ALPORQUES (Alporquia de Anel)
Posted by mestrebonsai em Fevereiro 18, 2013
Existem vário métodos eficazes de alporquia, o meu favorito é este:
ALPORQUIA DE ANEL
A alporquia é um método de reprodução assexuada de plantas, provocando o aparecimento de raízes adventícias (raízes secundárias que nascem nos caules/ramos ou nas folhas) num ramo de uma planta já enraizada.
Factores importantes:
a) A planta deve ser adulta e saudável
b) Usar Canivete/x-acto afiado e desinfectados
c) Hormona enraizamento (Facultativo)
d) Musgo / Húmus / Mistura…
e) Plastico
f) Fio
g) Seringa (Facultativo).
.
.
PASSO-A-PASSO
a) Com um canivete afiado o X-acto fazer dois cortes paralelos em redor do ramo ramo a fazer o alporque, como se mostra em (1). Deve-se ter cuidado para que esse corte não seja demasiado fundo, mas fundo o suficiente para se conseguir tirar a casca entre esses dois cortes, formando um anel sem casca.
b) Coloca-se hormona de enraizamento na área sem casca, mas não é obrigatório. De seguida envolve-se essa área com um bocado generoso de musgo (2) que deve estar molhado, ou se usar húmus/mistura passar ao passo (3) da imagem e antes de fechar, encher com o húmus/mistura.
* Musgo ou húmus ou outra mistura? Eu prefiro musgo esfagno que é mais ácido e por isso não se desenvolvem fungos, mantem humidade e é mais solto o que permite o desenvolvimento livre de raízes. Húmus seria a minha segunda escolha, mas é preciso confiar na proveniência, senão podem aparecer fungos. Outras misturas… depende… mas lembre-se que NUNCA use adubos (queimam raízes), papel higiênico (sim já ouvi por aí… e dá problemas).
c) Imagem (3). Pode-se usar plástico transparente (prefiro porque se vê as raízes, mas porque são fotossensíveis não é tão aconselhado), ou um plástico preto, mas tem a desvantagem de não se ver as futuras raízes. A ideia é usar um transparente e firma-lo e depois colocar um preto por cima de modo a que seja mais fácil retirar para observação.
– Aconselho a colocar o plástico de modo a apanhar a parte de baixo do musgo, depois amarrar e apertar a toda a volta
– Se usar húmus ou mistura, envolver com o saco sem apertar o anel, depois amarrar primeiro abaixo do anel e encher de seguida com o húmus/mistura o saco. Regar bem e depois fechar o saco.
d) Dependendo da espécie começa-se a ver nascer raízes umas 3 semanas após… as primeiras são pequenas e frágeis e deve-se esperar que abundem. Nessa altura retira-se o plástico (Imagem 4)
e) Quando se retirar o plástico, separa-se (imagem 5) tentando não danificar as raízes e planta-se o aglomerado em vaso e deve-se manter a mistura húmida. Do mesmo modo deve-se podar ramos excessivos e pelo menos metade do volume de folhas.
Loureiro | Agricultura said
[…] Imagem retirada https://mestrebonsai.wordpress.com/2013/02/18/alporques-alporquia-de-anel/ […]
Bonsai | Acordo Coletivo (Petroleiros, Bancários, Prof de Saúde) said
[…] para cima↑ “ALPORQUES (Alporquia de Anel)”, Mestre Bonsai, 18 fevereiro, […]
Luciano Alves da Silva Filho said
Rio de Janeiro 18/02/2013 as 19:55
Mestre gostei da dica da alporquia de anel ,mais o meu problema com o meu pré bons
ai continua ,que é um pé de tamarino que vai fazer um ano no dia 23 deste mês eu não tenho a minima idéia de como podalo e guando replantalo é que eu que o plantei e nunca foi mexido e jár está bem crescido ,me de um caminho Mestre . Um abraço .