MESTRE BONSAI

Paciência é quando respiramos com o mesmo ritmo do bonsai.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.135 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 733,066 _ Desde 10/2010
  • Junho 2013
    S T Q Q S S D
    « Maio   Ago »
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

Juniperus comprado no BRASIL

Posted by mestrebonsai em Junho 16, 2013

juniperus  APENAS PARA OS LEITORES BRASILEIROS – JUNIPERUS – NÂO COMPREM
meu bonsai está secando o que fazer

Recebo quase 2 centenas de emails por semana, quase metade são emails que vêm do Brasil a pedir ajuda para salvar o Juniperus / Crocodilo / Shimpaku /… já assim, secos e mortos!São vendidos no Brasil, nas palavras do meu colega de arte Paulo Netto:

“…vendidos como Bonsai, para pessoas crédulas, que querem ter uma planta, e acabam achando que não tem jeito, não tem mão para cuidar. NÃO COMPREM ESSAS PLANTAS ! ISSO NÃO É NEM UMA MUDA DE QUALIDADE ! A anos essa empresa vende essas plantas em supermercados, lanchonetes, papelarias, Banca de Jornal, POR FAVOR NÃO COMPREM ! COMPARTILHEM ! Centenas de pessoas querem ter um bonsai e desistem por causa destas coitadas vendidas no famoso vaso vermelho de plástico”

É exactamente o que se tem passado. Provavelmente para a maioria é tarde, mas se não for… não comprem.

A planta nem se pode chamar de pré-bonsai e muito menos bonsai, não sei quanto vos custa monetariamente mas é um mau investimento.
Se compraram:
– Não colocar ao sol. Muita luminosidade mas nada de sol directo.
https://mestrebonsai.wordpress.com/2008/10/02/cuidados-a-ter-com-os-bonsai/
– Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco
https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/
– CUIDADO ao FERTILIZAR
https://mestrebonsai.wordpress.com/2011/10/04/fertilizantes-adubos/

Tarde demais?
Risque o tronco com a unha junto à terra, está verde debaixo? Existe uma hipotese de recuperação. Está castanho? (Marron). Se sim em principio estará morto. Mas não desista, continue regando

Veja tambem o vídeo do Mac: https://www.youtube.com/watch?v=xSOVeFWoWsA

Anúncios

20 Respostas to “Juniperus comprado no BRASIL”

  1. Sandra said

    a minha tuia jacare esta ficando marrom plantada no saco preto ja grande o que faco tiro ela do saco e passo para um vaso maior sera esse o ploblema

  2. Nicolas Bittencourt said

    Oi tenho um juniperus procumbenses nana, 2 anos de idade, ele esta com as folhas bem verdes, porem elas apresentam as pontas levemente esbranquiçadas ao passar o dedo esse pózinho branco sai… a principio acho que é acumulo de cloro porcausa da água mas ja resolvi esse problema da água agora esperar o que vai acontecer, risquei o tronco perto da raiz esta numa cor meio branca, porem o tronco esta verde ao arranhar a superficie, parece q tem um buraquinho no tronco principal onde parece estar começando a nascer um broto de galho, ele esta com um pó branco como se fosse fungo, e estou achando teinhas brancas fiozinhos brancos pelas folhas verdes, e algumas folinhas estao secas no meio das folhas verdes, estou muito preocuapdo com esses fiozinhos brancos, e com esse fungo branco num lugar especifico e o tronco principal aparentemente esta esbranquiçado

    • As folhas com pó esbranquiçado pode ser realmente do calcário da água. Não se deve molhar as folhas. Rega-se apenas na terra.
      Quanto ao resto, escove a área a seco. Depois vá verificando se volta!

  3. Lily said

    Oi, eu ganhei um juniperus procumbers nana. Ele começou a amarelar as folhas, mas continuei regando e pondo na luz todos os dias, ele deu uma melhorada, mas não totalmente. Porém precisei deixar com minha irmã por conta de uma viagem e não sei que tipos de cuidados ela deu pra ele, mas ele está cada dia mais marrom as folhas.
    O que faço?

  4. João Inácio said

    Caro mestre!
    Gostaria de fazer uma consideração específica aos leitores brasileiros, se tu me permitires:

    Alguns grandes viveiros e garden centers, localizados no Estado de São Paulo e nos estados do Sul (Paraná, Sta Catarina e Rio Grande do Sul) produzem bonsais, pré-bonsais, mudas vendidas como sendo bonsais ou mudas simples que são vendidos em TODO o Brasil, principalmente em feiras e eventos. E isto não funciona. é só um modo de tirar o dinheiro dos desavisados.

    Pois bem, algumas espécies simplesmente não conseguem viver em certas partes do Brasil, mesmo que seja um bonsai de VERDADE.

    Tuias, juníperos e coníferas em geral:
    Não há a menor possibilidade de que vivam no Norte (região Amazônica), nem em quase todo o Centro-Oeste (mas podem se dar muito bem no sul do Mato grosso do Sul) e nem em quase todo o Nordeste (com exceção do Centro-Sul do Bahia, mas é preciso jogo de cintura para deixá-los vivos).

    Por isso, se vc vive nestes estados do Brasil e vê à venda bonsais ou mesmo apenas mudas em vasos de tuias e juníperos, NÃO COMPRE. Essas plantas foram produzidas no Sul e viajaram até o seu estado em caminhões refrigerados. Vai morrer em dias, por mais que se tenha cuidados. O clima destes estados é incompatível com estas espécies. Triste, mas verdadeiro.

    Região Sudeste:
    Podem se desenvolver perfeitamente bem no Centro-Sul do estado de Minas Gerais, na região serrana do Espírito Santo, na região Serrana e algumas zonas rurais do RJ e em quase todo o estado de São Paulo (exceto o litoral, ainda que algumas pessoas tenham sucesso com estas espécies no litoral paulista)

    Região Sul:
    Pleno desenvolvimento das plantas, mesmo no Norte do Paraná e no Litoral de Sta Catarina, que têm verões quentes, porém com invernos frios. Porém, o Sul do Brasil é infinitamente MAIS FRIO no inverno de que quase todo Portugal. assim, tuias e juníperos precisam de ao menos umas duas\três horas de sol direto, de preferência do início da manhã. Se ficarem apenas na luminosidade, sem o sol, se desenvolvem mal e morrem com extrema facilidade. No Sul do Brasil, estas espécies precisam de um pouco de sol direto. Ah, e toleram algum período seco no inverno. Para exemplificar, eu, que moro em Porto Alegre ((RS) comprei ao longo dos anos diversos falsos bonsais de tuias e juníperos no supermercado. A primeira coisa a se fazer é retirá-los do vaso plástico e transplantá-los para vaso adequado. Tenho minhas plantas há mais de cinco anos, bonitas e saudáveis. Elas tomam sol direto durante toda a manhã, inclusive no verão, que é bem quente aqui e no inverno, que é gelado. As regas e adubações seguem exatamente as indicadas pelo mestre aqui no site.

    Espécie Erica Japonica:

    Dificílima, mesmo para os bonsaístas mais experientes. Algumas considerações:
    Se vc mora nos estados do Norte, Centro-Oeste, Nordeste, desista: ela não tolera calor tropical em hipótese alguma, nem a elevada umidade do Norte e Centro-Oeste e nem o clima quase árido do Nordeste. Não há a menor chance. Comprar um bonsai, ou mesmo uma muda de erica nestes locais é dinheiro posto fora.

    No Sudeste: ericas podem ser perfeitamente cultivadas em jardins e em vasos no Centro-Sul de Minas (nas outras regiões do estado, não), na região serrana do RJ e em boa parte do estado de São Paulo. Não posso falar sobre o Espírito Santo, mas acredito que seja muito difícil tê-las lá. Mas é importante frisar que ela não floresce em toda a intensidade nestes locais.

    Sul: pleno cultivo em canteiros, jardins e vasos A PLENO SOL. Caso contrário, morrem no inverno, principalmente nas regiões onde ocorrem geadas severas e constantes. Aqui em Porto Alegre é comum ericas em jardins, a pleno sol (quando florescem magnificamente) ou à meia-sombra (com florada menor). Lembrem-se: no Sul o inverno é frio e muito úmido, muitas cidade registram temperaturas abaixo de zero com grande frequência, isso sem contar com as chuvas constantes. Sem sol, as éricas morrem aqui no Sul do Brasil

    Mas falei de arbustos ou mudas pequenas de erica, não falei de bonsai….

    Se éricas não se dão em boa parte do Brasil, bonsai, então é dinheiro jogado fora. NÃo compre bonsai de érica. Vai morrer. Vai morrer mesmo;

    Já no Sul e áreas do Sudeste é possível ter bonsais de érica (eu desisti, após matar dois, tenho duas éricas em vaso, que estão lindas, e as deixo bem quietinhas, mas não quero mais tentar bonsai desta espécie) Ericas não aceitam nada bem podas de raízes, podas radicais, adubação, aramação, solo seco, solo encharcado…. bem difícil, como se vê, ainda que não impossível. Mas absolutamente contra-indicada a iniciantes. Sei de bonsaístas experientes que já tentaram mais de dez vezes com érica e sempre as matam…. Minha dica: vc vive no Sul e acha lindas as éricas (e são mesmo), o melhor é tê-las no jardim, A SOL PLENO, bem irrigada o ano todo, SEM PODAS e com adubação mínima.

    Espero ter contribuído
    João Inácio
    Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil.

  5. Julia said

    Meu bonsai estava ficando marrom (não estava pegando sol diretamente, só luminosidade e eu só mantinha o solo úmido). Ai minha mãe teimou comigo e colocou ele exposto diretamente ao sol. E agora ele está todo marrom e o tronco também. Ainda posso fazer alguma coisa para salvá-lo? Obrigada.

  6. […] e/ou ventoso o que obriga a uma desidratação mais rápida. Não fertilize. Já leu este artigo? https://mestrebonsai.wordpress.com/2013/06/16/juniperus-comprado-no-brasil/ Existem outros pontos que tornei importante em: […]

  7. Karen Villalta said

    Obrigada me ajudou a saber um pouco mais

  8. Larissa Lima Becker said

    tenho um bonsai… e de uns dias pra cá as folhas estão marrons não estão verdes.. acho que esta doente oque eu faço?
    obrigada

  9. William said

    Olá… ganhei uma muda dessas de supermercado no ano passado (julho) e venho regando conforme ensinam nas páginas especializadas em bonsai pela internet. Acho que dei sorte na minha, pois ela está vívida e muito bonita, apesar de ter secado um pouco, parte por descuido meu, que deixei em um local ensolarado demais e tem feito um calor absurdo aqui (RS). Nos últimos dias, no entanto, após ganhar um novo lar, elá está apresentando novas brotações e cresceu de forma considerável. O que eu gosto do meu exemplar e inclusive é o próprio motivo de ter sido comprada, é o estilo dela, podendo um dia ser um Fukinagashi. Vou fazer um falso transplante sem adubação nos próximos dias, e mais tarde fazer um transplante de fato. Bom, essa é minha primeira tentativa de trabalhar com uma muda para um dia (quem sabe) ser um bonsai. Estou pensando em começar uns Misho’s e Yamadori’s para aprender um pouco mais. No mais, parabéns pela página…

  10. Patricia (Tris) BP said

    OI! eu ganhei uma Tuia prateada de presente, mas dois dias depois ele esta com as folhas ficando marrons… ele veio com umas intruções muito diferentes das que são cedidas aqui! estou com medo pq faz uma semana ja… ele nao esta completamente marrom, mas as pontas estão ficando marrons e murchas… Passei a rega-lo com abundacia sobre a terra (nao mais com um burrifador e uma quantidade minima de agua) eu deixo ele na varanda aonde tem luz por 6 horas e depois volto ele pra minha mesa de computador. (comecei as mudanças ontem, pq antes ele so ficava aqui dentro, e com pouca agua como mandava as instruções…. mas achei muita maldade e comecei a fazer isso, mas ai li aqui que nao pode colocar direto no sol e coloquei na varanda aonde tem sombra.)

    Por favor me ajudem T-T bonsai ou não é uma arvorizinha amavel demais pra morrer assim D:

    Mais uma coisa, tenho que muda-la de vaso certo? para que vaso?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s