MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,069 _ Desde 10/2010
  • Julho 2010
    M T W T F S S
    « Jun   Set »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

FICUS a perda de folhas

Posted by mestrebonsai em Julho 14, 2010

 
O meu ficus está a perder folhas!
Apenas pus o ficus do outro lado da sala e está a perder folhas!
Soa familiar?🙂
Ficus benjamina, Ficus retusa, Ficus microcarpa, Ficus carica… são apenas algumas espécies de ficus encontrados em forma bonsai.
A espécie FICUS é notória pela adaptação ao local, tanto que é habitual vermos alguns em consultórios, finanças, gabinetes, escritórios… em condições que qualquer outra planta não sobreviveria. Principalmente na presença de ar condicionado.
Basta uma mudança de local: temperatura, luz e rega e as folhas começam a cair. Isto é um mecanismo de sobrevivência da espécie no seu habitat natural. As folhas caem para poupar a evaporação de água por elas nas épocas mais secas.
Estando os nossos ficus em vaso, basta uma mudança de local para haver uma alteração química interna que desperta a queda da folha. Devemos sem nunca desistir, continuar a cuidar do ficus como antes. Na época de crescimento ele dará novos brotos e novas folhas.
De verão convém regar mais e de inverno menos mas sem niunca deixar secar a terra.
Sol directo no Inverno não tem mal, mas de verão queima as folhas, tornando-as acastanhadas (bronzeadas Piscadela) ou então as mais sensíveis que queimam da ponta para o interior.
Deve-se podar de modo aos ramos não serem demasiado compridos, isto ajuda na aclimatização e favorece uma ramificação.
Um pequeno “truque”, é cortar algumas das folhas que possam ser excessívas antes de se mudar de local. Geralmente as folhas restantes não caem.
Casos de clientes Mestre Bonsai:
– Uma cliente tinha um bonsai ficus retusa à uns 7 anos (provavelmente mais) e de repente no Verão de 2008 perdeu quase todas as folha, regou, tentou salva-lo e nem assim! Um dia trouxe o bonsai à loja do Mestre Bonsai. Analisei e aparentemente estava morto! Até porque ela já não o regava à 1 mês!!! Levei-o para a estufa, troquei a terra e comecei o processo de hidratação em que uma parte envolve rega gota a gota de modo à terra estar apenas húmida, mas constantemente. Na Primavera de 2009, aparentemente estava morto, porém pela técniva do beliscão no tronco, tinha uma ténue cor verde. Continuei a teimar e comecei a regar com uma mistura especial minha. No fim do verão de 2009, não apresentava qualquer sinal. Mantive-o abrigado do frio e ficou na estufa. A meio da primavera de 2010 apareceu um pequeno rebento junto às raízes. Mantive-o na esperança de o encostar ao tronco principal que aparentava estar morto. Em Junho de 2010 TODO o tronco principal tinha rebentos e pequenos ramos com maius de 3 cm. Infelizmente tive de o entregar no final de Junho 2010, pois a Sra iria mudar-se para muito mais longe e queria leva-lo. Quando saiu das minhas mãos os ramos antigos estavam secos mas já tinha pequenos ramos novos com 17cm a 19cm que amarrei aos antigos. Mal a cliente se organize envia-me uma foto e tentarei colocar neste post.
 
– Uma cliente trouxe um bonsai (de uma grande superficie), um ficus retusa com enxertos de ficus microcarpa. Segundo ela, caíam cerca de 20 folhas/dia, e realmente o aspecto não era o melhor. A pedido dela, fiz o transplante em loja. Para nosso espanto a “terra” original era uma espécie de mistura de barro com bocados de cimento, sacos plastico e 8 pilhas de 1,5volts (chinesas, pelo menos estavam escritas em chines). O transplante mostrou que só tinha uma raiz longa e quase nada ramificada. Segurei-o ao vaso e coloqueia raiz de modo a picar esticada pelo espaço disponível. Um mês depois a cliente telefonou a dizer que tinham caído todas as folhas, se o deitava fora. Eu disse para ter esperança e continuar a regar bem… sem prato com água debaixo. Na primavera seguinte começou a dar os primeiros rebentos e no verão fui efectuar a primeira poda. Está num consultório e a luz até é fraca, mas está com uma força espectacular.
Se me quiserem ajudar a manter o site basta clicar aqui e na janela que abre clicar no anuncio Uma Vez. Depois é só fechar. Obrigado

17 Respostas to “FICUS a perda de folhas”

  1. Ana karolina Martins said

    Bom Diaa,meu bonsai de jabuticabeira esta perdendo as folhas (elas estão verdes e o tronco ainda quando risco,tbm está) .Ele esta doente ou pode ser devido ao frio do outono,ou simplesmente por ser uma planta caduca? Aguardo resposta

  2. Paula said

    Bom dia mestre Bonsai,
    Eu tenho um bonsai interior FICUS 10 anos e está numa janela, está a nascer folhas novas, mas algumas estão a ficar amarelas, isso é normal?
    Eu tenho regado quando a terra me parece seca, mais ou menas uma vez por semana e coloco a água por baixo do vaso… estou a fazer bem?
    gostaria de saber mais informações como cuidar do meu bonsai, porque não tenho muita experiência e nunca sei como cuidar dele.
    Cumprimentos.

  3. João Carlos said

    Boas Mestre bonsai…
    Ao ver este tópico lembrei-me perguntar-lhe como devo proceder depois de o alporque criar raizes?
    Fiz uma alporquia numa Ficus Carica, aqui na Ilha da Madeira é conhecida com Figueira normal ou Bebreira. O fruto é verde.
    No alporque utilizei:
    Erva daninha, Cyperus Rotundus, Planta da família das Cyperaceae. Também conhecida como junça, hamassuguê, capim-dandá, cebolinha, erva-côco, junça-aromática, tiririca-comum. Produz pequenos tubérculos de alto poder regenerativo ricos em fitormônios, sendo usado inclusive na produção de mudas de outras plantas por estaqueamento.
    Levedura de Cerveja.
    Aparas de madeira (farelo) terra normal.
    ————————————————————————————————–
    Devo colocar num vaso grande, pequeno ou na terra e porquê?
    Que cuidados devo ter??? Conselhos??
    Obrigado.

    • Depois do alporque criar raízes separa-se e coloca-se a que tem raízes novas (o alporque) na terra. Mantem-se a terra húmida, mas sem prato debaixo.
      Sim, a Ficus carica também existe aqui no continente, também lhe chamamos apenas: Figueira.
      Enraiza razoavelmnente facil… apenas não cicatriza tão bem como se gostaria😉
      Gostei da “mistura” que usou no alporque🙂 Deduzo que nenhum deles ficou com fungos ou bolores até ao aparecimento das raizes!?

      Eu gosto de utilizar vaso grande no primeiro ano de vida do alporque e depois começo o treino de raízes no 2º. Porque assim obtenho raízes fortes e saudáveis e numa quantidade maior. Uso mistura de terra mais solta para esse efeito. Geralmente humus + akadama ou até humus + cascalho.

      Evitar regar à noite nesta época para não gelar as raizes. Regar de manhã, assim à noite a terra está apenas húmida. Dar sol de inverno e evitar sol directo de verão… senão desidrata até à morte.

  4. […] FICUS a perda de folhas […]

  5. fabiano said

    salvei meu ficus com essas recomendaçoes

  6. Catarina Moreira said

    Olá! Ofereceram-me um ficus bonsai há cerca de um mês e há duas semanas resolvi regá-lo diretamente no vaso e daí para cá tem estado a perder quase todas as folhas. O que faço? Geralmente deverão ser regados diretamente no vaso ou devemos borrifá-lo apenas?

    • É um ficus pelo que a terra NUNCA deve secar completamente.
      Sempre que regar, regue bastante. Mais do que uma vez seguidas se necessário.
      Borrifar engana-nos os olhos, mas não engana a planta e perde as folhas.
      Regue todos os dias se vir que é necessário. Vá verificando a terra abaixo da superfície.

  7. nelia said

    Ola. Tenho um bonsai ginseng. Mudei de casa ha cerca de dois meses e comecaram a cair as folhas. Elas caem verdinhas. Tento nao o regar muito pois li que no verao bastava uma vez por semana e no inverno de quinze em quinze dias. Tenho o cuidado de colocar fertilizante. E ele tem luz e nao esta esposto ao sol. O que devo fazer? Alguns ramos estao a ficar despidos. Obrigada

  8. Daniela said

    Gostaria se possivel que algumas dúvidas minhas fossem esclarecidas.

    Ofereceram-me um ficus ginseng,ele encontra-se num vaso muito pequenino e basicamente não sei o que fazer.
    Gostaria que me pudese ajudar.

    • Basicamente deve transplantar o ficus para um vaso maior e adequado com terra adequada, evitar cortar demasiadas raízes e regar sempre que preciso. Depois é uma questão de cuidados diários e de posicionamento em relação à luz. Traga-o à loja e tentarei ajudar melhor em relação a tudo que referi.

  9. jarde jose da silva said

    eu tenho 3 bonsai dois sao de ficus um é ficus chines e outro bejamim e uma tuia prata.como é que eu faço para cuidar melhor deles.nesse mes de dezembro eu posso regar quantas vezes.

    • Ficus é uma espécie que gosta de um pouco mais humidade. Se estiver num local quente é importante que a terra permaneça humida, ou seja, regar quantas vezes for necessário para que tal seja possível, dar-lhe o máximo de luminusidade possível e cuidado com o sol directo. É uma das poucas espécies que permite que se borrife as folhas com água, porém só o deve fazer no tempo quente e apenas durante o dia, até ao meio da tarde no máximo.

      A tuia (Thuja) é um cipreste, convém manter alguma humidade e a terra nunca pode secar completamente. Atenção que a exposição solar nas horas de maior calor podem matar a planta, pelo que uma semi-sombra ou apenas um local com muita luminusidade mas sem sol directo acaba por ser o melhor. Se o local onde está é quente, deve manter a terra sempre húmida.
      NUNCA borrife as “folhas”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s