MESTRE BONSAI

Paciência é quando respiramos com o mesmo ritmo do bonsai.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.135 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 733,066 _ Desde 10/2010
  • Março 2010
    S T Q Q S S D
    « Fev   Abr »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

Serissa foetida – Serissa variegata

Posted by mestrebonsai em Março 9, 2010

SERISSA FOETIDA – SERISSA VARIEGATA
Origiem: China e sudeste Asiático, Japão
Família: Rubiaceae
Outros nomes: Leptodermis nervosa, Leptodermis venosa, Buchozia coprosmoides, Serissa kawakamii, Serissa serissoides, Serissa democritea, Serissa foetida, Dysoda foetida, Dysoda fasciculata, Democritea serissoides, Serissa crassiramea, Serissa foetida forma plena, Serissa foetida forma pleniflora, Serissa foetida var. crassiramea
 
Também conhecida pelos Orientais pela: Árvore das mil estrelas.
 
Ambiente: Gosta de sítios amenos, mas quando em vaso não pode ficar ao sol a não ser que se tenha atenção a uma humidade constante. Mesmo assim, queima facilmente algumas folhas quando o sol é muito forte. Quando no interior dar muita luminusidade e nunca sol directo.
 
Características: É um arbusto de folha perene, que em crescimento directamente no solo em media atinge 60cm a 1mt como máximo. Verde ou em tons de verde. Perde uma grande parte das folhas, que ficam amarelas, durante o tempo frio. Tambem perde folhas amarelas quado se as borrifa com água. Dá flores de forma abundante e nessa época deve-se aumentar apenas um pouco mais a humidade. As flores têm forma de estrela e aparecem no início da Primavera e vão aparecendo até ao final do verão, duram cerca de 3 dias em media, mas não é anormal durarem 1 semana.
O tronco e ramos é fibroso e no exterior nota-se bastante bem, dando-lhe um aspecto de ser muito mais antigo do que na realidade é. Dá rebentos em tronco velho com facilidade o que a torna uma escolha razoavelmente boa para quem inicia, desde que se tenha cuidados de rega adequada.
 
Fertilização: Deve-se ter muito cuidado com os exageros que queimam as raízes muito facilmente, matando a planta. Diluir o fertilizante muito mais que o indicado na embalagem e usar fertilizante só uma vez por mês na época de crescimento, é a decisão mais acertada.
 
Rega: Água em demasia MATA a serissa. Pratos com água debaixo do vaso MATAM a serissa, é uma questão de tempo e época do ano. Quando se rega, rega-se abundantemente mas depois só se rega quando:
Inverno – a terra está só levemente húmida. Nunca deixar secar completamente.
Verão – a terra está apenas um pouco menos que a “humidade-pano-torcido”.
O prato é apenas para não pingar para o móvel.
NUNCA borrifar as folhas, caem amarelas e tornam-na propícia a apanhar fungos e afídeos.
 
Transplante: Quando começa a Primavera vegetativa, até meio do verão, nunca no outono ou inverno. Durante o transplante não deixar as raízes secarem. Cortar a ponta das raízes estimula a sua ramificação, por isso mais pontos de absorção de água/alimento. Quando corta as raízes exala um cheiro que para algumas pessoas é incomodativo, é normal, daí o seu sobrenome: foetida (fétida).
Gosta de solos mais barrentos daí que evolui melhor em misturas de 3 de akadama para 3 de humus, ou mais akadama que humus. Não é anormal usar-se 3 akadama para 1 de humus.
 
Poda: Para aparar apenas, corta-se o rebento da ponta. Para formação e ramificação, deve-se deixar um grupo de folhas no ramo e cortar a cima deixando um pequeno toco. A serissa fica com um aspecto bastante agradável quando tem muitos ramos e fica mais compacta.
 
Reprodução: Bastante fácil por estacas, desde que tenham um pouco de ramo mais duro. Crescimento jovem é possivel enraizar em ambientes esterelizados.
 
Higiene: Deve-se limpar as folhas que caem na terra, acomulam fungos ao apodrecer que acabam por ser transmitidos à planta viva. Pode varrer facilmente as folhas amarelas com uma vassourinha para bonsai, quer no solo, quer nos próprios ramos.
 
Treino: Pode-se usar arame com cuidado para não ficar marcado. Por esse motivo usar por exemplo ráfia é um dos melhores métodos.
 
Existem varias sub espécies, aqui ficam algumas:
 
Serissa foetida
    
Serissa foetida variegata
   

 

Anúncios

34 Respostas to “Serissa foetida – Serissa variegata”

  1. Paulo said

    Bom dia, sou do Paraná, tenho uma serissa variegata de 4 anos, mas com a chegada do frio ela está secando, folhas ficando marrons e caindo, tenho regado somente quando o solo fica levemente seco, deixou dentro de casa, na janela para tomar sol, gostaria de saber o motivo de está ficando sem folhas, será que vai morrer ? O que devo fazer para melhorar ? Obrigado

  2. Luiz Carlos said

    Bom dia, Moro em fortaleza, e trouxe de são Paulo, uma Serissa para minha irmã, comprei na liberdade e ela veio com musgo tbm, já passado uma semana, notei que algumas folhas vem caindo, amareladas, e o musgo vem escurecendo em algumas partes, lendo agora sua matéria, vi que posso estar regando muito ela, como não tenho experiencia com bonsais/pré bonsais, gostaria de saber como posso adequar a rega dela, visto que aqui em fortaleza estamos passando por muito calor. E tenho duvidas com relação ao musgo, ele precisa de umidade pra se manter verdinho? A umidade da rega, se seguida conforme o artigo, é suficiente para a manutenção do musgo?

  3. Cleimar said

    ola., tenho uma serrissa .,faz tres anos ja., e ela nao florece .,oq posso fazer?

  4. Carla said

    Boa tarde Mestre!

    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo blog, ele é de grande importância para mim e todos os que o leem.
    Há 3 dias comprei uma Serissa Bonsai de 4 anos em Florianópolis- Santa Catarina, após a compra notei que havia poucas folhas murchas e sinais de corte nos galhos. Reguei-a o suficiente no Sábado e deixei-a na janela exposta ao sol em torno de 4h, conforme recomendação da vendedora da loja. No domingo mais folhas ficaram murchas, então molhei a terra até sair gotas de água pelos buracos do vaso e coloquei por 4h no sol, na segunda-feira ela estava pior ainda, foi quando encontrei o seu blog e me informei e apenas coloquei-a na claridade, pois a terra ainda estava humida. Raspei próximo ao trono e ainda está verde. Hoje ela se encontra um pouco pior que ontem e com folhas amarelas. Eu gostaria de saber se já comprei ela doente, ou se por eu ter deixado ela dois dias ao sol causou isso. Liguei para a loja e eles não fazem troca de plantas.

    Eu gostaria da sua ajuda e saber sua opinião, pois não sei o que fazer.

    Muito obrigada!

  5. Soraya Lee said

    Olá, ofereceram-me um bonsai Serissa foetida de 6 anos, antes demais, quero felicita-lo pelo excelente «blog» que tem e excelentes informações. No entanto já percorri quase todo o blog e não consigo uma resposta certa certissima para a minha dúvida. há mais de 13 anos que não cuidava de um bonsai. Foi-me oferecido há uma semana atrás e eu tenho feito a rega adequada a esta época do Verão, mas há dois dias para cá o bonsai começou a ter folhas amarelas e acabam por cair.. e gostaria de saber o que se passa, uma vez que ele se encontra num local de muita luminosidade natural mas sem sol directo como é aconselhável nesta altura do ano.. :/ Li também acima referido na REGA que NUNCA se pode pulverizar a Serissa foetida.. mas acontece que me informaram que não há qualquer problema, uma vez que não esta florescendo..ou há problema?

    Obrigado

    • Sim há problema. NÃO PODE ser borrifada, principalmente porque está dentro de casa e plantada num vaso.
      Provavelmente terá algum fungo… que se espalha quando se pulveriza as folhas.
      Provavelmente está num local frio! Onde está? Perto de algum ar condicionado?
      Como rega? Por cima da terra ou imersão.

      • Soraya Lee said

        Esta a 40cm da janela e não apanha sol directo mas está num local de temperatura amena e longe de ar condicionados mas apanha um pouco de ar da janela.. Nunca faço imersão em qualquer tipo de bonsai, rego com regador de ponta fina e antes faço a tecnica do palito para não sujeitar ao excesso de água.
        E a solução para o suposto fungo?

  6. Rafaell Caminha said

    Bom dia, moro no Brasil, mais propriamente em Fortaleza – CE. O clima por aqui é bem quente, na casa dos 28 – 30º. Meses atrás adquiri três pré-bonsais. Uma Serrissa, uma tuia-anã e uma romã. A serissa e tuia vieram em super bom estado, mas a romã estava quase morta e com os cuidados que prestei, hj se recuperou e está cheia de novas folhas.
    A questão que me preocupa é a serissa. A pouco transferi todas as três para escorredores separados, a fim de realizar a técnica da mamadeira para dar um desenvolvimento mais “rápido” às plantas.
    Na parte de baixo coloquei adubo NPK 10-10-10, depois inseri a planta junto com o torrão, e por cima lancei um pouco de adubo vegetal, conforme vi em fóruns que ensinam a técnica.
    A romã e tuia estão respondendo bem, porém a serissa está coma as folhas moles como se estivessem com pouca água e escuras (marrom escuro). Nunca permiti que a terra ficasse seca, por causa de o clima daqui ser bastante quente, mas devo ter exagerado um pouco na regação da serissa, pois o solo desta está bem molhado. Como posso solucionar isto?
    Há alguma maneira de salvar minha plantinha? devo remover as folhas em parte ou no todo? passei a unha no tronco próximo a base e está verde. Me ajude por favor. Sou meio inexperiente e não gostaria de perder minhas pré-bonsais. Obrigado.

    • Sim, está com as folhas caídas porque:
      Ou não está a ter humidade suficiente e é preciso regar mais, ou o fertilizante queimou raízes (o Marron escuro indica isso) e pode não estar a absorver a água. Retire do fertelizante, regue bastante e não deixe a terra secar. Não tenha ao sol. De preferencia… se colocou fertilizante na terra da serissa… transplante, mude a terra e não fertilize durante 2 meses, apenas água.

      Conselho extra: não aplicar conhecimentos de foruns/sites sem experimentar à parte ou lentamente

  7. Boa noite.
    Tenho um problema com uma serissa foetida que ontem resgatei do bricomarche.
    Ela estava muito mal tratada podas exageradas solo que parece barro enfim, tudo o que possa imaginar de alguém que não tem o mínimo conhecimento de bonsai.
    No entanto hoje quando chego a casa deparei-me com ela um pouco estranha, os ramos superiores estavam murchos era impossível ser ausência de rega pois fora regada quando chegou a casa, mas no entretanto lembrei-me que ela estava num local abrigado em que até o vaso estava quente, e eu coloquei-a junto a mais uma serissa no exterior mas retirei-a para o interior por volta das 20:00, Eu vivo na Guarda por isso as tardes/noites são geladas, mas não pensei que afectasse assim já que a outra serissa tem aguentado tão bem este frio e permanece a noite no exterior num local coberto.
    Se me puder ajudar fico muito grato!

  8. Diogo Raimundo said

    Boa tarde. Eu tenho uma serissa com 7 anos que comprei ha pouco tempo e ela tem ficado com as folhas amarelas e algumas tem ficado pretas. eu tenho deixado o bonsai de dia junto de uma janela aberta para apanhar luz é a noite ponho noutro sitio para resguardar do frio visto que aqui em portugal ja estamos no outono. a minha questao é qual e o motivo para a serissa estar assim? sera que é por eu a mudar de sitio constantemente? ou é por outro motivo? obrigado Mestre Bonsai.

  9. amelialoureiro said

    Olá! Tenho uma serissa variegata e gostava de saber se as suas folhas são venenosas. Obrigada.

    • Não é venenosa.
      Já estou a ver o que aconteceu… gato fanático pelas folhas da serissa 😉
      Sim os gatos adoram o cheiro da serissa e costumam esfregar-se nela. Contudo se não têm acesso a erva que gostam de trincar… vai as folhas da serissa 😉

  10. Boas
    Tenho uma serissa normal á cerca de um ano,mas neste inverno passado perdeu muitas folhas mesmo e desde ai não brotou mais.já exprimentei adubar,mudar de local,podar..etc…mas nada ela continua muito despida e nao se vem rebentos novos.
    algum conselho?obrigado

    • De que cor eram as folhas que caíram? Como está a regar a planta?
      Belisque o tronco junto à terra na casca… só um pouquinho… de que côr está debaixo da casca?
      Informações da espécie: https://mestrebonsai.wordpress.com/2010/03/09/serissa-foetida-serissa-variegata/
      Informações úteis: https://mestrebonsai.wordpress.com/2011/01/17/deram-mecomprei-um-bonsai-e-agora/

      • Olá
        as folhas são verdes,as que cairam estavam já amarelas.rego consoante a necessidade,normalmente não deixo secar muito,nem afogo a planta.
        debaixo da casca está verde,mas pouco.
        Obr

      • Como referiu, não se pode regar por mergulhia do vaso nem ter prato com água debaixo, isso provoca folhas amarelas… mas o frio também provoca esse efeito ou a falta de luminosidade.
        A terra está apertada e velha? Se sim, mude para outro vaso tirando essa terra velha… veja o artigo sobre transplante.
        Colocar num local com muita luminusidade mas sem sol directo.

      • Olá de novo.
        Desde já agradeço a vossa preocupaçao em ajudar.
        Mas depois de uma segunda analise,voltei a beliscar o tronco ainda mais perto da terra,mesmo juntinho á terra,e qual foi o meu espanto quando descobri que por baixo estava preto,é tipo uma massa escura e a casca saiu facilmente.Estou preocupado.

      • Infelizmente a descoberta tem uma má notícia. Isso quer dizer que ou sofreu uma fertilização demasiado intensa ou apanhou um fungo. Em qualquer dos casos quer dizer que morreu.
        Não desista, regue na mesma e vá mantendo… pode ser que uma raíz tenha sobrevivido e brote até meio do verão.

  11. Duarte said

    Boas.. antes demais queria dizer que tem um excelente site com bastante informaçao na qual me tem ajudado bastante. Sou do Alentejo mais propriamente de Sines e tenho adquirido o meu material para tratar dos bonsais na lusobonsai(sitio mais perto) tenho 1ficus giseng, 1ulmeiro e 1 Serissa Variegata que adquiri a coisa de 5dias….encontra se no interior junto a uma janela com bastante luminosidade e sem sol directo, tenho procedido com o que aprendi neste site e na lusobonsai….ha dois dias dei a primeira rega e dei P/KBonsai e MicroBonsai daqui a mais um dia irei dar lhe Rhizabonsai como manutençao o que acontece é que tem imensa folha amarela o que acaba por cair….ja atakei dois dias a planta so para retirar as k estavam prestes a cair e apanhei montes de aranhiços vermelhos(julgo eu) minusculos nem sei como os consigo ver mas enfim e ja perdi a conta a quantos eliminei… apanhei tb uma especie de alacrau lol a minha duvida é se utilizo um produto para os eliminar… ja que no ulmeiro tentei elimina-los manualmente lol e penso que deu resultado ja que nunca mais tive problemas de picadelas nas folhas e o ulmeiro esta impecavel….nao sei mas julgo que a serissa é mais fraca e tb nunca utilizei acaricidas nas plantas n sei :/ agradeço a sua opiniao.

    Obrigado
    Cumprimentos

    • A serissa variegata fica com a folha mais amarela porque tem a terra sempre molhada. Neste tempo mais frio (a noite) a agua provoca isso. A ideia e manter a terra numa humidade-pano-torcido e num sitio com muita luminusidade mas sem sol directo para ja. Em Novembro ja pode expor ao sol.
      O aranhiço, se somprar KB Kiros (em qualquer supermecado) pode aplicar que resolve 🙂

      • Duarte said

        Ok ja estou mais descansado…muito obrigado pela informaçao… eu tenho a gama de produtos da lusobonsai e tou a tentar seguir um plano de nutriçao mas nao tenho adubo solido penso que o biogold seria o ideal mas aqui na minha zona nao ha e o que encontrei foi um de bolinhas azuis da compo com esta composiçao NPK-12-8-6 acha necessario adquirir e utilizar?

      • Duarte said

        enganei me na composiçao! a correcta é esta 12-8-16

        obrigado cumprimentos

      • Pode usar… e apesar de parecer pouco, utilize apenas uma bolinha por cada mão travessa. Ou seja… bolinha, espaço de uma mao travessa, bolinha… etc
        Quando essas desaparecerem, coloque intercadas.

  12. Regiane said

    Olá, ganhei uma Serissa variegata de 3 anos, gostaria de saber se devo:

    regar todos os dias até sair agua pelos orifícios do vaso;
    retirar os “matinhos” que cresceram no substrato;
    usar o fertilizante Biofert Plus ou Ouroverde a cada 30 dias;
    usar o inseticida Dymy Pronto a cada 30 dias como forma preventiva.

    São mts dúvidas, nunca tive um bonsai, mas quero fazer o que for melhor: sem negligência ou exagero.

    • * Deve regar quando é necessário. Se estiver sempre a regar e se nessa época do ano for fria… vão cair muitas folhas amarelas. Contudo nunca se deve deixar secar completamente a terra. De verão quente… não lhe faz mal nenhum, até aconselho.
      * Sim, deve-se retirar as ervas daninhas que vão crescendo uma vez que competem pelo alimento com o bonsai. Porém, plantas como o trevo, por transformação fornecem azoto o que é uma mais valia. Contudo, nada de exageros. Musgos, não fazem mal se permitirem a rega eficiente.
      * Fertilizante, ler: https://mestrebonsai.wordpress.com/2011/10/04/fertilizantes-adubos/
      * Usa-se insecticida/fungicida apenas 2 vezes por ano como prevenção (início primavera vegetativa e início/meio outono). Isto como forma preventiva.

      Pode ir fazendo as perguntas que tentarei sempre responder. Naturalmente depois levam-me a escrever artigos como o de fertilização. 😉

  13. Dulce Boga said

    Bom dia, adquiri recentemente um bonsai Serissa Variegata e o vosso site está a ser para mim de uma boa ajuda, parabens pelo site e pela partilha de tão importantes conhecimentos para quem se quer iniciar nesta arte.

    • Obrigado.
      Não se esqueça que a serissa variegata gosta de da terra mais húmida que a serissa normal. Pelo que de verão nunca deixe a terra secar, de inverno pode facilitar mas com cuidado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s