MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,069 _ Desde 10/2010
  • Setembro 2009
    M T W T F S S
    « Ago   Out »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

CARMONA

Posted by mestrebonsai em Setembro 17, 2009

CARMONA
Ultima actualização: 17/6/2014

Ver imagem em tamanho real
 
Carmona microphylla.
Ehretia microphylla; Eretia buxifolia; Eretia anacua; Eretia thrysiflora; Eretia dicksonii
Origem: Sudeste da Ásia, Sul da China

 


Ver imagem em tamanho real
Arbusto de folha perene com flores brancas que quando polinizadas dão origem a bagas vermelhas.
DEVE-SE manter o solo húmido de verão mas NUNCA encharcado. Se o fizer, o primeiro sinal de que algo está mal são as folhas amarelas, se escurecerem então tenha a certeza de que está mesmo a regar demais. De Inverno deve-se QUASE deixar secar antes de regar novamente, o ideal é a “humidade-pano-torcido”.
Propaga-se  por semente ou estaca herbácea, na Primavera ou Verão.
Ver imagem em tamanho real

Precisa de muita luz. No INVERNO sol total e de VERÃO tentar dar muita luminosidade mas sem sol directo. Sol demasiado forte queima as folhas novas e as flores. Transplante após Primavera parece resultar melhor segundo muitos aficionados. Porém eu tenho bons resultados no transplante mal a Carmona começa a dar novas folha pelo início da Primavera vegetativa. Morre se exposta ao frio gelado (porque está dentro de um vaso) ou até uma corrente de ar gelada de uma janela aberta.
É muito atraente aos áfidos, o que se torna um pouquinho problemática quanto a pulgões e bicho de algodão. Igualmente cuidado com lesmas e caracois, mas estes não comem as folhas, apenas as raízes mais tenras dde superfície.
Fungicida: CUIDADO, é muito sensível a fungicidas e morre mesmo com pequenas concentrações. O primeiro sinal é a perda de folhas e de seguida as folhas escurecidas.
Fertilização: Fertilizar levemente e espaçadamente. Fertilizar em demasia queima as raízes e mata a planta. Prefiro fertilização contínua com doses muito fracas: 5 gotas fertilizante para 1Lt água.
Poda e Estilização: Podar depois de aparecerem crescimento no meio da folhagem, A estilização é feita geralmente por poda mas pode ser aramada na época de crescimento. Arames para além de 2 meses deixam geralmente marcas que muito dificilmente ou nunca mais desaparecerão.
.
Rega: Gosta da terra com uma constante “humidade-pano-torcido” de verão, é importante que tenha mais humidade, de inverno que tenha menos, mas nunca seca. Quando está frio e regamos mais as folhas ficam amarelas e caem, quando está muito quente se não tiver água as folhas desidratam até ficarem secas.
Palavras finais: É sem dúvida uma daquelas espécies denominadas de interior, porque no inverno morreria se exposta ao frio. Se regada por mergulhia estará morta em cerca de um ano, assim como manter um prato com água debaixo.

Por vezes aparecem pontos brancos nas folhas, são da própria espécie, mas quando a folha fica amarelada ou acastanhada (seca) notam-se muito mais.
Se  aparecem uns “pontos” (ou pequeníssimas nuvens) pretos são um fungo… geralmente é porque se vaporiza as folhas com água (o que mata a carmona).
CUIDADOS: As carmonas não gostam de demasiada água… nem falta. No inverno ficam com folhas amarelas porque não gostam mesmo nada do nosso frio.
Se a terra estiver apertada ainda é pior, pelo que o transplante a cada 2 anos é obrigatório. De inverno deve ficar num local mais aconchegado longe de correntes de ar e nunca exposto ao gelo/geadas…
Não adubar/fertilizar de Inverno, mas quando a Primavera vegetativa começa sim, pode-se… desde que não tenha sido feito um transplante

39 Respostas to “CARMONA”

  1. Boa noite, tenho esta bonsai comigo à um mês e rego 2 vezes por semana com um fio fino de água debaixo da torneira, está a metros de uma janela opaca ou translucida e apanha muita claridade principalmente a do fim do dia. Agora tem perdido muita folha, principalmente as que nasceram e estavam “verdinhas”. Também dá muitos rebentos da flor mas estas nunca abriram. Sabe o que de errado está a acontecer?

    • A quantidade de água que chega ás raízes pode não ser suficiente… isso acontece quando a terra está demasiado compacta! Regue bastante mais e mantenha a terra humida
      Mantenha a terra húmida. Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco. Rega-se por cima da terra e nunca se mergulha o vaso
      Deve-se regar e manter a terra humida durante a Primavera quente ou verão.
      Deve ficar apenas “humidade-pano-torcido” em tempo frio/inverno
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/

  2. Samuel said

    Mestre, minha carmona está com folhas amarelas, algumas secam e caem. Rego todo dia pela manha, mas ultimamente tem feito muito calor onde moro. Será falta de água? Ela fica na varanda, muita claridade, mas também muito calor.

  3. santino said

    Mestre, estou com uma carmona comigo ha 8 anos, transplantei somente 1vez ha 4 anos, mesmo assim não retirei toda terra somente fiz uma ampliação do vaso dela para um maior, com mais nutrientes(solo novo) e ela esta a crescer vigorosamente, gostaria de trocar toda a terra das raízes lavando esguichando com agua e solo novo, posso lavar as raízes? no final do inverno inicio da primavera posso realizar este procedimento? obrigado

  4. Miguel said

    Boa tarde tenho um bonsai Carmona, o meu problema é:nasce as flores muito bonito dois três dias começam a morrer mas começam a nascer outras noutros pontos, pergunta o que acontece para morrer as flores é normal? Tiro as flores que murcham?. Comprei-o há um mês visto que estamos na primavera tenho que mudar a terra ele tem cinco anos, tenho que usar algum fertilizante? Tenho o regado por imersão há problema neste tipo de rega? Tem Ramos que começaram há crescer o que acho que está alterar o formato o que devo fazer? Tenho atrás da janela não apanha sal directo mas tem luz pelo menos sete horas, estará bem? Gostaria que me ajudacem pois quero bonito e cheio de flores, obrigado

  5. Vera said

    Boa Noite! Tenho um bonsai Carmona com 6anos, 1ano comigo. A meio do Inverno as folhas começaram a ficar amarelas e a cair. Á aproximadamente duas semanas ficou sem qualquer folha, mas mesmo sem folhas ainda deu algumas flores, o que me pareceu indicar que ainda está vivo, mas doente. Penso que tive todos os cuidados com ele, está ao pé de uma janela, onde apanha muita luz mas não sol direto. Durante o Inverno tive o cuidado de não abrir a janela para não apanhar frio e vento, embora a minha casa seja bastante fria nessa altura do ano. Reguei-o sempre apenas quando estava quase seco, como um pano torcido húmido e sempre tive o cuidado de manter o pratinho seco. Esta semana fiz-lhe uma transplantação, e podei-o, porque os galhos estavam todos secos, apenas o tronco do bonsai está verde por dentro. Acha que ainda há salvação?? O que mais lhe posso fazer?? Ajude-me por favor! Obrigado

  6. Ana said

    boa noite.
    Comprei um bonsai carmona porque me disseram que era muito resistente. Agora já sei que não é assim… ele tem folhas amarelas e que caem e disseram que seria da mudança de ambiente. Uma vez coloquei-o na varanda (porque se diz que se deve ter sempre os bonsais no exterior) e piorou muito. Voltou para dentro de casa, levou umas gotas de café na água da rega e animou. Mesmo assim, continua com folhas amarelas e sempre em dois pontos distintos. Ás vezes com pequenos pontos negros (na parte inferior da folha), outras vezes com metade da folha negra. Apesar dele estar num terrário, e do problema do excesso de água ser comum em terrário, penso que não será disso porque uma vez até o apanhei com a terra completamente seca, sinal que a planta está a beber água. Dei-lhe uma pulverização com cerveja para o caso de ser alguma praga (a cerveja não mata, mas abranda as pragas) e pareceu melhorar. Mesmo assim continuam a aparecer folhas amarelas, apesar da planta parecer progredir em termos de saúde. Está frente a uma janela e apanha sol através duma fina cortina branca, aí umas 3 horas por dia. Que devo fazer?

    • Varios pontos a elucidar.
      Não, não é uma espécie resistente ao nosso clima em Portugal.
      Varanda é boa ideia mas é preciso ter cuidado com o sol no Verão… mas no Inverno pode-se por ao sol.
      Não pode ter prato debaixo se estiver no exterior. É obrigatório o vaso ter furos de drenagem. A terra tem de ser substituída na Primavera após a compra e depois de 2 em 2 anos. A terra deve ter alimento e ser drenante.
      Folhas amarelas pode ser três coisas que até podem ocorrer em conjunto… agua a mais, frio, raízes com problemas.
      Pontos negros nas folhas pode ser fungos, primeira etapa é limpar com pano seco, depois é aplicar um fungicida se continuar a ocorrer. Mas esse fungo não causa folha amarela apesar de enfraquecer a planta.
      A terra seca não quer dizer que a planta está a beber água. Quer dizer que a água está a evaporar da terra para a atmosfera.

      CERVEJA? Não sei quem lhe ensinou isso… mas está completamente errado. Cerveja é um ALIMENTO para o fungo e fará com que se multiplique mais rápido!
      Quanto a animais… nem sei que lhe dizer sem parecer que estou a ser sarcastico.

      Não se borrifam as folhas, a não ser com insecticida ou fungicida se for necessário.

  7. Rita said

    Olá. Ofereceram-me um bonsai Carmona com 5 anos há cerca duas semanas e ele já parece estar a morrer… As folhas estão acastanhadas e muito secas. Nos primeiros dias borrifei as folhas com água por indicação da loja (já sei que não o deveria ter feito), e pelo que li aqui provavelmente reguei-o demasiado nos dias seguintes… O que posso fazer para o salvar? Obrigado.

  8. bb said

    A Minha Carmona está a perder todas as folhas é normal ficar caduca?

    • Não.
      Perde algumas folhas no inverno porque não gosta do frio.
      Geralmente perde folhas que ficam amarelas. Isto quer dizer que ou a terra não drena a humidade ou tem algo debaixo do vaso com água… em conjunto com o frio.
      A ideia é mudar para um sítio com mais luminosidade e mais ameno de temperatura… mas cuidado com os aquecedores, lareiras, etc

  9. Zélia said

    Boa tarde, tenho um bonsai Carmona à 6 meses e tem vindo a perder muitas folhas, no entanto tem muitas pequeninas que demoram a crescer e nada de flores. Tive de mudar o bonsai para um local menos frio ontem e hoje reparo que as folhas estão um pouco amareladas. O que posso fazer?

    Obrigada

  10. savio ferreira said

    mestre meu bonzai é de gabiroba e esta com as folhas com alguns pontos pretos e parece esmirradinho coloco adubo nele uma vez por mes
    so que não sei se é o ideal e o que fazer. responde-me
    obrigado

  11. mafalda vasconcelos said

    Olá, deram-me um bonsai à duas semanas e mantive-o no espaço interior e fui regando todos os dias. Contudo, eles ficou em cerca de 3 dias com as folhas completamente murchas e secas. Na loja onde o compraram deram a informação que não poderia apanhar sol e achei que o deveria manter longe da luz solar. O que faço agora? deverei tirar-lhe as folhas todas e colocá-lo no espaço exterior? Gostaria que me ajudasse, obrigada🙂

    • Faltou água. Sabe a espécie?
      Tem de manter a terra húmida. Pode ter prato mas sem água. A terra nunca pode secar. Coloque o bonsai num local com muita luminosidade mas nada de sol directo

  12. ana said

    ah! por um link aqui descobri o meu, é igual a este http://www.flickr.com/photos/horiavarlan/4269187460/

  13. ana said

    olá! não de que espécie é o meu bonsai, mas já o tenho faz dois anos e agora aparecerem na terra uns bichinhos pretos, minúsculos, só quando começo a mexer na terra é que eles aparecem! já consultei vários fóruns mas nenhum indica o meu problema, pode ajudar-me?

    obrigado

    • Sim, então é uma carmona.
      Os bichinhos podem ser desde moscas a larvas a nemátodos… etc. Uma hipótese é fazer um transplante de substituição de terra sem cortar raízes, de preferencia para um vaso maior. Não aconselho a colocar insecticida porque queimaria as raízes, a melhor hipotese é o transplante, MAS tem de manter a terra húmida/molhada no mês a seguir ao transplante e depois regar normalmente mas sem nunca deixar a terra secar. NUNCA se fertiliza no 1º mês a seguir ao transplante, mas aconselho que espere 2 meses para não queimar raízes.

  14. Vasco Rema said

    Viva,

    tenho um Carmona com 12 anos (2 anos comigo) e surgiu há uns tempos uma especie de pelo nos ramos…Não sei o porquê, nem como eliminar. Devo cortar essas pontas!?

    Tenho também uns bichinhos muito, muito pequeninos na terra. Já usei fungicida em spray… em comprimidos de colocar na terra…e nada. Até diminui…mas passado umas semanas, lá estão eles em força…Sinto também uma ligeira goma nas folhas…

    Este hobbie está a tornar-se caro (em dinheiro e tempo)…mas lá que o meu Bonsaiu é lindo…

    Agradeço a ajuda!

    • Os “pêlos” serão um género de bolinhas de algodão?
      Se sim é bicho de algodão, é um áfido e alimenta-se da seiva da planta. Adoram carmonas. Pode apenas ir retirando os bichos que aparecem, todos os dias até desaparecerem ou aplicar um insecticida.
      Tem prato debaixo do vaso bonsai? Tem água? A terra pode estar a apodrecer e não ser a adequada. Um transplante na época adequada pode resolver o problema dos nemátodos.
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2010/07/06/nematoides-larvas-na-terra/

      • Vasco Rema said

        Muito obrigado pela rápida resposta.

        Fiz um transplante há duas semanas. Cortei as raízes e fiz defoliação…a árvore ressentiu-se um pouco, mas estou a usar fertilizante e já está a recuperar.

        Os pelos são castanhos…não são brancos, pelo que não diria que são bolinhas de algodão. Alguma outra hipotese para estes pelos que surgem nos ramos? Surgem precisamente nos locais onde terão surgido ramificações e que terão sido cortados ou caído.

        Agradeço o vosso apoio.

      • NAO PODE USAR FERTILIZANTE após um transplante!! Se o está a fazer pare antes que seja tarde demais! Tem de esperar um mínimo de 1 mês apos o transplante para fertilizar.
        Regue com água, apenas água e muita água.
        Consegue enviar-me uma foto desses pelos para o email?
        É que pela descrição são os rebentos da carmona, a espécie faz uma aglomeração protegida por pelos e é dai que aparecem as folhas e ramos.
        Se for igual aos que aparecem na imagem a seguir, é normal e é da própria planta:
        Carmona bonsai tree with small white flower

      • Vasco Rema said

        Sim os pelos são esses. Fixe!!!! Fico mais descansado!

        Sobre o fertilizante…vou já parar! Quase que juro que li em algum site “especializado” que após transplante devia usar fertilizante.

        Sobre os bichinhos muito pequeninos…desde o transplante que deixei de os ver!
        Pode ser que tenham desaparecido.

        Muito obrigado pela ajuda!

  15. Amateur_Bonsai said

    Boa tarde.
    Comprei um Bonsai Carmona macrophylla. Ele é bem pequeno e não tenho a mínima ideia que idade possa ter, contudo, gostava de saber que cuidados é que devo ter com ele. Que produtos devo adquirir para que ele tenham um solo adequado; que tipo de rega deve ter; cuidados; o transplante nesta altura e tendo em conta a condição actual dele, é aconselhável; o vaso apresentado é bom ???
    Seguem algumas fotos: http://www.dropbox.com/gallery/17895250/1/Sample%20Album?h=8ce75a

    Agradeço a vossa ajuda😉

    • Ola, NÃO é uma Carmona mas sim um Ulmus parvifolia, pelo menos segundo as fotos que mostrou, é.
      Ficha técnica e cuidados: https://mestrebonsai.wordpress.com/2008/12/31/ulmus-ulmeiro/
      Se fosse Carmona era: https://mestrebonsai.wordpress.com/2009/09/17/carmona/
      Os bonsai Ikea, não costumam ser lá grande coisa, pelo que aconselho o transplante para um vaso adequado, o que mostra na imagem é de plastico o que não deixa as raízes respirarem correctamente.
      Seria melhor se vendessem em vaso de barro, mas para poderem vender ao preço que vendem e darem cabo da concorrencia vendem as arvores assim e chamam-lhes bonsai. Isso custou 5€, o vaso bonsai em que é habitual ver-se custa 4€, ou seja junto daria os 9€ que se dá por ex na minha loja. Ou seja, vai dar o mesmo dinheiro que iria dar se fossde comprado num local que pelo menos respeita a planta.
      O ideal será mudar para um vaso que permita que as raízes cresçam em forma radial e não afunilada. Isto permite um crescimento saudável e posterior crescimento adequado.
      Vaso bonsai é uma boa aquisição, em todo o caso pode colocar num daqueles vasos de barro vermelhos sem vidrado, mas daqueles mais baixos (parecem metade dos “normais”).
      A mistura que vem é fibra de côco e turfa, não é de modo algum a mistura adequada, apenas o vendem assim porque se paga o peso no transporte e terra pesa mais do que essa.
      Deve-se colocar uma mistura de 1/3 ou 2/3 (akadama/humus) para plantas jovens e pode-se passar a uma mistura 3/3 para plantas mais adultas.
      O prato em baixo não pode ter água. Deve regar por cima da terra e deitar o excesso da água fora.

      Peço desculpa a “descasca”, mas aproveito para ensinar o pessoal a aperceber-se de determinadas coisas. Depois é uma questão de bom senso.

      • Amateur_Bonsai said

        Agradeço a resposta. Pois, eu segui o rótulo e fui induzido em erro.
        Assim que possa, farei isso que me disse. Segundo o que eu entendi, devo transplantar para um vaso bonsai, com mistura de terra (akadama ou humus) e após a rega, deixar a água escorrer, mantendo o solo húmido. Confesso que não percebi a parte da ‘mistura de 1/3 ou 2/3’ !?!? Este 1/3 e 2/3 refere-se à quantidade que devo por num vaso de bonsai ? e que mistura?
        Para o transplante vou ter em conta o seu tutorial (https://mestrebonsai.wordpress.com/category/formacao/)
        Devo então eliminar toda a mistura de fibra de côco e turfa (ñ fazia a mínima ideia) que possui, deixando apenas o bonsai e suas raízes e aí aplicar a tal mistura que me fala, como mostra o tutorial, correcto ??

        Agradeço o descasque, por vezes é preciso saber-se algumas coisas para que possamos agir com bom senso

        Obrigado e continuação de um bom trabalho😉

      • Quanto à mistura: Por ex 1/3 Para uma medida de akadama coloca-se 3 de humus.
        Se por exemplo 1 copo é a medida: 1 de akadama e 3 de humus.

        Sim use o tuturial:
        https://mestrebonsai.wordpress.com/2011/03/02/como-transplantar-o-bonsai/

        Convem retirar a grande maior parte da mistura original e colocar esta nova de modo a que aconchegue bem todas as raízes. Após essa mudança regue bastante e a terra tem de ficar mais molhada do que só humida durante os próximos 2 meses, mas convém ter cuidado porque a seguir vem o verão.

        Se ás vezes precisar também me pode contactar pelo email ali do lado esquerdo, debaixo do símbolo.

  16. Sofia said

    Boa tarde,

    Adquiri à pouco tempo um bonsai carmona, acontece que ela tem ficado com algumas folhas amarelas e outras murchas e não sei qual é a causa… E tambem tenho reparado que quando a rego é dificil a agua penetrar no solo, tenho lido que isso acontece quando há um excesso de raizes é verdade?

    Agradeço desde já a vossa ajuda.

    • As folhas amarelas são uma reacção ao nosso frio. Com a Primavera irá melhorar.
      MAS… as folhas murchas indicam que está com sede. Quer dizer que a água não chega ás raízes em quantidade suficiente. Isto pode dever-se a raízes demasiado compactas (porque nunca foi transplantado!) ou por solo demasiado compacto. Se tiver musgo abundante, este também evita que a água chegue às raízes.
      Deve-se fazer um transplante agora, antes da chegada do calor de Primavera. No Mestre Bonsai o transplante é GRATUITO, só paga o material que se usar, geralmente terra e/ou vaso (se quiser um maior).
      Qualquer dúvida basta contactar-nos pelo email que está ali do lado esquerdo debaixo do logotipo da loja

  17. joana said

    Olá deram me um bonsai carmona com 6 anos. e deram me o adubo e o fortificante mas nao sei quando os utilizar.
    gostaria que me ajudasse, se poder responda para o meu email.
    obrigada

    • Fortificante, que deduzo ser o Vitabonsai: 1 a 2 gotas para 1/2lt de água em todas as regas durante o tempo frio ou após transplante. Aplica-se também quando o bonsai apresenta sinais de stress
      “Adubo”, que espero que seja fertilizante e não adubo🙂 : 2 a 5 gotas para 1(2lt de água em todas as regas. Deve parar-se durante o tempo frio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s