MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,069 _ Desde 10/2010
  • Novembro 2012
    M T W T F S S
    « Out   Dez »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    2627282930  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

Thuja – Tuia

Posted by mestrebonsai em Novembro 22, 2012

Ultima actualização: 22/6/2016
Planta de EXTERIOR

THUJA (TUIA; Cipreste; Pinheiro-de-cemitério; Árvore-da-vida)
Também conhecido por alguns, principalmente no Brasil, por:  shimpaku

Thuja occidentalis; Thuja koraiensis (Koreana); Thuja standishii (Japonesa); Thuja sutchuenensis (Sishuan); Thuja plicata; Thuja orientalis > mudou de nome para Platycladus orientalis (Chinesa/Oriental)
Árvore nativa da Ásia oriental e Norte da América.

Espécie muito utilizada para decorar cemitérios pelo que lhe chamam Pinheiro-de-cemitério.

(Na imagem do lado esquerdo Thuja occidentalis)

.

.

Características: Árvore de folha perene que pode crescer entre 3 a 60mt. Casca cresce em veios de castanho-avermelhado escurecido. As folhas apresentam-se em escamas e têm de 1 a 10mm, EXCEPTO AS PLANTAS JOVENS que apresentam as folhas com um aspecto de agulha (Como se vê na imagem a cima). As folhas apresentam-se alternadamente ao longo do ramo. Os novos rebentos são maioritariamente achatados e crescem lateralmente, bidimencional. As pinhas da árvore Masculina são pequenas e apresentam-se na ponta dos ramos. As pinhas Femeninas começam por ser pequenas e depois crescem de 1 a 2cm e amadurecem entre 6 a 8 meses, abrindo e libertando posteriormente as sementes.
Existe um hibrido entre a T. standishi e a T. plicata e o cultivar tem o nome de: “Thuja Green Giant” (Tuia Gigante Verde)

.

Pestes: Alimento favorito das larvas de algumas Lapidoptera (borboletas). Cuidado com o fungo da ferrugem, convém tratar (com calda bordalesa ou antifungico) mal existam sinais de aparecimento. Não borrifar as folhas que favorecem o aparecimento de fungos.
.
Fertilização
: Fertilizantes orgânicos são preferênciais mas a utilização de fertilizante líquido é melhor absorvido. Utilizar fertilizantes equilibrados NPK (10-10-10) ou aproximados. (Não interessa o valor, pode até ser 21:20:20 ou 2:2:2, tem é de ser equilibrado ou valores muito proximos)

.

Rega: Não é aconselhável deixar a terra secar no verão, manter a terra húmida. No inverno pode secar ligeiramente se estiver no exterior, no interior deixar apenas chegar até à “humidade-pano-torcido”.
As Thuja gostam de solos húmidos mas não podem estar constantemente encharcados.
Não borrifar as folhas que favorecem o aparecimento de fungos.

.

Transplante: Tolera qualquer tipo de solo, quer rico em humus, quer arenoso quer barrento, contudo o solo interfere no crescimento. Sendo uma resinosa é aconselhável fazer o transplante em tempo frio e antes da Primavera
.
Poda: Proceder de acordo com o mostrado aqui.
.
Reprodução: Consegue-se propagar por semente e por estaca. Estaquia: Plantas em vaso com boa drenagem e uma mistura de 4 medidas de areia para 1 de humus. As estacas devem ter 30 cm ou mais, cerca de 20cm irão ficar dentro da mistura. As estacas devem estar limpas de folhas na área que ficar enterrada. As estacas devem ser colocadas num local sem sol directo. A mistura nunca pode secar. Em princípio um ano a seguir devem ter raízes para suportar o transplante.
.
Higiene: Deve-se limpar as folhas que caem na terra, acumulam fungos ao apodrecer que acabam por ser transmitidos à planta viva. Pode varrer facilmente as folhas amarelas/secas com uma vassourinha para bonsai, quer no solo, quer nos próprios ramos.
.
Treino: A madeira é razoalvelmente maleàvel contudo racha quando torcida ou demasiado dobrada. Utilizar arame, mas na época de crescimento convém ter atenção para que não vinque a casca. Deve-se retirar e aramar no sentido oposto.
Não aconselho sol total no verão enquanto plantada em vaso. Sol filtrado é eficaz e seguro. Durante o Inverno pode estar completamente exposta.
.
Erros comuns com bonsai .
Sol directo e borrifar

Sol directo e borrifar

Morte de ramo por excesso de desidratação (começo)

Morte de ramo por excesso de desidratação (começo)

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

.

.

Aspecto da Thuja “na Natureza”
Thuja standishii

Thuja standishii

Thuja standishii

Thuja standishii

Thuja standishii

Thuja standishii

Thuja occidentalis
Thuja occidentalis
Thuja orientalis

Thuja orientalis

Thuja orientalis

Thuja orientalis

Thuja plicata
Thuja plicata

Guardar

10 Respostas to “Thuja – Tuia”

  1. Pâmela Karla Miranda Souza said

    Bom dia! Comprei algumas sementes de Thuja Orientalis e quero iniciar a produção de mudas, você poderia me passar algumas informações sobre plantio correto das sementes? Qual a melhor forma de cultivar as sementes?

    • É uma planta de climas frios, pelo que as sementes germinam em frio (entre os 0 e os 5 graus C). A própria planta não gosta de clima quente, pelo que depois de germinadas têm de estar num clima entre os 5 e os 15 graus até serem juvenis.

  2. Giovana Bordin said

    Boa tarde, comprei uma tuia jacaré (nome que veio no vaso) e ela parece estar bem saudável, nao estou deixando no sol direto e a terra deixo úmida sem enxarcar, ela tem poucas folhinhas amarelas no começo dela, acho q é normal e na ponta tem brotos verdes. O que está me preocupando sao umas pedrinhas brancas q veio por cima da terra, essas pedrinhas é aconselhável retirar e deixar só a terra? Elas causam algum mal?
    Aguardo resposta.

    • Retire as folhas amarelas ou marrons que aparecem, é algo normal desde que não em demasia, é uma renovação foliar… por isso ela tem rebentos novos.
      Eu retiraria as pedrinhas brancas, até porque atrapalham a visualização da terra e por isso se estamos a regar correctamente.
      As pedras só têm finalidade de decoração, mas não são boas para nenhum bonsai

  3. Alinna said

    Olá, possuo um bonsai tuia há 2 meses. Não sei quantos anos ele tem, pois o comprei em uma feira de flores. Início, ele era todo verdinho, agora algumas pontas estão ficando amarelas. Ele pega sol todo dia das 16h em diante. Rego 1x ao dia, com aproximadamente 100ml de água. Moro em uma cidade quente, com temperatura média de 33°C, com sol boa parte do ano. É normal as pontas de algumas folhas estarem um pouco amarelas? O que posso fazer?

    • Amarelas mesmo? Ou marron/castanhas? Ou então verde claro?
      Mantenha a terra húmida. Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco. Rega-se por cima da terra e nunca se mergulha o vaso
      Deve-se regar e manter a terra humida durante a Primavera quente ou verão.
      Deve ficar apenas “humidade-pano-torcido” em tempo frio/inverno
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/

      • Alinna said

        Obrigada por responder!! Ele está meio amarelo (era um pé verde e agora está ficando amarelado) porém alguns ramos/galhos estão com as pontas castanho/marrom… não deixo prato debaixo do vaso, e procurl deixar a terra o tempo todo úmida.. o que pode ser?

      • Mantenha o que chamo humidade-pano-torcido:
        Mantenha a terra húmida. Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco. Rega-se por cima da terra e nunca se mergulha o vaso
        Deve-se regar e manter a terra humida durante a Primavera quente ou verão.
        Deve ficar apenas “humidade-pano-torcido” em tempo frio/inverno
        https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/

  4. Guilherme Gonçalves said

    Comprei a 1 semana uma Tuia Nana, ela tinha algumas folhas secas.. Desde então vem continuando a secar as folhas. Tenho exposto ela ao sol pela manha, e durante o resto do dia ao ar livre/claridade mas na sombra. Rego 2 veses ao dia, sendo a 1ª até sair agua pelos furos do vazo e a segunda um pouco menos, mantendo a humidade da terra sem enxarca-lá, coloquei uma pequena porção de torta de mamona espalhada sobre a terra a 3 dias atras, mas, continua secando. Oque faço? Será que ja comprei ela comprometida? Cheguei a tirar parte das folhas secas.
    (Foto de quando comprei:” http://sphotos-b.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/165440_359287740843055_674332744_n.jpg “)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s