Recentemente os cientistas descobriram que purifica o ar! Nunca vi nenhuma que as folhas tenham crescido mais de 100cm. (Tinha 60cm antes, mas era engano meu. Era 1mt)  Algumas pessoas dizem que protege a casa das energias negativas.

Não se deixem enganar pelas folhas, é um cacto, mais precisamente uma soculenta. Ou seja, tem de ser tratada como uma. DEVE ser regada do seguinte modo. Regar de modo a que a terra fique húmida mas NUNCA encharcada.

Só se DEVE voltar a regar quando a terra está seca. Se estivermos sempre a regar, se a exposermos ao frio intenso, a planta “mela” e morre.

.

Consegue crescer em ambientes com pouca luz ou luz artificial, mas com luz suficiente fica bonita e cresce até encher o vaso.

Alguns factos interessantes: Consegue crescer num vaso pequeno e mantem-se proporcionalmente pequena. Consegue sobreviver com apenas uma hora de luz ou uns 15 min de sol directo, sendo o restante tempo luz mínima. SE as raízes forem mantidas secas tolera frio, se forem mantidas húmidas, “mela” e morre. Sim, dá flor, mas só de longe a longe e se tiver uma exposição à luz intensa de 8h/dia. Consegue-se propagar por folha, faz-se um corte limpo e coloca-se numa mistura de terra e areia (iguais partes) e mantido humida.

   

  Chrysalidocarpus Lutescens (Palmeira Areca)
 

É a melhor escolha para planta de “enchimento”. É da família das palmeiras. Troncos multiplos, folhas ligeiramente curvadas. Planta que purifica o ar, principalmente por ser uma boa “absorvente” de dioxido de carbono.

Deve manter-se a terra em “humidade pano torcido” (quando molhamos um pano e depois o torcemos). Gosta de luz, quanta mais melhor, mais bonita fica, porém consegue sobreviver com luz artificial, deve-se neste caso tentar expor ao máximo de luz possível se quisermos que cresça. Dependendo do tamanho do vaso, cresce mais (vaso grande) ou menos (vaso pequeno), num jardim pode crescer ate 10metros. Deve fertilizar-se todos os meses (na estação de crescimento) com uma quantidade muito mais diluída do que indicado, isto evita crescimento demasiado rápido e problemas de queimar as raízes ;-).  Quando tem problemas de nutrição tende a ficar muito amarela ou de um verde “esquisito” (esbranquiçado).

Se algum estame morrer com sinais pouco comuns, deve ser retirado imediatamente e de preferencia deve-se reenvazar com terra nova para evitar que a planta morra.

 

  Philodendron 

 

É uma planta com uma familia grande, geralmente semi-trepadeiras, raízes aéreas algo frágeis

Estas plantas devem ser pouco regadas no Inverno, apenas a manter a terra levemente húmida, e de verão deve-se regar melhor e de preferência pulverizar as folhas com água. Se as “puchar-mos” com uma estaca, podemos ter plantas de preenchimento em altura, ou se preferirmos deixamo-las caír do vaso, o que são óptimas para plantas suspensas.

Consegue crescer em ambientes com pouca luz ou luz artificial, mas com luz suficiente fica bonita e cresce até encher o vaso.

.

Alguns factos interessantes: Os philodendron dão flor, algumas mais outras menos interessantes.  São cerca de 900 espécies cada uma com caracteristicas que diferem no formato da folha, da flor, côr, etc. O nome tem origem das palavras Gregas “philo” (amor) e “dendron” (arvore).

    File:Philodendron bipinnatifidum.jpg 


Anúncios

5 Respostas to “Como manter as plantas de casa/escritório vivas.”

  1. Mestre said

    Sim, se as regasr-mos como os cactos… 1 vez por semana se a terra estiver seca, durante o verão é provavel que dê flor se a planta tiver mais de 2 anos de idade. É uma grande vantagem de 5 em 5 anos mudar-lhes a terra para uma mistura equilibrada de humus, areia e terra barrenta.

  2. نونو said

    ObrigadoSANSEVIERIA TRIFASCIATA (Espada de S. Jorge) tenho por cá uma que tem uma folha de 83 cm desconhecia essa da flor e rega principalmente.

  3. Mestre said

    Caro(a) "sem nome", suas preferências de configuração não me permitem responder em privado.Bamboo mossô é uma planta que gosta de terra muito rica em humus, evitar terras calcárias. Não gosta de ter as raízes enxarcadas (que apodrecem) mas gosta de uma humidade constante. Evitar sol se estiver num vaso, mas precisa de muita luminusidade. Não deixar as folhas mortas no vaso, decompoêm-se e criam fungos que são prejudiciais ao bamboo. Prato com água por baixo do vaso é uma péssima ideia.

  4. Unknown said

    gostaria de saber como cuidar, regar de um bambu mossô?Obrigado!

  5. Egline said

    Um blog muito bom para quem gosta de planta, ótimo para que está começando a arte da jardinagem.bjoEgline

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s