Punica granatum – Romãzeira
Posted by mestrebonsai em Fevereiro 6, 2013
Punica granatum – Romãzeira
ou: Punica granatum ‘nana’
Outras subespécies: Granatum punicum; Punica florida salisbury; Punica grandiflora; Punica granatum sativum; Punica spinosa; Punica multiflora
pömum = maçã / gränätum = semente
em Portugues: Romã tem origem no Árabe: ruman com influencias Egípcias e Semíticas.
A romã tem uma importância histórica e está associada a rituais de amor e fecundidade. Para o povo Judeu é um símbolo religioso de passagem de ano. Foi cultivada pelos Egípcios, Gregos e Fenícios. Em Roma era usada para rituais de culto como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade.
Características: A romã em si não é um fruto, é uma infrutescência (basicamente o fruto são as pequenas bagas no seu interior). Crê-se que a origem da romazeira seja na Grecia, Chipre, Síria e provavelmente a Ásia Menor.
A Punica granatum é um arbusto ou “pequena árvore” de folha caduca que cresce de 5 a 8mts. As flores são polinizadas na Primavera e os frutos maturam ao longo do Verão sendo a sua maturação máxima geralmente no Outono.
As folhas são opostas, estreitas e alongadas com geralmente 3 a 7cm de comprimento e uns 2cm de largura. As flores são de um vermelho vivo, ás vezes alaranjadas com 4 a 5 pétalas. O fruto é considerado uma baga com muitas sementes no seu interior. Geralmente pode ter entre 200 e 1400 sementes. Cada semente é rodeada de uma polpa.
.
Pestes: Cuidado com a “lepra do pessegueiro”, convém tratar (com calda bordalesa ou antifungico) mal existam sinais de aparecimento. Também costumam aparecer lapas e bicho de algodão. Não borrifar as folhas durante a rega que favorece o aparecimento de fungos.
.
Fertilização: Fertilizantes orgânicos são preferênciais mas a utilização de fertilizante líquido é melhor absorvido. Utilizar fertilizantes equilibrados NPK (10-10-10) ou aproximados. (Não interessa o valor, pode até ser 21:20:20 ou 2:2:2, tem é de ser equilibrado ou valores muito proximos)
.
Rega: É razoavelmente resistente a um solo mais seco, porém não é aconselhável deixar a terra secar no verão, manter a terra húmida. No inverno pode secar ligeiramente se estiver no exterior, no interior deixar apenas chegar até à “humidade-pano-torcido”.
Os frutos serão mais saudáveis se durante a época de desenvolvimento o solo estiver mais húmido e serão mais doces se quando começam a ganhar côr se regue em menor quantidade mas sem dar sede.
Excesso de água apodrece as raízes rapidamente. Tolera geadas e algum frio. Em frios extremos (-1oºC) os ramos mais novos queimam e secam.
Não borrifar as folhas que favorecem o aparecimento de fungos e pulgões.
.
Não aconselho sol total no verão enquanto plantada em vaso. Sol filtrado é eficaz e seguro. Durante o Inverno pode estar completamente exposta.
– Segundo tradições, a graínha/semente e a casca são utilizadas como remédio contra a diarreia, desinteria e vermes intestinais.
– As sementes e o sumo são utilizados como tónico para a garganta e coração.
(Estas são entre outras as aplicações. Colocarei mais conforme me for lembrando ou conseguindo informação)
jorge maruba said
Favor enviar o endereço ou contacto. Estou interessado na romanzeira de flores dobradas mescladas que aparecem no seu brog. Contacto: jmaru@uol.com.br
mestrebonsai said
Já não se encontra disponível. Contudo indico que estou no Porto, Portugal
guebo said
Olá Mestre Bonsai,
Em primeiro lugar, parabéns pelo site, gostei muito das informações e da maneira amigável de passá-las.
Bem, moro em Salvador, Brasil. No ano passado ganhei um lindo bonsai de romã. Há alguns meses, decidi fazer sua transplantação para um novo vaso.
Acontece que ele secou quase que completamente e hoje apenas um ramo está verde. Após as leituras que fiz nesse site, percebo que isso aconteceu por ignorância minha, à época: deixei-o em exposição ao sol e fiz fertilização [excessiva] após a transplantação.
No entanto, raspei com a unha na base do tronco e está verde. Pretendo retransplantá-lo novamente, dessa vez para uma nova e melhor terra, sem fertilizante. Tenho algumas dúvidas:
1) Qual a mistura ideal do solo para essa espécie?
2) Posso retransplantar agora (falta um mês para primavera) ou devo esperar, até quando?
3) Podar os ramos secos (as folhas estão marrons, secas e duras) ajudará na sua recuperação? Se sim, podo-as agora ou após o transplante?
4) Para escovar o tronco (está esbranquiçado, creio que devido a água de torneira), posso usar uma lixa de unha ou o quê?
Agradeço muito pela atenção e pelas respostas, se possível.
Gabriel Guebo
mestrebonsai said
Aqui o problema é fazer transplante quase em cima de transplante. A planta não ganhou força. Se tiver mesmo de ser evite mexer demasiado nas raízes e não corte nenhuma.
Ficha técnica: https://mestrebonsai.wordpress.com/2013/02/06/punica-granatum-romazeira/
Use terra rica em humus sem adubo e misture um pouco de terra barrenta ou akadama. 3 de humus para 1 de akadama
Eu esperaria até ela começar a acordar e dar rebentos novos (Primavera vegetativa)
Sim, pode podar os ramos secos, mas tem uma influencia minima. Eu deixaria para já e veria como se comporta quando “acordar”
Não use lixa, use uma escova de unhas ou escova de latão suave.
guebo said
Muito obrigado!