MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,069 _ Desde 10/2010
  • Junho 2012
    M T W T F S S
    « Abr   Jul »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    252627282930  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

Agua e as plantas

Posted by mestrebonsai em Junho 11, 2012

Ultima actualização: 17/7/2012

Água e as plantas

A água é absolutamente essencial para a sobrevivência de todas as plantas. Cada planta que conhecemos evoluiu durante milhões de anos na presença de maior ou menor quantidade desta, e como tal se alterar-mos este equilíbrio de evolução começa-se a obter problemas.

Este é um tipo de introdução que muitos podem julgar óbvia, mas não é. O exemplo mais frequente é o de acharem que qualquer tipo de bonsai é uma planta aquática. Porque? Porque lhe dão um prato com água parada e estagnada de onde supostamente deve ir buscar a humidade para sobreviver! Porque o mergulham e esperam que a terra esteja molhada! São este tipo de sugestões feitos por pessoas que nem sequer se dão ao trabalho de observarem a natureza, quanto mais manter uma planta saudável e viva!

A água obtida pelas plantas terrestres provém maioritariamente da chuva. A chuva vem de cima para baixo, pelo que a evolução das plantas foi nesse sentido, afundar as raízes e ir buscar água ao sub-solo.
* Quando se mergulha, por exemplo um vaso com bonsai, os nutrientes diluem e ficam na água, quando se retira os nutrientes, e até fertilizantes, ficam lá.
* Quando se mergulha, se for água da torneira, o calcário deposita-se em maiores quantidades no tronco, com o passar do tempo forma um anel que acaba por penetrar na casca (pela cristalização do calcário), ao acontecer asfixia e entope os veios de alimentação, pelo que mata a árvore.

E deve estar alguém a pensar… e os mangais (imagem da direita)? São árvores que evoluíram nesse sentido, de reparar que fazem crescer raízes que se tornam “respiros” acima da água para que a árvore não se “afogue”… os marítimos até nem dá para ver muito alguns dos efeitos da água por causa das marés, mas os dos rios… as raízes apodrecem e o cheiro é bastante desagradável. Já agora, não são as únicas, alguns ciprestes (imagem da esquerda) dá para ver perfeitamente esses respiros, e nem por serem resinosas escapam ao apodrecimento.

A maior parte das espécies não está preparada, se olhar-mos para as margens dos rios, é habitual verificar-se que na areia nada cresce para além de ervas, mas um pouco mais elevado vêm-se árvores que ficam inclinadas (imagem à direita).   As raízes mais próximas da água apodrecem, ficando as que estão do lado oposto. Por vezes o apoio do lado do rio apodrece por completo e as outras não têm força… e caem (lado esquerdo).

Não vos torturo com mais informação de comparação…

Vamos aos bonsai… e água…

.

.

Então… COMO REGAR UM BONSAI?

* Rega-se sempre por cima da terra, por TODA a terra, e não apenas um lado.
* Quando se rega, rega-se a sério, encharca-se a terra por completo e até sair pelos furos de drenagem em abundância.
* Pode existir prato (bandeja) debaixo do vaso, mas SEM água, deve permanecer seco e limpo. Bocados de terra, folhas e humidade levam ao aparecimento de fungos que atacam a planta. Para além disso, são árvores/arbustos, não são plantas aquáticas!
* Se colocar-mos fertilizante, rega-se primeiro com água até encharcar a terra e depois rega-se com água + fertilizante.
* “Osmose inversa” é uma história interessante para preguiçosos. A planta fica em stress e nunca será saudável… a evolução demorou milhões de anos e não é em uma dezena de anos que as plantas se adaptam.

.

HUMIDADE-PANO-TORCIDO

O que é?
É um termo que eu “inventei” para que possa existir um termo de comparação universal. Vou explicando passo a passo:
* Imaginar a terra como sendo um pano. Para o molhar/regar, colocamo-lo debaixo da torneira até que fique ENCHARCADO. É assim que a terra do bonsai deve ficar sempre que se rega.
* Se agora torcer-mos o pano para retirar o excesso de água, repara-se que fica uma “humidade-pano-torcido“. Essa é a humidade ideal para todas as plantas, porém, durante o verão é muito difícil de manter devido à evaporação rápida. Esta é a nossa humidade de referência. No verão, quando se chega a esta humidade, convém regar. No inverno quando se chega a esta humidade, pode-se facilitar, mas nunca deixar a terra secar.
* Se o pano está seco… este é o caso demasiado extremo. Terra completamente seca não suporta vida vegetal de grandes dimensões. E se suporta, é porque essa vida vegetal tem como compensar tal: é o caso dos cactos.

Como os bonsai não são nem plantas aquáticas nem cactos… a “humidade-pano-torcido” é a referência ideal.

..
Chuva? Torneira? Garrafa? Qual a melhor água?

São as perguntas mais frequentes.
O ideal seria regar com água da chuva, não as águas da primeira semana que contém poluentes, mas as que se seguem seriam óptimas. Sempre que possível recolher… é o ideal.

.

.

.

.

Da torneira temos um problema em grande parte do país. Para não gastarem tanto dinheiro no tratamento da água e torna-la potável adicionam maiores quantidades de cal (óxido de cálcio). E quanto mais poluído for o rio de proveniência… mais cal ainda. A lixívia e o cloro nem são tão problemáticos, evaporam-se e perdem qualidades com facilidade, mas a cal é um derivado mineral e não “desaparece”. A desvantagem é que acumula, principalmente em materiais porosos… com o a casca das árvores. Não é nada fácil filtrar por causa das partículas muito pequenas. Bons filtros de Carvão conseguem-no por algum tempo mas rapidamente se saturam. Outros “escondem”, como os de fosfato… mas o remédio é pior e as plantas não reagem bem. Não adianta ficar a “repousar”, mal se mexe no recipiente e já estamos a misturar tudo. Quando só se pode usar esta água, o ideal é fazer obrigatoriamente o transplante de 2 em 2 anos, mudar toda a terra e escovar a área do tronco de modo a retirar a maior parte da cal.

.
..

Provavelmente já bebe água em garrafa… se sobrar no copo, não deite fora, guarde para o bonsai. Se já não lhe sabe bem: bonsai.

Não, água com gás não convém dar ao bonsai.

Parece algo disparatado dizer mas… NÃO, não se pode dar: Leite, Vinho, Sumos.

Sim, pode dar chá😉

COMO REGAR? Com regador, Copo, mangueira, garrafa. A ideia é não regar com demasiada força que retire terra e se regue com uma quantidade suficiente não baseada no recipiente de rega mas sim nas necessidades do bonsai

23 Respostas to “Agua e as plantas”

  1. Carlos Pitta said

    Confesso que quando enviei minha duvida estava muito discrente em obter tantas respostas perfeitas . Agora ja percebo porque meus pinheiros luminosos (tuia)estão secando.(marron) A mais de 6 meses que estou tentando obter respostas e até para participar destes foruns tive que implorar e estava na mesma. Quero agradecer muito a vcs do mestre bonsai que em menos de 12hs me elucidou varios pontos. e totalmente contrario ao que me informaram;exemplo tomar sol direto pelo menos de 6 a 8hs pordia. Pucha não tenho palavras como agradecer a voce mestre bonsai. E espero que possam a continuar a me ajudar pois não perco a esperança de ainda recuperar estas arvorezinhas (Bonsai) grato.

  2. Ricardo Silva said

    Boa tarde,

    foi me oferecido um bonsai acerca de 5 meses e ele estava se a portar-se bem.
    Agora estão a cair as folhas e a secar os ramos.
    rego dia sim e dia não. a temperatura ambiente da casa passou de 21ºC para 29ºC (como posso enviar as minhas fotos?)

    Gostaria q me ajudasse para ajudar que o meu Bonsai não morra. Porque já m morreu um e este é o segundo q tenho.

    Obrigado pela Atenção.

    Abraço
    Ricardo Silva

  3. André Ferreira said

    Eu comprei um bonsai Cuphea de 5 anos pela primeira vez o que fazer para tratar dele tenho no interior ao pé da janela da sala.

  4. godoy said

    ola boa tarde,
    tenho uma pergunta:
    por que tenho que molhar o bonsai ate escorrer pelo vaso?
    essa tecnica nao iria lixiviar nutrientes,substratos e sedimentos?
    muito obrigado

    • Deve regar a terra até que escorra por baixo… não pelo topo.
      Todas as regas levam a um eventual exaurir de nutrientes. Por isso ao fim de 6 meses a seguir a um transplante se deve começar a pensar em fertilizar a planta.

  5. Patrícia Eduarda said

    Olá, tenho uma erica japonica, mais ou menos um ano, e ela sempre floriu, mas agora as folhas estão marrons, ela já esta morta? Tem como recuperar?😦
    Ficarei muito agradecida se puder ajudar!
    Obrigada

  6. […] https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/ […]

  7. […] https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/ […]

  8. marcos vinicios said

    ola tudo bem comprei uma tuia prateada e em minha cidade o sol é muito forte então ela queimou a maioria de suas folhas o que é preciso para ela esta com as folhas verdes denovo obrigado

  9. carlos said

    olá
    tenho um junípero e apresentam com algumas agulhas marrons o que faço?

  10. […] Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre secohttps://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/- CUIDADO ao […]

  11. David said

    Gostaria de saber a sua opinião em relação ao uso da agua do desumidificador pode se usar para a rega de bonsai ou nem.por isso…?

    • Sim pode usar, é água na mesma. Só não se pode utilizar a água destilada vendida comercialmente.
      Convém ter cuidado é com águas que passam por filtros quimicos… saberá se passa se tem de o substituir mensalmente ou a cada 3 meses😉

  12. […] 2. Como Regar? / Porque as folhas estão amarelas? / Porque a terra cheira mal? Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco  https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/ […]

  13. Diogo said

    Boas gostava que me esclarece cem uma duvida. Eu já li em outros sites que não devemos regar em excesso e só para regar com o solo estiver quase seco. Eu tenho uma Ulmeiro e gostava de saber se para a regar devo encharcar o vaso até começar a sair por baixo ou apenas devo regar “um pouco”.

    Abraço😉

  14. […] Apesar de ser uma espécie que gosta de água, não é de forma alguma uma planta aquática, pelo que excessos, como pratos com água debaixo do […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s