MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,069 _ Desde 10/2010
  • Fevereiro 2013
    M T W T F S S
    « Jan   Abr »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

Punica granatum – Romãzeira

Posted by mestrebonsai em Fevereiro 6, 2013

Punica-Granatum-NanaPunica granatum – Romãzeira

ou: Punica granatum ‘nana’

Outras subespécies: Granatum punicum; Punica florida salisbury; Punica grandiflora; Punica granatum sativum; Punica spinosa; Punica multiflora

pömum = maçã / gränätum = semente
em Portugues: Romã tem origem no Árabe: ruman com influencias Egípcias e Semíticas.

A romã tem uma importância histórica e está associada a rituais de amor e fecundidade. Para o povo Judeu é um símbolo religioso de passagem de ano. Foi cultivada pelos Egípcios, Gregos e Fenícios. Em Roma era usada para rituais de culto como símbolo de ordem, riqueza e fecundidade.

Características: A romã em si não é um fruto, é uma infrutescência (basicamente o fruto são as pequenas bagas no seu interior). Crê-se que a origem da romazeira seja na Grecia, Chipre, Síria e provavelmente a Ásia Menor.Punica_granatum
A Punica granatum é um arbusto ou “pequena árvore” de folha caduca que cresce de 5 a 8mts. As flores são polinizadas na Primavera e os frutos maturam ao longo do Verão sendo a sua maturação máxima geralmente no Outono.
As folhas são opostas, estreitas e alongadas com geralmente 3 a 7cm de comprimento e uns 2cm de largura. As flores são de um vermelho vivo, ás vezes alaranjadas com 4 a 5 pétalas. O fruto é considerado uma baga com muitas sementes no seu interior. Geralmente pode ter entre 200 e 1400 sementes. Cada semente é rodeada de uma polpa.

.

Pestes: Cuidado com a “lepra do pessegueiro”, convém tratar (com calda bordalesa ou antifungico) mal existam sinais de aparecimento. Também costumam aparecer lapas e bicho de algodão. Não borrifar as folhas durante a rega que favorece o aparecimento de fungos.
.
Fertilização
: Fertilizantes orgânicos são preferênciais mas a utilização de fertilizante líquido é melhor absorvido. Utilizar fertilizantes equilibrados NPK (10-10-10) ou aproximados. (Não interessa o valor, pode até ser 21:20:20 ou 2:2:2, tem é de ser equilibrado ou valores muito proximos)

.

Rega: É razoavelmente resistente a um solo mais seco, porém não é aconselhável deixar a terra secar no verão, manter a terra húmida. No inverno pode secar ligeiramente se estiver no exterior, no interior deixar apenas chegar até à “humidade-pano-torcido”.
Os frutos serão mais saudáveis se durante a época de desenvolvimento o solo estiver mais húmido e serão mais doces se quando começam a ganhar côr se regue em menor quantidade mas sem dar sede.
Excesso de água apodrece as raízes rapidamente. Tolera geadas e algum frio. Em frios extremos (-1oºC) os ramos mais novos queimam e secam.
Não borrifar as folhas que favorecem o aparecimento de fungos e  pulgões.

.

Transplante: Tolera qualquer tipo de solo  rico em humus, convém ter uma percentagem barrenta.
.
Poda: Proceder de acordo com o mostrado aqui.
.
Reprodução:A romazeira é cultivada principalmente pelo seu fruto, porém algumas subespécies são cultivadas pela sua flor em parques e até jardins e outras pela miniaturização do fruto (punica granatum ‘nana’). Pode ser reproduzida por semente mas o método mais eficaz é por estaca que deve ter entre 25 a 50cm. A estaca deve ser de madeira dura (ramos novos apodrecem rápido), que evitam que exista uma degeneração dos frutos. Consegue-se reproduzir por alporque.
Enxertia é uma perda de tempo, uma vez que acaba por degenerar e a cicatriz não cura devidamente o que a faz morrer mais rapidamente.
.
Higiene: Deve-se limpar as folhas que caem na terra, acumulam fungos ao apodrecer que acabam por ser transmitidos à planta viva. Pode varrer facilmente as folhas amarelas/secas com uma vassourinha para bonsai, quer no solo, quer nos próprios ramos.
.
Treino: A madeira é dura e racha quando torcida ou dobrada. Geralmente vai-se dobrando ao longo de vários anos até à posição desejada. Dobrar com demasiado entusiasmo leva à quebra do ramo. Pode-se usar arame porém tem poucos benefícios em termos de formação.
Não aconselho sol total no verão enquanto plantada em vaso. Sol filtrado é eficaz e seguro. Durante o Inverno pode estar completamente exposta.
.
Outros:
– Segundo tradições, a graínha/semente e a casca são utilizadas como remédio contra a diarreia, desinteria e vermes intestinais.
– As sementes e o sumo são utilizados como tónico para a garganta e coração.
– O consumo do Sumo inibe infecções virais
– Sem confirmação ainda, os Indianos utilizam as sementes da Romã via oral como contraceptivo e como abortante em forma de supositório vaginal.
(Estas são entre outras as aplicações. Colocarei mais conforme me for lembrando ou conseguindo informação)
.
Sobre bonsai
Costuma-se utilizar a subespécie: Punica granatum ‘nana’ por causa do tamanho dos frutos e flores que é muito mais pequena. Acredita-se que a P.g.’nana’ seja uma variedade silvestre e de origem distinta. As flores são mais alaranjadas / rosadas do que a variedade P.granatum
.

Flores de Romazeira

Flores de Romazeira

Punica granatum 'nana': flor e início do fruto

Punica granatum ‘nana’: flor e início do fruto

Punica granatum 'flore pleno'

Punica granatum ‘flore pleno’

Punica granatum: flor

Punica granatum: flor

.

.

.

.

.

..

Fruto aberto, sementes no interior

Fruto aberto, sementes no interior

Sementes de Romã soltas

Sementes de Romã soltas

Bonsai P.g.'nana'

Bonsai P.g.’nana’

Bonsai romazeira

Bonsai romazeira

5 Respostas to “Punica granatum – Romãzeira”

  1. jorge maruba said

    Favor enviar o endereço ou contacto. Estou interessado na romanzeira de flores dobradas mescladas que aparecem no seu brog. Contacto: jmaru@uol.com.br

  2. guebo said

    Olá Mestre Bonsai,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo site, gostei muito das informações e da maneira amigável de passá-las.

    Bem, moro em Salvador, Brasil. No ano passado ganhei um lindo bonsai de romã. Há alguns meses, decidi fazer sua transplantação para um novo vaso.

    Acontece que ele secou quase que completamente e hoje apenas um ramo está verde. Após as leituras que fiz nesse site, percebo que isso aconteceu por ignorância minha, à época: deixei-o em exposição ao sol e fiz fertilização [excessiva] após a transplantação.

    No entanto, raspei com a unha na base do tronco e está verde. Pretendo retransplantá-lo novamente, dessa vez para uma nova e melhor terra, sem fertilizante. Tenho algumas dúvidas:

    1) Qual a mistura ideal do solo para essa espécie?
    2) Posso retransplantar agora (falta um mês para primavera) ou devo esperar, até quando?
    3) Podar os ramos secos (as folhas estão marrons, secas e duras) ajudará na sua recuperação? Se sim, podo-as agora ou após o transplante?
    4) Para escovar o tronco (está esbranquiçado, creio que devido a água de torneira), posso usar uma lixa de unha ou o quê?

    Agradeço muito pela atenção e pelas respostas, se possível.

    Gabriel Guebo

    • Aqui o problema é fazer transplante quase em cima de transplante. A planta não ganhou força. Se tiver mesmo de ser evite mexer demasiado nas raízes e não corte nenhuma.
      Ficha técnica: https://mestrebonsai.wordpress.com/2013/02/06/punica-granatum-romazeira/
      Use terra rica em humus sem adubo e misture um pouco de terra barrenta ou akadama. 3 de humus para 1 de akadama
      Eu esperaria até ela começar a acordar e dar rebentos novos (Primavera vegetativa)
      Sim, pode podar os ramos secos, mas tem uma influencia minima. Eu deixaria para já e veria como se comporta quando “acordar”
      Não use lixa, use uma escova de unhas ou escova de latão suave.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s