MESTRE BONSAI

Paciência é quando respiramos com o mesmo ritmo do bonsai.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Grupo Mestre Bonsai Portugal no WhatsApp

  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 564 outros subscritores
  • Iberweb

  • Blog Stats

    • 1.074.949 _ Desde 10/2010
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts



  • Map
  • Prémios Atribuídos

  • Iberweb

Como se livrar das toupeiras

Posted by mestrebonsai em Fevereiro 23, 2009

Ultima actualização: 5/1/2014

  Toupeiras
A parte positiva: as toupeiras são caçadoras de lagartas, larvas e mais algumas pragas como caracóis e lesmas. “Arejam” a terra fazendo túneis.
Infelizmente têm a parte negativa: ao escavarem túneis, cortam raízes e estragam relvados, culturas agrícolas e outras plantações.
Solução relvados: Alguns jardineiros estendem redes metalicas revestidas a plastico a 5 a 10cm de profundidade e por toda a área do relvado antes de plantar/colocar a relva. As toupeiras não conseguem passar e tudo está bem durante bastante tempo. Um vizinho usou este método à 12 ou 13 anos e a rede ainda está funcional. Ele sabe que tem pelo menos uma toupeira no quintal, porque na área onde tem couves ela faz das suas 🙂
Existe quem coloque redes de plastico rígido. Não sei a eficiencia neste caso.
Soluções diversas:
– Um gato bom caçador, limpa a saúde a umas quantas toupeiras, principalmente se o gato dormir cá fora à noite que é quando elas veem à superfície 😉
– Existem alguns aparelhos que emitem vibrações, estas incomodam as toupeiras que se afastam. Muitos desses aparelhitos de enterrar no solo, são solares.
  .
.
.
– Uma planta muito usada pelos nossos avós para afastar as toupeiras é o trovisco, nome latim:Daphne laureola (outro Link). Um arbusto que liberta um odor que lhes é desagradável.
– Outras plantas vendidas como anti-toupeiras (tártago ou Euphorbia lathyris, a coroa imperial ou Fritillaria imperialis, a incarvillea)
– Do mesmo modo eu usei com bastante sucesso a planta Ricinus officinalis, uma vez que tinha lido sobre a sua eficácia num site brasileiro. Devido a ter esta planta de 10 em 10mt, após o primeiro ano deixei de ter toupeiras no jardim, e já lá vão uns 20 anos (mais). Ha sim… a pedido costumo ter as sementes para venda aqui no Mestre Bonsai. Tem uma desvantagem… é venenoso e se tiver crianças em casa não aconcelho mesmo.
– O Loureiro (Laurus nobilis) também é um bom repelente e também usado pelos nossos avós, porém o raio de acção é de apenas uns 2 metros.
– Dispositivos ultra-sónicos. São uma solução mais cara, mas costumam funcionar. Apenas as afastam, e elas fogem. Porém se estiver cercado de campo, no dia que o desligar, elas voltam.
– Existem armadilhas… umas violentas outras mais “humanas”.  Eu prefiro as ultimas, apanha-se o bichinho e larga-se num descampado de modo a não chatear mais ninguém.
Será que algum de voces tem outros métodos? 🙂 digam… digam…
.
Por Favor, ler este banner… ajudem-me um pouco a manter o site cada vez melhor.

88 Respostas to “Como se livrar das toupeiras”

  1. António Júlio said

    Depois de ler estes comentários também eu tenho problemas com as toupeiras, não me consigo livrar delas na horta, pergunto será que ao aplicar as famigeradas pastilhas elas não irão contaminar o solo e por sua vez as plantas?
    O que me diz mestre?

  2. MARGARIDA said

    Também eu tenho todo o relvado empestado pelas escavadoras1 Era impossível cortar a relva pois a terra estava toda levantada..
    1- Chamei um senhor que passou com um cilindro grande sobre todo o relvado para compactar a terra
    2 comprei na feira umas ratoeiras para ratazanas (uns tubos cilindros com uma chapina que só vira para dentro)
    3- agora vou colocar nas passagens que elas escavam, duas ratoeiras uma virada para lado esquerdo e outra para a direita

    Espero conseguir apanha-las com vida para as poder levar para um local, longe do relvado, onde possam fazer a sua vidinha sem me meter em mais despesas , mas a minha duvida é.

    Quantos dias devo esperar para ver se funcionou? Devo verificar todos os dias’?

    OBRIGADA

    • Costuma resultar entre 1 a 2 dias se o túnel não colapsou. Quando um tunel colapsa elas evitam-no durante algum tempo. Mas pode verificar dia sim/dia não. Se estiver viva… solte-a numa mata 😉

  3. Ana Santos said

    Olá! Como posso adquirir as sementes de ricinius? Todas as espécies são eficazes para afastar toupeiras? Pesquisei, mas só encontro referência ao Ricinus communis, também conhecido como Mamona.

    Obrigada!

    Ana Santos

    • Tem quem goste bastante e garanta que resulta, por isso eu publiquei no artigo.
      Sim é esse Ricinus communis. Conhecido como mamona no Brasil.
      Tem espalhado por aí… em cidade é mais difícil mas ás vezes encontra-se em alguns jardim.

  4. J alves said

    Eu meto acendalhas de metro a metro em volta da cultura e elas desaparecem, com o cheiro do petrolio é remedio santo

  5. alice Franco said

    eu tambem uso a naftalina e deu-me resultado e ate mesmo para os ratos.Nunca mais tive ratos ou toupeiras.

  6. José Encarnação said

    Se é coincidência ou não, não sei. Semeio girassol de onde em onde e as toupeiras desaparecem. Utilizo esta técnica à vários anos e tem dado resultado. Ainda este ano um vizinho meu teve um problema com uma toupeira que lhe dava cabo da cultura das batatas, como eu tinha semeado muito girassol dei-lhe vários pés para transplantar e deu certo, a toupeira desapareceu.

  7. jose ladeiras said

    Tenho toupeiras no quintal. Há dias, o solo abateu uns bons 2 metros por uma largura de 60 cm. Poderá ter sido motivado pelo facto de ser a “casa” da toupeira a abater ?. Obrigado.

    • Acho que é mais porque a terra está a “escoar” para algum lugar.
      Por coincidência respondi a um email de um cliente, à bocado, que tinha um problema parecido e abateu à dias… tinha uma espécie de gruta subeterrânia debaixo do quintal.

  8. Linda Rodrigues said

    Aonde posso comprar phostixin

  9. Gil Silex said

    Pois bem, eu faço assim: nos locais onde NAO as quero de jeito nenhum
    1º vou a uma drograria/balcao agroquimico e peço pastilhas para o gorgulho do milho/cereais.
    2º vou ao pé dum loureiro e tiro umas pernadas
    3º meto um pau de louro em cada vulcao
    4º tento localizar a “casa” da toupeira
    5º com mascara e luvas cavo uma pequena abertura na galeria
    6º abro a embalagem das pastilhas e meto uma na abertura da galeria uma pastilha
    7º tapo a abertura com a terra que tirei para a abrir
    8º recomento ao pessoal que eventuamente possa mexer para nao “calcar as galerias das toupeiras” e nem mexer na terra onde coloquei a pastilha LEIAM BEM A EMBALAGEM DAS PASTILHAS no aspecto da toxicidade

    agora é só esperar pela proxima infestaçao e repetir

  10. Nuno Bicas said

    Tenho uma hortinha cheia de toupeiras e usei o tal trovisco e elas passeiam mesmo entre os ramos de trovisco. por isso tenho que procurar outra solução!!!

    • Experimente outro truque: encha garrafas transparentes com água e escave alguns dos buracos que elas deixam e coloque a garrafa meia dentro e meia fora… elas fogem (por causa da luz refletida).

  11. Jorge said

    Tenho um hectare com tuneis de toupeira por todo lado, menos na terra endurecida. Já paparam pessegueiros, laranjeiras, cerejeiras, favais e agora andam nas alfaces. Qual o melhor toupeiricida que existe no mercado português?
    JORGE

    • O melhor é mesmo ir ao Grémio Agricola da sua área ou a uma drogaria. Não faço publicidade a produtos que não uso pelo que é melhor perguntar-lhes. Contudo, as armadilhas de tunel costumam ser eficientes.

  12. helena ribeiro said

    bom dia eu resido em uk ja fiz de tudo possivel imaginario,mas elas voltas sempre agora vou colocar rede com 40cm a volta da fende e esperar que elas nao voltem…exprimentei um remedio para as afastar e muito mal cheiroso mas funcionou durante uns tempos ,mas infelizmente ja nao vendem foi proibido protecao aos animais???e nos quem nos protege desta infestacao cada vez maior??emfim se poder ajudar-me com algumas plantas agradeco pois pagarei o que for necessario porque tenho um jardim magnifico e elas estao a dar comigo em doida…feliz 2014 mestre

    • São realmente aborrecidas. Já experimentou armadilhas que as aprisionam no interior? Depois pode colocar num local afastado, num campo!
      Fiz uma actualização no artigo, verifique se encontra as plantas

  13. Jaime Antunes said

    Tive uma invasão há 4 anos e tratei a nona plantando alhos. Esta operação foi efectuada junto às nespreiras. Desapareceram os montinhos todos. Para além de mandar embora as chatas das “mineiras” ainda tive o previlégio de colher mas do triplo dos alhos que plantei.

  14. João Nunes said

    A todos que deram uma opinião, como contributo para resolver o problema das toupeiras, muito agradeço. Mas de pesquisa em pesquisa cheguei a uma conclusão, que também quero partilhar. Acabei de ver uma técnica que deverá resultar: ligar ao escape do meu carro um tubo que conduza os gases da combustão do motor, até ao buraco feito pela toupeira e deixar funcionar o carro pelo tempo que considere suficiente á intoxicação das toupeiras. Mestrebonsai, eu sei que isto não ´será negocio para si, mas vai-me desculpar que poderá ser uma solução.
    Um abraço á “malta”!

    • Eu não faço negocio a enxotar ou “maltratar” as toupeiras 😀 por isso… à vontade.
      Só não aceito aqui é pessoas a publicitarem produtos… de resto… soluções lógicas são bem vindas 😉

      (Digo lógicas porque já houve quem aconselha-se a colocar ácido sulfuric e ácido clorídrico nas tocas… isso é perigoso para tudo e todos e não aceitei… censurei)

      • João Nunes said

        Mestrebonsai, peço desculpa, não quis ofender. Sei que tem participado com a intenção de ajudar e a sua ajuda é preciosa. Já agora deixe aportar a minha última tentativa de afugentar as toupeiras. Comecei por espalhar, no campo onde tenho batatas a nascer, estrume granulado, aquele que cheira muito mal. Consegui então diminuir a actividade do bicho. O que realmente as afugentou foi a naftalina colocada num ou noutro buraco. De um dia para o outro desapareceram. Ainda não sei se terá algum efeito na cultura das batatas.
        Respeitosos cumprimentos

      • Sem stress nem ofensas tomadas 🙂
        Convém é ter cuidado que a naftalina realmente queima as raízes das plantas.

  15. Abrantes da Costa said

    Não é necessário gastar dinheiro para fazer armadilhas. Com um tubo de plástico grosso, tapa-se de um lado com uma rolha, do outro lado aplica-se uma roda de chapa presa com um arame ao tubo mas que abra para dentro á passagem da toupeira. Coloca-se de baixo de terra ( na passagem das toupeiras), uma em cada sentido.No dia seguinte é só ir buscar uma toupeira em cada tubo. É remédio santo, como se diz em Portugal.

  16. Carlos Teixeira said

    Se colocarem phostoxin é remedio santo, colocam uma bolinha em cada chaminé e ao fim de uma ou duas horas ela esta cá fora morta.
    No meu jardim tambem já tinha tentado de tudo mas nada dava resultado e fiquei com o relvado todo ondulado por causa das galerias, mas de dois ou tres anos para cá desde que descobri o phostoxin assim que vejo que elas entraram no jardim coloco algumas pastilhas e acaba-se logo a praga.

    • Fosfito de alumínio é altamente venenoso. Cuidado. Mas ao que parece é eficiente.

      • Narciso Amaro said

        Acabo de fazer uma experiência e espero que vá resultar: Desesperado com a destruição de batateiras, coloquei nos buracos, que abri até bem abaixo das raízes, creolina, à qual juntei ainda um pouco de sulfureto que adquiri numa drogaria. Aquilo parece mesmo uma autêntica “bomba” em termos cheiro asfixiante. Estou convicto que pelo menos as afastará por algum tempo até conseguir uma plantação de trovisco. Mas gostava de saber a opinião do Mestrebousai….

      • Sim, espero que tenha colocado em algum recipiente para não contaminar a terra! É que a maior parte das plantas vai queimar quando em contacto com o químico!

    • pedro martins said

      boa noite.

      onde posso comprar phostoxin??

      • Phostoxin vende-se em casas especializadas em fitofarmacos. Experimente num Grémio Agrícola ou entidade que tenha grande quantidade de farmacos destinados à agricultura… algumas drogarias conseguem.

  17. valdemar rodrigues said

    ola boa tarde para todos gostei de todos os comentarios sobre as toupeiras desde navetalina gas troviscos gatos mas as meninas la estao estaladas de dia nao as vemos de noite estamos a dormir

  18. João said

    Plantem ricino afugenta as toupeiras numa área de M2 considerável à volta da planta

  19. carlos said

    viva malta
    ja tentei de td e nada resultou . a minha mae a dias disse mete la na tua terra esta planta que so vim a saber do nome agora que se chama Trovisco e nao e que aprova mesmo plantei num dia ao fim da tarde 20 plantas e no outro dia nem um buraco havia na minha quinta, plantei ao comprido do terreno de 10 em 10 metros

  20. jaime brito said

    Agradeço a vossa ajuda .pretendo comprar veneno para toupeiras .Tenho uma casa com terreno a volta e tenho já á 2 anos e naõ consigo livra-me das toupeiras
    coloco aparelhos de ultra som,bolas de gás,repelente mas ainda estão no terreno
    Qual o produto que as elimina ?

    • Existem vários produtos no mercado, geralmente drogarias vendem-nos sem problema. Cuidado com os animais domésticos, principalmente os cães que escavam os iscos com facilidade.

  21. jose said

    ola!!
    deram m como ideia colocar acendalhas no tunel, vou esperimntr a vr s resulta. como da um cheiro forte elas afastam-se.

    • Resulta enquando houver fumo, depois no dia a seguir voltam 😉

      • Luisa Vieira said

        Eu experimentei com gasolina no buraco da galeria a elas estiveram muito tempo sem aparecer (talvez um ano). Agora voltaram e vou repetir no jardim. Na horta apareceram este ano mas aí não posso usar a gasolina.

  22. seice dias said

    use gás em bilha atravéz de um tubo de plástico que entre no tunel e depois tape a entrada com terra molhada

    • Isso mata de certeza… mas arrisca a própria vida a faze-lo. Digamos que o faz e depois existe alguma fonte de ignição num dos buracos de saída… arrisca uma explosão e a própria vida.
      Apenas achei interessante sublinhar este assunto.

  23. Armando said

    Há quem diga que bolas de naftalina colocadas nos tuneis afasta as toupeiras. Alguém já confirmou? Cumprimentos

    • Um vizinho faz isso. Sim, funciona… com um pequeno problema… tudo que for plantado perto (50cm mais ou menos) fica queimado ou morre.
      As toupeiras têm um olfato muito apurado e o cheiro da naftalina incomoda-as mesmo muito. É por isso que não gostam do cheiro dos cravos túnicos tambem

  24. MAG said

    Estou a usar uma de ultra-sons, mas curiosamente com poucos resultados. Apanhei uma a 50 cm da dita-cuja. E estou a perder a paciência, com escavações todos os dias..

  25. francisco jose rebelo duarte said

    boa tarde, em relaçao a topeiras, falaram-me em um aparelho solar que as afasta, sera possivel? tenho topeiras no quintal e quero me livrar delas sem as matar… voces tem esse aparenho? e quanto custa? um bem aja

    • Funciona tanto como um GRATUÍTO 🙂 A sério… basta encher uma garrafa de água e fechar. Enterre a garrafa de cabeça para baixo com cerca de 4 cm ou mais do fundo de fora.
      A explicação de quem vende os sistemas solares é que a toupeira como “vê” luz se afasta do local… mas quem tenta, rapidamente descobre que tibnha de rodear todo o jardim com garrafas e com menos de 5 cm de distância entre elas… e mesmo assim, nem sempre funciona, uma vez que as toupeiras podem passar por baixo.

      • amso said

        Como é que um animal completamente cego, “vê” luz?

      • As toupeiras não são completamente cegas. Se reparar coloquei “cegas” entre aspas. A palavra ‘completamente’ foi sua.
        A visão é mesmo muito reduzida, o correcto é dizer que são miopes, os olhos têm quase só a função de detectar a luminosidade envolvente. Têm os olhos protegidos por uma membrana e as palpebra são peludas. Apenas a audição e o olfacto são muito mas muito sensíveis e eficazes.

    • Joshua said

      Meu caro custa cerca de 40,00 euros, mas não perca tempo nem dinheiro. Esperimentei e não resulta. Vou esperimentar brevemente aquilo que me disse um padrinho que tem 85 anos e que era o que faziam os pais dele. Encha um garafão de urina (demorei uma semana a enchelo) e depois ponha-o ao sol durante 3 a 4 dias. Findo esse tempo verta um bocado em cada buraco e tape-o com terra. Vou iniciar o processo na próxima 6ª feira (07.06.2013). Se der resultado virei aqui dizer ao pessoal.

  26. Batista said

    Mestrebonsai, poderia-me indicar onde posso adquirir o trovisco ou ricinus officinalis? É urgente! Não me é mais possivel produzir culturas no meu quintal pois as toupeiras escavam tuneis e fazem montanhas de terra por todo o terreno e cortam as raìzes de tudo o que planto, criando total devastação. Isto já passou todos os limites. Nenhum dos viveiros de plantas que contactei sequer conhece estas duas plantas o que me surpreendeu (especialmente o trovisco pois segundo lí, é bastante comum no nosso país (mas não no local onde moro – Minho). Já tentei armadilhas (tipo um tubo onde elas supostamente ficam presas) mas sempre sem successo. Elas não chegam a entrar, escavam novos tuneis contornando a armadilha!!! Ajudem-me onde encontrar estas plantas, por favor!

    • Trovisco não sei onde conseguir sementes, ricinus, eu tenho conseguido enviar. Envie-me um email para o email debaixo do simbolo…

      Sim, Trovisco é muito comum no Norte do país… mas quase se consegue sementes a meio do Outono, agora é muito mais dificil.

      Tenho de me dedicar a fazer armadilhas artesanais para toupeiras 🙂

      • Batista said

        Obrigado por se ofereçer a enviar sementes de ricinus, já enviei email com pedido de um pack.

        Entretanto li neste site http://www.florestar.net/trovisco/trovisco.html – que a propagação do trovisco não parece ser fácil:

        “Modos de propagação: Por semente: geralmente esta germina melhor se for colhida verde (quando já se desenvolveu totalmente, mas antes de secar na planta) e plantada imediatamente. A germinação deverá ocorrer na primavera, mas por vezes demora mais um ano. Com sementes armazenadas é mais problemática. As sementes devem ser estratificadas a 20ºC por 8-12 semanas, seguido de 12-14 semanas a 3ºC. Ainda assim, pode demorar mais 12 meses a germinar a 15ºC. Se quiser proteger as plantas do frio pode mudá-las para o exterior após o primeiro inverno. Por estaca: cortes de madeira semi-madura, em julho/agosto. Por cortes de raíz, em dezembro. Os últimos métodos revelam-se difíceis. As plantas ressentem-se se perturbadas nas raízes.”

      • Assim que conseguir eu envio.

      • Batista said

        Obrigado. Só pedia que quando enviar, notifique-me por email, para saber quando devo contar com o correio bater á porta :).

        abraço

  27. Paulo Dias said

    Olá noite.. a mim, um lavrador antigo, aconselhou-me umas garrafas enfiadas na terra e não é que funcionou. O jardim não fica la muito bonito e quem vê da rua dá o aspecto de que sou um borrachão…. lol lol
    Penso que as mesmas emitem na terra algum tipo de ressonância que as afasta.
    Experimentem

    • Não tem a ver com a ressonância, tem a ver com o facto de transmitirem luz para o subsolo. Serão muito mais “eficazes” se as encher com água. De qualquer forma têm estar espaçadas uns 50cm para surtir algum efeito na área de interesse, e mesmo assim não garante.

      • josé said

        As garrafas que o sr paulo dias refere, não são viradas para baixo; são voltadas com o gargalo para cima, abertas.. e sem água! O objectivo é diferente do efeito luz; quando corre alguma aragem ou vento, ao passar na abertura da garrafa provoca vibrações e por vezes sons, alguns de baixa frequencia, penso eu…

  28. joao said

    onde é que eu compro as armadilhas para as toupeiras?

    • Depende da sua localização geográfica.
      Aqui no Porto, Portugal (e em outros pontos do país) basta ir a uma drogaria das antigas e costuma ter. Porém já as vi em hipermercados. Também existem nos grémios em lojas especializadas em artigos hortícolas, etc.

  29. Canholas said

    Tenho Um loureiro com 3m e não é por isso que não tenho toupeiras. Elas actuam bem perto do Loureiro.

    • Depois desse post já pude pesquisar mais um pouco, elas apenas não gostam das raízes, pelo que onde não houver raízes de loureiro elas continuam. Perguntei a um lavrador da velha guarda e ele disse que colocavam estacas de modo a fazer sebe… que agora já não se vê, pois fazem-se muitos muros em cimento…

      • pirocas said

        ponham uma mecha a arder dentro do buraco e tapem uma mecha é uma sarapiilheira banhada com enxofre quente e endurecida quando fria com que se trata os barris de madeira, o enxofre arde sem necessitar de oxigènio, e afuguenta-as.

      • Afungenta e mata… o fumo do enxofre com a água do subsolo transforma-se em ácido sulfurico… é pouco mas como elas comem minhocas acabam envenenadas

  30. sandra said

    gente li tudo o q estava no google,por ter animais em casa n posso c certas receitas,comprei o repelente fedido e elas riram de mim,comprei 3 ultrasson solar e entao gargalharam, fizeram montanhas em volta deles, vi uma receita c pimenta e oleo de mamona,mas vivo na italia e aqui n existe esse oleo, alguem tem mais alguma ideia? ou devo comprar a espingarda q o amigo sugeriu? estou ficando louca, comer verme? comem raiz comem bulbo comem comida e eu n sei mais o q façocolokei veneno de rato no tunel ,elas nem se importaram,estao la, fortes e felizes e parece q compraram atè uma escavadeira.ajudem me por favor

    • 🙂 Gostei da parte da escavadeira 🙂
      As toupeiras são “cegas” mas têm um sentido de olfacto extremamente apurado. Veneno de rato não funciona porque elas não são ratos.
      Em Italia não vendem armadilhas para toupeiras?

      Eu dou uma ajuda muito mais eficiente, apesar de não gostar de as matar, ve o video:

      e tens no Google todo um conjunto de ideias, etc
      http://www.google.pt/#sclient=psy&hl=pt-PT&q=mole+traps&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&fp=79c0aab81dad41a8

    • Amante de jardinagem said

      Tambem eu ja tentei de tudo! os tubos de ultra-sons, granulado, mangueira horas a correr para dentro dos canais (com intenção de as afogar). Naftalina resulta para afastar mas tem que se repor pq elas voltam. Gasta-se muito dinheiro e agora em Portugal dizem que é proibida a venda. Encontrei e esgotei stock numa drogaria antiga. O meu jardim de manha pareçe que foi palco de uma “batalha campal”. Relva flores etc. Felizmente é uma zona afastada da horta e até agora só me apareçe no jardim. É um desespero!

      • É grande o quintal? E aprofundar muros?
        Existem armadilhas para elas nas drogarias… já experimentou?
        Cão de caça tambem funciona 😉

  31. sapo said

    Quanto as toupeiras…
    Bem,o metodo melhor e este:
    Sentar-se de noite numa cadeira e esperar com uma espingarda pronta a disparar,pelas toupeirinhas.
    Remedio santo.

  32. Ariane Diniz Silva said

    Boa noite!

    Gostaria de uma informação:
    Tenho uma gata em casa..e to querendo comprar um bonsai…eles são venenosos?!??!?!

    Pois tenho medo de comprar, ela se arriscar a morder e fazer mal…

    Muito Obrigada!!!
    Ariane

    • Os bonsai não são venenosos, algumas espécies são mais agressivas para o sistema digestivo do gato, mas não matam. A vantagem é que o gato aprende a não morder as folhas
      Os bonsai comerciais são todos inofensivos. Era preciso ser de uma espécie pre selecionada para se ter mais cuidado. Pergunte no local onde o vai comprar qual é a espécie. É importante saber isso.
      O nome Bonsai quer dizer “arvore em bandeja”, é uma arte. Bonsai é a transformação de uma árvore ou arbusto numa obra de arte natural.

  33. Maria Cristina Costa said

    O meu URL É:http://bonecosdepano.blogspot.com/

  34. Maria Cristina Costa said

    Olá vim aqui parar por causa destas meninas peludas. Apareceu por aqui uma ontem e já escavou por todo o lado. Hoje comprei um granulado (Numa estufa)mal cheiroso, repelente de toupeiras e vamos ver se resulta.Beijos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.