Podar no Outono/Inverno???
Posted by mestrebonsai em Novembro 10, 2009
loja bonsai online, ulmus, ficus ginseng, ficus retusa, ligustrum, sageretia, crassula, ulmeiro, carmona, macieira, malus, oliveira

Podar no Outono ?
Se a planta está no exterior, claro que não. Muito menos no Inverno. Se a planta estiver no interior e tiver crescimento, sim.
Siga o meu raciocínio, durante a época amena ou quente, fazendo uma poda, a planta tem um crescimento razoavelmente rápido o que permite à mesma cicatrizar e proteger-se contra fungos e insectos. Porém durante a época de Outono apesar de algum crescimento, logo a seguir e muito rapidamente vem o frio, e com ele as plantas "hibernam". Não se dá cicatrização e a planta fica exposta a fungos e insectos que prosperam rapidamente. Nesta época nem mesmo a pasta de cicatrização tem eficácia, e quem a usa sabe isso. Porém vai protegendo, mas com uma eficácia mesmo muito reduzida.
Sem excepções, a melhor época para podar é o início da Primavera vegetal (que nem sempre coincide com a Primavera de calendario). Começam a aparecer os rebentos… está na hora de podar.
Sim é sabido que desde os tempos antigos se faz no Outono, mas mal. O que se passa é que antigamente aproveitavam a poda para fazer estacas e enraiza-las até à Primavera! Mas continua mal a não ser que tenha estufa aquecida para elas! A melhor época para enraizar estacas continua a ser início da Primavera.
Já agora… como podar, algo breve:
(Da Esquerda para a Direita –>)
1. Errado porque está demasiado perto do rebento superior
2. Errado porque a inclinação do corte está em direcção ao rebento superior
3. Errado porque o corte está demasiado longe do rebento superior
4. CERTO. O corte está a 5mm (aproximadamente) acima do rebento. A inclinação para o lado oposto ao do rebento favorece uma cicatrização superior e evita que existam possíveis fontes de stress para o rebento como fungos, etc.
Gostar disto:
Gostar A carregar...
Relacionado
This entry was posted on Novembro 10, 2009 às 16:12 and is filed under * INFORMACAO.
You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed.
You can leave a response, ou trackback from your own site.
Deixe uma Resposta