MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,064 _ Desde 10/2010
  • Junho 2012
    M T W T F S S
    « Abr   Jul »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

JABUTICABA – Myrciaria cauliflora

Posted by mestrebonsai em Junho 6, 2012

Ultima actualização: 15/11/2016
(Especial para os leitores Brasileiros😉 )
Para evitar confusões,  dificilmente encontra esta espécie em Portugal.

Myrciaria cauliflora – JABUTICABA
(Jabutica; Jabuticabeira; Guapero; Árvore das uvas Brasileiras; Hivapuru; Sabará; Ybapuru)
(Wiki_IG) (Wiki-PT)

Árvore encontrada na América do Sul (Mata atlântica), origem em Mina gerais.

Nome: JABUTICABA vem do dialeto tupi guarani e pensa-se que signifique “Fruta de Jaboti” ou ainda “Sebo de jaboti” pelo facto desse animal se alimentar deste fruto ou ainda por causa da semelhança do cebo ou gordura do jaboti com a polpa do fruto. Também recebe o nome de: Jabuticaba Sabará, Jabuticaba do sertão, jabuticaba mineira, Jabuticaba sarandi, Jabuticaba paulistinha e Jabuticaba ponhema e ainda jabuticaba apimentada (sendo que cada nome designa uma variedade dentro da mesma espécie).

Características: É uma árvore de folha caduca/decídua, perde as folhas no Inverno (tempo frio).

Os frutos crescem no tronco e são de uma cor púrpura exteriormente e de polpa ligeiramente rosada interiormente, plantada para consumo directo ou em geleias e sumos.
de casa). No exterior perde uma maior quantidade, podendo ultrapassar mais de metade.
As folhas são perenes (não caem em estação mais fria), nascem de uma cor salmão e durante o desenvolvimento tornam-se verdes. É uma árvore de crescimento muito lento e prefere solos húmidos mas não encharcados, de preferência levemente ácidos e mineralizados (areia).
As flores crescem cerca de duas vezes por ano, no tronco e/ou ramos, e são brancas onde aparecem frutos. Se tiver humidade suficiente está quase sempre em flor e com fruto, em clima tropical. Os frutos têm até 4cm de diâmetro e dentro possui uma a 4 sementes. Os frutos fermentam após 4 dias pelo que leva a que os consumidores façam geleias e doces variados.
Tolera frio moderado mas consegue resistir até -3º C por curtos espaços de tempo (um, dois dias), o frio atrasa o crescimento e o tempo de maturação do fruto.
O tronco é manchado em duas tonalidades e liso. Cresce até 10 metros altura
.

ORIGEM: Aparece nas planícies aluviais, nas matas abertas do litoral, sub matas do planalto, baixadas dos pinhais e beiras de rios dos estados do: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, Brasil.

.

Fertilização: Fertilização em excesso queima as raízes com facilidade. Os primeiros sinais são os das folhas ficarem castanhas como se estivessem queimadas pelo sol, sendo seguida por um escurecimento em casos mais extremos. É preferível fertilizar-se em quantidades mais pequenas, até porque mais alimento dá origem a novas folhas maiores.

.

Rega: Apesar de ser uma espécie que gosta de água, não é de forma alguma uma planta aquática, pelo que excessos, como pratos com água debaixo do vaso levam ao apodrecimento das raízes e à sua morte. Principalmente durante o Inverno Europeu. Deve-se manter a terra bem húmida durante todo o tempo quente e ambientes secos, e a terra apenas algo húmida (humidade-pano-torcido) durante o Inverno. Deve-se evitar deixar a terra secar por completo.
NUNCA borrifar as folhas, principalmente no interior e durante tempo frio e húmido, pois leva ao aparecimento de fungos (como o míldio) nas folha, que acabam por matar o bonsai.

.

Transplante: Quando começa a Primavera vegetativa, até fim da Primavera, nunca no Verão, Outono ou Inverno. Nunca transplante  se tiver frutos. Durante o transplante não deixar as raízes secarem. Gosta de solos com húmus e ligeiramente ácidos, daí que evolui melhor em misturas de 1 de kanuma para 3 de humus e 1 de areia. Evite danificar demasiadas raízes durante o transplante, pois começa a perder ramos. DEVE manter a terra sempre húmida nos meses a seguir ao transplante, não podendo nunca a terra secar por completo.
Nunca fertilize no mês a seguir ao transplante, mas eu aconselho que espere dois meses para a começar a fertilizar.
.
Poda: Para aparar apenas, corta-se o rebento da ponta que leva à ramificação. Para formação e ramificação, deve-se deixar um mínimo de 2 folhas saudáveis no ramo e cortar a cima deixando um pequeno toco. Cada par de folhas ramificará num rebento, ou seja, aparecem dois rebentos junto às folhas que ficaram. Para se dar mais volume e mais folhas, deve-se podar acima de cada par de folhas que apareça, desde que as folhas existentes tenham aberto por completo e apresentem aspecto de serem mais adultas.
.
Reprodução: Por estaca, porém deve-se limpar o ramo cortado deixando apenas 2 folhas, para evitar dispêndio de energia. Por semente, basta colocar em terra e cobrir. Mantém-se a terra bem húmida o que leva à decomposição da baga, a fermentação facilita a germinação das sementes. Por enxerto para obter frutos em 5 anos ou menos (normalmente demora entre 10 a 20 anos), porém o tempo de vida da árvore diminui (por ser enxertada).
As sementes são arredondadas achatadas de cor castanho claro, recalcitantes (perdem o poder germinativo se forem secadas) e germinam em 40 a 60 dias se forem plantadas em no máximo 20 dias após colhidas. Convém seleccionar as sementes mais pesadas e graúdas para semear em jardineiras (com 40 cm por 20 cm por 20 cm) preenchidas com substrato rico em matéria orgânica. Quando as plântulas estiverem com 8 a 10 cm de altura se faz o transplante directamente para embalagens individuais que devem ficar em local sombreado até o pleno pegamento e brotação nova. As mudas atingem 30 a 40 cm com 1 ano após a germinação.
No SOLO: O plantio definitivo das mudas deve ser em covas de 50 x 50 x 50 cm, preparadas com 2 meses de antecedência, misturando aos 30 cm iniciais 6 pás de esterco bem curtido, 200 gramas de farinha de ossos, 500 g de cinza de madeira, misturando tudo muito bem. Nos climas mais frios plante num espaçamento de 6 x 6 m e em climas mais quentes plante no compasso de 8 x 8 m. A melhor época de plantio é Outubro a Novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada semana se não chover. As plantas dessa espécie podem ser cultivadas em vasos; e nessas condições iniciam a frutificação com 3 a 4 anos após o plantio.
.
Higiene: Deve-se limpar as folhas que caem na terra, acumulam fungos ao apodrecer que acabam por ser transmitidos à planta viva. Pode varrer facilmente as folhas amarelas/secas com uma vassourinha para bonsai, quer no solo, quer nos próprios ramos.
.
Treino: Cuidado ao dobrar os ramos, partem com facilidade. Por ser de crescimento muito rápido pode-se usar arame mas com muito cuidado para não ficar marcado, algo que começa a acontecer 1 mês após colocação deste. Por esse motivo usar por exemplo ráfia, usar estacas ou amarrar pesos, são alguns dos melhores métodos.
.
Info. Extra: O fruto pode ser usado no tratamento de  Hemoptise , Asma (Casca), Diarreia e inflamação das amígdalas (gargarejar uma solução). O fruto contém anti-oxidantes muito fortes e até anti-cancerígenos.
Jabutcaba deriva da língua Tupi: Jabuti = tartaruga  e  Caba = Local, ou seja o local onde se encontra tartarugas

40 Respostas to “JABUTICABA – Myrciaria cauliflora”

  1. Marcelo SC said

    Olá, tenho uma jabuticabeira de enxerto, estou uns 3 anos com ela, mas a cerca de 2 meses ela começou a secar, as folhas foram ficando marrons das postas pra dentro e caindo, agora ela está completamente pelada !!!! Sem folha nenhuma !!! Porém, o caule e os galhos continuam bem verdinhos (confiro quase todo dia dando uma “arranhada” pra ver), isso começou quando joguei adubo 10-10-10 no solo, mas ela foi a única que aconteceu isso !!! Alguma solução ???
    Obrigado e no aguardo.

  2. Sheilla said

    Boa noite
    Tenho uma jabuticabeira que foi plantada por semente, viveu 20 anos no vaso, agora sao 4 anos no chao. Não há nenhum sinal de fruto até hoje. Ela está desenvolvendo normal, mas sem fruto.

    • A boa notícia: De semente levam muito mais tempo a tornarem-se “adultas” e a criar fruto. Fertilize aos poucos e com cuidado e vá esperando.
      A má noticia: Se a semente for de uma árvore hibrida (cuzamento de sub-espécies) pode nunca dar fruto. Só se sabe… esperando.

  3. Fernando said

    Boa tard ,tenho jaboticaba planta no vaso.
    Notei que as folhas estão caindo é normal ?
    Ele nunca toma sol direto
    Grato

  4. Fernando Brandão said

    Boa tarde!
    Comprei uma jabuticabeira em vaso médio e já está dando frutos. A minha preocupação é que venho percebendo que todas as folhas estão com as pontas queimadas, escuras.
    Você poderia me orientar o que pode está acontecendo?
    Agradeço sua atenção,
    Fernando Brandão

  5. Gleison Gomes said

    Para bens por este site, boom dia, eu moro na Serra ES e minha jabuticabeira secou todos as folhas e os galhos estao muito frágil., sem dizer que uma praga “Pugao” furou todo o pé furinhos d 3mm, ele está trasmplantado no chão., eu molho cedo e a tarde., mais msm assim o caule ainda continua verde,..
    O” q fazer? Ele ainda vai viver?😥

  6. ney said

    Jabuticabeira vai bem ao nível do mar???

  7. Boa Noite, ganhei em Setembro um Bonsai de Jabuticabeira e ele está com umas pluminhas brancas como resto de algodão por baixo das folhas, gostaria de saber o que devo fazer, por que o rapaz que vendeu para o meu esposo não sobe explicar nada sobre o modo de cuidar…agradeço a atenção desde já

    • É bicho-de-algodão, um áfido. É preciso colocar insecticida.
      A uma distancia de um braço aplica-se uma borrifadela a cada um dos 4 lados, POR DEBAIXO das folhas. Depois à mesma distância uma única borrifadela de topo.
      Nada em demasia nem demasiado perto que estraga a planta.
      E não termina aqui. É OBRIGATÓRIO repetir 3 a maximo 4 dias depois. Isto porque alguns dos bichos estavam ainda em ovo e não receberam o insecticida… fazendo correcto funciona bem.

  8. Johnatan said

    Olá uma boa tarde a todos sou fã da arte do bonsai mas não conheço muito adiquiri uma jabuticabeira bem bonita em uma feira de plantas mas ela está ficando com as folhas novas marron e as folhas mais velhas meias cinzenta como esbranquecida todo dia coloco ela no sol rego ela vejo que o solo está sempre umido ela esta naqueles jarros pequenos que vem em bonsai de supermercado alguém pode me ajudar por favor não quero perder meu bonsai

  9. Eric said

    Mudei de cidade e a viagem da mudança levou aproximadamente 7 dias, com isso minha jaboticabeira perdeu todas as folhas (secaram e cairam). Restou apenas uma folha verde no caule. Quando risco o caule com a unha, esta bem verde dentro. Quebrei um dos galhos bem na ponta e verifiquei que estão verde por dentro tambem. Então é provável que ela não tenha morrido. Molho bastante todos os dias. Será que ela voltará as folhas novamente? O que devo fazer?

  10. Milca said

    Comprei um bonsai de supermercado, jabuticaba,se ele ficar no mesmo vasinho que veio e se ali ele vai frutificar.Milca desde ja obrigada

  11. Maria Lúcia said

    Bom dia! Moro em Minas gerais (Brasil). Ganhei recentemente um pé de jabuticaba, plantado em vaso, já com alguns frutos. Não é bonzai. Me ocorreu de molhar as folhas, no que ela floriu bastante após isso. Contudo, noto agora seu troco melado, não sei se devo lavar ou se isso irá piorar. Está com alguns frutos verdes e coloração normal. Será que a molhei muito?

    • O tronco melado indica a presença de afídeos/pulgoes. São os excrementos deles. Convinha aplicar um insecticida ou calda bordalesa
      A uma distancia de um braço aplica-se uma borrifadela a cada um dos 4 lados, POR DEBAIXO das folhas. Depois à mesma distância uma única borrifadela de topo.
      E não termina aqui. É OBRIGATÓRIO repetir 3 a maximo 4 dias depois. Isto porque alguns dos bichos estavam ainda em ovo e não receberam o insecticida… fazendo correcto funciona bem.
      Nada em demasia nem demasiado perto que estraga a planta.

  12. ola sou de frei inocencio MG..tenho uma jabuticabeira no vaso..o rapaz que me a vendeu pediu q eu comprasse 20-05-20 e colocasse tres colheres na beira do vaso..fiz ja tem duas semanas e agora todas as folhas cairam,porem o tronco ta verde ..o devo fazer?

  13. cibele ferraz clemente said

    oi ….moro em apartamento mas tenho um pequeno quintal, eu sempre quis uma árvore frutífera, sem ter muita informação, comprei um bonsai de jaboticaba , neste caso, o fruto é comestível ?

  14. Natan Martins said

    Olá ganhei um bonsai , ele esta vivo … + acho q o vaso esta mto grande … oque posso fazeer? quer uma foto ?

  15. karina said

    aconteceu com minha jabuticabeira o mesmo processo de excesso de fertilização comentado acima e todas as folhas cairam… tenho regado bastante, apesar de estar sem folhas e parecer morta 9seca sem folhas). Hoje apareceu uma unica flor no caule, então acho que ainda há esperanças… o que faço para reverter este processo? Obrigada.

  16. Márcia said

    Boa noite,tenho uma jabuticabeira mais não é bonsai,ela está no chão.Como ñ achei nada sobre o problema dela,resolvi pedir ajuda a vocês.Ela está com o galhos e tronco com manchas verdes e que me parece que vão ficando em alguns pontos manchas cinzas e os galhos das pontas estão secando.Já foi um agronomo quatro vezes e colocou adubo e deixou um líquido branco para ser disolvido em 10 litros de água e pulverizar em toda ela,mais ñ adiantou.Por isso se alguém puder me ajudar,pois parece que está morrendo.No momento está com alguns fruto,más as folhas continuam a cair e os galhos secando e as manchas verdes aumentando.Tirei algumas pragas que estavam nas pontas dos galhos(me falaram que se chama erva de passarinho-parece com mine bromélias). Será que é essa planta que passou essa dença p/ jabuticabeira? O que será essas manchas verdes? Como tratá-las? Me ajudem!!!!

    • Aparentemente é um fungo.
      VOces conseguem comprar calda bordalesa aí?
      Se não, compre sulfato de cobre 20gramas; enxofre 5gramas; cal 10gramas
      Dissolver muito bem em 5lt de água. Borrifar a cada 1 semana durante época de chuvas ou a cada 1 mês no tempo quente mas em ambos os casos não mais do que 3 vezes.
      Deixar descansar 1 mes e se ainda tiver, repetir.

      Os fungos “podem” passar entre espécies botânicas, depende do fungo.

      A calda bordalesa é também útil para prevenir. Coloca-se antes do inverno e depois uma vez no início da primavera em plantas saudáveis mas que são conhecidas de ter esses problemas ou até de insectos… como as roseiras e os pulgoes

  17. janaina said

    complementando. A recomendação é de rega duas vezes ao dia . O vaso tem 5cm de altura e 20 de largura. Não sei se devo deixar interno com luz indireta ou externo , estou deixando interno. Ainda esta saudavel, mas vejo que algo ta errado pq essa manchinhas estão em algumas folhas, são como queimados marrons e algumas com as pontas pretas.

  18. janaina said

    Ólá
    Ganhei uma jabuticabeira esta no vaso da floricultura bem baixo. Reguei conforme indicado na caixa, mas esta aparecendo ums bolinhas prestas nas folhas, umas manchas mesmo. O que pode ser ?

    • Está a borrifar as folhas com água? Aparentemente pode ser um fungo. É uma espécie de pó?
      Borrifou com algum insecticida/fungicida? Pode estar queimado localmente!

      • Janaina said

        Oi. Não é uma especie de pó, ela fica com umas bolinhas marrons redondas na folha como se tivesse encostado algo quente circular, manchas bem pequenas. As folhas estão verdes, mas caindo aos poucos. Não usei nada nela até agora e nem borrifei, como aqui é região sul, agora esta esfriando, então estou molhando de 2 em 2 dias ou quando percebo a terra sem umidade pois mandaram regar 2 vezes ao dia, mas acho que pode apodrecer a raiz pq esta frio, esta na luz indireta, faz 2 dias que comecei a colocar no sol da manhã pois li que a jabuticabeira gosta de pegar sol direto, mas não estou deixando muito tempo 2hs em média, fiquei na duvida se ela perde as folhas no inverno pq li que aconteceu com uma pessoa e depois começou a brotar na primavera… mas fico sem saber o que fazer.
        Vi tbm que para dar fruto ela precisa de um vaso mais fundo

  19. Olá!!! tenho uma jabuticabeira, que infelizmente cairam todas as folhas, e as folhas que restam, que sao 4 ou 5 apenas, estão com manchas verde-escuras nelas e aparentemente secando…
    Todos os galhos estão sem folhas,
    O tronco dela, ja risquei com a unha e esta com cor de madeira msmo, amarelado, parece saudavel..
    Alguns galhos ja estao secos, devo retira-los?

    Rego ela duas vezes por dia, e deixo na lavanderia onde nao pega sol, mas tem bastante luminosidade…

    O que devo fazer para que ela volte a ter saúde?

    • Risque o tronco com a unha junto à terra, está verde debaixo? Existe uma hipotese de recuperação. Está castanho? (Marron). Se sim em principio estará morto. Mas não desista, continue regando

      Fertilizou?
      Não fertilize

  20. Melka ramalho said

    boa tarde, moro no brasil em uma cidade sem suporte técnico para bonsai, por falta de um material mais especifico para colocar no meu bonsai de jabuticabeira pus durante um reenvasamento emergencial (minha planta caiu e derramou toda a terra do vaso) uma mistura de barro arenoso (mais barro que areia, pois assim era o tipo de terra que veio inicialmente na planta quando ganhei) e juntamente com isso coloquei adubo de vaca já curtido. A planta esta com parte das folhas queimando, inclusive as que estão nascendo. Gostaria de saber se devo trocar a terra que coloquei ou devo esperar a planta se recuperar normalmente. obrigada.

  21. A terra deve ser fertilizada e sempre úmida. A poda das folhas deve ser feita nas pontas. Basta cortar em forma de lança – fazer um “V” na extremidade, retirando as “pontas duplas” de cada folha. Pode-se também cortar o ramo seco no início do seu caule.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s