MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,069 _ Desde 10/2010
  • Junho 2012
    M T W T F S S
    « Abr   Jul »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

A informação na pagina do Mestre Bonsai é diferente de Outros sites, e agora?

Posted by mestrebonsai em Junho 8, 2012

A informação na pagina do Mestre Bonsai é diferente de Outros sites, e agora?

Alguns leitores têm-me relatado a diferença entre o que EU aconselho e o que OS OUTROS aconselham.

Eu não tenho apenas 2 anos de experiência como algumas pessoas em sites “especialistas”, comecei mesmo muito novo na arte bonsai, na altura com menos de 12, mas para efeitos de considerar quando comecei a levar mais a sério considera-se os 12. Tenho agora 31 anos de experiência prática com uma grande variedade de espécies botânicas, para além disso tenho Mestrado em Botânica, experiência em estufa, experiência em laboratório e em fitossanitários.

Se a minha linguagem vos parece simples é porque em aulas ministradas por mim reparei de que nada me adianta “armar-me” com vocabulário técnico e nomes técnicos se a(s) pessoa(s) a quem estou a passar a informação não a entenderem. Prefiro termos de comparação simples (como a do “humidade-pano-torcido” e “tratar o bonsai como um bebé”).
Eu pretendo trazer as pessoas ao meu nível de conhecimento para depois evoluirmos juntos, não me interessa nada mesmo que me idolatrem, apenas que respeitem o conhecimento e se não concordarem partilhem comigo o vosso ponto de vista… pretendo sempre aprender mais.

Quanto à informação, é uma questão de bom-senso.  (1º o que dizem/2º o que digo eu)
– Acham que é mais correcto “mergulhar um bonsai”  para o regar? Ou será melhor por cima da terra como acontece na natureza?
– Acham que é mais correcto encharcar o bonsai com fertilizante e queimar raízes e folhas? Ou será mais correcto regar  com uma quantidade correcta de fertilizante de modo a que vá tirando proveito protegendo as raízes de excessos, mesmo que acidentais?
– Coloco o bonsai em pleno sol, mesmo que isso queime as folhas? Ou coloco o bonsai num local com muita luminosidade mas nada de sol directo durante o verão?
– Borrifa-se as folhas para ficarem “bonitas e brilhantes”? Ou rega-se apenas na terra porque borrifar folhas facilita o aparecimento de fungos e afídeos?

Por acaso gostava da vossa opinião… digam de vossa justiça.
Cumprimentos

13 Respostas to “A informação na pagina do Mestre Bonsai é diferente de Outros sites, e agora?”

  1. Teresa de Pablo said

    Mestre tenho uma familia de formigas instalada na base do Ligustrum, saem e entrão mesmo na base da arvore, por entre as raizes, o que devo fazer. Teresa

  2. DNA said

    Olá “Mestre”. Respondendo ao tópico deste post, eu acho da sua parte, tem muito respeito pelos iniciantes no mundo do Bonsai pois sãos estes que dão maior dor de cabeça e fazem perguntas de tudo e de nada para aprender e vejo pelas suas respostas que gosta de ajudar independentemente esteja num curso ou apenas a tirar duvidas… isso faz a diferença de muitos outros que tem bastantes conhecimentos de Bonsai e evitam dar muitas opiniões e ajudas….
    Só é pena estar tão longe mas a NET faz milagres e sempre dá para tirar duvidas…
    Obrigado.

  3. Teresa de Pablo said

    Ola boa tarde mestre, adquiri há 3 meses uma serissa variegata graças aos seus consejos e artigos tenho a minha menina num luxo, só tenho algumas duvidas em relação a poda pois já a podei em Julho só que ela agora esta a precisar novamente e como estamos no inicio do outono não tenho a certeza se devo fazer a poda, ela já há algum tempo está a perder as folhas mais antigas suponho que seja para a folha nova não perder a força. Cptms Teresa

    • Sim, é normal que precise de fazer podas varias podas ao longo do ano… desde que haja crescimento, pode podar, não importa a época do ano.
      Apenas se tem de ter cuidado com espécies de exterior… e podar no fim do outono e inverno… são épocas propicias à propagação de fungos que se alojam na area de corte.

      • Teresa de Pablo said

        Quero deixar aquí os meus agradecimentos pelas suas ajudas, ja que elas tem sido preciosas, a serissa foi podada e passados dois dias deixou de perder folhas e está com novos rebentos, na sua opnião acha que se deve fertilizar durante o inverno? e devo continuar a colocar o Bio Bonsai? sei que no Ligustrum devo parar agora e só voltar em Fevereiro qual é a sua opinião. Teresa

      • Eu não aconselho. É uma boa época para deixar as raúizes “descansarem” e apenas se regar com água para “desintoxicar” a planta.
        Porém deve fazê-lo no inicio do Outono, interromper no Inverno e recomeçar na Primavera.
        Sim, pode colocar o BioBonsai até fim do Outono. Depois parar.

  4. Como pelos vistos o pessoal não deduziu (suspiro) nasci em 1969, tenho este ano de 2012: 43 anos.

  5. Teresa de Pablo said

    Chamo-me Teresa de Pablo vivo em Lisboa e tenho pena que não de formação por estes sitios os seus concselhos tem sido de grande utilidade para min, tenho um Ligustrum desde Abril e uma Serissa que adquiri na Luso Bonsai o Ligustrum tive que pedir a Luso para fazer o transplante porque as raizes apareciam por baixo a Serissa estou com receio de a matar porque a terra é daquela esquisita que parece borracha vou tentando seguir os seus conselhos e tentando perceber o que ela vai precisando nde todos os sites que consultei este é o mais sensato e comfiante. Obrigada Teresa

    • Obrigado pelo apoio. Não se esqueça de regar muito bem após os transplantes e manter a terra mais que humida, não pode secar. As raízes foram danificadas no transplante e precisam de um ambiente ideal para recuperarem. Pois, a terra deve ser acinzentada (?!) se for é barro chines, realmente convem retirar e colocar em terra nova… use uma mangueira ou vasilha com água e vá tirando com calma e paciência. O primeiro transplante dá sempre muito mais trabalho, mas se o fizermos com cuidado mais tarde a árvore brinda-nos plena de saúde.
      Eu tento dar formações… sempre que posso. Lisboa já é mais complicado, mas quem sabe um dia🙂. Obrigado.
      Pedro Amorim Pereira (Mestre Bonsai)

      • Teresa de Pablo said

        mestre deparei com um pó esbranquiçado na base do meu ligustrum suspeito que seja calcario rego com agua da torneira que deixo em repouso 24h não sei se é o mais correctona sua opinião qual será a agua mais apropiada.Cptms Teresa

      • Sim, o mais provável é ser Calcário. Deixar a água em repouso é um mito. Apenas filtros muito bons conseguem retirar cerca de 60% e mesmo assim ao fim de alguns meses baixa para os 40% ou menos. Água da chuva é boa ideia, água que se compra e sobra também. A água calcária da torneira só é um problema se o bonsai não for transplantado de 2 em 2 anos. Quando se fizer o transplante deve-se limpar o calcário antigo com uma escovinha, mas de modo a não ferir a planta.
        Vou tentar escrever um artigo sobre a água, mantenha-se atenta🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s