MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,069 _ Desde 10/2010
  • Outubro 2011
    M T W T F S S
    « Set   Jan »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

Fertilizantes, Adubos…

Posted by mestrebonsai em Outubro 4, 2011

Ultima actualização: 13/3/2014

(Este é um artigo a continuar e ser melhorado)

COMO FERTILIZAR CORRECTAMENTE

Como regar e fertilizar um bonsai, de forma simples!

Primeiro e MUITO IMPORTANTE:   Não Fertilize um bonsai doente.
A excepção é, se houver indicação que a “doença” é uma falha de componente na alimentação. Se não sabe, Não Fertilize.

* O substrato do bonsai deve ter boa capacidade de drenagem, porém deve conseguir reter alguma humidade mas sem fica encharcado. O ideal é a “humidade-pano-torcido”.
* A rega deve ser efectuada por cima da terra.  A rega por imersão “retira” os nutrientes que ficam dissolvidos na água.
* Antes de se fertilizar, deve-se regar bem e encharcar a terra, só depois se aplica o fertilizante, na quantidade necessária para a planta e de modo a que fique retido na mistura, Não adianta desperdiçar e usar quantidades apenas benéficas comercialmente!
* NUNCA se fertiliza após um transplante, pelo menos até passar 1 mês. O meu conselho é esperar 2 meses e começar a faze-lo com muito cuidado.
* Pode-se “Vitaminar” após um transplante, mas deve-se fazer de modo cuidado e em quantidades bem diluídas. Vitaminar em excesso queima tanto como Fertilizar em excesso.
* Fertilização é alimento,  Vitaminas são complementos/fortificante, as Mycorrhiza associações

.

FERTILIZANTES, Adubos…

O acto de fertilizar é essencial à vida de um bonsai para que se mantenha saudável. É óbvio que a planta precisa de nutrientes para se manter viva, porém as misturas de terras existentes no mercado são fracas e insuficientes em Macronutrientes e Micronutrientes.
O fertilizante deve ser dado em quantidades minimas, 5 a 10 gotas para meio litro de agua. Sim, eu sei que os rotulos falam em quantidades diferentes… e puramente comercial!
Siga a minha logica: se regar com 5 a 10 gotas por meio litro de agua pode ser usado em todas as vezes que se regar, enquanto que uma tampa  tem  de esperar 15 dias ou 30 dias (depende da quantidade), e mesmo assim arrisca-se a perder a planta!

O raciocínio é… a planta na Natureza vai encontrando o alimento gradualmente… não está preparada para Super-Fertilizações repentinas
e por isso não evoluiu nesses sentido. Se exagerar-mos queima-se as raízes e a planta quimicamente.

Deve-se parar na epoca em que a planta deixa de crescer, geralmente Inverno.

.

.

.

.

Keiko (Fertilizante) liquido

Biogold (Fertilizante sólido)
O Adubo Biogold é bastante bom, porém aconselho a partir dois desses torrões a meio e colocar metade em cada lado. Quando desaparecer, coloca-se mais metade nas diagonais evitando sobrepor onde teve antes.
Aviso que é natural criar uma espécie de bolor em cima, é assim que esse fertilizante funciona. Se não gosta, basta “calcar” ou  ir “escovando” a superfície deste quando isso aparece.

 Rainbow (Vitaminas)
VitaBonsai (Vitaminas concentradas)

 Mycorrhizae (http://en.wikipedia.org/wiki/Mycorrhiza)

Fertilizantes orgânicos
Fertilizantes derivados de material orgânico decomposto. de nome mais comum Adubo. O mais utilizado e comum para Bonsai é o Biogold, que deve ser utilizado apenas em plantas adultas.
Fertilizantes inorgânicos são compostos químicos controlados laboratorialmente e deveriam ser aplicados de acordo com as especificações do fabricante, mas como se tornou algo comercial, aconselho que seja muito mais diluido (Como disse no início), pois o excesso queima as raízes.
Quando a planta cresce no solo planetário encontra os nutrientes necessários, em maior ou menor quantidade, e quando não encontra, extingue-se naquela localização, porém podemos ajudar. Mas no universo do vaso Bonsai, é tão pequeno que tem de ser “ajudado”. Ou se fornece uma mistura de terra completa (o que geralmente é difícil) ou complementa-se com fertilizante.
Vitaminar. Nao, não acho que seja indispensável. Apenas ajuda um pouco mais. Eu tenho por hábito comparar alguns pontos da vida do bonsai com os dos seres humanos. Se tiveres uma alimentação equilibrada, será essencial tomares vitaminas? Provavelmente não.
Mas e se estiveres adoentado? Aí talvez seja bom para uma recuperação mais “rápida” e eficiente!  Nas plantas é o mesmo.


E SE FOR EM EXCESSO?

Se colocou MUITO de fertilizante, um dos primeiros sinais visuais é o facto das folhas ficarem verde muito escuro.
Regue abundantemente de modo a diluir e escoar uma boa parte de fertilizante que ainda possa estar na terra.

Se colocou EXCESSO de fertilizante, geralmente as folhas tornam-se enegrecidas, quase pretas.
Se é o caso, aconselho a retirar a planta do vaso e retirar toda a terra, depois lavar as raízes em água corrente abundante. De seguida transplantar para uma mistura limpa e não se fertiliza mais no mínimo durante 6 meses, aconselhável não colocar no primeiro ano.

Algumas imagens de excesso de fertilização

.

.

.

.

Coisas óbvias… ou não!

* Não se faz a planta passar fome para que fique mais pequena. Os bonsai são mantidos pequenos através de poda (ramos e raízes) e pelo factop de crescerem num vaso pequeno.
* O Bonsai cresce, está vivo, é uma planta. Se fertilizarmos estamos a fornecer alimento extra que será usado para crescer. Esse crescimento é usado para se desenvolver o bonsai. Plantaas pouco saudáveis não crescem ou apenas apresentam crescimentos demasiado longos… os ramos têm de ser podados.
* Se queremos um crescimento mais abundante, podemos aumentar a dose de fertilizante, mas isso não quer dizer que se coloque uma dose fatal de fertilizante. É uma planta e demorará o seu tempo a crescer e a desenvolver.
* Se a planta está doente, não adianta exagerar nos fertilizantes/vitaminas, não são milagrosos e o mais provável é prejudicarem até. O problema tem de ser analisado e proceder de acordo.
* Se tiver dúvidas quanto à saúde do bonsai e à aplicação de vitaminas, faça chá verde, deixe a concentrar e arrefecer de um dia para outro e regue com esse chá. Não faz mal e os antioxidantes ajudarão um pouco.

* A mais flagrante: “Preguiça não é desculpa”😉

OUTROS FERTILIZANTES NO MERCADO
Fertilbonsai: parece pouco mas 5 gotas para cada 1/2Lt água em TODAS as águas de rega
Ferrobonsai: Só costumo aconselhar para citrinos, mas não faz mal. Aplicar 5 gotas para 1/2lt agua 1x por mês
Biobonsai: 5 gotas para cada 1/2lt água 1x por mês se a planta estiver fragilizada. MAS se transplantar algum bonsai, não coloque Fertilbonsai e coloque Biobonsai 5gotas para 1/2 lt água em todas as águas de rega
Microbonsai: Costuma ser utilizado para plantas com flor. Se tiver algum bonsai que saiba que de 1 a 2 meses antes irá dar flor, deixar de dar fertilbonsai e dar microbonsai, o mesmo 5gotas 1/2Lt água em todas as águas de rega. Deixa de dar este e passa ao Fertilbonsai quando deixar de dar flor
Rhizabonsai: Dar este quando fizer um transplante ou a planta estiver doente. Pode-se intercalar com o Biobonsai,  5 gotas para 1/2lt agua.
P/K: Aplicar na altura de floração, não antes de dar flor mas durante. 5 gotas por 1/2lt água. Aplicar também durante a Primavera vegetativa (a planta começa a acordar) durante um mês. E aplicar no início da queda de folha e parar quando a planta entra em hibernação

22 Respostas to “Fertilizantes, Adubos…”

  1. Deise said

    Bom dia e parabéns pelo site, é bastante esclarecedor. Comprei meu primeiro bonsai há menos de uma semana, uma linda serissa de três anos. Parece estar gostando bastante daqui, mas tenho algumas dúvidas com relação à fertilização / adubação:
    – Temos uma composteira em casa, o que nos gera adubo e fertilizante orgânicos. Você sabe dizer se são bons para a serissa? Se sim, quanto devo dar e com qual frequência?
    – Sei que deve ser uma dúvida claramente de iniciante, mas vieram umas bolinhas amarelas junto ao substrato da serissa, imagino que seja fertilizante, estou correta? Devo utilizar algo mais enquanto elas estiverem por lá?
    Até agora não usei nenhum tipo de adubo ou fertilizante, mas quero ter uma ideia melhor do que posso fazer antes de chegar a hora de alimentar minha serissa.
    Muitíssimo obrigada!

  2. Márcia Oliveira said

    Bom dia meu bonsai é Tuiá Azul. Quando comprei já estava com umas folhas meio amaronzada e agora está muito mais o que devo fazer estou com medo de perdê-lo me ajuda.

  3. Lígia Machado said

    Boa tarde,

    O Fertil Bonsai utiliza-se sempre que se rega a planta, no caso do ficus microcarpa ginseng?

    Desde já, obrigada pela atenção!

  4. marize cesar said

    adorei tdo que aprendi com vc, sou uma mera simpatizando da arte dos bonsai os pequeninos robam minha atenção.

  5. André said

    Olá, sou novo por aqui, e gostava de saber, se devo aplicar as 5 gotas de Biobonsai puro, por 100ml de agua depois desta, sair pelos orifícios do vaso, ou devo a misturar com a agua?

    Obrigado

    • Deve regar primeiro normalmente e depois misturar a 1/4Lt água (ou mais) as 5 gotas de vitamina e regar por cima da terra até notar que sai pelo furo.

      Fertilizantes / vitaminas liquidos deve-se sempre misturar com água

  6. […] https://mestrebonsai.wordpress.com/2011/10/04/fertilizantes-adubos/ […]

  7. […] A planta nem se pode chamar de pré-bonsai e muito menos bonsai, não sei quanto vos custa monetariamente mas é um mau investimento.Se compraram: – Não colocar ao sol. Muita luminosidade mas nada de sol directo.https://mestrebonsai.wordpress.com/2008/10/02/cuidados-a-ter-com-os-bonsai/- Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre secohttps://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/- CUIDADO ao FERTILIZARhttps://mestrebonsai.wordpress.com/2011/10/04/fertilizantes-adubos/ […]

  8. Luis Santos said

    Mestre, posso misturar na terra as bolinhas de fezes de coelho? E as borras das capsulas de café!!!

    • Fezes de Coelho:
      Resposta curta: Não
      Resposta longa: Se as colocar na superfície em quantidade pequena, pode regar por cima delas que vao largando os nutrientes na terra. Fezes de coelho não são grande coisa apesar de ajudarem um pouco. À superfície criam fungos e cheiram mal, principalmente no verão.
      Dentro da terra fermentam e queimam as raízes, podendo matar a planta. Isto acontece com qualquer adubo

      Borras de café:
      Resposta Curta: Em pequenas quantidades
      Resposta longa: Depende da espécie de planta que a vai receber. Plantas que gostam de solo ácido agradecem, plantas que não gostam não convém receber.
      Ex:. Para azaleas, para cada 10 medidas de terra, 1/2 medida de borra de café.
      “Chá” de café de vez em quando… ajuda as plantas que gostam de solos ácidos

  9. […] 4. Tenho fertilizado/adubado o bonsai frequentemente. Como fertilizar/adubar o bonsai? As folhas estão escuras depois de fertilizar/adubar o bonsai, porque? FERTILIZAR: https://mestrebonsai.wordpress.com/2011/10/04/fertilizantes-adubos/ […]

  10. Tiago Rocha said

    Mestre, o chá verde serve de fertilizante? é benéfico?
    comprei o meu bonsai á 2 dias

  11. […] em quantidades mais pequenas, até porque mais alimento dá origem a novas folhas maiores. Prefere alimento orgânico ao alimento químico, mas desenvolve-se bem com ambos. Para reduzir folhas, expor a quantidades superiores de luz e […]

  12. Jorge Sousa said

    Boa noite,
    Para vitaminar com vita bonsai pós transplante como aconselha a fazer?
    Penso que o que aconselha é a juntar duas a três gotas, mas não me recordo da frequência…
    Obrigado

    Cumps

    Jorge Sousa

  13. juliana de marco said

    mestre, posso fertilizar meus bonsai com fezea de ovelha?

    • Poder pode, vão é aparecer fungos. Se os bonsai estão no exterior, não tem problema. Não enterre e não exagere.
      Mas é muito mais interessante se fizer antes assim, coloque num compostor. Um recipiente com espaço e coloque uma camada de terra e calque bem, depois coloque uma camada de fezes de ovelha e uma camada de terra fina, de seguida um pouco de água, e assim por diante. No fim coloque minhocas. Espere 6 meses a 1 ano e use essa terra. verá que todas as plantas agradecem😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s