MESTRE BONSAI

Especialistas, somos nós.

  • FOTOS / Pictures

    Canais/Channels

  • Canal Mestre Bonsai no Youtube



  • It is a lame translation, but it is a translation :-)

  • Mestre Bonsai no Instagram
  • Procurar no site: Mestre Bonsai

  • Coloque o seu email para passar a receber uma notificação por email sempre que houverem alterações.

    Junte-se a 3.096 outros seguidores

  • Blog Stats

    • 658,069 _ Desde 10/2010
  • Dezembro 2016
    M T W T F S S
    « Nov    
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Arquivos

  • Subscrever

  • Top Posts

  • Stat



  • Map
  • Prémios Atribuídos

Apoio a Bonsai na sua área

PAÍS                  –                     LOCALIDADE(s)                 –                  ENTIDADE                        –                     CONTACTO(s)
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

Portugal            –                      Porto e arredores              –                     Mestre Bonsai               –   http://www.mestrebonsai.com / mestrebonsai@hotmail.com

114 Respostas to “Apoio a Bonsai na sua área”

  1. Lucivana said

    Comprei um bonsai de amora com frutinhas, na segunda carga do fruto, ficou de um dia para outro sem rega, pois viajei. Quando cheguei no dia seguinte, os frutos e folhas estavam totalmente secos. É possível recuperar essa planta? Estou regando pra verse ela escap, Mas não sei se da cercerto. O q faço?

  2. Letícia said

    Olá! Comprei muda de Érica Japonesa e plantei em vaso raso para fazer bonsai. Gostaria de orientações sobre sol, água, pode, etc.

    Obrigada!

  3. Tassia said

    Oi boa tarde, tenho uma cerejeira flor que caiu faz 3 semanas todas as folhas. Nos indicaram colocar enraizador. Coloquei, mas não sei oq fazer. Não quero que ela morra

  4. Sérgio said

    Boa tarde, tenho um Bonsai Ficus, ele tem cerca de 90cm…do meio para baixo ele está impecável, com vários raminhos, com folhas bem verdes…do meio meio para cima parece outro, sem raminhos, nem folhas e o troco completamente seco. Não sei o que fazer nem o que se passou. Alguma sugestão???

  5. Olga Maria Pinto Vieira said

    Boa tarde! Comprei um bonsai numa loja chinesa ele é muito bonito mas não sei escolher bem!! Olhei,  há primeira impressão gostei pareceu-me bem de saúde até muito verdinho e comprei de impulso…
    Não tinha etiqueta,  não sei o nome dele contudo, gostava saber tratá-lo bem. Há uns anos tive um e morreu para minha desilusão.
    Não sei se deva mudá-lo porque o vaso não tem furação, já reguei de forma a terra ficar molhada.
    Cai-lhe umas folhas pode ser normal? E só reparei agora que o tronco está a abrir. 🙁😯🤔
    Envio uma foto para o mail se puderem ajudar visto serem profissionais agradecia, eu sou da Maia – Porto. 🤗😊

  6. Brabus said

    Boa noite,

    Comprei um bonsai no Ikea há cerca de duas semanas, um ficus com cerca de 70cm, não sei que idade tem (?). Já fiz uma rega e a terra continua húmida, mesmo apesar dos últimos dias estarem quentes. Tenho medo de regar demais…

    Apanha bastante luz indirectamente, no entanto noto que caiem imensas folhas todos os dias…existe alguns ramos que parecem estar a ficar desfolhados…mas ao mesmo tempo existem imensos rebentos novos e folhas novas…

    É normal?

    • É normal e não é. A espécie deixa cair ALGUMAS folhas para que possa “adaptar-se” ao local. Porém os Bonsai ikea são conhecidos pelo stress que passam.
      Em primeiro lugar era preciso mudar a terra totalmente para terra de humus NÃO Fertilizada, a deles é uma espécie de turfa e não ajuda em nada a planta. Depois é preciso ter os cuidados básicos

      Como Regar:
      Mantenha a terra húmida. Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco. Rega-se por cima da terra e nunca se mergulha o vaso
      Deve-se regar e manter a terra humida durante a Primavera quente ou verão.
      Deve ficar apenas “humidade-pano-torcido” em tempo frio/inverno
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/

      Não tenha o bonsai ao sol. Muita luminosidade mas nada de sol directo.
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2008/10/02/cuidados-a-ter-com-os-bonsai/

  7. Boa tarde. Comprei ontem o meu primeiro bonsai, uma metasequoia glybtostroboides, e apesar de me ter informado bastante sobre esta espécie tenho alguns receios em como fazer a poda e quando utilizar o fertilizante. Também gostava de saber se o bonsai pode passar algumas horas por dia no exterior onde apanha ar e mais claridade e no final do dia passar a noite no interior da casa. Obrigado.

  8. Comprei um bonsai – não sei o nome. Quero saber se é realmente um bonsai. observe a imagem:https://lh3.googleusercontent.com/-i1v-uYTJYaU/V19MqNPgOKI/AAAAAAAAEYY/FEKMdTEyx10q8TAUYq0r-dwN4ynnDJ8LwCL0B/w1044-h257-no/Untitled%2B8.jpg

  9. Rafaela Lima said

    Olá, boa noite!
    Ganhei uma Erica Japonica a 01 mês atrás e ela chegou aqui bem verdinha.. Nunca tive um bonsai e estou percebendo q ela está murchando.. Eu molho ela duas vezes por dia em pouca quantidade, moro no Pará e aqui é bastante quente. Mas ela não fica exposta ao sol, porque será que está murchando? O que eu devo fazer pra que o meu lindo bonsai não morra? Fui informada que ela já tem 02 anos. Pode me ajudar?

  10. Ivo said

    Boa noite
    Ganhei um bonsai Tuia Ouro, tenho algumas dúvidas a respeito de como e quando devo podar
    Pode me ajudar ?
    Obrigado

  11. Paulo said

    Boa tarde,

    Comprei uma Ficus Microcarpa Ginseng há 3 dias.
    Ainda não mudei o vaso onde vinha (Plastico). Quando deve ser feita essa mudança? Que terra deverei usar?
    A Bonsai vinha com muitas folhas, deverei podar neste momento.

    Sou inexperiente na arte das Bonsai e gostava que me dessem alguns conselhos.

    Obrigado

  12. Boa noite, recebi em Dezembro uma Bonsai Ficus que tem 5 anos, e agora começou a perder muitas folhas alguns ramos estão quase despidos e não sei o que se passa… e gostava de saber se haveria alguma coisa que pudesse fazer para ele não morrer, será que me pode ajudar?
    Obrigada pela atenção

  13. joana said

    Boa tarde, tenho um ficus retusa à um ano, e notei que o tronco tem estado a escurecer na zona perto da terra! qual será o motivo? é grave? como posso resolver?
    Obrigada

    • Experimente riscar a área com a unha. Como está debaixo da casca? Verde? Tudo bem, pode estar apenas mais molhada… castanha ou mais escura, pode ser um problema de fungos! Seria preciso tratar a area infectada

  14. Diogo said

    Boa tarde,

    Eu comprei um ficus retusa com 10 anos há uns meses atrás. Acontece que desde que o comprei e poucos semanas depois começou a aparecer bicho do algodão em grandes quantidades. Exterminei com um pulverizador para remoção de pragas e fungos e resultou brilhantemente, até voltar a aparecer a cada duas semanas…Consegue explicar-me porque será que a praga não é removida de vez? O que estarei a fazer errado para que ela surja?

    Obrigadissimo!

    • Os pulgões têm ciclos… e é preciso colocar de forma correca o insecticida:

      A uma distancia de um braço aplica-se uma borrifadela a cada um dos 4 lados, POR DEBAIXO das folhas. Depois à mesma distância uma única borrifadela de topo.
      Nada em demasia nem demasiado perto que estraga a planta.
      E não termina aqui. É OBRIGATÓRIO repetir 3 a maximo 4 dias depois. Isto porque alguns dos bichos estavam ainda em ovo e não receberam o insecticida… fazendo correcto funciona bem.

  15. Karina said

    Muito obrigada pelo esclarecimento.

  16. Ingrid vilela said

    Oi, tenho um bonsa junípero e ele esta começando a ficar con as folinhas amareladas tenho regado ele todo os dias pois está muit calor e li em um site que ele precisa de sol então estou deixando ele tomar o sol da manhã mas estou com medo de estar seno forte para ele . o que devo fazer? Talvez regar menos e não molhar as folhas?

  17. Karina said

    Boa tarde, ganhei uma Erica-Japonesa e gostaria de saber como cultiva-la em climas quente. Quantas vezes devo regar e e quantas vezes devo jogar spray de água apenas nas folhas. Gostaria de saber também se as folhas são sensívies ao toque. Aguardo o seu retorno
    Desde a agradeço

  18. Rita said

    Boa noite. Tenho um Buxus que começou a ficar com a ponta das folha amarelas . Está ao pé de uma janela mas não tem sol direto. Será rega a menos?
    Obrigada mestre

  19. João Elias said

    Boa tarde, hoje adquiri três bonsais um pé de pitanga, uma tuia azul e um Erica, percebi que nas duvidas e respostas o Erica é mais difícil cuidados. pergunto: há um material que posso adquirir para me ajudar a cuidar destas belezas e não deixa morrer?
    Grande abraço.

  20. Ola, tenho um bonsai cotoneaster de 4 anos, eu molho ele sempre deixando a terra úmida, onde ele fica, pega o sol da tarde, não por muito tempo, uso adubos e procuro ter todo o cuidado necessário, até então, ele estava perfeito. De uns tempos pra cá,algumas folhas ficaram escuras, começou a cair algumas folhas, porém em alguns galhos tem folhas bem verdes. O que será que pode estar acontecendo?

    • Fertilizou? Colocou algum spray nas folhas?
      Folhas novas é bom sinal… as folhas escurecidas pode ter sido algo que foi aplicado na planta. Convém ter cuidado com as concentrações de produtos.

  21. Kevin said

    Mestre, tenho uma Tuia Azul ah quase dois meses, ela veio toda linda, porém agora está com a ponta de algumas folhas meio marrom, e os galhos e folhas mais em baixo estão secos e caindo, oque posso fazer?

  22. Rafael Van-Deste said

    Mestre Bonsai, eu já tentei entrar em contacto consigo por e-mail mas não consegui, eu queria comprar um novo kit se ferramentas para meu bonsai, podia disponibilizar o preçários?

  23. Luciano Alves said

    MESTRE boa noite so recebi o email hoje dia 10/8/2015 eu ganhei um pré bonsai pé de figo já está a 2 anos comigo e já frutificou neste periodo eu não sei se devo fazer pkda de rais ou nao para que ele de mais frutos , o adubo que eu uso é esterco de vaca e tem dado resultado satisfatório até o momento, por favor me ajude com esta duvida ,favor comentar.

    • Se está com fruta não deve sequer transplantar, por isso nada de lhe mexer nas raízes.
      NÃO, podar raízes não faz com que ê fruta. Mas pode podar os ramos que possam estar a crescer demais.
      Cuidado porque o adubo não curtido queima as raízes.

  24. Ana Karollina said

    Oi, ganhei um “bonsai” que foi comprado no supermercado, ja li muito a respeito, sei que ainda é uma muda, que com meus cuidados aqui uns anos será um pré-bonsai, e quem sabe um dia chego a ter um bonsai. Mas ainda estou repleta de duvidas, o meu bonsai é da especie ERICA JAPONICA OU ERICA JAPONESA, ja me atentei ao fato de nao gostar de podas agressivas e de forma alguma mexer na sua raiz, estou me preparando para transplanta-la, ai começa minhas duvidas, li que para essa especie a terra preta não é a mais adequada, como e achar a terra mais adequada para o transplante? O vaso vou comprar um raso da cor braca, pois suas flores sao brancas, para esteticamente ficar mais bonito, mas dai me veio outra questão, foi dito que se a planta for feminina é melhor vasos mais arredondados? e se a planta for masculina vasos mais angulares? Mas a maior duvida é como saber quando uma planta e feminina ou masculina? Outra duvida que tenho é se é melhor começar a fazer a amarração antes de transplanta-la ou alguns meses depois ??? Tenho muitas outras duvidas, mas estou concentrada na preparação para o transplante, entao tudo que poder me dizer e me indicar para ler a respeito fico grata desde ja!!!

    • Erica é muito dificil fazer transplantes de forma correcta (em termos bonsai)… por esse motivo se evita fazer bonsai dela… as hipoteses de a manter viva são mais reduzidas.
      Pode fazer um “falso transplante” ou seja… solta cerca de 1cm de terra a toda a volta do torrao de terra: 1cm de um lado, 1cm de outro… 1cm debaixo, 1cm de cima… depois coloca-se no novo vaso e com terra à volta. Não é a forma correcta, mas mantém a planta viva… contudo é preciso ter cuidado e regar sempre bem… pois essa terra central vai ser mais compacta e dificil de humedecer.
      Sim pode usar o vaso branco.
      Não se precocupe com vasos “femininos” ou “masculinos” a não ser que vá entrar em concursos com ela. Para a planta não faz a menor diferença.
      Quanto à planta ser masculina ou feminina, tem a ver com o aspecto da planta, a forma: Os bonsai masculinos têm aspecto de serem fortes, robustos, o tronco é a direito e a forma cónica é facilmente notada, ramos mais angulares, casca rugosa, pode haver madeira morta. Tem mais folhas. Um bonsai feminino terá um aspecto mais delicado, o tronco/casca será mais suave, geralmente tronco e ramos curvilíneos. A forma cónica é mais suave. Tem menos folhas

      https://mestrebonsai.wordpress.com/2015/06/15/bonsai-masculino-ou-feminino/

  25. Guttemberg said

    Comprei uma muda de pinheiro negro esses dias, ela veio em um saco de mudas, eu retirei e plantei em um balde com furos em baixo que eu mesmo fiz, coloquei pedras de rio lavado, areia de conutrição e terra adubada, até então a muda está normal, mas tbm estou com receio de que ela morra pois não sei se fiz exatamente certo.

    Moro em sp capital

    • Não coloque no sol… ou vai desidratar. Sendo pinheiro gosta mais de locais frios… e devia ter sido transplantada nos dias mais frios do ano.
      Mantenha a terra humida. A terra adubada é um risco… não fertilize para já.

  26. John Wesley said

    Bom dia.
    tenho um bonsai Erika, rego todo dia bem cedinho e as vezes deixo exposto ao sol o dia todo, a poucos dias coloquei o fertilizante torta de manona e farinha de ossos, e hoje percebi que as as flores dela estão murchando o que fazer?

    • Lavar e retirar tudo o que conseguir desse fertilizante e essa “torta de manona” e “farinha de osso”… muita água.
      Erikas não são boas para bonsai, infelizmente

  27. Larissa Ávila said

    Olá mestre, comprei um Bonsai Erica Japônica, porém na caixa não veio falando sobre a fertilização, gostaria de saber com que frequencia devo fazer a fertilização, como e qual o melhor fertilizante a ser utilizado.
    Desde já agradeço a atenção

  28. Muito bom suas explicacoes!

  29. Boa tarde. Ganhei um Bonsai da espécie ERICA JAPONICA. Não veio especificando a idade, mas imagino que seja nova, os galhos são fininhos, o tronco também é fino. Gostaria de informações para que eu possa ter todos os cuidados necessários pra ter um Bonsai bonito e saudável. Desde que ganhei, procuro informações mais concretas, porque cada site que pesquiso diz uma coisa diferente, aí fico com medo de seguir. Hoje encontrei vocês e vi que dão respostas às dúvidas das pessoas, graças a Deus. rsrsr Então, desde dezembro de 2014 tenho feito isso: Eu a rego suavemente todos os dias [uma vez por dia], sem que ela fique encharcada. Rego na raiz e borrifo as vezes nas folhagens. Nunca a deixei exposta ao sol. Ela fica numa varanda com boa luminosidade. As vezes quando chove, deixo-a receber um pouco da água da chuva. Ela já floresceu algumas vezes [flores na cor rosa]. Queria saber tudo sobre essa espécie: poda, aramação, adubação, e tudo mais pertinente a ERICA JAPONESA… Vi em um dos sites que se podar de forma errada ela pode morrer. Posso deixar assim mesmo sem podar? rsrs A aramação serve pra que? Como é que eu faço? Vi também que se mexer na raiz pode ser fatal. É verdade? Posso trocar de vaso? Qual o tipo de vaso mais indicado para esta espécie? Fico no aguardo das informação. E desde já, muito agradecida.

    • Esqueci: Moro em Maceió / Alagoas – Brasil

    • Ola.
      É tão dificil manter essa espécie dentro de casa! Não deixe ao sol e não deixe a terra secar completamente.
      Em tempo quente não faz tanto mal borrifar desde que o faça de manhã, em tempo frio não o faça.
      O Perigo nas Érica é também o transplante… não gostam nada de ser transplantadas… e por isso para bonsai é um problema… mas quando tiver de o fazer, tem de ser em tempo frio e diga-me que eu tento ajudar.
      Mas se apenas retirar uns 2 cm de terra a toda a volta e colocar noutro vaso com mais terra não tem mal como transplante parcial para já!
      Use sempre vasos com furo de drenagem, é importante o excesso de água sair… do mesmo modo que pode ter prato debaixo do vaso, mas o prato deve estar seco

      Poda… não morre por ser podada, porém não gosta de podas agressivas, imagine um ramo comprimo e corta-lo a meio. Isso é poda agressiva… mas não se importa com podas de manutenção… apenas podar à barbeiro… ou seja… aparar as pontas… os primeiros 5mm… ela reage passados uns meses e ramifica… e se o fizer podemos cortar 1cm e assim por aí fora. Mas sim, poda não é obrigatória, só se precisar… e evitar fazer na época que está em flor ou mesmo antes dela… senão não vê a flor… mas não a mata😉

      Aramação… eu prefiro puxar ramos com ráfia… aramar pode… mas ela é muito lenhosa e se dobrar, parte.
      A aramação ou colocação de ráfia a puxar um ramo serve para levar o ramo para uma posição mais atractiva… pode demorar 1 mes, pode demorar 1 ano até o ramo ficar onde queremos… em bonsai tudo deve ter sua calma😉

  30. marco said

    bom dia!! ganhei um shimpaku e transplantei ele no verao nao sabia e ele esta comesando a secar as agulhas o que fazer neste caso para que eu não o perda

  31. susana said

    Boa Tarde, à cerca de 3 semanas comprei um bonsai fincus com 1m de altura e gostava de saber quais os cuidados essenciais que devo ter. Porque quando o comprei informei a lojista que era para exterior e passado 15 dias verifico que a folhagem está a cair muito, e algumas a ficar amareladas. Tirei do exterior e coloquei na sala que tem muita luz. Comecei a pesquisar e verifiquei que este tipo de bonsai não é para exterior.. certo??? não coloco água no prato. mas que frequencia devo regar?? e nesta altura devo colocar um fertilizante para ele arrebitar??

    Obrigada

  32. Dina said

    Ola mestre …estou em portugal e tenho um ulmeiro de 8 anos e actualmente, ele tem estado com bom aspecto e com muitas folhas novas a brotarem. contudo, ha uns dias começou a perder algumas folhas e queria saber se é normal? E se agora no inverno o posso por na rua em dias de frio? fico a aguardar uma resposta sua. obrigado.

    Responder

  33. Mayara Cristina said

    Ola! Comprei um bonsai jovem baby da especie Érica japonesa. Eu dou agua todos os dias sem q a terra fique enxarcada e tambem nao a deixo no sol, no entanto ela esta ficando com as folhad meio secas e eu estou preocupada pq pesquisei muito sobre o assunto

  34. jose said

    Jose dos santos mestre, tenho uma larajeira de 30cm aproximadamente, estar ficando toda florida como devo proceder para manter assim ja que estar florindo,desde de ja agradecido.

  35. Dina said

    Ola!!! Recentemente comprei um ulmeiro com 8 anos. So o tenho na minha casa ha 1semana e ja começou a ganhar umas folhas amareladas. Todos os dias apanha 2/3h de sol, mas n sei se tou a fazer a regra como deve ser. Onde o comprei disseram.me para o regar dia sim dia nao, mesmo que a terra estivesse humida! Espero que me possa ajudar!!!!

  36. Nuno Rodrigues said

    Bom dia, adquiri recentemente um bonsai fincus com aprox. 1m de altura e gostava de saber quais os cuidados essenciais que devo ter, uma vez que me parece que a folhagem está a cair muito, pelo menos a um ritmo maior do que crescem as folhas. cmpts e obrigado

  37. Edna Maria said

    Ganhei um bonsai tuya prata, comprado em uma floricultura, mas a terra esta envolta a uma redinha e com pedriscos, e as folhas secaram, fiz o teste com a unha e o tronco esta vivo.Como devo proceder?Tenho que podar?Me ajude não quero perde-lo!

  38. Carolina Ferreira said

    Olá! Comprei 2 bonsai. Um de erica e outro de Cereja… Mas não sei se deveria ter feito, pois pelo que tenho lido até me assustei. Quero muito cuidar bem dessas plantas! Por favor, me ajude! Moro em Salvador, Bahia, Brasil. Aqui o clima é quente e úmido. Pelo que entendi, devo regar por cima, nunca colocar num prato com água. Tenho dúvidas quanto à exposição direta ao sol, já li que devo colocar umas 4h e já li que não. Somente na luminosidade… E não consigo entender essa poda! Devo cortar os galhinhos ou não? Com que freqüência? Já li informações diversas…

    Comprei numa exposição de plantas. Será que não são bonsai de verdade? Por favor, me ajude…

  39. Laudelino Neto said

    Olá amigos sou iniciante na arte tenho uma amoreira que esta com as galhas grandes eu queria reduzir essas galhas tem uma folha em cada ponta das galhas queria saber se na data de hoje 09/05/2014 posso efetuar a poda dessas galhas para redução da mesma sendo que ela ficara totalmente desfolhada aguardo a ajuda de vcs muito obrigado Neto.

  40. Cassia Fernanda said

    Olá.Td.bom ganhei.um.bonsai da espécie érica japonica queria saber de quanto é quanto tempo posso podar e como.posso fazer essa poda sou iniciante agradeço desde já

  41. lillian said

    Meu bonsai está morrendo…eu ganhei e não sei a espécie para ter os cuidados corretos. Moro em Joinville e ele fica na sacada , aqui é bem quente e chuvoso. Será que estou cuidando dele corretamente? !

  42. luciana santos said

    Comprei um bonsai de jabuticaba ele veio com as folhas murchas como se estivesse morrendo, agora estou sem saber o que fazer, estou tentando entender como posso cultivar essa arte que é tão bela. Estou precisando de ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!

  43. Fernanda Acerbi said

    Olá, comprei um bonsai Érica Jardim e nunca imaginei gostar tanto de uma plantinha… é lindo! Mas as folhas começaram a secar e cair dos galhos, ficava na minha varanda no sol da tarde com tela de 70%. Os meninos da loja me disseram regar uma vez por semana, mas comecei a achar pouco e comecei a pesquisar. Posso cortar os galhos secos? O tronco tá verde de um lado e em alguns galhos…Preciso de ajuda urgente….

  44. maria do camo marmo de agiar oliveira said

    ganhei um bonsai e ele está secando acho que vai morrer. já li na que não se com agua da torneira e foi o que fiz será que é por isso que está morrendo?? sempre quis ter um bonsai e não quero perde-lo ele está secando as folhas estão caindo e me parece que os galhos ainda estão firmes mas estão asperos

  45. José Queirós said

    O meu bonsai nao parece muito bem
    Esta a perder muitas folhas e alguns ramos parecem estar mais castanhos que o normal
    Nao sei que fazer. Podem ajudar? Moro em vila real.

  46. Eliane Batista said

    Mestre preciso de ajuda,
    Há alguns meses ganhei um bonsai Tuia Jacaré, faço as regas e ponho ele no sol, mas percebi que ele não estava tão viçoso quando quanto ele chegou e achei a areia dele muito fraca, então eu mudei a areia dele mantive o anel de areia original ao redor da raiz e coloquei terra preta para completar… infelizmente acho que foi meio precipitado pois coincidiu com a época de chuva nossa e eu percebi que ele está amarelando de baixo para cima. Como posso fazer para salvá-lo?! Moro em ARACAJU-SE.
    Muito obrigada desde já.
    Eliane Batista

  47. Carla Almeida said

    Boa Tarde,

    gostaria de colocar uma questão. Tenho uma Ficus Ginseng desde Dezembro de 2012 e nunca lhe fiz nada a não ser regar.
    Ela parece-me estar saudável, são raras as folhas que caem e estão constantemente novos ramos a nascer.
    O problema é que nasceu um ramo com umas folhas com o triplo do tamanho que as normais, mais verdes e finas.

    É normal? Devo arrancar as mesmas? que cuidados devo ter nos próximos meses (nomeadamente transplante, adubagem,…).
    Fico desde já disponível se pretender que envie uma foto para poder analisar com mais detalhe o referido.

    Desde já agradeço a atenção.

    • Esse ramo que nasceu é a espécie original do tronco… os ramos foram enxertados nessa espécie
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2009/01/28/ficus-ginseng/

      Se as outras folhas estão bonitas e saudáveis DEVE cortar esse ramo. Pode coloca-lo num vaso que nos primeiros 2 meses deve manter a terra encharcada que acaba por criar raízes😉

      Deve transplantar o ficus no início da Primavera vegetativa, ou seja, quando começa a “acordar” a seguir ao inverno. Aqui em Portugal tem sido durante o mes de Março.
      Se quiser pode enviar a foto na mesma: mestrebonsai@hotmail.com (relembre nesse email este caso… porque recebo centenas de emails🙂 )

  48. Anderson said

    Mestre, tenho uma tuia azul mas as folhas estão secas demais, meio cinzas estão perdendo a cor, coloco agua sempre, evitando de deixar a terra seca e nem muito molhada, não tenho prato embaixo do bonsai, e coloco ao sol das 14:00 ate umas 18:00 o que posso fazer?

    • O Sol secou.
      Não se pode ter o bonsai ao sol.
      Risque o tronco com a unha junto à terra, está verde debaixo? Existe uma hipotese de recuperação. Está castanho? (Marron). Se sim em principio estará morto. Mas não desista, continue regando
      Não tenha o bonsai ao sol. Muita luminosidade mas nada de sol directo.
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2008/10/02/cuidados-a-ter-com-os-bonsai/
      Como Regar:
      Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco
      https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/

      • Aline said

        Com licença, não consegui achar o local onde se envia dúvidas, então resolvi perguntar aqui mesmo.
        Enfim, faz só algumas semanas que eu ganhei o meu bonsai, é da espécie erica japonesa, eu sei que ela é bem difícil de se cuidar, mas foi presente. Só que no decorrer do tempo ela está secando muito as folhas e não está mais nascendo flores. Eu coloco água o suficiente, mas sempre a deixo úmida. Me disseram que seria por excesso de água e falta de sol, estou no teste, a coloco no sol 6h da manhã e só tiro às 8h quando o sol já está ficando mais forte. Ah, uma parte do tronco está ficando escura. POR FAVOR ME AJUDE😦

      • Pode colocar as duvidas aqui ou por email: debaixo do logotipo ali do lado esquerdo
        Sim, bastante dificil de cuidar.

        Não tenha o bonsai ao sol. Muita luminosidade mas nada de sol directo.
        https://mestrebonsai.wordpress.com/2008/10/02/cuidados-a-ter-com-os-bonsai/
        Não pode borrifar as folhas. Não tenha um prato com água debaixo do vaso. Pode ter o prato, mas tem de estar sempre seco
        https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/06/11/agua-e-as-plantas/
        Só nascem flores a partir do meio da Primavera ate fim de verão

        O tronco ficando escuro… pode ser apodrecimento! Tinha recipiente com água debaixo do vaso? Como rega o bonsai?

  49. ines pereira said

    tenho algumas duvidas sobre a carnivora : quando esta numa casa sem moscas que alimento se lhe da?
    : como se rega?
    : deixa se um prato por baixo com agua?
    : pode se dar fertelizante?
    : quanto cresce ?
    : que cuidados temos que ter?
    etc… como ves nao sei nada sobre carnivoras so que sao lindas e fantasticas gostaria que me ajuda ses beijinhos adoro te

    ines pereira (sobrinha)🙂

    • Ola Ines (sobrinha)😀

      > quando esta numa casa sem moscas que alimento se lhe da?
      As carnívoras, apesar do nome, não se alimentam apenas da carne dos insectos (e outros animais pequenos), alimentam-se dos componentes da terra como as outras plantas. As proteínas da carne têm um efeito interessante nas carnívoras, fazem-nas criar força para florir e criar semente se forem polonizadas.

      > como se rega?
      As carnívoras devem ser regadas como as outras plantas, nem água a mais (porque não são plantas aquáticas) nem água a menos (porque não são cactos). Deve-se manter a terra ou mistura húmida. É das poucas plantas que se pode borrifar no tempo quente. No tempo frio nunca se borrifa com água.

      > deixa se um prato por baixo com agua?
      O vaso da carnívora não pode estar pousado na água, a carnívora acabava por apodrecer. Mas pode-se ter um prato cheio de pedrinhas até à borda e colocar água dentro, depois ter o vaso da carnívora em cima das pedrinhas. Assim o vaso não está na água mas existe humidade à volta

      > pode se dar fertelizante?
      NUNCA se deve dar fertilizante às carnívoras, são sensíveis e as raízes ficam quimicamente queimadas. Mas em vez de fertilizante pode-se regar com chá frio: preto, verde ou até de frutos silvestres. Dá-lhe força e alimento.

      > quanto cresce ?
      Depende da espécie da planta carnívora, mas ficam quase sempre do mesmo tamanho, quando têm muita energia dão filhotes para os lados e espalham-se.

      > que cuidados temos que ter?
      Não se deve ter totalmente ao sol que desidratam rapidamente e morrem. Deve-se dar muita luminosidade mas nada de sol directo. No tempo quente borrifa-se toda a planta com água pelo menos uma vez a meio do dia. De inverno não se pode deixar ao frio.

  50. Patrícia Guilherme said

    Bom dia! Hoje ofeceram-me um bonsai, espécie Carmona. Acontece que quando estava a olhar de perto para a terra, reparei existirem uns bichichos mesmo muito pequenos na terra, que se vao infiando lá dentro. Para alem disso que me alarmou, vi uma lagarta pequena toda branca. O que devo fazer? gostaria de o manter, mas tenho medo que ele vá ficar mal e morrer.

    • Como são esses bichinhos? Têm patas? São minhocas? De que côr?
      Talvez não seja má ideia efetuar-se um transplante.
      Não descuide os cuidados básicos: https://mestrebonsai.wordpress.com/2012/10/16/resumo-de-cuidados/

      • Patrícia Guilherme said

        Têm patas e são meio castanhos ou brancos, primeiro pensei que seriam escaravelhos ( pelo menos li algo sobre isso) mas descobri recentemente num site ingles a falar de uns tais bichos que vivem na terra e que são muito pequenos, em ingles se chamam de “Root Mealy Bugs” nao sei o nome em portugues, mas tambem não posso ter a certeza pois são tao pequenos que não consigo realmente identificar.
        Levei a loja e meteu um pesticida nas folhas, mas julgo que isso não fez nada já que estão na terra. Não existe nenhum remédio para colocar na Terra? A senhora da loja disse-me que já não se vendiam, mas eu achei isso muito estranho.
        Obrigada

      • Em que parte do país se encontra, se estiver perto das minhas instalações eu posso tentar ajudar.
        Se têm patas podem até ser ou centopeias, ou miríades bebés. Tanto podem ser prejudiciais como não. Se conseguir uma foto nítida, pode enviar para o email. Realmente não existem remédios para colocar na terra. Estamos na altura dos transplantes, a ideia é capaz de ser melhor, um transplante completo e bem feito.
        Akadama pode comprar geralmente em casas que vendam equipamento para bonsai… eu tenho, mas como disse que não tem possibilidade de ir às minhas instalações.

      • Patrícia Guilherme said

        E já agora esqueci de perguntar. Como posso comprar a akadama? Pois não tenho possibilidade de ir até á sua loja.

      • Patrícia Guilherme said

        Vivo em Santarem, vou fazer o transplante sendo assim. foto não consigo mesmo, são tão pequenos que fica sempre desfocado. Muito obrigada pelo seu tempo e ajuda. Se algum dia for visitar o Porto faço questão de visitar a sua loja! ^^

  51. Marisa Vasconcelos said

    Bom dia!
    Quando rego nunca deixo agua no prato, pois o meu nem prato tem em baixo. Tenho ele a claridade do dia, mas não diretamente ao sol. A espécie e um Ulmeiro Chinês. Ja lhe podei as folhas que estavam a secar, mas parece que não resultou.
    O que posso fazer mais?
    Obrigada

  52. Marisa Vasconcelos said

    Bom dia!
    Tenho 1 Bonsai ja a 8 anos e trato dele como sempre aguinha, sol, poda e ja transplantei 1 vez e correu tudo bem ate que a uns dias para ca verifiquei que esta a ficar com as folhas secas e a cair. Não sei porque isto esta a acontecer a terra ta mulhada e continua a ficar cada vez pior. Vivo na Ilha da Madeira e ja a mais de uma semana estamos com uma onda de calor terrivel. Será que se deve a isso?
    O que devo fazer para ele não morrer? Será que pode me ajudar se faz favor?
    Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s